Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Antes de mais gostaria de referir ao importância deste fórum.
    A minha casa foi construída há 10 anos.
    A parte de baixo da casa é uma garagem com três paredes de baixo da terra.
    O isolamento que levou foi apenas a tinta preta e a tela pitonada.
    As paredes estão com bastante humidade.
    Dado que consigo retirar a terra pelo exterior, qual a melhor forma de resolver o tema?
    Tenho algumas dúvidas que se ao tirar a terra não posso fragilizar as fundações.
    Será que não podia fazer uma nova parede, de sustentação das terras,com uma distância da casa de +/- 1 metro, das paredes da garagem? Ficava um túnel, onde evitaria a humanidade chegar à garagem.
    Se possível, agradeço comentários.
    Obrigado
    • riscos
    • 1 dezembro 2020 editado

     # 2

    Colocado por: VitorfonsecaBoa tarde,
    Antes de mais gostaria de referir ao importância deste fórum.
    A minha casa foi construída há 10 anos.
    A parte de baixo da casa é uma garagem com três paredes de baixo da terra.
    O isolamento que levou foi apenas a tinta preta e a tela pitonada.
    As paredes estão com bastante humidade.
    Dado que consigo retirar a terra pelo exterior, qual a melhor forma de resolver o tema?
    Tenho algumas dúvidas que se ao tirar a terra não posso fragilizar as fundações.
    Será que não podia fazer uma nova parede, de sustentação das terras,com uma distância da casa de +/- 1 metro, das paredes da garagem? Ficava um túnel, onde evitaria a humanidade chegar à garagem.
    Se possível, agradeço comentários.
    Obrigado
    uma das possíveis soluções é criar uma parede em alvenaria com caixa de ar em relação às paredes existentes. Outra é forrar a cave toda com kerdi board, a outra é retirar a terra a tela pitonada e aplicar tela asfaltica e novamente tela pitonada e fazer uma caixa junto á fundação com brita e dreno
  2.  # 3

    Colocado por: Anonimo12122020Na solução do riscos pode substituir a kerdi por tela asfáltica, muito mais econômico e igualmente eficaz.

    Caso não saiba ler, dei 3 possíveis soluções..
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
  3.  # 4

    Colocado por: VitorfonsecaO isolamento que levou foi apenas a tinta preta e a tela pitonada.
    As paredes estão com bastante humidade.


    e dreno? levou dreno? a tela pitonada sem o dreno não serve de nada.

    se tem possibilidade de escavar a terra pelo exterior colocou um dreno para tirar a agua dai.
  4.  # 5

    Colocado por: riscosuma das possíveis soluções é criar uma parede em alvenaria com caixa de ar em relação às paredes existentes. Outra é forrar a cave toda com kerdi board, a outra é retirar a terra a tela pitonada e aplicar tela asfaltica e novamente tela pitonada e fazer uma caixa junto á fundação com brita e dreno


    O ketdi-board apenas se jusfificaria para humidade capilar, algo nunca possivel com uma lâmina asfaltica pelo interior.

    Se o problema é infiltração deverá retirar a terra, aplicar uma lâmina asfaltica com armadura de poliester com o minimo de 150gr de 4kg, uma tela drenante e nao esquecendo o tubo de drenagem.

    Como alternativa, poderá substituir a lâmina asfaltica por uma emulsão de base alfaltica com carga de borracha (mais dificil de encontrar em Portugal). E todos os demais passos descritos.
  5.  # 6

    Colocado por: pc ferreira

    O ketdi-board apenas se jusfificaria para humidade capilar, algo nunca possivel com uma lâmina asfaltica pelo interior.

    Se o problema é infiltração deverá retirar a terra, aplicar uma lâmina asfaltica com armadura de poliester com o minimo de 150gr de 4kg, uma tela drenante e nao esquecendo o tubo de drenagem.

    Como alternativa, poderá substituir a lâmina asfaltica por uma emulsão de base alfaltica com carga de borracha (mais dificil de encontrar em Portugal). E todos os demais passos descritos.
    foi o que eu disse tela asfaltica pelo exterior.. Qual a dúvida, tirando o costa que não gostou a palavre kerdi
  6.  # 7

    Colocado por: riscosfoi o que eu disse tela asfaltica pelo exterior.. Qual a dúvida, tirando o costa que não gostou a palavre kerdi


    Eu não tenho dúvidas, além do mais não conheço a situação em questão, nem a patologia em concreto.
  7.  # 8

    Mesmo que escave não vai poder isolar por baixo das sapatas. Acho assim que a intervenção mais eficaz será fazer uma forra pelo interior. No exterior pode semnpre escavar, melhorar a impermeabilização das paredes e colocar dreno enterrado, mas não é garantido que funcione.
  8.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaMesmo que escave não vai poder isolar por baixo das sapatas. Acho assim que a intervenção mais eficaz será fazer uma forra pelo interior. No exterior pode semnpre escavar, melhorar a impermeabilização das paredes e colocar dreno enterrado, mas não é garantido que funcione.
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020


    Sem conhecer é andar meramente a especular.
  9.  # 10

    Mas se construir uma nova parede, de sustentação das terras pelo exterior, com uma distância da casa de +/- 1 metro, das paredes da garagem? Ficava um túnel, onde evitaria a humanidade chegar à garagem.
    Não funcionava com maior certeza?
    Envio imagem com o desenho.
    Obrigado.
      Garagem.jpg
  10.  # 11

    Nao vejo necessidade de fazer a parede que diz
  11.  # 12

    Vitor fonseca

    a que altura das paredes da cave observa essas humidades?
  12.  # 13

    E isso em condensações, com o tempo não vai ser pior a emenda que o soneto?
  13.  # 14

    Olhe sabe o que lhe digo... Faça como achar melhor😊
  14.  # 15

    Colocado por: marco1Vitor fonseca

    a que altura das paredes da cave observa essas humidades?
  15.  # 16

    Colocado por: marco1Vitor fonseca

    a que altura das paredes da cave observa essas humidades?


    Tem humidade em vários alturas. Não é só numa altura.
    Quando chove várias semanas seguidas, num canto da garagem em baixo, fica mesmo com água.
  16.  # 17

    Algo que sempre me causou duvida, neste tipo de situações de impermeabilização de caves nao faz sentido que uma camada de brita ao cima da parade?
  17.  # 18

    sabe, é importante isso para determinar a origem do problema, portanto localizar as possiveis zonas de infiltração pois por vezes nota-se humidades nas paredes por capilaridade ( vindo com origem por baixo)
    mas ao que parece tem ai problemas na laje e na base das paredes.
    Essas paredes da cave foram executadas em betão maciço ou em blocos de cimento?
  18.  # 19

    Colocado por: DR1982Algo que sempre me causou duvida, neste tipo de situações de impermeabilização de caves nao faz sentido que uma camada de brita ao cima da parade?


    penso que a brita iria fazer o mesmo do que a tela pitonada, levar a água para a base, mas se depois não estiver lá um dreno a retirar a água ela será absorvida pelas sapatas, se não tiverem sido impermeabilizadas.
  19.  # 20

    Colocado por: pauloagsantos

    penso que a brita iria fazer o mesmo do que a tela pitonada, levar a água para a base, mas se depois não estiver lá um dreno a retirar a água ela será absorvida pelas sapatas, se não tiverem sido impermeabilizadas.
    A ideia nao seria substituir o dreno na base pela brita, seria sim colocar brita em cima do dreno ate praticamente a superfície
 
0.0223 seg. NEW