Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá malta!

    Antes de mais:
    não estou ativamente à procura de casa mas estou a pensar nisso, pelo decidi abrir este tópico porque vou ver uma casa nos próximos dias e agradecia-vos a partilha de algumas perguntas que possam ser feitas.

    No meu caso, sou totalmente inexperiente. Posso ter noções muito básicas, mas seria facilmente enganado caso fosse comprar uma casa "às escuras".

    Portanto , o meu intuito seria obter algum do vosso conhecimento para saber que tipo de perguntas poderei fazer no momento da visita de uma casa a um agente imobiliário. Os donos não estarão presentes.


    No meu caso é um apartamento colocado por uma imobiliária conhecida.
    Conheço em a zona.
    O apartamento é de 2002, voltado a sul. A Norte existe possibilidade de uma construção porque o terreno está vazio - o que pode implicar mais sombra.

    De resto...
    Quais as melhores e piores perguntas? Há coisas que dá para ver, mas é preciso saber.
    Por exemplo, perguntar a marca do chão flutuante, faz sentido? Bem como da caixilharia? Espessura do vidro?
    Tipo de isolamento?
    Porque é que a casa foi vendida?

    Em relação ao CPCV fala-se já?
    Algumas luzes. Qualquer m me pode dar a volta, se bem que vou levar em princípio um construtor comigo (de confiança, bastante próximo) mas não ainda garantido.

    Alguma ideia?
    Obrigado malta!
  2.  # 2

    Para além dos pormenores técnicos e aspetos construtivos, que certamente utilizadores aqui do fórum serão mais entendidos do que eu, lembre-se de pedir as últimas atas do condomínio, bem como o valor patrimonial do imóvel para saber quanto vai pagar de IMI...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
    •  
      RRoxx
    • 2 dezembro 2020

     # 3

    - Condominio? Atas? toda a gente paga? posso ter acesso ao orçamento anual?
    - Podemos vir ver ao fim do dia com os vizinhos em casa?
    - O café da rua abaixo faz muito barulho? podemos vir ao fim do dia quando o pessoal sai das obras para ouvir?
    - Há obras planeadas?
    - Há plano de manutenção do edificio?
    - Posso abrir torneiras? ver moveis? acender as luzes todas? ( se sim, mexa, se não puder desconfie)

    Colocado por: casinhaDaAvoPor exemplo, perguntar a marca do chão flutuante, faz sentido? Bem como da caixilharia? Espessura do vidro?
    Tipo de isolamento?


    eles sabem lá...
    Concordam com este comentário: snm85
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  3.  # 4

    Acho que há um topico igualzinho por aí
  4.  # 5

    Olha mais um que vai ser corrido! lol Até dá pena.

    Lei este tópico e vai perceber o porquê desta minha resposta: https://forumdacasa.com/discussion/68269/1/aprender-a-consturir-uma-casa/
  5.  # 6

    Colocado por: pedro_ptPara além dos pormenores técnicos e aspetos construtivos, que certamente utilizadores aqui do fórum serão mais entendidos do que eu, lembre-se de pedir as últimas atas do condomínio, bem como o valor patrimonial do imóvel para saber quanto vai pagar de IMI...



    Não me lembrei do condomínio!
    Como pago renda atualmente, condomínio para mim não é de todo um problema.
    Obrigado!


    Colocado por: RRoxx- Condominio? Atas? toda a gente paga? posso ter acesso ao orçamento anual?
    - Podemos vir ver ao fim do dia com os vizinhos em casa?
    - O café da rua abaixo faz muito barulho? podemos vir ao fim do dia quando o pessoal sai das obras para ouvir?
    - Há obras planeadas?
    - Há plano de manutenção do edificio?
    - Posso abrir torneiras? ver moveis? acender as luzes todas? ( se sim, mexa, se não puder desconfie)



    eles sabem lá...

    Interessante!
    A casa atualmente está desabitada, não mora lá ninguém segundo fui informado. Sei que está atualmente sem luz. Provavelmente sem água também, diria.
    Não há cafés, ali na rua. Em relação à zona conheço. Em relação à vizinhança já não.



    Colocado por: CanosOlha mais um que vai ser corrido! lol Até dá pena.

    Lei este tópico e vai perceber o porquê desta minha resposta:https://forumdacasa.com/discussion/68269/1/aprender-a-consturir-uma-casa/

    Canos, desculpe-me mas uma cosa são meia dúzia de perguntas para não ir totalmente às cegas para a primeira visita de sempre a uma casa que quero comprar, quando comparadas com um "manual de construção de uma casa".
  6.  # 7

    Colocado por: desofiapedroAcho que há um topico igualzinho por aí

    Se encontrar partilhe, por favor?
    Eu procurei com diferentes palavras chave, mas não encontrei nada.
  7.  # 8

    Colocado por: casinhaDaAvo
    Se encontrar partilhe, por favor?
    Eu procurei com diferentes palavras chave, mas não encontrei nada.


    Confesso que tive a procura e tbm n encontrei. Era sobre comprar apartamentos e o que se devia procurar saber e tal. Mas nao tou a apanhar. Secalhar deu raia e foi apagado :/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  8.  # 9

    Tb me lembro de algo assim. Nao diziam para levar uma folha para por junto às janelas (para confirmar se havia correntes de ar)?
    Creio que tb diziam para sentir o cheiro ao entrar no edificio e nas escadas.

    Veja se as áreas comuns lhe agradam. Se há vizinhos que deixam tralha à porta...

    Vá ver a casa e vá apontando os pontos negativos ao Agente (o chão está aqui danificado, tem ali umas manchas na parede, humidades no teto do WC..., vai ser preciso pintar, mudar isto e aquilo,...).
    O melhor é "treinar" com outros agentes, em outras casas na zona. Fica a saber os preços (calcule o €/m2) e a qualidade das casas para poder comparar.
    Se gostar muito está proibido de dizer isso ao Agente!!! :)
    Diga que anda à procura, que já viu algumas que gostou (minta!) e que gostava de ver a documentação para poder analisar melhor.

    Se comprar com recurso a credito o banco vai pedir a Caderneta predial, a Certidao Predial, o Certificado Energetico,...., nao assine nada sem confirmar a documentacao (nome do proprietario, valor patrimonial, areas, morada,..., se tem hipotecas/penhoras,...)
    Dados do condominio pode pedir inicialmente só de boca, mas antes de assinar o CPCV peça os documentos e confirme tudo (o fundo de maneio, os custos, se tem dividas... Peça o Regulamento do condominio)
    E os vizinhos, sao todos proprietários ou tem inquilinos?
    Etc...
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  9.  # 10

    Visitar a casa às 8h as 13h as 20h e as 23h

    Perguntar aos vizinhos defeitos do prédio e problemas de moradores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  10.  # 11

    Colocado por: casinhaDaAvoA Norte existe possibilidade de uma construção porque o terreno está vazio - o que pode implicar mais sombra.

    As casas a norte nunca lhe vão fazer sombra.
  11.  # 12

    Colocado por: DonaRuteTb me lembro de algo assim. Nao diziam para levar uma folha para por junto às janelas (para confirmar se havia correntes de ar)?
    Creio que tb diziam para sentir o cheiro ao entrar no edificio e nas escadas.

    Veja se as áreas comuns lhe agradam. Se há vizinhos que deixam tralha à porta...

    Vá ver a casa e vá apontando os pontos negativos ao Agente (o chão está aqui danificado, tem ali umas manchas na parede, humidades no teto do WC..., vai ser preciso pintar, mudar isto e aquilo,...).
    O melhor é "treinar" com outros agentes, em outras casas na zona. Fica a saber os preços (calcule o €/m2) e a qualidade das casas para poder comparar.
    Se gostar muito está proibido de dizer isso ao Agente!!! :)
    Diga que anda à procura, que já viu algumas que gostou (minta!) e que gostava de ver a documentação para poder analisar melhor.

    Se comprar com recurso a credito o banco vai pedir a Caderneta predial, a Certidao Predial, o Certificado Energetico,...., nao assine nada sem confirmar a documentacao (nome do proprietario, valor patrimonial, areas, morada,..., se tem hipotecas/penhoras,...)
    Dados do condominio pode pedir inicialmente só de boca, mas antes de assinar o CPCV peça os documentos e confirme tudo (o fundo de maneio, os custos, se tem dividas... Peça o Regulamento do condominio)
    E os vizinhos, sao todos proprietários ou tem inquilinos?
    Etc...
    Boa sorte.


    Há aqui um monte de dicas que eu acho completamente desnecessárias, nomeadamente, todas as que dizem respeito ao agente e ao mundo das imobiliárias.

    Vais ver, fazes uma análise por ti, e fazes a proposta que achares justo pagar pelo imóvel que viste. Tem atenção às orientações solares, aos vizinhos, e acima de tudo zona. As três regras mais importantes do imobiliário são "localização, localização, e localização".
  12.  # 13

    Tinha ficado com a ideia que podiam construir, mas afinal não podem... Porque já construíram! 😂😁
    Certo faz sentido, o que disse picareta!
    Mas construir a norte pode "desajudar"? Sombra não cria, mas de resto?

    TicMic, se for só pela localização então mando-me já! 😁 Fora de brincadeiras, a localização é excelente. Eu moro relativamente perto, e se aqui é bom, ali é é só um pouco menos bom. Não só de possíveis transportes, mas ainda de comércio.
    Porque acha que as dicas são desnecessárias? Porque o agente pode não saber responder? Eu entendo que devo ir preparado. Os donos não estão, a casa está desabitada. Pelas fotos parece tudo muito bonito, no google maps também. Mas nunca se sabe.
  13.  # 14

    Colocado por: casinhaDaAvoTinha ficado com a ideia que podiam construir, mas afinal não podem... Porque já construíram! 😂😁
    Certo faz sentido, o que disse picareta!
    Mas construir a norte pode "desajudar"? Sombra não cria, mas de resto?

    TicMic, se for só pela localização então mando-me já! 😁 Fora de brincadeiras, a localização é excelente. Eu moro relativamente perto, e se aqui é bom, ali é é só um pouco menos bom. Não só de possíveis transportes, mas ainda de comércio.
    Porque acha que as dicas são desnecessárias? Porque o agente pode não saber responder? Eu entendo que devo ir preparado. Os donos não estão, a casa está desabitada. Pelas fotos parece tudo muito bonito, no google maps também. Mas nunca se sabe.


    Acho que se gostares muito podes dizer ao agente, acho que é desnecessário dizer que viste muitas é que vais ver...

    O importante é ter uma boa percepção do valor do imóvel que estás a querer comprar, e idealmente, comprar a valores inferiores aos do mercado. Chegares lá e apontar os defeitos todos como a Rute está a sugerir, só mesmo se a casa estiver a preço estapafúrdio e tenhas de apontar os defeitos todos e mais alguns para conseguires negociar.

    Eu não gosto de negociar a colocar defeitos mas em comparação com casos identidicos.

    Já há alguns a anos atrás fui com um amigo ver um casa e começou a colocar defeitos em tudo e mais alguma coisa para ver se tinha atenção no preço, ao que o proprietário responde - o preço reflete o estado geral da casa e se esta assim tão ma deduzo que possamos terminar a visita.
    Concordam com este comentário: imo
  14.  # 15

    Colocado por: casinhaDaAvoNo meu caso, sou totalmente inexperiente. Posso ter noções muito básicas, mas seria facilmente enganado caso fosse comprar uma casa "às escuras".


    Olá. Faça-se acompanhar de alguém que perceba, assim de simples.
    Afinal, para que é que quer os amigos?
    Não se ponha a notar defeitos a tudo... raramente resulta.
  15.  # 16

    ticmic obrigado, entendi agora! 👍

    N Miguel Oliveira
    Eu vou tentar levar um amigo de confiança, que é construtor há nais de 30 anos.
    Eu sou jovem e não sou de Lisboa, nem da área. Isto para dizer que amigos na construção fica "desviado" para mim, e não é fácil encontrar alguém.

    Uma coisa:
    É suposto as atas de condomínio serem disponibilizadas no momento?
    E perguntas do condomínio, é suposto o agente saber responder? Relembro que os donos não vão estar presentes.
    • NLuz
    • 3 dezembro 2020

     # 17

    Colocado por: casinhaDaAvoticmicobrigado, entendi agora! 👍

    N Miguel Oliveira
    Eu vou tentar levar um amigo de confiança, que é construtor há nais de 30 anos.
    Eu sou jovem e não sou de Lisboa, nem da área. Isto para dizer que amigos na construção fica "desviado" para mim, e não é fácil encontrar alguém.

    Uma coisa:
    É suposto as atas de condomínio serem disponibilizadas no momento?
    E perguntas do condomínio, é suposto o agente saber responder? Relembro que os donos não vão estar presentes.


    Não vai ter atas nenhumas na primeira visita.
    O agente senão souber lhe dizer pelo menos o valor do condomínio é mau agente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  16.  # 18

    eu encontrei este livro que pode interessar, não só a si, mas a outros que possam querer saber mais sobre construção. página 8 em diante sobre comprar casa. parece-me mesmo bom.
    boas compras ;)
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, casinhaDaAvo, NLuz, N Miguel Oliveira, Andreia_s
    •  
      CMartin
    • 6 dezembro 2020 editado

     # 19

    Colocado por: m.aur.eiraeu encontreieste livroque pode interessar, não só a si, mas a outros que possam querer saber mais sobre construção. página 8 em diante sobre comprar casa. parece-me mesmo bom.
    boas compras ;)
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,casinhaDaAvo,NLuz,N Miguel Oliveira


    É isso mesmo m.aur, excelente contributo ;o)
    Acrescento ao seu comentário o seguinte, para quem tiver paciência ou interesse, pode servir de impulso às consulta do guia em si ;o)

    "Adquirir uma casa representa, normalmente, o maior investimento de uma vida.

    Nos últimos anos, com a banalização do conhecimento tornou-se mais fácil o acesso à informação, e o cidadão comum tomou consciência de diversos factores que podem influenciar a sua qualidade de vida e o seu consequente conforto.
    Moralizar e educar o mercado habitacional no sentido de não comprar “ gato por lebre” e aconselhar na melhor escolha — escolha racional — é o um dos objectivos deste guia.
    De facto, esta obra pretende ainda auxiliar e apoiar todos os intervenientes no processo imobiliário, desde os técnicos que aprovam os licenciamentos, promotores, projectistas, construtores e, por fim, todos aqueles que irão usufruir das condições de habitabilidade.
    Para os estudantes de arquitectura e engenharia esta obra pode servir de manual para consolidar e sistematizar algumas das matérias relacionadas com a construção de casas em Portugal.
    O Guia Prático da Habitação é direccionado a casas situadas em meios urbanos, sendo contudo, possível adaptá-lo para habitações localizadas em zonas semi-urbanas e rurais.
    Neste guia referem-se as técnicas construtivas tradicionalmente utilizadas na construção de habitação em Portugal. Assim, não se analisam, por exemplo, construções em prefabricado de madeira, mais utilizadas nos países nórdicos, nem edifícios com a fachada em estruturas envidraçadas, mais utilizadas entre nós na construção de escritórios, assim como as estruturas construtivas tradicionais em
    alvenaria de pedra.
    Houve a preocupação de referir alguns aspectos importantes no que diz respeito ao conforto ambiental e à poupança de energia, nomeadamente em matéria de legislação relacionada com a certificação energética, inseridos no capítulo da Construção sustentável (...).

    Esta obra está subdividida em capítulos, iniciando-se com O que deve saber antes de comprar casa nova. Aqui pode encontrar os principais factores a que deve atender antes de adquirir casa nova, nomeadamente, a envolvente da habitação onde se salienta a localização dos edifícios, cuja segurança pode ser afectada quando se situam em leitos de cheia, próximos de declives ou em solos instáveis.
    Para além da localização são abordadas as principais características que todos os compartimentos de uma casa devem ter, assim como as zonas comuns.
    A seguir, e complementarmente ao capítulo anterior, em O que deve saber antes de comprar casa usada pode encontrar conselhos que decerto irão auxiliar na procura de casa usada, tais como detectar infiltrações que possam provocar problemas de humidade, assim como detectar anomalias nas canalizações.
    Se houver necessidade de fazer obras em casa consulte Obras em casa e será elucidado sobre o melhor caminho que deve seguir.
    Se necessitar de construir casa própria e não tiver experiência no ramo, leia Construção etapa por etapa e, em catorze lições, ficará com uma ideia sobre os principais passos a seguir e assim, poder ficar apto a fiscalizar o desenvolvimento da obra.
    Se tiver dúvidas sobre o significado de algumas palavras usadas na construção, tais como aduela, algeroz, etc., consulte Aprenda a linguagem da construção.
    Em Quem é quem na construção civil saberá diferenciar um arvorado de um encarregado e ficará com uma noção sobre os profissionais que constroem a sua casa.

    No capítulo Manutenção e patologias de uma casa descrevemos as principais não conformidades que pode encontrar numa habitação, assim como as formas de as debelar.
    Referimos ainda algumas operações de manutenção periódica que é necessário efectuar numa habitação, porque convém não esquecer que todos aqueles que utilizam uma casa têm direitos, mas também deveres.
    Fazemos referência aos aspectos mais relevantes da Ficha técnica da habitação que poderão auxiliar os promitentes-compradores a realizar uma escolha consistente do bem imóvel que vão adquirir. (...).

    Esperamos que o nosso contributo permita melhorar a qualidade de vida das pessoas e do mercado habitacional.

    Ashif Juma


    Fonte : O Guia Pratico da Habitação
    http://www.portaldahabitacao.pt/ope...oes/documentos/GuiaHabitacao_versao-final.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  17.  # 20

    o livro foi lançado em 2010. não sei se entretanto saíram outras leis que de alguma forma revoguem o que lá está. há que estar atentos;)
 
0.0239 seg. NEW