Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, visto ser novato nestas andanças, tenho um negocio em vista e gostaria que me ajudassem.

Quero construir uma moradia t4 num terreno de 1300 m2 .
    A área da casa que tenho idealizado será de aproximadamente 260m2. Será algo idêntico a imagem anexada.
    Espero gastar maximo de 300 mil na construção e acabamentos, será que estou a ser ambicioso de mais ?
    Ja agora qual será o melhor tipo de construção betão, tijolo? Quais são os melhores avisos que me podem fazer ? Queria uma casa com uma boa construção e bom isolamento.

Obrigado.
      7793e3c78f1db2e1515cb6da06da8c1e.jpg
  2.  # 2

Isto ainda não é nada.. é um projecto que eu gostei mas não tem estudos nenhuns .. é basicamente um desenho ... terei que ainda ir a um arquitecto. Mas a ideia é a que esta na imagem, talvez aumentar algumas áreas mas nada de mais .
    Eu sou leigo neste assunto basicamente procuro aprofundar o conhecimento e ter umas luzes de quem percebe ou ja tenha experiência!
  3.  # 3

Ira ficar mais ou menos assim
      20201206_151134.jpg
  4.  # 4

Diogo Alves

o processo em que se quer meter tem toda uma metodologia a seguir e deve passar desde já por contratar um arquiteto para o acompanhar.

essa sua imagem ( projeto) apenas serve para aferir o conceito e quanto muito o programa funcional. Sói em face do terreno em si e uma série de condicionantes poderão dar o caminho.

não se baseie em que é isso e apenas uma ligeiro acerto de áreas. mais para a frente irá ter provas disso.
    assim como poderá ser prematura essas suas preocupações sobre o sistema construtivo.
  5.  # 5

Sim eu sei que o que mostrei não é projecto feito e sim uma ideia do que quero e tudo pode mudar consoante as características do terreno . Voces conseguem me dar alguma referência de algum bom arquitecto que nao seja caro! E em média o custo de um projecto ?

Obrigado
  6.  # 6

Nao se agarra a ideias pre concebidas e não olhe apenas ao preço, mais mil
    Menos mil Pouca diferença faz e pode fazer muita diferença na qualidade do projeto!
    Procure casas que goste e encontre um arquiteto com casas dentro do género que gosta, isto porque cada arquiteto tem o seu estilo e um arquiteto projetar algo diferente do quer sta habituado é quase como um peixe fora de agua!
  7.  # 7

Colocado por: Anonimo15122020
    Mais importante que o estilo ou a estética é o desempenho (qualidade do ar interior, conforto térmico e acústico, ausência de patologias, bom custo-benefício).
    A estética (ou falta dela) não matou ninguém...o mesmo não se pode dizer da falta de desempenho.
    Nem tanto ao mar nem tanto à terra!
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 8

Colocado por: Diogo AlvesEspero gastar maximo de 300 mil na construção e acabamentos, será que estou a ser ambicioso de mais ?

depende um pouco da localização da casa, mas acho que em 90% do território nacional consegue fazer uma boa casa com 300k.

No entanto se 300k é o seu valor máximo, faça as contas para 275k e use os 25k para algum imprevisto que possa acontecer.
  9.  # 9

Colocado por: Anonimo15122020A estética (ou falta dela) não matou ninguém

Não mata mas mói :o))

Na realidade, está a dizer que a estética, em arquitectura e em design de interiores, é negligenciável. Um pouco chocante, não, João ?
    Porque o diz ?
  10.  # 10

Verdade.
    Nada impede o compromisso entre desempenho e estética. Como disse o dr. Wolfgang Feist um dia: "uma Passive House só é feia se os arquitetos fizerem um mau trabalho"
    Tambem depende do gosto de cada um, para o meu gosto, ainda nao vi nenhuma PH bonita :)
  11.  # 11

Hahaha
    Anda desatento.
    Falta-lhes vaos gigantes ás PH para eu gostar :)
  12.  # 12

Colocado por: Anonimo15122020.acham que é algo que os engenheiros têm de resolver.
    Defendo que temos de equilibrar a balança.

João a esta hora deve ser para rir, não de que ache que os engnheiros não saibam resolver mas da frase que diz que os arquitetos acham que é algo que os engenheiros tem de resolver.
    pergunto-me aonde quer chegar?
  13.  # 13

É, eu também não estou muito satisfeita, com a parte da estética ;o)
  14.  # 14

Colocado por: Diogo AlvesVoces conseguem me dar alguma referência de algum bom arquitecto

Em que zona, Diogo ?
  15.  # 15

Um dia partilho alguns exemplos noutro tópico. Já não estarão no óptimo económico.
    Claro que havendo € com fartura o ceu é o limite
  16.  # 16

Colocado por: Anonimo15122020Levei isto à discussão no congresso da Ordem dos Arquitectos em 2016. Infelizmente os arquitectos não querem assumir essa responsabilidade. O projecto de arquitetura deve ser a principal ferramenta para termos edifícios com bom desempenho. A maioria dos arquitetos está-se nas tintas para isso.

não me parece, mas se a sua experiencia o diz...
  17.  # 17

Colocado por: marco1não me parece, mas se a sua experiencia o diz...

Marco, basta ver os projetos de arquitetura que tem aparecido aqui no forum....o engº que resolva depois a térmica.
  18.  # 18

Entao mas se a casa nascer torta( com falta de palas de sombreamento, com ma orientação solar, vaos mal dimensionados, etc) o eng faz milagres?
    Concordam com este comentário: lumpre
  19.  # 19

Colocado por: Anonimo15122020Não significa que haja bom desempenho a cumprir os mínimos.

Os mínimos foram definidos para a habitação social, mas os projetistas calculam para o cumprimento dos mínimos, mesmo para habitação de "luxo".
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • RUIOLI
    • 7 dezembro 2020 editado

# 20

Colocado por: PicaretaOs mínimos foram definidos para a habitação social, mas os projetistas calculam para o cumprimento dos mínimos, mesmo para habitação de "luxo".

Muitos ainda não perceberam, que a legislação define um minimo, que não pode ser muito exigente, para não segregar as classes sociais com menos poder aquisitivo no acesso à habitação...portanto depois cabe ao projetista, alertar o cliente para que o minimo pode ser insuficiente e dar-lhe alternativas, depois o DO escolhe e siga o projeto!

0.0212 seg. NEW