Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pela mapa de potências que você forneceu a potência viabilizada para a sua instacao é de 5,75kVA.

    Caso a potência viabilizada seja 5,75kva e quiser aumentar para 6,9kva tera de ter um projecto de aumento de potência, efectuar alterações caso seja necessário na coluna montante do prédio e realizar uma vistoria.

    Para além disso terá de pagar as taxas de aumento de potência na EDP distribuição. Só depois disso tudo é que pode ter os 6,9kva que precisa.

    Antes de fazer alguma coisa, o que posso verificar é qual a potência viabilizada para a sua instalação. Para isso necessito do cpe que está indicado na sua fatura.

    Colocado por: diogopms

    Acho que o máximo que tenho no meu apartamento é os 3.45.
    Tenho que fazer isso mesmo para passar de 3.45 para 6.9kva?
  2.  # 22

    A EDP neste momento da lhe viabilidade ou não para efetuar o aumento de potência.

    Depois terá de fazer tudo o resto que referi anteriormente

    Colocado por: GMCQA EDP n faz esse aumento de potência?
  3.  # 23

    Colocado por: BigmouseA EDP neste momento da lhe viabilidade ou não para efetuar o aumento de potência.

    Depois terá de fazer tudo o resto que referi anteriormente



    Liguei para a EDP distribuicao dizem que é preciso fazer o reforço do ramal para aumentar mais do que 3.45 e que preciso das seguintes coisas:

    - Morada de instalação
    - BI
    - Ficha eletrotécnica - DGEG assinada pelo tecnico credenciada (não percebi se é do prédio ou andar)
    - Licença municipal de construção em que não é licenciamento camarario, ou termo de responsabilidade do trecnico responsável.
    - Repartição de cargas - coluna do prédio.
  4.  # 24

    Decreto-Lei n.º 96/2017 com alteração da Lei n.º 61/2018
      Screenshot 2020-12-15 20.44.30.png
      Screenshot 2020-12-15 20.44.23.png
  5.  # 25

    Decreto-Lei n.º 96/2017 com alteração da Lei n.º 61/2018
    necessidade de projecto
      Screenshot 2020-12-15 20.45.27.png
      Screenshot 2020-12-15 20.45.23.png
  6.  # 26

    A fração tem menos de 6,9kVA, mas o prédio tem mais do que 10,35kVA.

    Se fosse uma moradia chegava a declaração de conformidade da execução do eletricista. mas estando num prédio o mesmo é visto como um todo (por ramal)
    Concordam com este comentário: Varejote
  7.  # 27

    Agora a minha pergunta, segundo o mapa de potências eu posso ter 5,75kVA, porque é que só tenho viabilidade para 3,45kVA?
    Concordam com este comentário: callinas
  8.  # 28

    Estou a supor pois, pelas contas se todos as fracoes tiveres é a que se aproximava.

    Como lhe disse, que me indicar o cpe da instalação. consigo verificar qual a potência viabilizada para a instalação.

    Edit: não lhe deram nenhuma ficha electrotécnica do edifício?

    Colocado por: diogopmsAgora a minha pergunta, segundo o mapa de potências eu posso ter 5,75kVA, porque é que só tenho viabilidade para 3,45kVA?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogopms
  9.  # 29

    Colocado por: BigmouseEstou a supor pois, pelas contas se todos as fracoes tiveres é a que se aproximava.

    Como lhe disse, que me indicar o cpe da instalação. consigo verificar qual a potência viabilizada para a instalação.

    Edit: não lhe deram nenhuma ficha electrotécnica do edifício?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:diogopms



    Mandei para o seu email pessoal, cumprimentos e obrigado pela ajuda
  10.  # 30

    Colocado por: diogopmsAgora a minha pergunta, segundo o mapa de potências eu posso ter 5,75kVA, porque é que só tenho viabilidade para 3,45kVA?


    Tem capacidade para 5.75kva, mas só tem aprovado para 3.45kva.
  11.  # 31

    Está é a constituição do edifício onde se insere a sua fração.

    A sua fração só tem viabilizado 3,75kva.

    Segunda a legislacao em vigor terá de fazer um projecto de aumento de potência e certificar a instalação. Mas, se conseguir junto da EDP, entregado aqueles documentos evitar o projecto, melhor ainda.
      IMG_20201216_192100.jpg
      IMG_20201216_192034.jpg
  12.  # 32

    Colocado por: BigmouseEstá é a constituição do edifício onde se insere a sua fração.

    A sua fração só tem viabilizado 3,75kva.

    Segunda a legislacao em vigor terá de fazer um projecto de aumento de potência e certificar a instalação. Mas, se conseguir junto da EDP, entregado aqueles documentos evitar o projecto, melhor ainda.
      IMG_20201216_192100.jpg
      IMG_20201216_192034.jpg



    Muito obrigado mais uma vez, mas pelo telefone não consigo nada começam a falar no aumento do ramal etc.
    Aconselha-me algum canal alternativo? vou tentar mandar o email e anexar estes documentos todos..

    O que acha/aconselha?

    Cumprimentos
    Diogo
  13.  # 33

    A minha sugestão é contactar um Eng.º Eletrotécnico.

    Na minha opinião, e o que normal fazemos nestes processos de aumento de potencia tem os seguintes passos.

    1º- Preenchimento de ficha eletrotécnica (com a constituição de todo o edificio) e pedido de aumento de potência junto da EDP distribuição, a qual indicará o custo com os encargos associados a esse aumento (em ultimo caso poderá indicar que o PT de serviço publico não tem disponibilidade de potência).

    2º- Com a viabilidade de aumento de potência por parte da EDP, executa-se o projecto de aumento de potencia, com os cálculos de validação da coluna montante e do ramal para a sua fração (necessário ultimo projecto aprovado, ou levantamento da instalação electrica por parte do Eng.º). Caso a coluna não suporte (penso que não deverá ser o caso), deverão ser executados trabalhos de adaptação da coluna (custo bastante elevados).

    3º Depois de concluído o projecto e os trabalhos de adaptação, deverá proceder-se à certificação da instalação por uma entidade insperora (LIQ, ISQ, ....).

    4º com o certificado, poderá ir junto da EDP e solicitar a alteração para a potencia desejada.

    Colocado por: diogopmsMuito obrigado mais uma vez, mas pelo telefone não consigo nada começam a falar no aumento do ramal etc.
    Aconselha-me algum canal alternativo? vou tentar mandar o email e anexar estes documentos todos..

    O que acha/aconselha?

    Cumprimentos
    Diogo
  14.  # 34

    Colocado por: BigmouseA minha sugestão é contactar um Eng.º Eletrotécnico.

    Na minha opinião, e o que normal fazemos nestes processos de aumento de potencia tem os seguintes passos.

    1º- Preenchimento de ficha eletrotécnica (com a constituição de todo o edificio) e pedido de aumento de potência junto da EDP distribuição, a qual indicará o custo com os encargos associados a esse aumento (em ultimo caso poderá indicar que o PT de serviço publico não tem disponibilidade de potência).

    2º- Com a viabilidade de aumento de potência por parte da EDP, executa-se o projecto de aumento de potencia, com os cálculos de validação da coluna montante e do ramal para a sua fração (necessário ultimo projecto aprovado, ou levantamento da instalação electrica por parte do Eng.º). Caso a coluna não suporte (penso que não deverá ser o caso), deverão ser executados trabalhos de adaptação da coluna (custo bastante elevados).

    3º Depois de concluído o projecto e os trabalhos de adaptação, deverá proceder-se à certificação da instalação por uma entidade insperora (LIQ, ISQ, ....).

    4º com o certificado, poderá ir junto da EDP e solicitar a alteração para a potencia desejada.



    E este processo deve ser orientado pelo condominio, ou sou eu que devo tratar? Porque isto é do interesse do prédio tod e os custos são pagos por mim ou pelo condominio?

    Pelo que percebi nenhum dos apartamentos vai estar interessado porque já tem os 6.9 de potencia apenas eu e outro apartamento tem os 3.45 :(
  15.  # 35

    Já agora aconselha algum Eng Eletrotécnico na zona de Carcavelos/Parede para fazer este tipo de trabalhos? Cumprimentos
  16.  # 36

    Esse processo deverá ser realizar por você que é o interessado nessa alteração. Caso tenham mais algum interessado podem repartir os custos. O condomínio não irá suportar quaisquer custos.

    O prédio já é antigo? O projetista que for tratar do processo, deverá documentar/justificar bem a instalação existente, de forma a evitar custos acrescidos.

    Colocado por: diogopmsE este processo deve ser orientado pelo condominio, ou sou eu que devo tratar? Porque
    isto é do interesse do prédio tod e os custos são pagos por mim ou pelo condominio?

    Pelo que percebi nenhum dos apartamentos vai estar interessado porque já tem os 6.9 de potencia apenas eu e outro apartamento tem os 3.45 :(


    Não tenho alguma referencia de empresas/Eng. que possam tratar desse processo.

    Colocado por: diogopmsJá agora aconselha algum Eng Eletrotécnico na zona de Carcavelos/Parede para fazer este tipo de trabalhos? Cumprimentos
    •  
      GMCQ
    • 27 dezembro 2020

     # 37

    Já consegui o meu aumento de pontencia!! Finalmente! :)) Passei de 3,45kva para 6,9kva... mas só à 5 vez é que foi... À primeira até parecia mal! :)))
  17.  # 38

    É natal!
  18.  # 39

    Qual o procedimento que foi seguido?

    Colocado por: GMCQJá consegui o meu aumento de pontencia!! Finalmente! :)) Passei de 3,45kva para 6,9kva... mas só à 5 vez é que foi... À primeira até parecia mal! :)))
    •  
      GMCQ
    • 27 dezembro 2020 editado

     # 40

    Colocado por: BigmouseQual o procedimento que foi seguido?

    O normal julgo eu, liguei, indiquei a potência que pretendia, ficou agendado e fizeram a alteração! Mas só à 5 vez! 🤣🤣 Nas 3 primeiras não encontravam a casa, na 4 vez afinal tinha uma avaria no quadro montante e que não podia fazer a alteração (toca a solicitar a reparação!), apareceram no mesmo dia. Depois o técnico da reparação informou que o outro colega podia ter reparado e alterado a potência (whatta??! 😂😂). Novo pedido de alteração de potência e finalmente a alteração! Foi quase um mês nisto.
 
0.0239 seg. NEW