Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    De cada vez que vejo aqueles programas americanos de renovação de casas, em que eles colocam caldeiras a gás, lareiras a gás, etc, etc porque é uma opção extremamente económica relembro-me da falta de soluções económicas que temos por cá. A unica opção económica é vestir mais um casaco.

    De facto não acho os 180 eur nada baratos, mas para um sistema ligado 24/7 para uma casa dessas dimensões, rondará sempre os 150 euros, seja caldeira a pellets, seja bomba de calor com piso radiante, seja o ar condicionado,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
    • eu
    • 29 dezembro 2020

     # 2

    Colocado por: HAL_9000De cada vez que vejo aqueles programas americanos de renovação de casas, em que eles colocam caldeiras a gás, lareiras a gás, etc, etc porque é uma opção extremamente económica relembro-me da falta de soluções económicas que temos por cá


    A explicação é simples: somos um País tão estranho que, apesar de os nossos salários serem muito mais baixos que nos EUA, o custo da energia aqui é mais elevado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
    • VMM
    • 29 dezembro 2020

     # 3

    Colocado por: simaoguim

    Obrigado pela partilha, no seu caso tem radiadores ligados em todas as divisões das 18h ás 08h certo? Qual a marca dos radiadores e da caldeira?

    A caldeira estando na garagem aquece também a mesma? Acha que seria viável conforme me sugeriram colocar a caldeira na sala para aproveitar o calor?

    Fazendo as contas a 3€/15kg de pellets, dá +- 180€/mês para aquecer a casa toda, não me parece demasiado.


    Boas Simaoguim

    A caldeira está na garagem com mais 3 radiadores de 12 elementos cada, são cerca de 70m2 para aquecer a 20º (a zona dos carros é separada), mas com isto conseguimos secar a roupa e (por ser garagem) era uma zona bastante fria e com condensações e agora desapareceu tudo.

    No total tenho 105 elementos, e estão todos ligados de forma a manter em casa a temperatura na ordem dos 21º/22º.

    Tenho vizinho que tem a caldeira na sala, e tambem tem radiador...

    Estou cá fez este mês dois anos, e até aqui o aquecimento era com a lareira e radiadores nos quartos, mas não era suficiente. De manhã nesta altura do ano para tomar banho estava um gelo. Agora com wc quente e toalhas aquecidas (radiador seca toalhas) até dá gosto ;)

    Sei que o consumo tem sido mais elevado, mas o conforto á noite e de manhã em toda a casa é muuuuuito bom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
  2.  # 4

    Colocado por: alam_Tenho 2 AC’s que ligam todos dias das 07:30 até as 23:30..coloco temperatura a 21 graus.
    A app diz que este mês já consumiu 170kw/por aparelho..dá cerca de 30€/mês por aparelho. tenho sempre a casa com temperaturas entre 20 e 22 graus. É moradia R/chão 169m2 com bom isolamento.
    Ac não são topo de gama..são os 2 Midea mission 2.


    Boa noite, pode dizer-me quantos BTUs tem o seu ar condicionado?
    Já agora, quem me puder ajudar, tenho uma moradia construída recentemente e optei pela pré instalação de ar condicionado, tenho 3 divisões abertas, ou seja cozinha/sala/corredor e ainda um escritório sem portas, faz um total de 80m2 mais ou menos.. queria comprar um ar condicionado mas não sei bem o que comprar, penso que o indicado seria um de 24.000 BTUs e ainda assim não sei se será o suficiente para esta área toda? (tenho a pré instalação na sala e no escriório) alguém tem noção?
    Obrigada!
    • VMM
    • 30 dezembro 2020 editado

     # 5

    Colocado por: mtavaresA salamandra que tenho é uma ecoforest hidro cooper cantina.
    Área útil aquecida +/- 128 m^2 tenho de confirmar.


    Boas Tavares

    Reparei que tem uma Ecoforest Cantina 24kw, e consegue fazer consumos de 24kg/dia

    Tenho uma Ecoforest Cantina 29kw, e os consumos são ligeiramente superiores. A água dos radiadores anda nos 55º/60...

    Como é possivel chegar a esses consumos?
  3.  # 6

    Obrigado a todos pelas recomendações, vou aprendendo imenso aqui no forum pois não sou muito entendido em questões de eficiência térmica, aquecimento etc.

    Após tudo o que me foi recomendado a minha escolha deve recair sobre uma destas hipóteses:

    - caldeira a pellets - se possível colocar a caldeira na sala no lugar do recuperador, de forma a aproveitar o calor da mesma e radiadores nas restantes divisões e corredores;
    - bomba de calor, com colocação de radiadores em todas as divisões;
    - caldeira a gás de condensação - aqui o grande problema é que não tenho gás natural instalado, estou a tentar saber os custos de instalação mas provavelmente serão elevados e não compensa...

    Surgiu-me uma outra questão, uma vez que não tenho radiadores quais serão os mais indicados? De baixa temperatura? A pré-instalação de aquecimento dá para qualquer tipo de sistema e qualquer tipo de radiador ou isso terá de ser avaliado?

    Obrigado!

    PS: Quanto ao isolamento térmico da laje vou optar por Poliuretano Projetado (5cm) no chão do sotão, espero ser suficiente.
    • SACS
    • 4 janeiro 2021

     # 7

    Alguém tem o seu sistema a pellets com depósito de inércia?
  4.  # 8

    @VMM

    Eu "kitei" a minha salamandra. contudo não se esqueça que cada CASA é um Caso, uma vez que todas tem perdas diferentes.

    Fiz 2 alterações
    - O controlador apenas liga a bomba quando a agua chega a uma determinada temperatura, acrescentei um termostáto á linha de agua e obrigo a bomba a trabalhar a uma temperatura inferior.
    - Reduzi a velocidade do ventilador em função dos pellets que tenho, assim o calor tem mais tempo para passar para a água.

    Com isto a temperatura da chaminé baixou dos 170 , 160ºC para 120.º. Na posição 1.

    Com estas 2 alterações aumentei o rendimento á caldeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMM
  5.  # 9

    @ SACS
    O depósito de inercia é necessário para guardar calor,
    Faz todo sentido em bombas de calor (para manter o compressor a trabalhar mais tempo entre paragens) , Caldeiras a lenha ( a caldeira tem potencias diferentes enquanto no decorrer de uma carga de lenha , e a casa tem um consumo constante.

    O deposito AQS é um deposito de inercia, enche de calor durante algum tempo para gastar no decorrer de uns 20 minutos .
    • SACS
    • 4 janeiro 2021

     # 10

    Colocado por: mtavares@ SACS
    O depósito de inercia é necessário para guardar calor,
    Faz todo sentido em bombas de calor (para manter o compressor a trabalhar mais tempo entre paragens) , Caldeiras a lenha ( a caldeira tem potencias diferentes enquanto no decorrer de uma carga de lenha , e a casa tem um consumo constante.

    O deposito AQS é um deposito de inercia, enche de calor durante algum tempo para gastar no decorrer de uns 20 minutos .


    Mas eu quando falo em inércia seria somente para aquecimento.
    Para águas sanitárias seria um circuito direto/independente.
  6.  # 11

    A caldeira de pellets, consegue ter mais e menos potencia, tem chama maior e menor. logo consegue-se ajustar ao consumo de calor da casa .

    Não faz sentido ter inercia quando a fonte de calor consegue ajustar-se ao consumo.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS
  7.  # 12

    Boas!

    Após algumas visitas técnicas e orçamentos, estou inclinado para optar pelo seguinte (ainda aguardo outro orçamento, pelo que não tomei uma decisão):

    -Caldeira Pellets BRONPI Hydrobox 17W
    -Radiadores Alumínio Global Vox Extra 600 (66 Elementos)
    -3 Toalheiros Insuatherm Grenada

    Já tenho lido comentários positivos acerca da marca BRONPI aqui no fórum, alguém tem uma máquina destas que possa dar feedback? Nomeadamente a nível de eficiência no aquecimento (no meu caso são cerca de 160m2 para aquecer uma casa com nível de isolamento médio).

    Obrigado!
  8.  # 13

    Ninguém com caldeira BRONPI que possa dar uma opinião?
  9.  # 14

    Colocado por: simaoguimObrigado a todos pelas recomendações, vou aprendendo imenso aqui no forum pois não sou muito entendido em questões de eficiência térmica, aquecimento etc.

    Após tudo o que me foi recomendado a minha escolha deve recair sobre uma destas hipóteses:

    - caldeira a pellets - se possível colocar a caldeira na sala no lugar do recuperador, de forma a aproveitar o calor da mesma e radiadores nas restantes divisões e corredores;
    - bomba de calor, com colocação de radiadores em todas as divisões;
    - caldeira a gás de condensação - aqui o grande problema é que não tenho gás natural instalado, estou a tentar saber os custos de instalação mas provavelmente serão elevados e não compensa...

    Surgiu-me uma outra questão, uma vez que não tenho radiadores quais serão os mais indicados? De baixa temperatura? A pré-instalação de aquecimento dá para qualquer tipo de sistema e qualquer tipo de radiador ou isso terá de ser avaliado?

    Obrigado!

    PS: Quanto ao isolamento térmico da laje vou optar por Poliuretano Projetado (5cm) no chão do sotão, espero ser suficiente.

    Se o sótão não for utilizado,opte por lã mineral com espessura 60 mm cruza com outros 60 mm ou superior
    Mais eficiente e barato
    Não esquecer barrera pára vapor virado para a laje na primeira camada
  10.  # 15

    @pkasa obrigado pela sugestão, em princípio vou optar pelo poliuretano, em qualquer das duas opções não serei eu a fazer o trabalho, pelo que o poliuretano 5cm me pareceu uma boa opção. O orçamento que tenho são 11€ / M2, o sótão tem 70m2.

    Acha que fico com uma opção ineficiente?
  11.  # 16

    Lã 60mm+60mm (12cm no total) fica-lhe a €3,5/m2 no máximo.
    Vai gastar €11/m2 para 5cm???
  12.  # 17

    Colocado por: lmcaetLã 60mm+60mm (12cm no total) fica-lhe a €3,5/m2 no máximo.
    Vai gastar €11/m2 para 5cm???

    Se gastar os 11€, fica-me a 750€ preço já com IVA, mão de obra, garantia etc.
    No caso da Lã o preço que indica (total de 250€) é apenas do material, correto? E a mão de obra? Se fôr entre gastar mais 200€, mesmo que a eficiência térmica seja semelhante, prefiro optar por uma solução feita por um profissional em que tenho uma garantia ou pelo menos alguém a quem ligar caso surjam problemas no futuro.
  13.  # 18

    Colocado por: simaoguimprefiro optar por uma solução feita por um profissional

    E você não era capaz de aplicar no chão do sótão, as mantas de lã de rocha, com uma fita cola a mantê-las juntas, melhor do que qualquer profissional?

    Não é nenhuma ciência oculta...
  14.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    E você não era capaz de aplicar no chão do sótão, as mantas de lã de rocha, com uma fita cola a mantê-las juntas, melhor do que qualquer profissional?

    Não é nenhuma ciência oculta...

    Eu nem sequer tenho acesso ao sotão, é feito pelo telhado num 2º andar. Teria de arranjar forma de lá chegar, retirar as telhas, etc, um processo para o qual não estou muito à vontade. Se tivesse acesso ao sotão pelo interior seria mais fácil.
    Não digo que seja uma ciência oculta mas é algo que nunca fiz nem nunca vi fazer.
  15.  # 20

    Independentemente da solução a aplicar e do local da sua moradia, 5cm de isolamento em cobertura são manifestamente insuficientes (termicamente falando).
    Vai estar a gastar dinheiro, e muito, para......
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
 
0.0234 seg. NEW