Iniciar sessão ou registar-se
    • JoaoF
    • 10 novembro 2009 editado

     # 1

    Boas. Depois de muita investigação e de ter falado com constructores estou indeciso em relação a estes 2 sistemas:

    1º tijolo térmico 24cm da preceram + forro de paredes 72/46 com 72mm de espessura total, assente sobre estrutura galvanizada de 46mm espessura com montantes afastados 400mm entre si constituída por 2 placas 13mm de pladur normal, incluindo barramento de juntas e isolamento térmico e acústico com 6cm aglomerado negro de cortiça ou lã de rocha PN55kg/m3

    2º tijolo 11cm + caixa ar de 6cm com 4 cm poliuretano projectado na parede interior + tijolo 11 + forro de paredes 59/46 com 59mm de espessura total, assente sobre estrutura galvanizada de 46mm de espessura, com montantes afastados 600mm entre si, constituída por 1 placa de gesso cartonado tipo N de 13mm de espessura numa das faces, incluindo barramento de juntas e isolamento térmico e acústico com 4cm aglomerado negro de cortiça ou lã de rocha PN55kg/m3.

    Eu pessoalmente gosto da 1ª mas os constructores com quem falei hesitaram em relação a esta hipotese e isso poderá ser um risco, mas tirando isso na vossa opinião qual a solução que terá melhor relação preço/qualidade (sendo aqui a qualidade a questão térmica e acústica).

    Outra questão acham que qualquer um destes sistemas terá um U inferior a 0,4w/m2k? Eu penso que sim mas não tenho a certeza.

    Obrigado
    Cumprimentos
  1.  # 2

    De Us não percebo, mas ia para a primeira. vejo menos sítios para aldrabar (raio de maneira de fazer escolhas, mas e assim mesmo)
    O facto de eles não gostarem é por não estarem habituados e a malta das obras só muda a pontapé
  2.  # 3

    A 1º Solução é a melhor solução, mais rápida, mais limpa, evita a caixa de ar ventilada (que em 70% dos casos é mal executada).

    Relativamente ao Gesso Cartonado, 2 placas permite sempre melhor acabamento, e melhor estabilidade das juntas (se der um barramento geral ainda melhor)

    Quanto a preços, não tenho aqui comigo o preço do Bloco Térmico, mas fica mais caro que o Tijolo 2x 30x20x11.

    Construtores... Pois... Quando nunca executaram uma solução, eles desaconselham sempre.
  3.  # 4

    boas novamente. por razões de €€€€ estou a pensar usar na 1ª solução wallmate ib de 5cm, tenho é uma dúvida que ainda não consegui esclarecer. Então aqui vai

    Em relação a estas estruturas de aço galvanizado onde assenta o pladur como é que é fixado o isolamento? é colado ao tijolo ou ao pladur? ou é fixado por cavilhas no tijolo? ou é colado entre as placas de pladur?

    cumprimentos
    obrigado
  4.  # 5

    É colocado entre os montantes (estrutura metálica) do pladur. Também pode fixado na parede de alvenaria atrás dos montantes, mas vai roubar 5cm de espessura.

    Colocado por: JoaoFboas novamente. por razões de €€€€ estou a pensar usar na 1ª solução wallmate ib de 5cm,

    IB??? Porquê? Esse XPS é para receber acabamento em estuque (por ex)
  5.  # 6

    ou seja a espessura restante da estrutura vai ser usada para colocar o isolamento, e como é fixado?

    em relação ao ser ib é porque é o indicado para paredes simples. Neste caso de paredes simples cw (acho que é esse) também se pode usar?
  6.  # 7

    Colocado por: JoaoFou seja a espessura restante da estrutura vai ser usada para colocar o isolamento, e como é fixado?

    É encaixado

    Colocado por: JoaoFm relação ao ser ib é porque é o indicado para paredes simples. Neste caso de paredes simples cw (acho que é esse) também se pode usar?

    O IB é um xps para receber acabamento, que no seu caso não vai precisar, pelo que escusa de gastar + dinheiro nele
    • JoaoF
    • 15 novembro 2009 editado

     # 8

    deparei-me com esta informação, sobre tijolos similares ao da opção 1, num site:

    "...convêm ter algum cuidado na construção - nos dias de chuva, porque acumula água nos vazios, porque se encontram na vertical o que pode trazer alguns problemas mais tarde..."

    "usar os tijolos ou bloco na vertical pode ser muito vantajoso para construções com poucos pisos, mas uma boa solução em termos de isolamento "termo-acústico" é preencher os vazios com areia seca (confirmo, cuidado com a chuva), mas não se esqueçam que convêm de 3 em 3 metros levar uma armadura em aço no interior nos vazios dos tijolos que vá directamente à laje para melhor consolidar a parede."

    A questão da chuva parece-me pertinente; encher os vazados não sei se será boa opção pois poderá criar pressão do interior para o exterior da estrutura do tijolo;
    sobre a questão da armadura em aço não entendo a não ser que a parede dupla tradicional também use isso.

    O que vos parece?

    editado:
    Outra coisa, em relação ao encaixe do isolamento na estrutura que suporta o pladur, existe dimensões correctas para o isolamento? especialmente ao nível da espessura pode-se usar até quanto de espessura na estrutura que referi, e que é a estrutura usada nos orçamentos do Paulo Correia. Pelo que tenho visto dizem sempre 5cm e eu queria usar 6cm.

    Obrigado
    Cumprimentos
  7.  # 9

    Colocado por: JoaoFsobre a questão da armadura em aço não entendo a não ser que a parede dupla tradicional também use isso.

    Só se justifica se a alvenaria for resistente, o que não é o caso.

    Colocado por: JoaoFA questão da chuva parece-me pertinente; encher os vazados não sei se será boa opção pois poderá criar pressão do interior para o exterior da estrutura do tijolo;

    Mal de si, se a chuva conseguir lá chegar. Parece daqueles medo irracionais de tudo o que é novo

    Colocado por: JoaoFOutra coisa, em relação ao encaixe do isolamento na estrutura que suporta o pladur, existe dimensões correctas para o isolamento? especialmente ao nível da espessura pode-se usar até quanto de espessura na estrutura que referi, e que é a estrutura usada nos orçamentos do Paulo Correia. Pelo que tenho visto dizem sempre 5cm e eu queria usar 6cm.

    A estrutura normal do pladur tem 48mm de espessura, donde se aconselha a lã mineral com 50mm, ficando deste modo bem encaixada. Se quiser usar espessuras maiores, ou usa estrutura mais larga de 70mm ou mete a lã por detrás da estrutura
    • JoaoF
    • 16 novembro 2009 editado

     # 10

    quero desde já agradecer toda a ajuda do Paulo Correia que está sempre disponível para responder e ajudar em todo o tipo de questões e já agora agradecer também ao Nuno Guerreiro. Posto isto, e para variar, tenho mais umas dúvidas.

    se quiser usar outro isolamento tipo wallmate (neste caso o normal cw como já tinha referido) na estrutura que suporta o pladur também é possível ou existem problemas com esta solução?

    Outra questão: fazendo as paredes interiores em pladur estou a pensar colocar como isolante acústico fibra de coco (algo do género pladur N 13 + 6cm fibra de coco + pladur N 13), a minha questão é como se consegue pendurar quadros?

    Obrigado
    Cumprimentos
  8.  # 11

    Colocado por: JoaoFdeparei-me com esta informação, sobre tijolos similares ao da opção 1, num site:

    "...convêm ter algum cuidado na construção - nos dias de chuva, porque acumula água nos vazios, porque se encontram na vertical o que pode trazer alguns problemas mais tarde..."

    "usar os tijolos ou bloco na vertical pode ser muito vantajoso para construções com poucos pisos, mas uma boa solução em termos de isolamento "termo-acústico" é preencher os vazios com areia seca (confirmo, cuidado com a chuva), mas não se esqueçam que convêm de 3 em 3 metros levar uma armadura em aço no interior nos vazios dos tijolos que vá directamente à laje para melhor consolidar a parede."

    A questão da chuva parece-me pertinente; encher os vazados não sei se será boa opção pois poderá criar pressão do interior para o exterior da estrutura do tijolo;
    sobre a questão da armadura em aço não entendo a não ser que a parede dupla tradicional também use isso.

    O que vos parece?

    editado:
    Outra coisa, em relação ao encaixe do isolamento na estrutura que suporta o pladur, existe dimensões correctas para o isolamento? especialmente ao nível da espessura pode-se usar até quanto de espessura na estrutura que referi, e que é a estrutura usada nos orçamentos do Paulo Correia. Pelo que tenho visto dizem sempre 5cm e eu queria usar 6cm.

    Obrigado
    Cumprimentos


    Tijolo térmico convém "... humedecer as peças antes da sua colocação, de forma a evitar a desidratação das peças..." segundo alguns fabricantes.

    Essa cena da areia, nunca ouvi falar disso....
  9.  # 12

    .. essa "cena" da areia... só vai é comprometer o desempenho higrotermico do bloco... não vá em DISPARATES.
  10.  # 13

    Colocado por: JoaoFse quiser usar outro isolamento tipo wallmate (neste caso o normal cw como já tinha referido) na estrutura que suporta o pladur também é possível ou existem problemas com esta solução?

    Impraticável, o xps é demasiado rigido para encaixar

    Colocado por: JoaoFOutra questão: fazendo as paredes interiores em pladur estou a pensar colocar como isolante acústico fibra de coco (algo do género pladur N 13 + 6cm fibra de coco + pladur N 13), a minha questão é como se consegue pendurar quadros?

    Não têm problema nenhum, as buchas tipo "borboleta" aguentam 30kg por bucha. Aliás, aguentam-se melhor que em paredes de alvenaria
  11.  # 14

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: JoaoFse quiser usar outro isolamento tipo wallmate (neste caso o normal cw como já tinha referido) na estrutura que suporta o pladur também é possível ou existem problemas com esta solução?

    Impraticável, o xps é demasiado rigido para encaixar


    epá com esta é que você me tramou. como eu pretendo usar pladur com estrutura (não quero dos colados) fico sempre com espaço morto na estrutura.Como não quero usar lãs minerais nem aglomerado negro de cortiça cada um pela sua razão, e não podendo usar xps só me resta uma solução que será usar o produto pladur term - n(xpe) de 3cm (que deverá rondar os 10€/m2) e usar parede dupla em que na caixa de ar usa-se 5cm de poliuratano projectado ou então 5cm xps. Eu já nem sei como é que hei-de fazer, quanto mais vejo menos sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana1973
  12.  # 15

    ...eu optaria pela lã mineral.. não vai ter problema nenhum com a eventual libertação de fibras e melhorará a ressonância (abafará o som de percurssão) dentro da caixa do gesso cartonado.
    Relativamente à condensação e ponto de orvalho, a espessura de alvenaria simples (pelo menos 24cm) deverá reduzir o fenómeno.
  13.  # 16

    usando as lãs minerais referem-se a mantas ou paineis? Vou ser sincero, eu não gosto muito das lãs minerais pois são derivados do amianto, por isso é que estou com muitas dúvidas sobre a sua utilização.
  14.  # 17

    Em manta.. ou vai ter problema similar ao do XPS.
    As lãs não são derivados de amianto.
  15.  # 18

    bom dia.

    Peço desculpa por ser chato mas quando for falar com o arquitecto, o eng. civil e o constructor quero ter noções sobre soluções construtivas para não me enganarem, portanto aqui vai mais uma.

    Em vez de usar as estrutura do pladur e fizer o seguinte: por dentro coloco xps em cima do tijolo e por cima do xps coloco pladur. É possível? se sim como se faz, que tipo de xps e pladur se deve usar, e se também é uma boa solução.

    mais uma vez obrigado
    Cumprimentos
  16.  # 19

    no site da dow encontrei a seguinte solução:

    ...Fixam-se as placas de isolamento à parede, colocando-as no sentido longitudinal e para que os encaixes horizontais sejam realizados com o macho na parte inferior e a fêmea na parte superior. As placas devem ficar bem juntas, não devendo existir qualquer junta aberta.

    As placas são fixas mediante fixações com cabeça em material plástico, para que estas fixações não constituam pontes térmicas.

    Poder-se-á em alguns casos equacionar a fixação das placas de isolamento através das fixações do revestimento.

    De seguida aplicam-se os prumos de fixação das placas de revestimento, que devem ser encostados à superfície de isolamento térmico e fixos à parede mediante fixações adequadas. Não se deverá interromper o isolamento térmico com a aplicação destes prumos de forma a não serem criadas descontinuidades e, consequentemente, pontes térmicas.

    Finalmente, é aplicado o sistema de revestimento...."

    pelo que percebi nesta solução é tudo fixado mecanicamente e não por colagens o que na minha opinião de leigo é melhor. Nesta situação como se faz para passar por ex. os fios de electricidade? Será entre a caixa de ar que se cria entre o pladur e o xps (segundo li não tocam um no outro)?

    obrigado
    cumprimentos
  17.  # 20

    Colocado por: JoaoF
    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: JoaoFse quiser usar outro isolamento tipo wallmate (neste caso o normal cw como já tinha referido) na estrutura que suporta o pladur também é possível ou existem problemas com esta solução?

    Impraticável, o xps é demasiado rigido para encaixar


    epá com esta é que você me tramou. como eu pretendo usar pladur com estrutura (não quero dos colados) fico sempre com espaço morto na estrutura.Como não quero usar lãs minerais nem aglomerado negro de cortiça cada um pela sua razão, e não podendo usar xps só me resta uma solução que será usar o produto pladur term - n(xpe) de 3cm (que deverá rondar os 10€/m2) e usar parede dupla em que na caixa de ar usa-se 5cm de poliuratano projectado ou então 5cm xps. Eu já nem sei como é que hei-de fazer, quanto mais vejo menos sei.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana1973



    De facto sinto-me como o João, quanto mais leio mais confusa fico....será esse o objectivo dos construtores :-) lançar tanta confusão para depois eles conseguirem ter sempre o queijo e a faca na mão?
 
0.0210 seg. NEW