Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tendo nesta fase um projeto base de licenciamento de arquitetura e especialidades praticamente pronto para CP, que achava que seria o normal para poder construir, verifico que o mesmo aparentemente não me é suficiente para poder pedir orçamentos para construir uma moradia. Pelo que me disseram, necessito mesmo de um projeto de execução, caso contrário, o construtor não vai conseguir saber o que colocar em obra. O arquiteto diz-me que qualquer construtor com base no projeto normal tem obrigação de conseguir orçamentar e construir. Há alguma coisa que me está a escapar aqui. Não tenho conhecimento nem capacidade de interpretar um ficheiro DWG (que é o formato que tem a estabilidade), nem mesmo os PDFS. Já abordei noutro tópico (1000€ m2 construção) as dificuldades que tenho tido com este projeto/orçamentação face ao que solicitamos ao arquiteto (teto máximo orçamental).
    Por isso, gostaria solicitar a vossa opinião e o que deverei fazer.
  2.  # 2

    Maria.

    Olhe, pelo menos seria aconselhavel tem um mapa de quantidades com todos os trabalhos e quantidades descriminadas, isto para poder pedir cotação a varios empreiteiros de forma equitativa e assim poder comparar propostas.

    Projecto de execução poderá ou não ser fundamental, depende das particularidades de projecto. se tiver muitas coisas standard, pode não se justificar.

    Mesmo não tendo projecot de execução, deverá em complemento ao mapa de quantidades, haver desennhos com informações relevantes, como é o caso de mapas de vãos interiores e exteriores, maps de roupeiros.
    Tendo 1000m2, concerteza que tem já contemplado um projecto de instalações electricas..

    Quanto aos tipo de ficheiros. atualmente é por lei é submetido nas camara : Peças desenhadas- DWFx; Peças escritas - pdf

    Mas isso ainda é como o outro, pois pode pedir ao gabinete de projectos que lhe forneça os ficheiros nos formatos que possa usar e partilhar