Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tendo nesta fase um projeto base de licenciamento de arquitetura e especialidades praticamente pronto para CP, que achava que seria o normal para poder construir, verifico que o mesmo aparentemente não me é suficiente para poder pedir orçamentos para construir uma moradia. Pelo que me disseram, necessito mesmo de um projeto de execução, caso contrário, o construtor não vai conseguir saber o que colocar em obra. O arquiteto diz-me que qualquer construtor com base no projeto normal tem obrigação de conseguir orçamentar e construir. Há alguma coisa que me está a escapar aqui. Não tenho conhecimento nem capacidade de interpretar um ficheiro DWG (que é o formato que tem a estabilidade), nem mesmo os PDFS. Já abordei noutro tópico (1000€ m2 construção) as dificuldades que tenho tido com este projeto/orçamentação face ao que solicitamos ao arquiteto (teto máximo orçamental).
    Por isso, gostaria solicitar a vossa opinião e o que deverei fazer.
  2.  # 2

    Maria.

    Olhe, pelo menos seria aconselhavel tem um mapa de quantidades com todos os trabalhos e quantidades descriminadas, isto para poder pedir cotação a varios empreiteiros de forma equitativa e assim poder comparar propostas.

    Projecto de execução poderá ou não ser fundamental, depende das particularidades de projecto. se tiver muitas coisas standard, pode não se justificar.

    Mesmo não tendo projecot de execução, deverá em complemento ao mapa de quantidades, haver desennhos com informações relevantes, como é o caso de mapas de vãos interiores e exteriores, maps de roupeiros.
    Tendo 1000m2, concerteza que tem já contemplado um projecto de instalações electricas..

    Quanto aos tipo de ficheiros. atualmente é por lei é submetido nas camara : Peças desenhadas- DWFx; Peças escritas - pdf

    Mas isso ainda é como o outro, pois pode pedir ao gabinete de projectos que lhe forneça os ficheiros nos formatos que possa usar e partilhar
    Concordam com este comentário: RRoxx, mtavares
    •  
      RRoxx
    • 7 dezembro 2020

     # 3

    Colocado por: MariaTO arquiteto diz-me que qualquer construtor com base no projeto normal tem obrigação de conseguir orçamentar e construir.


    Orçamenta a gosto dele? consegue-se orçamentar qualquer coisa, mas nunca é fidedigno.

    Maria, vamos lá por em termos concretos mas para outra área, que eu gosto, a culinária.

    A Maria quer uma tarde de maçã. Pede a diferentes pasteleiros uma tarte de maça, cada qual vai fazer conforme a sua receita, uns metem chantily, outros metem açafrão, uns usam maça reineta outros usam pink lady, uns fazem pao de ló no meio, outros metem uma maçã inteira envolta em massa.

    Qual destas tartes de maçã é que a Maria pretende?

    Voltando à casa, quanto melhor definida estiver, com os acabamentos que pretende, melhor. Menos entropia, menos variação, mais facil de comparar etc. Pelo menos um Mapa de quantidades elabore. Senão arrisca-se a aparecer o preço para a maçã envolta em massa. Se não tiver capacidade/auxilio para perceber que o que lhe estão a vender afinal não é tarte... torna-se complicado em obra, que é o ultimo sitio onde quer complicações...
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasMaria. mas a moradia terá 1000m2?

    Olhe, pelo menos seria aconselhavel tem um mapa de quantidades com todos os trabalhos e quantidades descriminadas, isto para poder pedir cotação a varios empreiteiros de forma equitativa e assim poder comparar propostas.

    Projecto de execução poderá ou não ser fundamental, depende das particularidades de projecto. se tiver muitas coisas standard, pode não se justificar.

    Mesmo não tendo projecot de execução, deverá em complemento ao mapa de quantidades, haver desennhos com informações relevantes, como é o caso de mapas de vãos interiores e exteriores, maps de roupeiros.
    Tendo 1000m2, concerteza que tem já contemplado um projecto de instalações electricas..

    Quanto aos tipo de ficheiros. atualmente é por lei é submetido nas camara : Peças desenhadas- DWFx; Peças escritas - pdf

    Mas isso ainda é como o outro, pois pode pedir ao gabinete de projectos que lhe forneça os ficheiros nos formatos que possa usar e partilhar


    Não! Tem 180 m2 brutos (repartidos em 2 pisos e uma cave com igual implantação. A minha referência foi ao post que se chamava qq "como construir por 1000€ m2"

    Não tenho mapa de quantidades, só o que referi
  4.  # 5

    Colocado por: RRoxx

    Orçamenta a gosto dele? consegue-se orçamentar qualquer coisa, mas nunca é fidedigno.

    Maria, vamos lá por em termos concretos mas para outra área, que eu gosto, a culinária.

    A Maria quer uma tarde de maçã. Pede a diferentes pasteleiros uma tarte de maça, cada qual vai fazer conforme a sua receita, uns metem chantily, outros metem açafrão, uns usam maça reineta outros usam pink lady, uns fazem pao de ló no meio, outros metem uma maçã inteira envolta em massa.

    Qual destas tartes de maçã é que a Maria pretende?

    Voltando à casa, quanto melhor definida estiver, com os acabamentos que pretende, melhor. Menos entropia, menos variação, mais facil de comparar etc. Pelo menos um Mapa de quantidades elabore. Senão arrisca-se a aparecer o preço para a maçã envolta em massa. Se não tiver capacidade/auxilio para perceber que o que lhe estão a vender afinal não é tarte... torna-se complicado em obra, que é o ultimo sitio onde quer complicações...


    Até aqui estamos de acordo.
    A minha questão é exatamente essa: como elaboro um mapa de quantidades? Já solicitei ao arquiteto a medição do custo de obra, coisa que ele não fez
  5.  # 6

    Então mande elaborar.
    Ou o arqutiecto não sabe/ nunca fez, já perguntou? um mapa de quantidades com tudo.. Movimentações de terras, estruturas, aguas esgotos, gas, electricidade, telecom, alvenarias, revetimentos, pinturas, revestimentos de coberturas, isolamentos e impermeabilizações, carpintarias, serralharias, etc... arranjos exteriores...
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEntão mande elaborar.
    Ou o arqutiecto não sabe/ nunca fez, já perguntou? um mapa de quantidades com tudo.. Movimentações de terras, estruturas, aguas esgotos, gas, electricidade, telecom, alvenarias, revetimentos, pinturas, revestimentos de coberturas, isolamentos e impermeabilizações, carpintarias, serralharias, etc... arranjos exteriores...


    diz que nunca foi necessário para as obras dele...

    Mas é esse o meu ponto, posso mandar elaborar outra pessoa? que não seja este arquiteto?
    •  
      RRoxx
    • 7 dezembro 2020

     # 8

    Se bem me recordo, no post anterior, foi referido que esse trabalho estava no contrato assinado com o arquitecto. É fazer cumprir.
  7.  # 9

    Colocado por: MariaTMas é esse o meu ponto, posso mandar elaborar outra pessoa? que não seja este arquiteto?

    Pode...
    Desde que arranje à pessoa o material de projecto necessário para a elaboração.
    eu já o fiz... inclusive rectificou-se uma serie de pequenos detalhes da arquitetura no meio do processo.
    Mas eu não me estou a "oferecer" para o fazer... Atenção.
  8.  # 10

    Colocado por: RRoxxSe bem me recordo, no post anterior, foi referido que esse trabalho estava no contrato assinado com o arquitecto. É fazer cumprir.

    Ah, bom nesse caso a conversa é outra. E já agora esse trabalho estava valorizado/ descriminado em quanto?
  9.  # 11

    ..."Medição do custo de obra e execução de mapa de trabalhos com valores estimados de obra" está no meu contrato com o arquiteto, mas como já referi, ele refere que só faz isto a quem contrata projeto de execução, que não foi o meu caso. Já insisti, por várias vezes, para que me fizesse o que tínhamos estipulado em contrato, mas o que é facto, é que ele tem-se negado em fazer e não me deu isso até agora.

    Não está valorizado, nem tem prazo, apenas consta como uma etapa seguinte ao projeto base de arquitetura e especialidades, essa sim, com valor e prazo de entrega.

    Sinto-me honestamente defraudada, porque olhando para trás, parece que tudo era perfeito e fácil e agora é tudo difícil e quase sem solução. Pelo menos, eu não estou a conseguir encontrar uma fácil e já estou neste processo de stand by há 2 meses...
  10.  # 12

    MariaT, ha quem diga que a primeira casa é para aprender, ja pensou que no seu caso pode ser “o primeiro projeto é para aprender”?
    Espero estar enganado
  11.  # 13

    Colocado por: MariaTNão está valorizado, nem tem prazo, apenas consta como uma etapa seguinte ao projeto base de arquitetura e especialidades, essa sim, com valor e prazo de entrega.

    MariaT, pode ter sido uma gralha da proposta.

    Responda se quiser, mas só para ter noção. Quanto €€€€ é que fica a totalidade dessa proposta de licenciamento ( arq+ especialidades)?
    Concordam com este comentário: mtavares
    •  
      RRoxx
    • 7 dezembro 2020 editado

     # 14

    no limite, se ele continuar a rejeitar fazer o que está contratualizado, é pedir a devolução do dinheiro uma vez que terá de contratar esse trabalho fora (o que sai sempre mais caro que fazer com ele, obviamente). Ou então, queixa e precesso contra o senhor...

    para parvo, parvo e meio.

    Colocado por: Pedro BarradasMariaT, pode ter sido uma gralha da proposta.


    Se está assinado tem valor contratual. A Maria na sua cabeça e em boa fé contratou esse trabalho.
  12.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    MariaT, pode ter sido uma gralha da proposta.

    Responda se quiser, mas só para ter noção. Quanto €€€€ é que fica a totalidade dessa proposta de licenciamento ( arq+ especialidades)?


    Uma gralha?! certo... foi o que ele me referiu quando lhe pedi isso, que ficou por engano. Na altura da conceção da ideia do projeto, falamos sobre isso e eu adjudiquei este projeto confiante que estaria com essa informação... Ela existe, foi facultada ao construtor que iria construir a casa, mas a mim nada me foi dado, só valores globais, sendo que assim não consigo aferir se os valores são excedentes ou não...

    O valor ronda os 9000€
  13.  # 16

    Colocado por: MariaTO valor ronda os 9000€

    Opá!!! para uma casa de 180m2!? sem projectos de execução e sem mapas de quantidades....
    Valor já com IVA?
    • MariaT
    • 7 dezembro 2020 editado

     # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Opá!!! para uma casa de 180m2!? sem projectos de execução e sem mapas de quantidades....
    Valor já com IVA?

    180+cave+piscina. sim já com iva
  14.  # 18

    Essas coisas...

    e o plano de pagamentos não menciona nada quanto á tranche para o mapa de quantidades?
    • Olim
    • 7 dezembro 2020

     # 19

    Esqueça o que já pagou e peça todos os projectos ao arquiteto e procure um bom medidor/orçamentista para lhe fazer um bom mapa de quantidades. Se esse arquiteto nunca fez um mapa de quantidades de certeza que nao lhe ia ajudar muito.pode perder tempo e dinheiro agora mas em obra vai compensar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mtavares, N Miguel Oliveira
  15.  # 20

    Não
 
0.0232 seg. NEW