Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    E nessa parte habitável, como está isolado o telhado e eventuais paredes?
    Se esse terço de laje não tiver qualquer isolamento e não tiver separação vertical entre o habitável e o não, o resultado dos 80mm que aplicou é bastante prejudicado. Se mesmo assim consegue reter 1°c, eu diria que está dentro do expectável, mas é pouco perceptível.

    Com o isolamento de todo o piso com 160mm deveria conseguir uma retenção de 3a4°c, mas sem quebras. Agora assim...🤨
    • lmcaet
    • 19 janeiro 2021 editado

     # 122

    A cobertura do meu sótão habitável está isolada por lã (não sei qual a espessura, mas há de ser a mínima existente há 20 anos atrás 😁), e se é que ainda esteja em condições. Por cima desta estão as vigas/vigotas, a placa e as telhas. No sótão não habitável não há qualquer tipo de isolamento na cobertura.
    Existe uma separação vertical entre uma parte e a outra, composta por uma parede simples de tijolo de 11, à qual eu próprio acrescentei EPS Grafite de 4cm.
    Nas fotos de parte do espaço habitável que coloco em anexo (desculpem a confusão!😁), a cozinha/sala no piso térreo chegam até a linha vermelha. Que sugerem para isolar esta zona da laje da parede vertical até à linha vermelha? E que ao mesmo tempo seja apelativa visualmente? É uma zona com 27m2 e com lareira que um dia conto transformar num recanto intimista e acolhedor.

    Ao 2º dia as divisões inferiores já estão a reter 2ºC a mais durante o aquecimento das mesmas, e de manhã a perca é cerca de 1,5ºC quando antes era sempre na ordem dos 3ºC. Obviamente que os resultados seriam bem melhores se toda a laje que está por cima destas 2 divisões pudesse ser isolada.
      IMG_20210118_224150.jpg
      IMG_20210118_224609.jpg
  2.  # 123

    Colocado por: Malagote
    Tedideco, junto ao complexo desportivo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

    A Lineve em Arazede-Tocha e ZI de Mira tem preços ainda melhores. Alguns cêntimos a menos em cada rolo de lã (não têm lã de 100mm) e +-3€ a menos em cada embalagem de EPS fazem muita diferença se precisarem de muita quantidade, e compensa para quem residir na zona.
  3.  # 124

    Imcaet, com o cenário que agora nos passou, eu acho que já fez uma asneirita.
    Não se começa uma construção pelo telhado, mas o isolamento térmico/acústico sim😉, melhor ainda do exterior para o interior, ou seja é quase com encapsular a casa.
    Quanto a isolar pelo interior deve seguir-se idealmente a mesma lógica ou seja isolar os superfícies de perímetro.

    Vejamos: A sua principal intenção é conseguir melhoria no piso abaixo do sótão. Se o sótão não é utilizável, (mais uma vez de fora para dentro e de cima para baixo) isolar o piso da laje é mais eficaz do que isolar o teto, com algum material R>=5.
    Mas se também o é se o sótão é utilizável. Fazer o mesmo diretamente na estrutura do telhado e eventuais paredes perimetrais. Ou seja, estaria a encapsular o vão do telhado, beneficiando a térmica da laje e do espaço.

    O que aí tem, nem é carne nem é peixe🤨

    Na parte habitável diz que já tem isolamento pelo telhado. Faz-me espécie esse revestimento a lã de rocha de 40mm que refere pelo interior pois não se percebe como funciona o acabamento...?
    Mas assumindo que existe, é mal pensado fazer isolamento do piso. Vê-se que tem lareira e aquecimento central. A questão é: Tem nesse espaço o ambiente que considera ideal?
    Se não tem, na minha opinião deveria refazer isolamento do teto/telhado e paredes perimetrais desse espaço habitável e fazer o mesmo na parte não habitável (é aqui que falo em “asneirita”).

    Não sendo possível fazer isto em conjunto, a melhor solução continua a ser isolamento e teto falso das divisões por baixo do sótão.

    A situação mista que aí tem no sótão é tramada. Eu preferia investir no telhado e paredes perimetrais de ambas as partes do que estar a pensar soluções mistas para a laje.😏
    • lmcaet
    • 19 janeiro 2021 editado

     # 125

    Kduvidas, peço desculpa, talvez eu não tenha contextualizado bem a situação, ou eu não me expliquei da melhor forma.

    Mas se também o é se o sótão é utilizável. Fazer o mesmo diretamente na estrutura do telhado e eventuais paredes perimetrais. Ou seja, estaria a encapsular o vão do telhado, beneficiando a térmica da laje e do espaço.
    Certíssimo. Comprei a casa há dois anos e vou fazendo os trabalhos aos poucos, e isto foi o que verifiquei in loco. As duas águas furtadas não habitáveis (nos lados opostos da casa) não têm qualquer isolamento térmico, a zona habitável (a meio das duas águas furtadas) têm lã na cobertura. O acabamento (esteticamente muito mal acabado) é um estuque, parece-me gesso, mas não tenho a certeza. Na divisória vertical destas zonas coloquei como disse EPS grafite, e as paredes envolventes/perimetrais da moradia têm capoto de 4cm. Portanto a zona habitável está "encapsulada", sim.

    Se não tem, na minha opinião deveria refazer isolamento do teto/telhado e paredes perimetrais desse espaço habitável e fazer o mesmo na parte não habitável (é aqui que falo em “asneirita”).
    Esta zona "central" do sótão já tem o seu isolamento, mas conto renovar o telhado apenas talvez daqui a 10 anos(!), as telhas ainda estão aparentemente a realizarem a sua função, apesar de lascadas, pois agora temos outras obras mais urgentes para realizar no piso térreo e no anexo. E aí sim terei o cuidado de colocar isolamento em TODA a cobertura e não apenas na zona central (deixando as pontas "soltas") como o construtor fez.

    Vejamos: A sua principal intenção é conseguir melhoria no piso abaixo do sótão.
    Exatamente, tal e qual como diz.

    Se o sótão não é utilizável, (mais uma vez de fora para dentro e de cima para baixo) isolar o piso da laje é mais eficaz do que isolar o teto, com algum material R>=5.
    Sim, tenho esta perfeita noção, é esta situação que estou a tratar neste momento. Já agora, permite-me dizer que me faz confusão um valor de R tão elevado. Calculei a resistência térmica de forma "grosseira" das paredes exteriores da moradia e cheguei a um R de 1,81m2K/V. Pelo que me apercebo as lajes/coberturas são habitualmente projetadas com +30-40% do valor do que a envolvente opaca. Mesmo "esticando" para uns 50% daria um valor de R perto dos 2,7 no meu caso. Ao colocar um R tão elevado (4 ou superior) não poderei estar a potenciar possíveis futuras patologias, condensações, etc?

    O que aí tem, nem é carne nem é peixe
    Compreendo, mas espero agora ter esclarecido melhor o contexto.
    Mas desde que seja acompanhado com um bom tinto, aceito tanto a carne, como o peixe... 😉
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  4.  # 126

    O R que calculou estará possivelmente correto. A própria resistência da manta que aplicou deve rondar os 2,5, embora na interação com a laje o conjunto não atinja esse valor.
    Entretanto, veja o resultado conseguido...
    Por isso é que advogo espessuras acima de 100mm (idealmente 160mm) ou então placas de maior densidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  5.  # 127

    E em situações de tecto falso + isolamento com lã, não há necessidade de se atingir R tão alto de 4 por estarmos a colocar o isolamento "dentro" da própria divisão, correto?
    Nestas situações qual a espessura que advoga/recomenda?
    Desculpe a insistência, acho estes cálculos e raciocínios fascinantes.
    Talvez tenha errado a profissão... 😁
  6.  # 128

    Aí, salvo alguma exceção que justifique preencher “espaço” de caixa de ar que eu advogo se elimine sempre que possível ou alguma outra circunstância especial, 80 ou 100 são suficientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
    •  
      GMCQ
    • 20 janeiro 2021

     # 129

    Colocado por: lmcaetComprei a casa há dois anos e vou fazendo os trabalhos aos poucos...
    Concordam com este comentário:Kduvidas


    Tal e qual como eu... Quase 3 anos que comprei a minha casa, e neste curto espaço de tempo já renegociei o crédito habitação para algo mais vantajoso, e da avaliação feita à 3 anos em relação a esta, a casa foi valorizada em cerca de mais 20k... E apenas com pequenas melhorias. :-)
  7.  # 130

    Bom dia

    Tenho sotão em "cru", e não pretendo fazer qualquer uso a medio/longo prazo mas há urgência em isolar aquela divisão (frio de loucos).

    Começo a achar que prescindindo da utilização e de forma a ficar relativamente em conta a Lã Mineral Rolo Revestida a Papel Kraft Volcalis Easy parece me em conta e bastante funcional aplicado na lage.

    A diferença de preço entre diferentes espessuras não é significativa pelo que colocar 2 camadas de 10mm "cruzadas" será pecar por excesso o que não sera necessariamente mau!

    Pondero ainda colocar por cima XPS de 30mm apenas para auxiliar caso necessite de porventura ter acesso ao telhado mas acho que seria dispender dinheiro á toa.

    Dado que não vou fazer uso do sotão....já li que se deveria começar pelo telhado a isolar, já li que se deveria colocar na lage pelo que estou dividido!!!

    A verdade é que é facil aplicar na lage em rolo e dispensa mão de obra! Pode estar algo confuso o texto... mas estarei longe da melhor solução Preço/qualidade/resultado


    Desde já obrigado
    • nvale
    • 21 janeiro 2021 editado

     # 131

    Colocado por: Alexandre CardosoBom dia

    Tenho sotão em "cru", e não pretendo fazer qualquer uso a medio/longo prazo mas há urgência em isolar aquela divisão (frio de loucos).

    Começo a achar que prescindindo da utilização e de forma a ficar relativamente em conta a Lã Mineral Rolo Revestida a Papel Kraft Volcalis Easy parece me em conta e bastante funcional aplicado na lage.

    A diferença de preço entre diferentes espessuras não é significativa pelo que colocar 2 camadas de 10mm "cruzadas" será pecar por excesso o que não sera necessariamente mau!

    Pondero ainda colocar por cima XPS de 30mm apenas para auxiliar caso necessite de porventura ter acesso ao telhado mas acho que seria dispender dinheiro á toa.

    Dado que não vou fazer uso do sotão....já li que se deveria começar pelo telhado a isolar, já li que se deveria colocar na lage pelo que estou dividido!!!

    A verdade é que é facil aplicar na lage em rolo e dispensa mão de obra! Pode estar algo confuso o texto... mas estarei longe da melhor solução Preço/qualidade/resultado


    Desde já obrigado


    Face ao que escreveu, rápido e de resultado imediato é colocar na lage a lã... Um acesso pontual dispensa esse xps.
    Concordam com este comentário: Alexandre Cardoso
    • lmcaet
    • 21 janeiro 2021 editado

     # 132

    Colocado por: Alexandre Cardoso
    Dado que não vou fazer uso do sotão....já li que se deveria começar pelo telhado a isolar, já li que se deveria colocar na lage pelo que estou dividido!!!

    Se não for para utilizar o sótão: lã mineral com papel kraft virado para baixo, pousada sobre a laje
    Se for para utilizar esporadicamente o sótão: EPS/XPS pousado na laje, pois a lã não pode/deve ser pisada.
    Se quiser fazer do sótão mais uma divisão da casa, então aí sim, terá de pensar em isolar também o telhado.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  8.  # 133

    Desde ja obrigado. Pensei meter 2 camadas de la mineral de 10cm cada e meter o papel a ficar no meio... O de baixo com papel para cima e a camada de cima com papel para baixo... (li algures)

    Resta a pergunta se 20cm(total 2 camadas não sera demais) e se modo colação do papel esta correto (papel meio).

    Li algures que no modo rolo a do lado fica um pouco em cima da anterior.... Confirma se??
  9.  # 134

    Quanto à colocação do papel Kraft, leu algures... mas não deve ter sido aqui no FdC....😁

    1ª camada com o papel virado para baixo
    2ª camada com o papel virado para cima
    👍
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 135

    Colocado por: MalagoteMeti no meu sótão manta com papel Kraft 100m, o papel ficou para baixo.
    Ficou muito melhor.
    Ao espalhar a manta sobrepus um pouco uma sobre a outra. Disseram para fazer assim, mas não sei se é o correto
      IMG_20210112_221319.jpg




    Sobrepor ou n sobrepor??

    Muito obrigado imcaet e desculpe estar repetir perguntas
  11.  # 136

    Colocado por: Alexandre CardosoResta a pergunta se 20cm(total 2 camadas não sera demais) e se modo colação do papel esta correto (papel meio).

    localização da edificação, para meter 200mm, deve ser uma zona com inverno rigoroso...
    E vai aplicar isolamento termico no resto da envolvente da casa existente? e caixilhos novos?
  12.  # 137

    Colocado por: Pedro Barradas
    localização da edificação, para meter 200mm, deve ser uma zona com inverno rigoroso...
    E vai aplicar isolamento termico no resto da envolvente da casa existente? e caixilhos novos?


    Para já nada de caixilharia ainda...vou acrescentar Pelicula nos vidros (2do vidro) que juntamente com sótão espero que crie boa diferença pela casa. Ha várias alterações pela casa na agenda e orçamento esta ficar curto!!

    Parece me que eliminando esta perda de calor pelo telhado e reforçando um pouco o vidro torne "suportavel" o suficiente para a médio/longo prazo investir e conciliar com este pequeno investimento novas alterações.


    Como ja li algures... Como o tiririca, pior do que está nao fica!!

    A casa é Seixal...mas já no Verão transpirava 3 litros e no Inverno a humidade e o frio está impressionante!!
    5litro bagaço agora, e 30 cerveja no Verão.. Media por semana para sobreviver com tamanhas tenperaturas!! Acho que vou poupar..
  13.  # 138

    Vai gastar dinheiro em película no vidro? Não tem hipótese de meter proteções solares pelo exterior? Portadas, estores...

    Se é no Seixal não precisa de 200mm de isolamento. Aplique os 100 a 120mm.
    • lmcaet
    • 21 janeiro 2021 editado

     # 139

    Colocado por: Pedro Barradas
    localização da edificação, para meter 200mm, deve ser uma zona com inverno rigoroso...

    Um WC retangular com 4m de comprimento virados a norte, parede simples de alvenaria, e um pé direito de 3,20m (!), em que a divisão está sempre com 3ºC a menos que a restante moradia, não merecia e beneficiaria de um tecto falso com 200mm de lã? 🤔
    Localização: 30km de Coimbra em direção ao litoral
  14.  # 140

    Colocado por: lmcaeta menos que a restante moradia, não merecia e beneficiaria de um tecto falso com 200mm de lã? 🤔

    Não é preciso tanto, ainda para mais uma IS, que é espaço não climatizado, normalmente. não se esqueça de reforçar termicamente as paredes, para evitar a condensação nas mesmas... durante os banhos quentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
 
0.0338 seg. NEW