Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 13 dezembro 2020

# 221

Eu tive até há bem pouco tempo as aqs em minha casa através de um sistema termossifao com 2 painéis solares, 300l, e resistência eléctrica de apoio (sempre ligada, sem nenhum relógio).
    4 utilizadores, tudo eléctrico cá em casa, climatização através de ar condicionado.
    Nunca gastei mais de cerca de 80€
    (não tenho retorno na rede de aqs 😉)
  1.  # 222

Colocado por: SACS

Eu não "pago" a água, mas mesmo se fosse a pagar...
    Se for a fazer as contas a água desperdiça (que pode facilmente ser aproveitada) contra a electricidade gasta pela tal bomba, mais a dissipação de calor que ela acaba por fazer, mais o custo que depois se tem novamente aquecer.
    Acho que não compensa a tal bomba circulatório!

E o caso da Cristina veio dar mais força a minha teria.
    Concordam com este comentário:eu

Se forem olhar para a linha de retorno puramente como um investimento monetário não compensa mesmo.
    + Tubagem + isolamento + bomba + eletricidade (esta última é residual)
    Agora se forem olhar para a linha de retorno como um investimento na poupança do ambiente e do recurso natural mais importante à sobrevivência humana já seria diferente.
    Concordam com este comentário: zed
  2.  # 223

Eu tenho instalação de tubagens ao mesmo preço ter ou nao ter ia pagar igual, a bomba circulação tenho a gratis, a bomba de aqs de 280 l gratis , o cilindro de 100l gratis mas tenho q ser coerente no verao chegava e sobrava o cilindro de 100l.
    Nem bomba aps nem recirculação faz falta mas ja ha tenho, como vou utilizar poucas vezes por ano tenho que estudar a melhor opção para o meu caso.
  3.  # 224

Colocado por: SACS

Eu não "pago" a água, mas mesmo se fosse a pagar...
    Se for a fazer as contas a água desperdiça (que pode facilmente ser aproveitada) contra a electricidade gasta pela tal bomba, mais a dissipação de calor que ela acaba por fazer, mais o custo que depois se tem novamente aquecer.
    Acho que não compensa a tal bomba circulatório!

E o caso da Cristina veio dar mais força a minha teria.
    Concordam com este comentário:eu

na verdade , nem foi algo requisitado por nós aquando o orçamento e construção, apenas estava contemplada a colocação de painéis solares e deixar aquilo em funcionamento, se tem extras que habitualmente não são colocadas, isso já foi coisa do construtor 🙄🙄🤔🤔
    tanto que só agora fiquei a saber exatamente o k é e para que serve bomba circulação..... ( para ajudar a rebentar €€ 🙄)
    ontem tomei banho com aquilo desligado e não notei assim tanto desperdício de água fria a correr.
  4.  # 225

Colocado por: VCACEu tive até há bem pouco tempo as aqs em minha casa através de um sistema termossifao com 2 painéis solares, 300l, e resistência eléctrica de apoio (sempre ligada, sem nenhum relógio).
    4 utilizadores, tudo eléctrico cá em casa, climatização através de ar condicionado.

sério??? será mesmo o gasto à conta da bomba de circulação/retorno de águas ao depósito??? 🤔🤔.... a média desde que aqui estamos, desde Junho, tem sido 180€.... este mês chegou aos 250 com acertos ba fatura 😬😬😬
    claro que foi o sinal mais que evidente que algo não poderia estar bem
    oxalá seja de facto da bomba e eu tenha encontrado o suspeito do crime...
  5.  # 226

Colocado por: rjmpires
    Posso-te dar o meu exemplo, são cerca de 20 metros de tubagem até ao ponto de água quente mais distante de minha casa, demora cerca de 90segundos para ter lá água quente, o que me dá cerca de 11litros de água.
    Concordam com este comentário:jorgand
    eu fiz o ensaio no verao e cheguei logo a essa conclusão, agora se poder faço a mesma experiência e dai tomar a decisão final.
  6.  # 227

Colocado por: cristinacardoso

sério??? será mesmo o gasto à conta da bomba de circulação/retorno de águas ao depósito??? 🤔🤔.... a média desde que aqui estamos, desde Junho, tem sido 180€.... este mês chegou aos 250 com acertos ba fatura 😬😬😬
    pode ser que tenha q investigar mais um pouco, tampouco a bomba pode ser o problema dessas contas.
    Concordam com este comentário: VCAC
  7.  # 228

Colocado por: jorgandEu tenho instalação de tubagens ao mesmo preço ter ou nao ter ia pagar igual, a bomba circulação tenho a gratis, a bomba de aqs de 280 l gratis , o cilindro de 100l gratis mas tenho q ser coerente no verao chegava e sobrava o cilindro de 100l.
    Nem bomba aps nem recirculação faz falta mas ja ha tenho, como vou utilizar poucas vezes por ano tenho que estudar a melhor opção para o meu caso.

Colocado por: jorgandeu fiz o ensaio no verao e cheguei logo a essa conclusão, agora se poder faço a mesma experiência e dai tomar a decisão final.

Se tem tudo de borla é só instalar e arranjar um controlo para ligar/desligar apenas quando necessário.
    Para mim era um no brainer.
  8.  # 229

O problema nao é o consumo daa bomba. O problema é o consumo da resistência originado pela quebra de temperatura no deposito que a bomba implica.
    Se tivesse um esquentador a gas para aqs em complemento dos painéis ao inves da resistencia ainda poupava mais.
    Concordam com este comentário: mica, eu
  9.  # 230

Colocado por: jorgandpode ser que tenha q investigar mais um pouco, tampouco a bomba pode ser o problema dessas contas.

O problema não é o consumo energético da bomba, mas sim o desperdício energético que esta promove no arrefecimento da agua do termoacomulador, que por sua vez tem de compensar com uma resistência elétrica.
    Se fosse só o consumo da bomba circuladora a Cristina nem notava na fatura.
    Concordam com este comentário: mica, jorgand, eu
  10.  # 231

Se forem olhar para a linha de retorno puramente como um investimento monetário não compensa mesmo.
    + Tubagem + isolamento + bomba + eletricidade (esta última é residual)
    Agora se forem olhar para a linha de retorno como um investimento na poupança do ambiente e do recurso natural mais importante à sobrevivência humana já seria diferente.

esse foi um dos factores que me convenceu qd ele explicou por alto para que servia.... ou seja evitar desperdício de água aquando do banho por. mas claro, essa água pode perfeitamente ser aproveitada e usar , ainda por cima tenho mto terreno onde a gastar ( mesmo tendo furo , odeio desperdício de água) . .. mas tb estou a odiar este consumo energético se esse for o verdadeiro culpado. vou manter aquilo desligado o resto do mês e verificar se houve redução de custos, oxalá que sim , senão..... terei de pensar em solução alternativa para aquecer água nos dias sem sol .... alguém por aí tem alternativa em uso para os dias sem sol?? e tenham painéis instalados??
    Concordam com este comentário: rjmpires
  11.  # 232

O problema não é o consumo energético da bomba, mas sim o desperdício energético que esta promove no arrefecimento da agua do termoacomulador, que por sua vez tem de compensar com uma resistência elétrica.
    Se fosse só o consumo da bomba circuladora a Cristina nem notava na fatura.
    Concordam com este comentário:mica

pois... deve ser isso . não o custo em si da bomba a funcionar, mas o custo que eka promove ao fazer a água estar 24h em circulação
    ( digo eu que não entendo nepia do assunto) 😬🤔🙄
  12.  # 233

Todas as coisas que tem a mais, para além dos painéis e do termoacomulador são extra e a bomba circuladora até pode ser considerado um luxo.

um luxo que eu não pedi de todo....no caderno de encargos estava contemplado a colocação de painéis. esse deve ser de facto um luxo que não pedimos.
    • SACS
    • 13 dezembro 2020

# 234

Colocado por: cristinacardosoalguém por aí tem alternativa em uso para os dias sem sol?? e tenham painéis instalados??

Pelo menos eu e o ZED.
    Eu já expliquei atrás os meus consumos, no máximo 18€
  13.  # 235

esse foi um dos factores que me convenceu qd ele explicou por alto para que servia.... ou seja evitar desperdício de água aquando do banho por. mas claro, essa água pode perfeitamente ser aproveitada e usar , ainda por cima tenho mto terreno onde a gastar ( mesmo tendo furo , odeio desperdício de água) . .. mas tb estou a odiar este consumo energético se esse for o verdadeiro culpado. vou manter aquilo desligado o resto do mês e verificar se houve redução de custos, oxalá que sim , senão..... terei de pensar em solução alternativa para aquecer água nos dias sem sol .... alguém por aí tem alternativa em uso para os dias sem sol?? e tenham painéis instalados??
    Concordam com este comentário:rjmpires

Imagine a Cristina a tentar manter-se quente junto de um aquecedor e tem o seu marido com a janela aberta e a ventoinha ligada, basicamente é o que acontece ao seu termoacomulador com a bomba circuladora a trabalhar 😂
    A Cristina vai ficar quente na mesma, mas o aquecedor nunca desliga o termoestato.
  14.  # 236

Colocado por: VCACEu tive até há bem pouco tempo as aqs em minha casa através de um sistema termossifao com 2 painéis solares, 300l, e resistência eléctrica de apoio (sempre ligada, sem nenhum relógio).

disse que teve ,.... entretanto mudou de equipamento para aquecer águas??
    • VCAC
    • 13 dezembro 2020 editado

# 237

disse que teve ,.... entretanto mudou de equipamento para aquecer águas??

Entretanto tive um tempinho para tratar do contrato de abastecimento de gás e pus o esquentador a funcionar como apoio.

O sistema previsto sempre foi termossifao com apoio do esquentador... Mas o tempo foi passando e só agora é que finalmente consegui arranjar tempo para tratar do gás.

Até aqui temos vindo a desenrascar com a resistência eléctrica, mas já a desliguei 😉
    Concordam com este comentário: mica
  15.  # 238

Colocado por: VCAC

Entretanto tive um tempinho para tratar do contrato de abastecimento de gás e pus o esquentador a funcionar como apoio.

O sistema previsto sempre foi termossifao com apoio do esquentador... Mas o tempo foi passando e só agora é que finalmente consegui arranjar tempo para tratar do gás.

Até aqui temos vindo a desenrascar com a resistência eléctrica, mas já a desliguei 😉

ok..eu tenho instalação de gás...mas não coloquei esquentador em nenhum lado 🤔🤔
    nem deixei preparado um espaço... teria de ver como poderia colocar um pois precisa de saída de gases 🤔
  16.  # 239

alô People.... desculpem mais uma perguntinha qye deve ser básica para vocês ...mas aqui a lerda agora" perdeu-se
    tenho a resistência desligada desde manhã pk agora só vai haver banhos mais logo...
    neste momento o termostato do depósito marca 30°
      20201214_133020.jpg
  17.  # 240

Sim, e então?

0.0536 seg. NEW