Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: eu

Sim, existem alguns ganhos, mas não são assim tão relevantes como se pensa e passo a explicar.

Estes depósitos verticais fazem uma coisa chamada estratificação: a resistência elétrica aquece apenas a parte de cima da água e a serpentina dos painéis aquece na parte de baixo do depósito.

Eu tenho um depósito igual a este e quando usava a resistência, lembro-me de ter a água em cima a 65 graus e em baixo(junto à serpentina) a 30 graus.

Desta forma, ter a resistência sempre ligada pouco afetará o desempenho do circuito solar.
    Concordam com este comentário:rjmpires

Estou de acordo com o eu, nos dias de inverno os ganhos solares a existirem são poucos.. cada caso é um caso e quanto maior for o volume do termoacomulador mais energia será necessária para aquecer.
    Como dizia o outro.. é uma questão de fazer as contas 😛
    • SACS
    • 15 dezembro 2020

# 262

Para quem defende a resistência ligada 24h...
    Hoje de manhã tinha o termoaculador a 24º, ainda á pouco já ia a 38º.
    Os banhos são ao final do dia por isso justifica ligar só ao final do dia antes uma hora dos banhos!
    Convém referir que para o inverno tenho somente aquecer um termoaculador de 150litros!
    Concordam com este comentário: zed
  2.  # 263

E eu que fui andar de bicicleta e queria tomar banho às 12h?
    Água fria pois 😛
    • SACS
    • 15 dezembro 2020

# 264

Colocado por: rjmpiresE eu que fui andar de bicicleta e queria tomar banho às 12h?
    Água fria pois 😛

Mas tu, técnico dos shellys tinhas obrigação d ter isso a ligar sozinho e
  3.  # 265

Colocado por: SACSPara quem defende a resistência ligada 24h...
    Os banhos são ao final do dia por isso justifica ligar só ao final do dia antes uma hora dos banhos!
    Convém referir que para o inverno tenho somente aquecer um termoaculador de 150litros!

curioso ... estava à pouco a comentar com o meu marido exatamente esse detalhe ( e a tentar demonstrar mais uma vez que não tinha cabimento aquilo estar ligado 24h)
    desliguei o meu ontem pelas 22h e está desligado até ao momento, só deverei ligar lá pelas 17h pk meu filho vem do treino e vai tomar banho)
    de manhã marcava algures uns 23°.. o solar está a marcar 38° e o mostrador do depósito marca ligeiramente acima dos 30.... mesmo que não aqueça mto mais, a resistência qd a ligar logo, só vai precisar de completar esta diferença para a temperatura que regulei... em vez de estar neste 3xato momento a gastar energia mesmo tendo sol, para manter aquilo nos 50/60° .. .. estou certa ??? 🙄🙄
    com a vossa ajuda sinto-me como se tivesse descoberto o caminho pra Índia 😅😅😅
  4.  # 266

Colocado por: rjmpiresE eu que fui andar de bicicleta e queria tomar banho às 12h?
    Água fria pois 😛

homem que é homem toma banho de água fria....já o dizia o meu avô lá no norte "carago" .... 😂😂
  5.  # 267

Colocado por: cristinacardoso

homem que é homem toma banho de água fria....já o dizia o meu avô lá no norte "carago" .... 😂😂

Só no verão e é no mar 😛
  6.  # 268

Colocado por: rjmpires
    Só no verão e é no mar 😛

😅😅😅😅😅🏊‍♂️🏊‍♂️🏊‍♂️🏊‍♂️
  7.  # 269

Colocado por: cristinacardoso

curioso ... estava à pouco a comentar com o meu marido exatamente esse detalhe ( e a tentar demonstrar mais uma vez que não tinha cabimento aquilo estar ligado 24h)
    desliguei o meu ontem pelas 22h e está desligado até ao momento, só deverei ligar lá pelas 17h pk meu filho vem do treino e vai tomar banho)
    de manhã marcava algures uns 23°.. o solar está a marcar 38° e o mostrador do depósito marca ligeiramente acima dos 30.... mesmo que não aqueça mto mais, a resistência qd a ligar logo, só vai precisar de completar esta diferença para a temperatura que regulei... em vez de estar neste 3xato momento a gastar energia mesmo tendo sol, para manter aquilo nos 50/60° .. .. estou certa ??? 🙄🙄
    com a vossa ajuda sinto-me como se tivesse descoberto o caminho pra Índia 😅😅😅

Está certa, resta saber se a poupança sobrepõe o gasto.
    Elevar 5 graus consome menos energia que elevar 20.. mas isso são contas muito difíceis de fazer, o que interessa é que seja uma coisa prática e que funcione no seu caso. Como viu, no meu caso não funciona.
    • SACS
    • 15 dezembro 2020

# 270

Colocado por: rjmpiresno meu caso não funciona

Porque não?
    Quando saíste para andar de bicicleta sabias que ao chegar querias tomar banho, deixavas aquecer! 😉

Cada um tem d saber o que é melhor para si e ajustar as coisas dessa forma.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 271

Colocado por: SACSQuando saíste para andar de bicicleta sabias que ao chegar querias tomar banho, deixavas aquecer! 😉

Ele fez de propósito, a agua fria faz bem aos músculos.
  9.  # 272

Colocado por: SACS

Porque não?
    Quando saíste para andar de bicicleta sabias que ao chegar querias tomar banho, deixavas aquecer! 😉

Cada um tem d saber o que é melhor para si e ajustar as coisas dessa forma.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Imagina que ficava cheio de vontade a meio da volta e só voltava às 14h, ou que tinha um furo no c* de judas 😂
    Lá ficava a água a aquecer.

Colocado por: Pedro Barradas

Ele fez de propósito, a agua fria faz bem aos músculos.

Mal cheguei joguei-me para a "piscina" de gelo
    • SACS
    • 15 dezembro 2020

# 273

Colocado por: rjmpiresLá ficava a água a aquecer

Não ficava não, chegando a temperatura programada deixava de aquecer.
    Agora se voltasse a mais cedo que o previsto... Podias ter a água ainda morna.

E ainda existem outras contas a fazer aqui pelo meio!
    • eu
    • 15 dezembro 2020 editado

# 274

Colocado por: SACSPara quem defende a resistência ligada 24h...

Você leu o que eu escrevi sobre a estratificação?

Com a resistência ligada, também iria ter na mesma a contribuição solar, pois a zona de baixo (onde está a serpentina) não é aquecida pela resistência.

Um depósito vertical é como se fossem dois depósitos independentes, um aquecido pela resistência e o outro aquecido pela serpentina dos paineis.
  10.  # 275

E esses famosos Shelly's não dão para fazer o override através do telemóvel, para estas situações?
  11.  # 276

Colocado por: CaravelleE esses famosos Shelly's não dão para fazer o override através do telemóvel, para estas situações?

O termoestato é que manda, pode é remover o termoestato e colocar um shelly com sonda de temperatura a comandar a resistência, isso sim vale o €, e não aqueles relógios temporizadores
  12.  # 277

Já estou a imaginar a Cristina a chegar ao pé do marido..
    "Viste como eu tinha razão, ligar a resistência duas horas antes do banho chega" 😂😂😂
      Screenshot_20201215_181525_com.google.android.youtube_1.jpg
    • SACS
    • 15 dezembro 2020

# 278

Colocado por: rjmpirescolocar um shelly com sonda de temperatura a comandar a resistência, isso sim vale o €

Vai dar quase ao mesmo, mas...
    Eu tenho relógio, mas já estou a espera da sonda.
  13.  # 279

Colocado por: rjmpiresJá estou a imaginar a Cristina a chegar ao pé do marido..
    "Viste como eu tinha razão, ligar a resistência duas horas antes do banho chega" 😂😂😂
      Screenshot_20201215_181525_com.google.android.youtube_1.jpg

já me começou a dar razão. mas hj ficámos a saber que os painéis nem sequer estariam a funcionar ...
    este mostrador ( não sei se de pressão?? foto anexa)
    estava a zero.... logo... água não estará a ser aquecida pelos painéis tv há uns 2/3 meses ( ou mais...)
    isto pk segundo o técnico que veio cá, deveu se à perda de um líquido ( verde) que aquilo teve há uns meses logo após termos mudado para cá...
    mas ele a insistir cmg que estava td bem , e que não se passava nada de errado .
    aliás, acredito que ainda Haverá mais alguma coisa a funcionar mal.... pk hj aquilo esteve a aquecer e qd chegou aos +-52° , eu desliguei, e passados cerca 30/40m já tinha perdido 10° ... e ele a insistir cmg que isso não podia ser.... desconfio que ele saiba o que pode ser mas não disse nada, e amanhã qd vier meter o tal liquido que falta , irá ver essa questão da perda rápida de temperatura....
      Screenshot_20201216-230057_Gallery.jpg
    • SACS
    • 17 dezembro 2020

# 280

Colocado por: cristinacardosojá me começou a dar razão

💪💪

0.0463 seg. NEW