Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: SrRIsso deve estar a trabalhar por termosifao, tire umas fotos as tubagens do painel solar e do controlador a mostrar a temperatura nos paineis as 10h da noite por exemplo

o que é isso de termossifao?
  2.  # 2

Colocado por: ruicarlov

Aqui tenho apenas um painel solar, com a agravante que nesta altura do ano apanha sombra de um prédio ao lado durante toda a manhã, apanhando apenas algum sol da parte da tarde, que também não é nada por aí além pois prédios a poente também me tiram o sol mais tardio. Não tenho sensor de temperatura, mas quando não tenho água quente basta ligar 1h-1h30 a resistência durante a noite. Normalmente programo para as 6h. Dá para duas pessoas tomarem banho.

eu tenho 2 painéis, depósito de 300l. e não apanho qq sombra.... e reparei que nos dias mais ensolarados a temperatura marcada no painel não passa muito acima dos 50° ( infelizmente não vi no verão que temperaturas atingia)
  3.  # 3

n4ste momento está assim.
    hoje esteve sol durante a manhã até pelas 14h qd começou a encobrir,
      20201227_171525.jpg
      20201227_171710.jpg
  4.  # 4

temperatura marcada no painel do solar
      20201227_171505.jpg
      20201227_171509.jpg
  5.  # 5

Cristina faça o seguinte, quando utilizar a água quente pela ultima vez hoje vá consultar as temperaturas todas, painel, termoacomulador, circuito de ida e circuito de vinda do líquido dos painéis, aponte tudo num papel e de manhã quando se levantar faça o mesmo e registe tudo.
  6.  # 6

Consegue perceber qual a temperatura ao nível da resistência mexendo no termoestato até dar o "estalinho"!?
  7.  # 7

Colocado por: rjmpiresConsegue perceber qual a temperatura ao nível da resistência mexendo no termoestato até dar o "estalinho"!?

não percebi 🙄🙄🙄
    temos o termostato regulado um pouco acima dos 55°
      20201227_124156.jpg
  8.  # 8

Colocado por: cristinacardoso

não percebi 🙄🙄🙄
    temos o termostato regulado um pouco acima dos 55°
      20201227_124156.jpg

Já não me lembrava que tinha aí outro termómetro no termoacomulador.
    Portanto tem 38 graus a meio e 25 no fundo.
    • SrR
    • 27 dezembro 2020

# 9

Existe um diferencial no grupo do solar, nao muito é certo mas deve ser mais obvio quando o depósito esta mais quente. Faça o seguinte, mais logo com a resistência ligado à algum tempo, e sem ninguem ter usado agua quente durante uma hora, coloque a mao nos tubos que saem pelo depósito em cima e veja se há algum mais quente, se algum afastado do depósito esta quente, isto partindo do princípio que o problema esta no sistema de aqs
    • SrR
    • 27 dezembro 2020

# 10

E ver em k parâmetros essa bomba das aqs esta a trabalhar
  9.  # 11

Colocado por: SrRExiste um diferencial no grupo do solar, nao muito é certo mas deve ser mais obvio quando o depósito esta mais quente. Faça o seguinte, mais logo com a resistência ligado à algum tempo, e sem ninguem ter usado agua quente durante uma hora, coloque a mao nos tubos que saem pelo depósito em cima e veja se há algum mais quente, se algum afastado do depósito esta quente, isto partindo do princípio que o problema esta no sistema de aqs

ok.
    isto estava programado para ligar da 1h às 7h.
    mas posso ligar agora 1h ou 2 para testar....
    mas esse tubo que refere é mesmo sem estar ng a usar água quente entretanto certo?
    qualquer um destes tubos ....
      20201227_183038.jpg
  10.  # 12

Colocado por: SrRExiste um diferencial no grupo do solar, nao muito é certo mas deve ser mais obvio quando o depósito esta mais quente. Faça o seguinte, mais logo com a resistência ligado à algum tempo, e sem ninguem ter usado agua quente durante uma hora, coloque a mao nos tubos que saem pelo depósito em cima e veja se há algum mais quente, se algum afastado do depósito esta quente, isto partindo do princípio que o problema esta no sistema de aqs

neste momento, os pontos que assinei a vermelho está ligeiramente quente, os pontos a azul estão frios
      20201227_185548.jpg
    • SrR
    • 27 dezembro 2020

# 13

A recirculadora estava a trabalhar da 1h ate as 7h? Ou seja 6h em contínuo?
  11.  # 14

Colocado por: SrRA recirculadora estava a trabalhar da 1h ate as 7h? Ou seja 6h em contínuo?

Penso que não a voltou a ligar
    • SACS
    • 27 dezembro 2020

# 15

Esteja atento a este.
    Eu tenho uma ligeira ideia que o mais provável tendo em conta talvez distância do painel quando a centralina do solar activa a bomba e depois para deve ficar com glicol frio na serpentina.
    Por isso tem uma queda tão grande de temperatura, assim como Knd tinha a resistência ligada 24/24h dia fazia com que arrrfecesse tanto a temperatura e por consequência ligava a mesma!
    Por mais esse motivo não sou adepto da resistência sempre ligada!
      IMG_20201227_192627.jpg
    • SrR
    • 27 dezembro 2020

# 16

Colocado por: SACSEsteja atento a este.
    Eu tenho uma ligeira ideia que o mais provável tendo em conta talvez distância do painel quando a centralina do solar activa a bomba e depois para deve ficar com glicol frio na serpentina.
    Por isso tem uma queda tão grande de temperatura, assim como Knd tinha a resistência ligada 24/24h dia fazia com que arrrfecesse tanto a temperatura e por consequência ligava a mesma!
    Por mais esse motivo não sou adepto da resistência sempre ligada!
      IMG_20201227_192627.jpg
    nada disso
  12.  # 17

Colocado por: SrRnada disso
    sai mais uma circulação em termosifão pra mesa do fundo sff.
    Concordam com este comentário: SrR, manelvc
  13.  # 18

Colocado por: manelvcveja se isso não está a fazer termosifão do deposito para os paineis

👌
  14.  # 19

Colocado por: manelvc
    👌
    não é para os paneis é mesmo para a tubagem de agua quente e fria.
  15.  # 20

Por aquele cano que sai mesmo pelo topo certo? Para testar é fechar aqueles passadores e não usar a água durante algum tempo?

0.0703 seg. NEW