Iniciar sessão ou registar-se
    • lmop
    • 9 dezembro 2020

     # 1

    Colocado por: SACS
    Ovelhas, 🐐🐐🐐
    Um amigo meu sugeriu uma cabra. Disse ele que elas comem tudos (silvas inclusivè) e ao fim de algum tempo come-se o animal, e põe-se um mais novo no lugar dele a crescer, e eu tinha sempre tudo limpinho. Bom, eu ri-me e deixei-o falar... Não vamos por aí, como é obvio...
    • lmop
    • 9 dezembro 2020

     # 2

    e um disparate pegado.

    Não é preciso ofender ninguém. Eu não o ofendi... Eu tenho as minhas ideias e você as suas que eu já li espalhadas por este fórum afora. Algumas das suas ideias eu não concordei e não fui lá chamar-lhe de disparatado, pois não? Respeito é uma coisa que apreciamos muito na minha terra...

    não preicsa de nada, nem agusa, bastra aparar de auando em vez. boniot, batrato e de pouca manutenção

    O que é que quis dizer ao certo?
    Não percebi mesmo...
    Sem segundas intenções...
    O que é "agusa"?
    Obrigado.
  1.  # 3

    suponho que, quase certo, deve ser isto:
    Não precisa de nada, nem água, basta aparar de quando em vez. Bonito, barato e de pouca manutenção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RMPG
    • 10 dezembro 2020

     # 4

    Voltando um pouco atrás... Há aqui alguém de deixa o resto...???? Sem queres desviar o assunto do tópico mas uma das passagem mais engraçadas que tenho é sobre essa localidade... À uns 12 anos atrás trabalhei durante uns meses num armazém de uma transportadora . No meu primeiro dia de trabalho tinha que organizar as mercadorias dos diferentes motoristas por voltas e localidades.. Um deles fazia Santiago, Sines etc... Diz-me ele olha vou estacionar a carrinha ja tenho as guias da mercadorias e vais carregando.. Metes primeiro X y z e foi dizendo o nome de várias terras e disse e deixa o resto.. E eu OK.. Combinado.. Ele foi embora eu todo contente lá carreguei a mercadoria e lá deixei uma quantidade de caixas no armazém.. No dia seguinte já a meio do dia liga o homem para o armazém... Epa olha lá então as caixas do cliente xpto? É eu epa n sei mas já vejo.. Fui ver na plataforma disse olha tens as guias em distribuição.. E ele pois isso sei eu.. Mas as caixas não estão na carrinha.... E eu.. Epa espera ai então já vou ali ao armazém.. Fui la ver e lá estavam as ditas caixas e dizia por cima um papel com o nome Deixa O Resto... Tal como dizia para todas as outras localidades... Sines Santiago.. Etc etc etc... O que me parti a rir... E o cliente aflito que precisava da mercadoria..... Falhas de principiante.. Nunca tinha ouvido falar de tal terra.. Peço desculpa pelo desvio no tema.. 😁😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, m.aur.eira, rjmpires
  2.  # 5

    :))
  3.  # 6

    Deixa-o-Resto sempre a baralhar a malta 😁
  4.  # 7

    Colocado por: lmopSim, claro! Mas passemos essa parte à frente... Estamos a debruçar-nos muito sobre o tema dos arquitectos e engenheiros...
    Mas se calhar seria uma boa ajuda para não voltar a construir um anexo de 43m2 “onde só cabe um carro e mal”...
    Sabe que até para fazer mal é preciso saber, ou o resultado pode sair ainda pior😇
    • lmop
    • 10 dezembro 2020

     # 8

    Mas se calhar seria uma boa ajuda para não voltar a construir um anexo de 43m2 “onde só cabe um carro e mal”...
    Sabe que até para fazer mal é preciso saber, ou o resultado pode sair ainda pior😇
    Sim, penso que inevitávelmente irei ter de recorrer aos serviços de um. Espero que corra bem desta vez...
    Tem razão, pode correr ainda pior...
    O meu receio é a sustentação da laje da garagem!
    Tenho medo que o empreiteiro/construtor civil não faça isso como deve ser, e depois, bora lá a gastar mais dinheiro para fazer direito.
    Quanto a muros e pavimentos acho que me safo, mas a sustentação da laje da garagem...
    Obrigado pelo seu comentário.
  5.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasIsso é com o zimbro da costa vicentina e outros botânicos ;)
    qualquer zimbro (juniper) serve
  6.  # 10

    estive a ler tudo. :) a história do RMPG fez-me rir!!
    a ideia da ovelha ou da cabrita é o que me parece mais lógico. não sei se não vai por aí por não querer o animal, ou por não o querer matar...
    a minha dúvida é o que é para si usufruir do terreno? ao definir isso será mais fácil encontrar uma solução.
    mas se vai contratar arquitecto/a para a garagem, também já pode perguntar pela quota de impermeabilização e por outras sugestões.

    se quer livrar-se das naturezas que tem agora, mande lavrar o terreno bem fundo e arar. compre (ou peça emprestado se conhecer quem tenha) um plástico bem grande, preto e grosso, e cubra o terreno arado por cerca de duas ou três semanas. todas as raízes vão murchar. troque o plástico de local até ter tudo murcho. só que depois, fica tudo em terra!! e eventualmente chegarão outras sementes pelo vento ou pela caca de um passarinho e boom, outra vez!
    eu sei que não quer relva, mas era uma óptima ideia que assim que tirasse o plástico de um sítio, espalhasse uma sementes de uma relva resistente a outras espécies e que não precise de muita manutenção. ou então uma relva que a cabrita goste! ;)

    não se esqueça de pedir ao/à arquitecto/a para projectar os aposentos para a cabrita também! lol
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

     # 11

    Colocado por: m.aur.eiraa minha dúvida é o que é para si usufruir do terreno?

    Usufruir do espaço para mim, é poder colocar uma piscina insuflavel no verão, cá fora, sair da piscina e não sujar os pés todos de terra... Daí eu querer pavimentar tudo!
    Usufruir do espaço é poder colocar uma mesa cá fora, chamar uns amigos e os filhos e por muito que eles corram e brinquem não se encham todos de terra, colocar um baloiço para a minha a filha de 7 anos poder brincar... Se o espaço ficar em terra ou em relva, os meninos chegam a casa todos sujos e as senhoras vão resmungar com a vida porque tem de tirar o lixo das unhas dos meninos ;) Por alguma razão é que as escolas hoje em dia (pelo menos aqui à minha volta) são todas pavimentadas (uns espaços alcatroados, outros cimentados). Espaços não pavimentados só os jardins...
    Usufruir do espaço é poder colocar uma churrasqueira exterior... Vou colocar isso em cima de terra ou de relva?
    Usufruir do espaço é poder correr (eventualmente comprar uma passadeira de corrida) sem ter de fazer uma corrida de "corta mato", ou se eu puser a máquina/passadeira cá fora não a encher de terra ou de relva, até porque vai avariar com esses detritos...
    Para mim isso é usufruir do espaço...
    Já disseram aqui no fórum que pavimentar tudo é um disparate, mas são opiniões...
    O que eu pretendo fazer no espaço que está em terra e ervas neste momento é tudo aquilo que eu disse acima.

    Mas apreciei a sua sugestão de lavrar o terreno, arar e colocar plastico.
    Pode ser uma solução temporária...
    Obrigado por isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  7.  # 12

    Colocado por: lmopPor alguma razão é que as escolas hoje em dia (pelo menos aqui à minha volta) são todas pavimentadas (uns espaços alcatroados, outros cimentados). Espaços não pavimentados só os jardins...


    Pois é... Mas é errado e é anti natural. E anti desenvolvimento motor, sensitivo e imunológico das crianças.

    É um problema actual, que está identificado. Para alterar...

    Estou a falar do que sei e não do que vejo. Já tenho algumas escolas e jardins de infância no currículo. Essas história de não ter espaços naturais é uma guerra.

    Isto para lhe dizer que. Está errado.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira, CMartin
  8.  # 13

    Depois quando chovem 3 pingas há inundações em todo lado.. pudera! A água não tem onde se enfiar.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  9.  # 14

    Percebo bem o dilema do Imop que tem 750m2 e não tem a mínima apetência para os cuidar em termos de natureza.
    Contudo e percebendo também o seu conceito de usufruir do espaço, acho que o que está a faltar aqui é ponderação e flexibilidade. Ou seja.
    Nessa área, é perfeitamente compatível ter o melhor de 2 mundos. Intervir paisagisticamente no local conjugando acessos pedonais, para viaturas, zona de fruição desportiva lúdica etc... e o canto das flores e ervas aromáticas, uma ou outra fruteira...
    Que Não são situações tão trabalhosas de tratar.

    É apenas uma sugestão 😏
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  10.  # 15

    Colocado por: lmopPara mim isso é usufruir do espaço...
    Já disseram aqui no fórum que pavimentar tudo é um disparate, mas são opiniões...
    O que eu pretendo fazer no espaço que está em terra e ervas neste momento é tudo aquilo que eu disse acima


    Não se trata de ser um disparate ou não. Existem leis também.

    Em Famalicão, penso que não pode/deve impermeabilizar mais que 60% do terreno.
    Procure no Regulamento do seu PDM, creio que é o artigo 55º ou lá perto. Ou no RMUE...

    Não se trata só do que você deseja fazer, há normas a cumprir, e elas existem por alguma razão lógica, não é só porque sim.
    Se estão bem ou mal, isso é outra conversa.

    Ah, e deixar o terreno permeável não significa deixar em terreno natural à espera que cresçam ervas, há muitos modos de "pavimentar" deixando a permeabilidade do solo.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira, ADROatelier
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

     # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pois é... Mas é errado e é anti natural. E anti desenvolvimento motor, sensitivo e imunológico das crianças.

    É um problema actual, que está identificado. Para alterar...

    Estou a falar do que sei e não do que vejo. Já tenho algumas escolas e jardins de infância no currículo. Essas história de não ter espaços naturais é uma guerra.

    Isto para lhe dizer que. Está errado.

    Pois, mas se as escolas pavimentam e não deixam espaços naturais, isso é uma guerra das escolas e não minha.
    Agora, os motivos que levam os responsáveis das escolas a optar por pavimentar, se calhar são os mesmos motivos que os meus, e são aqueles motivos que enunciei acima.
    Por falar em errado, anti-natural (e como se depreende daquilo que escreveu, coisas que fazem mal à saude), passo a contar uma história que me aconteceu a mim e que me leva também a pretender fazer aquilo que quero:
    Aqui há +/- 3 anos atrás, eu estacionava o carro sempre no mesmo sitio, a céu aberto (uma vez que no anexo que tenho cabe um carro e mal), na zona cimentada junto ao anexo, antes de começar o terreno que está em terra e ervas.
    Um dia, em setembro/outubro, o carro começou a fazer barulho sempre que ligava o ar condicionado do carro(pareciam ventoinhas a bater em folhas).
    No fim de semana fomos sair no meu carro, a minha esposa ouviu aquilo e disse-me que eu devia ir com o carro ao mecânico, mas como o ar condicionado funcionava pois fazia calor ou frio conforme aquilo que eu ordenava, apesar de dar uma mensagem de erro eu deixei andar.
    Passado umas 2 semanas após esse episodio, ao chegar a casa do trabalho, estaciono o carro no sitio do costume, e reparo que no tapete do lado do passageiro estavam umas coisas cor de rosa no chão.
    Pensei eu: foi alguma coisa que a minha esposa deixou cair ali no fim de semana e no mesmo segundo reparo que as coisas cor de rosa mexeram-se...
    Fui ver o que era: eram ratos recém-nascidos, que tinham caido por uma saida do ar condicionado que tem por debaixo do porta-luvas.
    Deitei os animais ao lixo, contei o sucedido à minha esposa que me disse que enquanto eu não fizesse uma desinfecção ao carro não voltava a andar mais ali.
    Levei o carro ao mecánico e paguei bem para ele tirar, limpar e voltar a por no sitio (ele descobriu mais 2 ratitos enquanto limpava).
    De lá para cá, após o mês de agosto até comecarem as geadas de janeiro, nunca estaciono o carro no mesmo sitio, uma vezes fica à frente da casa umas vezes a trás, e nunca em dias consecutivos...
    Tem corrido bem, e felizmente não voltou a acontecer.
    Por isso é que eu preciso de uma garagem, para poder por armadilhas junto às portas e janelas, para limpar essa bicharada.
    Por armadilhas agora, é contraproducente, pois os animais passam por qualquer lado.
    No outro carro nunca aconteceu, pois temos gato e fazemo-lo dormir no anexo, todas as noite.

    Posto isto, pergunto:
    O que faz mais mal à saúde: não querer deixar tudo em terra e erva e consequentemente as pessoas não "ganharem" sistema imonológico?
    Ou deixar tudo em terra e erva e quando dou por isso, as pessoas que estão dentro do carro estão a respirar pêlos de ratos e outros poeiras?

    O que é que é mais errado?
    Cumprimentos.
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

     # 17

    Colocado por: rjmpiresDepois quando chovem 3 pingas há inundações em todo lado.. pudera! A água não tem onde se enfiar.
    Concordam com este comentário:m.aur.eira

    Concordo consigo.
    Por isso é que no meu tópico inicial eu começei por dizer que não queria "palmo de terra à vista", mas uma das perguntas que faço, é quais as soluções que há para que eu consiga fazer isso respondendo à % de permeabilidade que me é exigivel legalmente.
    Obrigado.
  11.  # 18

    o que é mais errado são pessoas cujo perfil indica que deviam morar em apartamento estarem a ocupar um espaço que faria outras pessoas, animais e plantas felizes.
    Concordam com este comentário: Leao91
  12.  # 19

    Imop

    leia com atenção os post , eu já lhe dei indicação de pelo menos dois produtos para fazer o que quer.
  13.  # 20

    Colocado por: lmop
    Concordo consigo.
    Por isso é que no meu tópico inicial eu começei por dizer que não queria "palmo de terra à vista", mas uma das perguntas que faço, é quais as soluções que há para que eu consiga fazer isso respondendo à % de permeabilidade que me é exigivel legalmente.
    Obrigado.

    O mais simples mesmo é como já lhe disseram, coloca uma tela anti ervas e 4cm de brita por cima, a água escoa facilmente.
    Na indústria é o que se utiliza na envolvente fabril para não ficar lamacento e deixar escoar a água para o solo, até dispensam a tela anti ervas mas no seu caso deverá ser melhor.
 
0.0340 seg. NEW