Colocado por: KduvidasPercebo bem o dilema do Imop que tem 750m2 e não tem a mínima apetência para os cuidar em termos de natureza.
Contudo e percebendo também o seu conceito de usufruir do espaço, acho que o que está a faltar aqui é ponderação e flexibilidade. Ou seja.
Nessa área, é perfeitamente compatível ter o melhor de 2 mundos. Intervir paisagisticamente no local conjugando acessos pedonais, para viaturas, zona de fruição desportiva lúdica etc... e o canto das flores e ervas aromáticas, uma ou outra fruteira...
Que Não são situações tão trabalhosas de tratar.
É apenas uma sugestão 😏
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não se trata de ser um disparate ou não. Existem leis também.
Em Famalicão, penso que não pode/deve impermeabilizar mais que 60% do terreno.
Procure no Regulamento do seu PDM, creio que é o artigo 55º ou lá perto. Ou no RMUE...
Não se trata só do que você deseja fazer, há normas a cumprir, e elas existem por alguma razão lógica, não é só porque sim.
Se estão bem ou mal, isso é outra conversa.
Ah, e deixar o terreno permeável não significa deixar em terreno natural à espera que cresçam ervas, há muitos modos de "pavimentar" deixando a permeabilidade do solo.
Colocado por: lmopJá agora, os 60% que eu não posso impermeabilizar
Colocado por: marco1um terreno com 1000m2 tem de deixar ao todo em cima dele 600 m2 de área permeável.
Colocado por: marco1Imop
leia com atenção os post , eu já lhe dei indicação de pelo menos dois produtos para fazer o que quer.
Colocado por: m.aur.eirao que é mais errado são pessoas cujo perfil indica que deviam morar em apartamento estarem a ocupar um espaço que faria outras pessoas, animais e plantas felizes.
Colocado por: marco1"os 60% que eu não posso impermeabilizar" num terreno com 1000m2 quanto é que é??
Colocado por: rjmpires
O mais simples mesmo é como já lhe disseram, coloca uma tela anti ervas e 4cm de brita por cima, a água escoa facilmente.
Na indústria é o que se utiliza na envolvente fabril para não ficar lamacento e deixar escoar a água para o solo, até dispensam a tela anti ervas mas no seu caso deverá ser melhor.
Colocado por: AntonioPSim, concordo que alguma ponderação é o ideal. Não vai poder impermeabilizar tudo, por isso pense em fazê-lo mais nas zonas mais próximas da casa?
Depois tem várias soluções já amplamente discutidas no fórum como relva artificial, terraway, ...
Colocado por: lmop
Já estava a faltar essa questão.
Eu já a tinha visto colocada aqui no fórum noutras discussões, portanto, até já estava a achar estranho estar a demorar tanto tempo a aparecer...
1º para começar eu não estou a ocupar o espaço de ninguém. O espaço é meu! Se o meu espaço faria outras pessoas mais felizes, essas pessoas que venham falar comigo com muito €€ nas mãos para me pagar e ficam com o que é meu, ok? Tudo nesta vida é negociável menos a morte...
2º eu nunca teria comprado um terreno, e depois construir, e depois fazer arranjos exteriores. Se eu tivesse de comprar, teria que ser preço/chave na mão, ou seja, comprava a casa com o terreno à volta, tudo devidamente concluido. Acontece que eu não comprei nada. Foi herança dos meus pais. E como que herda não compra, como se diz aqui na minha terra, eu fiquei com aquilo que me deram que eu aos poucos estou a moldar aos meus gostos...
3º já me questionei muitas vezes porque não deixar isto e ir para um apartamento. E a resposta está nos tempos que vivemos. O Covid-19 está a ensinar-nos muitas coisas. Dou graças por hoje ter um terreno, porque eu ao fim de semana a partir das 13h não posso ir a lado nenhum, felizmente tenho um espaço fora das 4 paredes da minha casa, onde eu posso estar, a brincar com a minha filha, a fazer o que eu quiser, pois do portão para dentro mando eu, e nenhum policia me manda para casa, porque dentro do meu portão é casa. DENTRO DO MEU PORTÃO É CASA. Coitados daqueles que vivem em apartamentos e que ao fim de semana a partir das 13h estão confinados às 4 paredes do apartamento, e os filhos passam os sabados e domingos inteiros a jogar video-jogos, pois o espaço exterior ao apartamento não é deles...
Aceito todos os comentários e sugestões, porque quando me decidi a colocar aqui as minhas duvidas já sabia que teria de me sujeitar a eles.
Aceitar não quer dizer que compreenda...
Não consigo compreender o seu comentário, peço desculpa...
Não acrescenta nada ao meu tópico inicial, e tem inveja/maldade implicita naquilo que está lá escrito!
Cumprimentos.
Colocado por: marco1Miguel como sabe que está errado ?
Colocado por: N Miguel OliveiraConvém ler tudo o resto, mas confirma-se:
Colocado por: lmop800€ para limpar só isso ??? Eu paguei este ano 235€ por quase 1h de terreno com tractor com correntes e moto roçadora junto às oliveiras e muro !!!
Obrigado pelo comentário.
Acontece que eu já comprei uma moto-roçadora e sou eu que limpo o meu terreno.
Aqui há tempos um individuo pediu-me 800 Euros para limpar.
Eu fiquei escandalizado com o preço, agradeci a disponibilidade desse individuo e fui comprar uma roçadora.
O motivo pelo qual eu pretendo fazer esta obra, é exactamente porque eu perco muito tempo com isso. É preciso cortar, juntar e depois fazer uma queimada.
Problema é que passado um mês volta a crescer tudo de novo...
E depois de começar a crescer eu deixo de poder usufruir.
Mas obrigado pela sugestão.