Iniciar sessão ou registar-se
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

# 1

Colocado por: KduvidasPercebo bem o dilema do Imop que tem 750m2 e não tem a mínima apetência para os cuidar em termos de natureza.
    Contudo e percebendo também o seu conceito de usufruir do espaço, acho que o que está a faltar aqui é ponderação e flexibilidade. Ou seja.
    Nessa área, é perfeitamente compatível ter o melhor de 2 mundos. Intervir paisagisticamente no local conjugando acessos pedonais, para viaturas, zona de fruição desportiva lúdica etc... e o canto das flores e ervas aromáticas, uma ou outra fruteira...
    Que Não são situações tão trabalhosas de tratar.

É apenas uma sugestão 😏
    Concordam com este comentário:m.aur.eira

Graças a Deus, alguém que me compreende ;)
    Apreciei muito a sua sugestão.
    Obrigado.
  1.  # 2

Sim, concordo que alguma ponderação é o ideal. Não vai poder impermeabilizar tudo, por isso pense em fazê-lo mais nas zonas mais próximas da casa?

Depois tem várias soluções já amplamente discutidas no fórum como relva artificial, terraway, ...
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

# 3

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não se trata de ser um disparate ou não. Existem leis também.

Em Famalicão, penso que não pode/deve impermeabilizar mais que 60% do terreno.
    Procure no Regulamento do seu PDM, creio que é o artigo 55º ou lá perto. Ou no RMUE...

Não se trata só do que você deseja fazer, há normas a cumprir, e elas existem por alguma razão lógica, não é só porque sim.
    Se estão bem ou mal, isso é outra conversa.

Ah, e deixar o terreno permeável não significa deixar em terreno natural à espera que cresçam ervas, há muitos modos de "pavimentar" deixando a permeabilidade do solo.
    Concordam com este comentário:m.aur.eira

Eu fiquei de estudar essa % mas ainda não tinha tido tempo.
    Obrigado pela informação.
    Já agora, os 60% que eu não posso impermeabilizar é da totalidade (casa e garagem incluidas)
    Ou tirando as contruções (casa e garagem) em relação ao sobrante é que se aplica a %?
    Se souber informar, ficava agradecido.
  2.  # 4

um terreno com 1000m2 tem de deixar ao todo em cima dele 600 m2 de área permeável.
  3.  # 5

Colocado por: lmopJá agora, os 60% que eu não posso impermeabilizar

Colocado por: marco1um terreno com 1000m2 tem de deixar ao todo em cima dele 600 m2 de área permeável.

Não, é ao contrário.
    Não deve ter mais que 60% impermeável, ou seja, ter no mínimo 40% de solo permeável.

A área a considerar é a do terreno todo. Na área impermeável, a casa, anexos, passeios e afins estarão incluídos.

Mas certamente haverá excepções e outros detalhes, veja a lei.
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

# 6

Colocado por: marco1Imop

leia com atenção os post , eu já lhe dei indicação de pelo menos dois produtos para fazer o que quer.

Sim, sim, eu vi e tomei bem em consideração.
    O pavê eu já tinha lido algures aqui no fórum que era permeavel.
    As outras placas que refere, não conhecia, mas uma vez que me informou, vou tentar ver o produto "ao vivo e a cores" e perceber preços/m2 com mão de obra incluida.
    Obrigado.
  4.  # 7

Miguel

"os 60% que eu não posso impermeabilizar" num terreno com 1000m2 quanto é que é??
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

# 8

Colocado por: m.aur.eirao que é mais errado são pessoas cujo perfil indica que deviam morar em apartamento estarem a ocupar um espaço que faria outras pessoas, animais e plantas felizes.
    Concordam com este comentário:Leao91

Já estava a faltar essa questão.
    Eu já a tinha visto colocada aqui no fórum noutras discussões, portanto, até já estava a achar estranho estar a demorar tanto tempo a aparecer...
    1º para começar eu não estou a ocupar o espaço de ninguém. O espaço é meu! Se o meu espaço faria outras pessoas mais felizes, essas pessoas que venham falar comigo com muito €€ nas mãos para me pagar e ficam com o que é meu, ok? Tudo nesta vida é negociável menos a morte...
    2º eu nunca teria comprado um terreno, e depois construir, e depois fazer arranjos exteriores. Se eu tivesse de comprar, teria que ser preço/chave na mão, ou seja, comprava a casa com o terreno à volta, tudo devidamente concluido. Acontece que eu não comprei nada. Foi herança dos meus pais. E como que herda não compra, como se diz aqui na minha terra, eu fiquei com aquilo que me deram que eu aos poucos estou a moldar aos meus gostos...
    3º já me questionei muitas vezes porque não deixar isto e ir para um apartamento. E a resposta está nos tempos que vivemos. O Covid-19 está a ensinar-nos muitas coisas. Dou graças por hoje ter um terreno, porque eu ao fim de semana a partir das 13h não posso ir a lado nenhum, felizmente tenho um espaço fora das 4 paredes da minha casa, onde eu posso estar, a brincar com a minha filha, a fazer o que eu quiser, pois do portão para dentro mando eu, e nenhum policia me manda para casa, porque dentro do meu portão é casa. DENTRO DO MEU PORTÃO É CASA. Coitados daqueles que vivem em apartamentos e que ao fim de semana a partir das 13h estão confinados às 4 paredes do apartamento, e os filhos passam os sabados e domingos inteiros a jogar video-jogos, pois o espaço exterior ao apartamento não é deles...

Aceito todos os comentários e sugestões, porque quando me decidi a colocar aqui as minhas duvidas já sabia que teria de me sujeitar a eles.
    Aceitar não quer dizer que compreenda...
    Não consigo compreender o seu comentário, peço desculpa...
    Não acrescenta nada ao meu tópico inicial, e tem inveja/maldade implicita naquilo que está lá escrito!
    Cumprimentos.
  5.  # 9

Colocado por: marco1"os 60% que eu não posso impermeabilizar" num terreno com 1000m2 quanto é que é??

Mas isso está errado.
    São 60% que eu posso impermeabilizar.
    O "não" está a mais...
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

# 10

Colocado por: rjmpires
    O mais simples mesmo é como já lhe disseram, coloca uma tela anti ervas e 4cm de brita por cima, a água escoa facilmente.
    Na indústria é o que se utiliza na envolvente fabril para não ficar lamacento e deixar escoar a água para o solo, até dispensam a tela anti ervas mas no seu caso deverá ser melhor.

Obrigado pela sua sugestão.
    Vai de encontro aquilo que outros participantes deste fórum disseram anteriormente.
    Será levado em linha de consideração.
    Cumprimentos.
    • lmop
    • 12 dezembro 2020

# 11

Colocado por: AntonioPSim, concordo que alguma ponderação é o ideal. Não vai poder impermeabilizar tudo, por isso pense em fazê-lo mais nas zonas mais próximas da casa?

Depois tem várias soluções já amplamente discutidas no fórum como relva artificial, terraway, ...

Tentarei ponderar tudo.
    Obrigado pelas sugestões.
  6.  # 12

Na solução da tela anti-ervas qual a marca/modelo que recomendam? e relativamente à brita? Têm ideia qual o custo m2?
    é preciso fazer algum tipo de preparação do terreno antes de se colocar a tela?
  7.  # 13

Colocado por: lmop
    Já estava a faltar essa questão.
    Eu já a tinha visto colocada aqui no fórum noutras discussões, portanto, até já estava a achar estranho estar a demorar tanto tempo a aparecer...
    1º para começar eu não estou a ocupar o espaço de ninguém. O espaço é meu! Se o meu espaço faria outras pessoas mais felizes, essas pessoas que venham falar comigo com muito €€ nas mãos para me pagar e ficam com o que é meu, ok? Tudo nesta vida é negociável menos a morte...
    2º eu nunca teria comprado um terreno, e depois construir, e depois fazer arranjos exteriores. Se eu tivesse de comprar, teria que ser preço/chave na mão, ou seja, comprava a casa com o terreno à volta, tudo devidamente concluido. Acontece que eu não comprei nada. Foi herança dos meus pais. E como que herda não compra, como se diz aqui na minha terra, eu fiquei com aquilo que me deram que eu aos poucos estou a moldar aos meus gostos...
    3º já me questionei muitas vezes porque não deixar isto e ir para um apartamento. E a resposta está nos tempos que vivemos. O Covid-19 está a ensinar-nos muitas coisas. Dou graças por hoje ter um terreno, porque eu ao fim de semana a partir das 13h não posso ir a lado nenhum, felizmente tenho um espaço fora das 4 paredes da minha casa, onde eu posso estar, a brincar com a minha filha, a fazer o que eu quiser, pois do portão para dentro mando eu, e nenhum policia me manda para casa, porque dentro do meu portão é casa. DENTRO DO MEU PORTÃO É CASA. Coitados daqueles que vivem em apartamentos e que ao fim de semana a partir das 13h estão confinados às 4 paredes do apartamento, e os filhos passam os sabados e domingos inteiros a jogar video-jogos, pois o espaço exterior ao apartamento não é deles...

Aceito todos os comentários e sugestões, porque quando me decidi a colocar aqui as minhas duvidas já sabia que teria de me sujeitar a eles.
    Aceitar não quer dizer que compreenda...
    Não consigo compreender o seu comentário, peço desculpa...
    Não acrescenta nada ao meu tópico inicial, e tem inveja/maldade implicita naquilo que está lá escrito!
    Cumprimentos.

eu bem que sentia as orelhas a arder lol

dentro do portão é seu, pronto, está bem, não precisa de gritar!

eu também já contribuí e já me agradeceu a ideia, ou já se esqueceu? ou não posso dizer mais nada no desenrolar do tópico?
    acha que dizer que não tem perfil para morar no campo é maldade ou inveja? o Imop é que não está contente com o que tem e quer alterar tudo! enquanto que há outras pessoas que moram em apartamento e davam tudo para terem um canteiro para umas alfaces e nem se importariam com uns ratinhos do campo! herdou o espaço, não gosta, porque não vendeu? agora vive contrariado... a pandemia fez-lhe ver as vantagens de morar no campo, mas será que é gratidão pura ou é vaidade? assim como implicou que o meu comentário tinha inveja ou maldade, eu também posso ficar na dúvida, certo?

não preciso de lhe provar nada... cumprimentos para si também.
  8.  # 14

Miguel como sabe que está errado ?

já apanhei regulamentos camarários em que nuns casos tinha de ter 60% de área permeável como 30% e 40 %
  9.  # 15

Colocado por: marco1Miguel como sabe que está errado ?

Há uns meses, estive a ler estas questões para uns apartamentos em Arnoso, Famalicão, tenho ideia que têm uma regra de impermeabilização até 60% apenas. Vou averiguar.
  10.  # 16

Convém ler tudo o resto, mas confirma-se:
      Screenshot_2020-12-12-20-18-11-515.jpg
  11.  # 17

Colocado por: N Miguel OliveiraConvém ler tudo o resto, mas confirma-se:
      Screenshot_2020-12-12-20-18-11-515.jpg

Tenho terrenos aqui perto de onde moro que permitem 100%
  12.  # 18

Colocado por: lmop

Obrigado pelo comentário.
    Acontece que eu já comprei uma moto-roçadora e sou eu que limpo o meu terreno.
    Aqui há tempos um individuo pediu-me 800 Euros para limpar.
    Eu fiquei escandalizado com o preço, agradeci a disponibilidade desse individuo e fui comprar uma roçadora.
    O motivo pelo qual eu pretendo fazer esta obra, é exactamente porque eu perco muito tempo com isso. É preciso cortar, juntar e depois fazer uma queimada.
    Problema é que passado um mês volta a crescer tudo de novo...
    E depois de começar a crescer eu deixo de poder usufruir.
    Mas obrigado pela sugestão.
    800€ para limpar só isso ??? Eu paguei este ano 235€ por quase 1h de terreno com tractor com correntes e moto roçadora junto às oliveiras e muro !!!
    • SACS
    • 12 dezembro 2020

# 19

Um pouco de terra no corpo nunca fez mal a ninguém, mas uma vez que não lhe agrada...
    Como já foi referido, tela e brita/seixo rolado ou casca de pinheiro e fica com o assunto resolvido!
    • trans
    • 13 dezembro 2020 editado

# 20

.
      IMG_1601413534988.jpg

0.0330 seg. NEW