Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Não entendo, sinceramente, o que os donos de obra andam a fazer na obra :o)
    Desculpem a minha inocência ou falta de experiência nisto que referem da adjudicação directa, que é algo que eu pessoalmente nunca vi. Faz-me muita espécie, confesso, muita espécie mesmo.
  2.  # 182

Colocado por: CMartinhaver algum stock para venda nas grandes lojas?

Os stocks já não se fazem como há uns anos.
    E, nestes tempos, quase de todo (vírus), desaparece quase tudo o que é ou que era stock. Quase tudo, será à base da encomenda.
  3.  # 183

Colocado por: CMartinEntendo. Ainda assim, as construtoras contratadas têm garantias da construção a apresentar ao dono de obra. Isto não vos é o suficiente ?

E a empresa que contratamos diretamente não dá garantia porquê? Sobre garantias há por aqui no FdC muitos relatos...

Colocado por: CMartinNão entendo, sinceramente, o que os donos de obra andam a fazer na obra :o)

A gerir os seus próprios interesses, são eles que estão a investir os €. As obras que gosto mais de ver aqui no FdC, têm um acompanhamento muito próximo dos DO, algumas são os próprios DO a meter a mão na massa. Por outro lado, aparecem aqui obras de DO que estão no estrangeiro, cheias de problemas. O FdC é uma pequena amostra, mas é a que conhecemos em conjunto.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  4.  # 184

Colocado por: RUIOLISobre garantias há por aqui no FdC muitos relatos...

Há sim, mas, digo-lhe que não tenho essa experiência. As construtoras geralmente, dão a cara pela garantia.
    Trabalho em remodelação também, e estas faço em parceria com um empreiteiro principal com quem trabalho, e nunca deixámos de dar resposta de garantias (e por vezes mais) aos donos de obra.
    Não entendo, Ruioli.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisms
  5.  # 185

Colocado por: Mduvidas

De certeza que não vai esquecer.....
    Sim, nao vai certamente...
    Mas faz mais sentido um roupeiro de 5.75m do que um mini closet forçado
  6.  # 186

Colocado por: RUIOLIA gerir os seus próprios interesses, são eles que estão a investir os €. As obras que gosto mais de ver aqui no FdC, têm um acompanhamento muito próximo dos DO, algumas são os próprios DO a meter a mão na massa. Por outro lado, aparecem aqui obras de DO que estão no estrangeiro, cheias de problemas. O FdC é uma pequena amostra, mas é a que conhecemos em conjunto.

Mas, o sentimento que tenho, é que o "ai" da questão, não será essa, da adjudicação directa, ou do dono de obra estar directamente envolvido na obra, como forma inequívoca de dar qualidade ao que é vosso, o vosso investimento.
    A meu ver também, os casos que vêm parar ao fórum serão maioritariamente 2 : um, para apurar ou restringir custos da construção e dois, construções ou processos de construção com dificuldades. Se estiver errada, corrijam-me, estamos a conversar.
  7.  # 187

Desculpem a minha inocência ou falta de experiência nisto que referem da adjudicação directa, que é algo que eu pessoalmente nunca vi. Faz-me muita espécie, confesso, muita espécie mesmo.

Quando comecei a visitar este sitio, back is the day(2008), foi mesmo pela curiosidade de ver e aprender como se faz, aperceber-me dos desafios porque tinha o sonho de ...um dia:).

Aprendi muito por aqui com tantos, alguns dos quais ainda permanecem (admiro-lhes e respeito a paciência). No meu caso foi esse acumular de experiencia e algum custo pessoal durante meses de leitura e pesquisa.
    A verdade é que muitos dos trabalhadores da construção aprendem no trabalho, nunca foram a uma escola secundária de construção.
    E depois todos os anos existem tantas feiras de exposição onde demonstram novas técnicas e novos materiais.....infelizmente as pequenas empresas dificilmente têm margem para enviar pessoal para formação.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  8.  # 188

A formação não é uma questão de possibilidade mas sim de disponibilidade. Disponibilidade para estar disponível e querer aprender sempre mais.
    Isso é o que falta nos nossos profissionais. A começar pelos canudos que muitas vezes do alto da sua arrogância se recusam a ouvir e aprender com quem está em obra todos os dias
    Concordam com este comentário: Caravelle, RRoxx
  9.  # 189

Há pessoas que gostam de projetar a sua própria casa, e outras de construir a sua própria casa, dá-lhes prazer, muitos dizem que é para poupar dinheiro, outros para garantir a qualidade, mas eu acho que é pelo prazer que isso lhes dá, nem querem saber se é legal ou não.
    Depois as novas tecnologias, nomeadamente a net e principalmente o fórum da casa é uma ajuda poderosa, este fórum é uma grande enciclopédia da construção, o problema é que a mama está a acabar, os profissionais que frequentam este fórum tem sido muito mal tratados nos últimos tempos, querem ajuda gratuita, e levam a mal se alguém faz algum negócio através do fórum, muitos desapareceram, e os que por cá ficaram cada vez perdem menos tempo a ajudar.
    Concordam com este comentário: Lupan, zedasilva, jorgealves, pc ferreira, Pedro Barradas, pguilherme, riscos
    • Dav82
    • 10 dezembro 2020 editado

# 190

Colocado por: CMartin
    Entendo. Ainda assim, as construtoras contratadas têm garantias da construção a apresentar ao dono de obra. Isto não vos é o suficiente ?

Não! O fdc está cheio de casos de pessoas que fizeram obras com construtores, casas essas com problemas e onde estão os construtores?
    Obviamente nem todos são maus existem bons e maus profissionais em todas as áreas, agora dando o meu caso pessoal para dar um tiro no escuro a pagar o valor de referência 1000€/m2 prefiro arriscar por minha conta e risco, ao menos sei o que está feito!
  10.  # 191

Colocado por: Dav82Não! O fdc está cheio de casos de pessoas que fizeram obras com construtores, casas essas com problemas e onde estão os construtores?

Só vem para o fórum os casos que correm mal.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, dedao
  11.  # 192

Colocado por: Picaretae outras de construir a sua própria casa, dá-lhes prazer,

Acredito, picareta, mas não conheço, sem ser do fórum, pessoalmente nenhum dono de obra que o faça, construir a sua própria casa. Tem que haver, acho eu, toda uma envolvência, que o torne possível. As pessoas trabalham afinal, têm as suas próprias preocupações profissionais e ocupações pessoais. Tudo isso.

Colocado por: PicaretaDepois as novas tecnologias, nomeadamente a net e principalmente o fórum da casa é uma ajuda poderosa, este fórum é uma grande enciclopédia da construção, o problema é que a mama está a acabar, os profissionais que frequentam este fórum tem sido muito mal tratados nos últimos tempos, querem ajuda gratuita, e levam a mal se alguém faz algum negócio através do fórum, muitos desapareceram, e os que por cá ficaram cada vez perdem menos tempo a ajudar.

Sim, tenho me deparado com donos de obra que afinal conhecem o fórum da casa. Que o vão consultando, nem que para pequenas questões, ou dúvidas.
    Não são, os que conheço, users assíduos, continúos ou fidelizados, vêm quando precisam. E depois, vão às suas vidas :o)
    Os profissionais, esses, são desde sempre os mesmos, que ao longo dos tempos do fórum, cá estão. Sim. Tem razão. Deve haver mágoa. É muito compreensível.
  12.  # 193

Colocado por: CMartinNão será está a principal razão, para a adjudicação directa, o factor preço ?

Não, de longe.

Posso-lhe dizer q tudo o q adjudico diretamente me fica mais caro do q estava orçamentado pelo empreiteiro. Tanto agora como há 12 anos atrás. Tirando a cozinha, mas isso já tinha retirado da empreitada antes de adjudicar a obra.

Colocado por: Picaretamas eu acho que é pelo prazer que isso lhes dá, nem querem saber se é legal ou não.

Juro que preferia n me chatear com nada. Olhos q não vêem...
    Concordam com este comentário: smsousa
  13.  # 194

Colocado por: Picareta
    Só vem para o fórum os casos que correm mal.

E há muitos que não vêm para o fórum!
    Tal como dito anteriormente o inverso também acontece existe muitos bons profissionais mas pelo que vou vendo para quem não conhece é um tiro no escuro!
  14.  # 195

Confirmo, é pelo prazer de ver algo nosso a crescer, e para além de acompanhar todos os processos e a qualidade de execução dos mesmos.

Ja abri caboucos, armei ferro, desconfrei, ja, limpei, coloquei isolamento, abri valas e executei o dreno... Ainda ontem ajudei da no enchimento das fundações dos muros. E numa trabalhei nas "obras", mas quando é algo para nós, dá gozo fazer também.

Se no final vou ganhar alguma coisas com isso? Talvez, pelo menos algo conhecimento. Quem mais ganha no meio disto tudo é o empreteiro, com mão de obra gratuita e não se tem de preocupar com certos pormenores.

Colocado por: PicaretaHá pessoas que gostam de projetar a sua própria casa, e outras de construir a sua própria casa, dá-lhes prazer, muitos dizem que é para poupar dinheiro, outros para garantir a qualidade, mas eu acho que é pelo prazer que isso lhes dá, nem querem saber se é legal ou não.
    Depois as novas tecnologias, nomeadamente a net e principalmente o fórum da casa é uma ajuda poderosa, este fórum é uma grande enciclopédia da construção, o problema é que a mama está a acabar, os profissionais que frequentam este fórum tem sido muito mal tratados nos últimos tempos, querem ajuda gratuita, e levam a mal se alguém faz algum negócio através do fórum, muitos desapareceram, e os que por cá ficaram cada vez perdem menos tempo a ajudar.
    Concordam com este comentário:Lupan,zedasilva
    Concordam com este comentário: A Leste, RUIOLI, pguilherme
  15.  # 196

Colocado por: CMartinAcredito, picareta, mas não conheço, sem ser do fórum, pessoalmente nenhum dono de obra que o faça, construir a sua própria casa.

Pois, em Cascais é mais difícil :-))
  16.  # 197

Depois as novas tecnologias, nomeadamente a net e principalmente o fórum da casa é uma ajuda poderosa, este fórum é uma grande enciclopédia da construção,

É isso mesmo, o prazer que dá executar e ver nascer (no circulo fechado um companheiro reconstruiu um classico dos anos 80, levou 3 anos porque foi peça a peça). Por aqui a pancada foi a construção.

Este forum é realmente uma enorme fonte de conhecimento. E é pela memória futura que partilhei um pouquito da experiencia e se pelo caminho alguém pensar ser útil ainda bem.

Fiz negócio com alguma malta aqui do forum e não estou arrependido, foram dos melhores que lá passaram. Mas também sei que anda por aqui muito malabarista. Cada um tem de saber o que quer e pode,digo-vos já não existem milagres.
    Concordam com este comentário: Dav82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  17.  # 198

Colocado por: A LesteMas também sei que anda por aqui muito malabarista.

Pois anda, e muitos quase não participam...cuidado com esses.
    Concordam com este comentário: CMartin, jorgealves
  18.  # 199

Soube de um assim, há tempos, deixou obra a meio. O que vale, é que era coisa pequena, nada de especial. Ficou uma borrada, mas também não foi paga na totalidade. Lá para o Norte. Quem não dá a cara no fórum, através de participação visível, não é bom indício para dar a cara na obra. Parece-me a mim. Os que cá estão há anos, afinal, já não podemos dizer o mesmo, também me parece. Cá estão, para o bem e para o mal. Dão a cara. Isso é assumir a responsabilidade de ter cara limpa, digo eu.
  19.  # 200

Parece-me bastante lógico este raciocínio, nada de muito abstracto.

0.0536 seg. NEW