Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: A LesteInfelizmente sao muito poucos os projectos em que realmente existe estetica. Basta andar a pe por qualquer bairro e olhar as marquises. A maioria daqueles que exaltam essa questao estetica, acabam quase sempre por seguir as tendencias. ja repararam as modas actuais? A fachada exterior tem sido antracite ou outro cinzento e branco(??????), nas WC vende se tudo o que seja parecido com Calacatta(???).

Sim. Há, na minha opinião,toda uma problemática porque,afinal, a estética é omnipresente. Ou seja, acompanha-nos sempre, em todo o lado. A Humanidade está envolta em estética.
    Por isso, os arquitectos (os mais sensatos), por vezes levam nas orelhas, mas dizem-nos, coitados, para respeitar a paisagem colectiva, face aos nossos gostos individuais. Do que vale dizerem isto, o que pretendem eles, afinal ? :o)
  2.  # 202

dizem-nos, coitados, para respeitar a paisagem colectiva, face aos nossos gostos individuais.

Os arquitectos fazem o possível, eles são muitos e também têm contas para pagar.
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 203

Colocado por: DR1982Sim, nao vai certamente...
    Mas faz mais sentido um roupeiro de 5.75m do que um mini closet forçado

Se a sua esposa for como a minha, vai estar lixado a vida toda 😂 Tenho dois roupeiros na suite (um com 4,5m e outro com 2m), dos quais a minha área é menos de 1/4 do espaço. Ainda assim, de vez em quando ainda levo com a "gostava mesmo era de ter um closet"
  4.  # 204

Colocado por: NunoCruz

Se a sua esposa for como a minha, vai estar lixado a vida toda 😂 Tenho dois roupeiros na suite (um com 4,5m e outro com 2m), dos quais a minha área é menos de 1/4 do espaço. Ainda assim, de vez em quando ainda levo com a "gostava mesmo era de ter um closet"
    Duvido que me aconteça semelhante, tera mais espaço de arrumação que muitos closets, mas nesmo assim irá reclamar...
    Deve ser giro entre as amigas dizer que tem closet, só pode 😂
  5.  # 205

A minha também queria um "closet", mas consegui demover. Pode-se conseguir mais espaço para arrumação, mas para mim é um desperdiço de área. Ficamos no nosso quarto com um roupeiro de 4m, mas já me disse que fico com 1 metro e ela com os restantes 3m

Colocado por: DR1982Duvido que me aconteça semelhante, tera mais espaço de arrumação que muitos closets, mas nesmo assim irá reclamar...
    Deve ser giro entre as amigas dizer que tem closet, só pode 😂
  6.  # 206

6,5 m de roupeiro dá para arrumar toneladas de roupa, as vossas esposas têm contrato de fornecimento com a zara!? :D
    Eu cada vez mais acho que quanto mais armários há, maior a tendência de comprar para encher, e isto aplica-se a toda a casa.
    Estou longe de ser minimalista, mas por vezes olho para certas casas e questiono-me para que raio tantos armários, nas cozinhas por exemplo, vejo cozinhas enormes forradas de cima abaixo com armários, não há paredes livres ...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 207

Colocado por: Ana_Dado6,5 m de roupeiro dá para arrumar toneladas de roupa, as vossas esposas têm contrato de fornecimento com a zara!? :D
    Eu cada vez mais acho que quanto mais armários há, maior a tendência de comprar para encher, e isto aplica-se a toda a casa.
    Estou longe de ser minimalista, mas por vezes olho para certas casas e questiono-me para que raio tantos armários, nas cozinhas por exemplo, vejo cozinhas enormes forradas de cima abaixo com armários, não há paredes livres ...

Oh Ana eu já nem digo nada, que esposas estes homens têm, bolas xD
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  8.  # 208

Eu acho que no caso da minha esposa, . o que ela quer é um closet tipo este*, com a mesa e espelho, ah e um espelho alto, olhando para a imagem nao ha assim tanta arrumação o que me leva a crer que ela quer um closet pela imagem da coisa e não tanto pela arrumação em si!
      78F12E4F-4211-4FF3-AA21-C174D496EBEB.jpeg
  9.  # 209

Colocado por: DR1982Eu acho que no caso da minha esposa, . o que ela quer é um closet tipo este*, com a mesa e espelho, ah e um espelho alto, olhando para a imagem nao ha assim tanta arrumação o que me leva a crer que ela quer um closet pela imagem da coisa e não tanto pela arrumação em si!
      78F12E4F-4211-4FF3-AA21-C174D496EBEB.jpeg

E é giro sem dúvida. Quando há disponibilidade financeira acho que podemos sempre colocar coisas giras, não vejo mal. Eu quando remodelei a minha casa podia ter poupado uns cobres nos jogos de luzes led que tenho... só pus pq tinha dinheiro e pq é giro, em termos funcionais lampadas normais funcionavam também e eram mais baratas.
  10.  # 210

A minha queria um para ter lá isto

Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, NLuz
  11.  # 211

Colocado por: desofiapedro

E é giro sem dúvida. Quando há disponibilidade financeira acho que podemos sempre colocar coisas giras, não vejo mal. Eu quando remodelei a minha casa podia ter poupado uns cobres nos jogos de luzes led que tenho... só pus pq tinha dinheiro e pq é giro, em termos funcionais lampadas normais funcionavam também e eram mais baratas.
    Continuo a nao perceber, neste caso a questao nem é pelo custo, porque o armario provavelmente ate fica mais caro, é mesmo porque com closet ficamos com um mini closet, mini wc e quarto com apenas suite e armário ja da para ter um quarto mais folgado, um wc normal e mais espaço de arrumação até...
  12.  # 212

Não esquecer que muitas vezes um closet não é apenas por uma questão de arrumação. Para muitos casais que se levantam a horas diferentes este pode ser um espaço separado onde por exemplo um dos membros do casal se pode ir preparando de manhã sem incomodar o outro que pode ficar descansado na cama. No meu caso tenho mesmo uma porta para o closet/WC, mas sei que nem todos são assim e aí isto já seria mais difícil. Agora quanto vale isto, e até que ponto vale a pena mais uma divisão (mais custos de construção/manutenção) só para ter estes minutos de descanso, é a eterna pergunta e aí cada um saberá de si.
    Concordam com este comentário: DR1982, rjmpires, desofiapedro
  13.  # 213

Percebo bem que o DO possa ter prazer em AD e assim meter as mãos na massa e fazer parte do processo. Um pouco "efeito IKEA", que algumas pessoas dão mais valor a algo porque foram elas próprias a "fazer".

Financeiramente, é como disse, depende do que se poupa face aos rendimentos do DO. Se no mesmo período o DO conseguir na sua actividade fazer mais dinheiro do que o que pouparia ao se encarregar da obra, então não poupa nada, mas sim perde.
    Assim, acho que esta matéria nem tem muito a discutir.

Pela qualidade, parecem-me haver algumas lacunas no racional.

- Como é que se considera que através do empreiteiro são pessoas estranhas? Não há qualquer validação do empreiteiro e do seu portfolio, recomendações... nada? É ao calhas? Da mesma forma (ou semelhante) que se escolhe um pintor, também se escolhe um empreiteiro.

- Porque não escolher um empreiteiro com provas dadas e, em casos pontuais, entregar a profissionais especializados. Por ex.: cozinhas, caxilharias, carpintarias, etc? O que poderá o DO garantir na qualidade da estrutura, por exemplo, que um bom projecto e boa fiscalização não consigam?

- Que critérios se podem usar para escolher cada um dos profissionais? Quando o tema é muito técnico, a própria aferição de qualidade não é trivial. O que leva ao ponto seguinte.

- De forma a gerir os mais ínfimos detalhes, assumindo que os profissionais são incompetentes, não será necessário grandes doses de formação e, sobretudo, experiência com materiais, métodos construtivos, formas de aplicação, maquinaria, etc? Parece-se um pouco prepotente assumir que um DO sem ligação à construção, consiga aprender tudo sobre todos os aspetos e conseguir obter um melhor resultado que os profissionais.

- Os exemplos onde se escolhe material em obra, por exemplo, parece-me exclusivamente uma questão financeira. Ou não foram estes preconizados com precisão durante o projecto? Então falha no projecto mas tenta garantir-se a qualidade com AD durante a obra?

- A quem faz/fez por AD, quantos estão relacionados com o mundo da construção?

- A quem faz/fez por AD, quantos tiveram PE, na arquitectura, especialidades, integração com design interiores, etc, ou seja, um projecto completo?

Pessoalmente, apostaria numa equipe de profissionais excepcionais, em toda a linha, e em alguns âmbitos, com equipa paralela de consultoria, validação e verificação.

Tentar obter "qualidade" sem começar logo pelo projecto, não me faz grande sentido.

Certamente me irei lembrar de outras questões, mas até agora, se for pela vertente de "qualidade" parece-me um pouco efeito de Dunning-Kruger :(

Para não falar que a microgestão está longe de ser uma chave para o sucesso.
    Concordam com este comentário: CMartin
  14.  # 214

Isto tem tudo a ver com hábitos de cada um, eu por exemplo deixo sempre a minha roupa preparada/escolhida para o outro dia, aqueles minutos extra na cama sabem super bem e pasmem-se, mas visto-me sempre, e desde que me lembro na casa de banho, verdade, na casa de banho, ahahahah, posto isto um closet para mim não seria mais valia em nada, mas lá está, entendo que somos todos diferentes.
    O facto de não me maquilhar muito = nada , ou seja, apenas uso rimel e creme hidratante também ajuda a que esses cantinhos de maquilhagem, que fazem babar muitas mulheres a mim não digam absolutamente nada.

Resumindo é isto!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15.  # 215

Colocado por: rjmpiresA minha queria um para ter lá isto

Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982,NLuz

Imagine a conta ao final do mês de ter isso sempre iluminado! :D
  16.  # 216

Colocado por: Ana_Dado

Imagine a conta ao final do mês de ter isso sempre iluminado! :D

Tem um interruptor dedicado, e aquilo é led, deve consumir menos que o telemóvel ao fim do ano 😛
  17.  # 217

Colocado por: pguilhermePercebo bem que o DO possa ter prazer em AD e assim meter as mãos na massa e fazer parte do processo. Um pouco "efeito IKEA", que algumas pessoas dão mais valor a algo porque foram elas próprias a "fazer".

Financeiramente, é como disse, depende do que se poupa face aos rendimentos do DO. Se no mesmo período o DO conseguir na sua actividade fazer mais dinheiro do que o que pouparia ao se encarregar da obra, então não poupa nada, mas sim perde.
    Assim, acho que esta matéria nem tem muito a discutir.

Pela qualidade, parecem-me haver algumas lacunas no racional.

- Como é que se considera que através do empreiteiro são pessoas estranhas? Não há qualquer validação do empreiteiro e do seu portfolio, recomendações... nada? É ao calhas? Da mesma forma (ou semelhante) que se escolhe um pintor, também se escolhe um empreiteiro.

- Porque não escolher um empreiteiro com provas dadas e, em casos pontuais, entregar a profissionais especializados. Por ex.: cozinhas, caxilharias, carpintarias, etc? O que poderá o DO garantir na qualidade da estrutura, por exemplo, que um bom projecto e boa fiscalização não consigam?

- Que critérios se podem usar para escolher cada um dos profissionais? Quando o tema é muito técnico, a própria aferição de qualidade não é trivial. O que leva ao ponto seguinte.

- De forma a gerir os mais ínfimos detalhes, assumindo que os profissionais são incompetentes, não será necessário grandes doses de formação e, sobretudo, experiência com materiais, métodos construtivos, formas de aplicação, maquinaria, etc? Parece-se um pouco prepotente assumir que um DO sem ligação à construção, consiga aprender tudo sobre todos os aspetos e conseguir obter um melhor resultado que os profissionais.

- Os exemplos onde se escolhe material em obra, por exemplo, parece-me exclusivamente uma questão financeira. Ou não foram estes preconizados com precisão durante o projecto? Então falha no projecto mas tenta garantir-se a qualidade com AD durante a obra?

- A quem faz/fez por AD, quantos estão relacionados com o mundo da construção?

- A quem faz/fez por AD, quantos tiveram PE, na arquitectura, especialidades, integração com design interiores, etc, ou seja, um projecto completo?

Pessoalmente, apostaria numa equipe de profissionais excepcionais, em toda a linha, e em alguns âmbitos, com equipa paralela de consultoria, validação e verificação.

Tentar obter "qualidade" sem começar logo pelo projecto, não me faz grande sentido.

Certamente me irei lembrar de outras questões, mas até agora, se for pela vertente de "qualidade" parece-me um pouco efeito de Dunning-Kruger :(

Para não falar que a microgestão está longe de ser uma chave para o sucesso.
    Pguilherme eu tenciono fazer a parte de betão a vista em minha casa, com o que perco de ganhar podia ter uns 3 ou 4 homens a fazer o serviço, mas no final ficaria igual? Prefiro nao pagar para ver.
    Concordam com este comentário: Iko
  18.  # 218

Colocado por: rjmpires
    Tem um interruptor dedicado, e aquilo é led, deve consumir menos que o telemóvel ao fim do ano 😛
    Ainda bem que a minha nao tem nenhum vestido, ainda bem que comecei por poupar logo no casamento que nao fiz 😂
  19.  # 219

Colocado por: DR1982Ainda bem que a minha nao tem nenhum vestido, ainda bem que comecei por poupar logo no casamento que nao fiz 😂

Somos 2 😂
    Concordam com este comentário: DR1982
  20.  # 220

Colocado por: DR1982Ainda bem que a minha nao tem nenhum vestido, ainda bem que comecei por poupar logo no casamento que nao fiz 😂

Colocado por: NunoCruz

Somos 2 😂
    Concordam com este comentário:DR1982

Foi mais um sonho de menina que pode ter ficado pelo caminho, eu cá adorei o meu, e casava-me outra vez com a mesma.. há com cada maluco 😅

0.0542 seg. NEW