Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

O problema dos portugueses é fazerem o oposto do que pensam.
  2.  # 482

Colocado por: DR1982180m2 brutos ja com garagem?

Estamos a falar de casas ou de garagens?
  3.  # 483

Colocado por: rjmpires
    Estamos a falar de casas ou de garagens?
    De casa + garagem
  4.  # 484

Colocado por: DR1982De casa + garagem

Os seus 150m2 eram com garagem?
  5.  # 485

Colocado por: Leao91
    Tenho um amigo que vai construir um T4 e vai ter 4 WCs... São opções, para mim também acho um exagero.

Tudo é relativo até porque não sabemos o dia de amanhã, eu dou o meu exemplo pessoal numa altura da minha vida precisei de vender a minha casa e de ir morar com os meus pais que têm uma moradia com 3 suites, e se a partida ter uma casa com 3 suites é desnecessário a nós deu imenso jeito podermos estar todos a viver juntos sem ter de partilhar WCs.

Agora como é óbvio se queres poupar na construção de uma casa não faz grande sentido colocar 4 WCs quando não precisas de mais de 2 ou até mesmo uma se for casa térrea.
  6.  # 486

Os seus 150m2 eram com garagem?
    O que eu falava de início era 150m2 brutos com garagem!
  7.  # 487

Colocado por: DR1982O que eu falava de início era 150m2 brutos com garagem!

E a garagem tinha quantos m2?
    • DR1982
    • 13 dezembro 2020 editado

# 488

E a garagem tinha quantos m2?
    Nunca cheguei a ter nenhuma planta com essas medidas, simplesmente porque era impossível!
    Com os tamanhos “minimos” que quero para as divisões mesmo 150m2 brutos sem garagem não dava
  8.  # 489

Nesta planta, nao pode ser considerado um erro a localização da wc, a frente do sofa?
      4BB64389-95C9-498D-B7BF-EBB33B4239B6.jpeg
  9.  # 490

qual é o problema? se a sanita estivesse desse lado ainda podia ser que houvesse ( insonorização ) mas tambem podia ser bem isolado.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  10.  # 491

Colocado por: DR1982Nesta planta, nao pode ser considerado um erro a localização da wc, a frente do sofa?
      4BB64389-95C9-498D-B7BF-EBB33B4239B6.jpeg

Não.
    Seria um erro, e não permitido, se a porta do WC desse directamente para o espaço de estar ou de jantar. Isso é que não pode.
  11.  # 492

Colocado por: marco1qual é o problema? se a sanita estivesse desse lado ainda podia ser que houvesse ( insonorização ) mas tambem podia ser bem isolado.
    Concordam com este comentário:CMartin
    Nao sei ate que ponto é confortável usar a wc, embora possa ser insonorizado como diz, psicologicamente pode nao ser confortável, talvez
  12.  # 493

Rgeu
    "Art. 86.º As retretes não deverão normalmente ter qualquer comunicação directa com os compartimentos de habitação. Poderá, todavia, consentir-se tal comunicação quando se adoptem as disposições necessárias para que desse facto não resulte difusão de maus cheiros nem prejuízo para a salubridade dos compartimentos comunicantes e estes não sejam a sala de refeições, cozinha, copa ou despensa."
  13.  # 494

Colocado por: CMartinRgeu
    "Art. 86.º As retretes não deverão normalmente ter qualquer comunicação directa com os compartimentos de habitação. Poderá, todavia, consentir-se tal comunicação quando se adoptem as disposições necessárias para que desse facto não resulte difusão de maus cheiros nem prejuízo para a salubridade dos compartimentos comunicantes e estes não sejam a sala de refeições, cozinha, copa ou despensa."
    Eu nao queria dizer erro legal, era no sentido de se é que quem a usara se sentirá a vontade!
  14.  # 495

E em relação à porta de entrada, nao seria melhor estar ligeiramente para a direita de modo a nao abrir logo a casa a quem entra?
    Onde ficaria um movel de entrada para chaves, carteira e afins nesta planta?
  15.  # 496

Colocado por: DR1982Eu nao queria dizer erro legal, era no sentido de se é que quem a usara se sentirá a vontade!

Sim, DR, e eu aproveitei a oportunidade de dar a conhecer o artigo relacionado com a legislação, não propriamente a si, mas para quem interesse.
    Concordam com este comentário: DR1982
  16.  # 497

Colocado por: DR1982Onde ficaria um movel de entrada para chaves, carteira e afins nesta planta?

À esquerda, logo quando se entra, encostado a essa parede. Por exemplo.
    Não se precisa de um hall de entrada formal sempre, pode perfeitamente entrar directamente para o espaço sala.
    Cria-se é, à entrada, um hall psicológico, usando decoração para essa sensação :o) Uma pausa, como um vez alguém disse e bem. Ou uma introdução ao espaço, digo eu.
  17.  # 498

Colocado por: CMartin
    À esquerda, logo quando se entra, encostado a essa parede.
    Não se precisa de um hall de entrada formal sempre, pode perfeitamente entrar directamente para o espaço sala.
    Cria-se é, à entrada, um hall psicológico, usando decoração para essa sensação :o) Uma pausa, como um vez alguém disse e bem.
    Um hall psicológico? Um biombo, ripado?
    Parece interessante esta possibilidade de dividir a casa com a decoração.
  18.  # 499

Colocado por: DR1982Um hall psicológico? Um biombo, ripado?
    Parece interessante esta possibilidade de dividir a casa com a decoração.

Na verdade, há muitas maneiras de o fazer. Basta usar cor, textura, determinadas peças para criar um hall integrado num espaço de estar aberto. Nem precisa de biombos ou separações físicas, não precisa de ripas. Só as usará se quiser garantir privacidade por exemplo, mas isso depende do programa da casa, que inclui os hábitos e exigências das pessoas.
    E encurta espaço de construção.
  19.  # 500

Colocado por: CMartin
    Na verdade, há muitas maneiras de o fazer. Basta usar cor, textura, determinadas peças para criar um hall integrado num espaço de estar aberto. Nem precisa de biombos ou separações físicas, não precisa de ripas. Só as usará se quiser garantir privacidade por exemplo, mas isso depende do programa da casa, que inclui os hábitos e exigências das pessoas.
    E encurta espaço de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Pensei que nao fosse bem aceite a porta de entrada abrir diretamente para a sala de estar, que fosse algo a evitar em arquitetura

0.1042 seg. NEW