Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Dr

essa planta penso que é um daqueles casos em que se sacrifica o correto funcional em prol de um design interior apelativo

tambem não acho piada á area que se gasta em circulação nesse caso e reralmente a porta ali mesmo a abrir para a zona de estar não deve ser muito agradável num dia de inverno com chuva corrida a vento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  2.  # 502

Colocado por: marco1Dr

essa planta penso que é um daqueles casos em que se sacrifica o correto funcional em prol de um design interior apelativo

tambem não acho piada á area que se gasta em circulação nesse caso e reralmente a porta ali mesmo a abrir para a zona de estar não deve ser muito agradável num dia de inverno com chuva corrida a vento.
    Eu gosto
    Bastante deste tipo de plantas, com bastante espaço de circulação, acho que torna os espaços mais amplos, da outra sensação de grandeza!
    Gosto destas plantas limpas, mas é como diz, obriga em muitas das vezes a sacrificar o que é correto e funcional.
  3.  # 503

Colocado por: DR1982Pensei que nao fosse bem aceite a porta de entrada abrir diretamente para a sala de estar, que fosse algo a evitar em arquitetura

Depende DR. Mas, de todo, em arquitectura, ou design de interiores, se recomende apenas por recomendar hall de entrada formal. Isso realmente é uma resposta tradicional, o mais habitual.
    No entanto, e apenas como exemplo, em design de interiores de casas minimalistas, dificilmente haverá um hall de entrada formal.
    Depende da arquitectura, do programa, do que querem as pessoas.
  4.  # 504

Colocado por: marco1Dr

Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982

Mas, marco, isso não terá a ver propriamente a ver com a planta em si, mas antes o layout da mobília, que realmente, não me parece lá a melhor considerando a planta, e não apenas pela razão que refere. Basta posicionar os elementos de outra forma. Ou antes, interpretar decorativamente a planta de forma a que a disposição dos elementos, e os elementos em si (formatos, tipos,...) tirem partido dessa planta.
  5.  # 505

Que casa é, sabem ?
  6.  # 506

Colocado por: DR1982briga em muitas das vezes a sacrificar o que é correto e funcional.

Exliquem-me onde se sacrificou o correcto e funcional nesta planta ?
    Devo estar a perceber mal algo (?)
  7.  # 507

Colocado por: CMartinQue casa é, sabem ?

É esta* ja a tinha publicado por ai, gosto muito!
    https://estudiotag.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  8.  # 508

Não se esqueçam de que é um conceito minimalista, logo, na minha interpretação, onde, não tem lugar, nem faria sentido, uma interpretação tradicional.
  9.  # 509

CMartin

nessa planta desculpe mas não estou a ver outra posição para o sofá que seja boa.
    não gosto muito dessa planta pois abrindo a porta deve haver muito dia em que quem está no sofá vai levar com vento e frio se for um clima menos tropical.
  10.  # 510

Compreendo o que diz, marco, mas nem precisa de ser aquele sofá, ou um sofá de todo.
    Podem ser outros elementos de assento.
    Ou seja, se se quer uma planta e um programa minimalista puro, há um todo que se impõe, que não será o tradicional.
    Agora, lá está, não me parece que seja um conceito para todos. Ou um conceito que em design de interiores, dê para depois aplicar o tradicional. Pelo menos, não me faz grande sentido tal (aplicar soluções tradicionais em minimalismo da arquitectura).
    Ou seja, não considero esta planta contida, ou racional apenas, considero-a minimalista, e seria assim assumida.
    Colocar hall formal, e tudo isso corrente, para mim, seria alterar a sua natureza.
    E implicaria muito mais (aumento da construção, tudo isso, aliás como aconteceu ao DR).
    Concordam com este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 13 dezembro 2020 editado

# 511

Colocado por: CMartinNo entanto, e apenas como exemplo, em design de interiores de casas minimalistas, dificilmente haverá um hall de entrada formal.
    Colocado por: CMartinNão se esqueçam de que é um conceito minimalista, logo, na minha interpretação, onde, não tem lugar, nem faria sentido, uma interpretação tradicional.

Sera isso Cmartin, nestas tambem nao existe hall de entrada formal, nem foi dada Grande importância à porta de entrada...
    Concordam com este comentário: CMartin
      9AA6EEFB-CE68-4643-935D-FD48017C3FCB.png
      82A6D888-7EAD-43D4-9DB7-C43D6CB82E9C.jpeg
  11.  # 512

Colocado por: DR1982
    Sera isso Cmartin, nestas tambem nao existe hall de entrada formal, nem foi dada Grande importância à porta de entrada...
    Concordam com este comentário:CMartin
      9AA6EEFB-CE68-4643-935D-FD48017C3FCB.png
      82A6D888-7EAD-43D4-9DB7-C43D6CB82E9C.jpeg

Claro que é isso DR. Nem faria sentido nesses contextos.
    Aliás, estou mesmo convencida que fogem de o fazer halls de entrada formais. Seria um contrasenso ao programa. Ou é ou não é, minimalista.
    • DR1982
    • 13 dezembro 2020 editado

# 513

Colocado por: CMartin
    Claro que é isso DR. Nem faria sentido nesses contextos.
    Aliás, estou mesmo convencida que fogem de o fazer Halls de entrada formais. Seria um contrasenso ao programa. Ou é ou não é, minimalista.
    Nunca tinha visto a coisa dessa forma, mas faz realmente sentido!
    Por vezes neste tipo de plantas tento encontrar o tal hall de entrada formal, a proteção à porta de entrada no exterior, o destaque à porta de entrada que raramente existe, a proteção visual para a zona privada da casa, etc...
    Nao tanto por achar que devam existir, acho que é mais por estar habituado a que isso exista!
    Mas como diz ou é ou nao é.
  12.  # 514

Colocado por: CMartinColocar hall formal, e tudo isso corrente, para mim, seria alterar a sua natureza.
    E implicaria muito mais (aumento da construção, tudo isso, aliás como aconteceu ao DR).

Aqui nao concordo ou nao entendi, a minha planta tem hall formal, sera que não?
  13.  # 515

Colocado por: DR1982Nunca tinha visto a coisa dessa forma, mas faz realmente sentido!
    Por vezes neste tipo de plantas tento encontrar o tal hall de entrada formal, a proteção à porta de entrada no exterior, o destaque à porta de entrada que raramente existe, a proteção visual para a zona privada da casa, etc...
    Nao tanto por achar que devam existir, acho que é mais por estar habituado a que isso exista!
    Mas como diz ou é ou nao é.

Sei bem. E talvez tenha sido um dos erros, e o erro do DR, quando primeiro decidiu a sua área de construção, porque tinha em ideias algo nesta linha. Mas depois, lá está, não se tinha apercebido de que uma planta destas é toda uma estética que se impõe, e até, um modo de vida, mais simplificado, sem exigências do habitual familiar tradicional, e em estética.
    E depois, a sua planta, com isto e aquilo, tradicional, aumentou o dobro da área construtiva.
    Foi isto.
    Sei bem disto também porque muitas vezes me referem, quando faço levantamento dos perfis (e dos gostos pessoais) o minimalismo, e eu sei bem que não é o minimalismo puro que maioritariamente das vezes pretende dizer o dono de obra. E, comprova-se, quando começo a confrontar uma série de detalhes do projecto e do que foi pedido, e que confirmam quase sempre, que não falamos de minimalismo.
  14.  # 516

Colocado por: DR1982Aqui nao concordo ou nao entendi, a minha planta tem hall formal, sera que não?

Que eu saiba, pelo menos, a última vez que vi a sua planta no tópico, tinha. Um bem demarcado até, que tenha em mente.
    Mas também não percebo muito bem a sua pergunta DR ?
    • DR1982
    • 14 dezembro 2020 editado

# 517

Sei bem. E talvez tenha sido um dos erros, e o erro do DR, quando primeiro decidiu a sua área de construção, porque tinha em ideias algo nesta linha. Mas depois, lá está, não se tinha apercebido de que uma planta destas é toda uma estética que se impõe, e até, um modo de vida, mais simplificado, sem exigências do habitual familiartradicional.
    E depois, a sua planta, com isto e aquilo, tradicional, aumentou o dobro da área construtiva.
    Foi isto.
    Sei bem disto também porque muitas vezes me referem, quando faço levantamento dos perfis (e dos gostos pessoais) o minimalismo, e eu sei bem que não é o minimalismo puro que maioritariamente das vezes pretende dizer o dono de obra. E, comprova-se, quando começo a confrontar uma série de detalhes do projecto e do que foi pedido, e que confirmam quase sempre, que não falamos de minimalismo.
    Repare que este tipo de pormenores/opções nao me fazem confusão nem penso que venham a fazer, as questões que levantei foram no sentido de perceber se podem ser considerados erros/ defeitos ou simplesmente opções.
  15.  # 518

Que eu saiba, pelo menos, a última vez que vi a sua planta no tópico, tinha. Um bem demarcado até, que tenha em mente.
    Mas também não percebo muito bem a sua pergunta DR ?
    Nao entendi se dizia que a minha planta nao tem hall formal ou se isso fez com que a area de construção tivesse que ser aumentada!
    Acho que tenho Hall mas nao concordo que o Hall tivesse feito aumentar a planta, acha que sim?
  16.  # 519

Colocado por: DR1982Acho que tenho Hall mas nao concordo que o Hall tivesse feito aumentar a planta, acha que sim?

Provavelmente sim mas neste sentido : o hall de entrada que puxou outras coisas.
    E mais umas coisas que pareciam inocentes e que afinal contribuíram.
    Sei que não está a perceber o que lhe estou a dizer, da forma que eu o estou a pensar enquanto lho digo, porque vemos isto da matéria de forma diferente.
    Mas, sim, DR, umas coisas puxaram outras coisas, e, no final, tem uma planta aumentada, porque lhe mudou a linguagem inicialmente pretendida por si.
    Assim : um hall de entrada tradicional não faz sentido numa planta minimalista. Já vimos. Mas foi resposta a pedido seu, de hall de entrada, na arquitectura.
    Depois, não queria ver os armários pelo corredor a direito, mais uma solução se fez para "tradicionalizar" isso também.
    E por aí adiante, que não sei tudo de cabeça do seu projecto. Ou seja, as coisas que pediu, e que não têm necessidade de ser numa planta minimalista, obrigaram a toda uma aplicação tradicional, em que o DR passou duma ideia sua de 150m2 minimalista para uns 150m2 + x(não sei quantos) em que o "x" foi aplicação de conceitos tradicionais, e que são, realmente, os mais habituais para uma família tradicional.
    Ou seja, o hall de entrada formal não é o único culpado, é um dos culpados entre muitos culpados elementos tradicionais,porque o DR aplicou outra linguagem ao todo, que não o minimalismo.
    Não estou de maneira nenhuma a dizer que cometeu um erro, nada disso, estou apenas a tentar transmitir a ideia do que aconteceu, do que eu tenha assistido, e que lhe pode ajudar a entender talvez, porque não foram possíveis, afinal, os 150m2.
  17.  # 520

Provavelmente mas neste sentido : o hall de entrada que puxou outras coisas.
    E mais umas coisas que pareciam inocentes e que afinal contribuíram.
    Sei que não está a perceber o que lhe estou a dizer, da forma que eu o estou a pensar enquanto lho digo, porque vemos isto da matéria de forma diferente.
    Mas, sim, DR, umas coisas puxaram outras coisas, e, no final, tem uma planta aumentada, porque lhe mudou a linguagem inicialmente pretendida por si.
    Acho que entendo o que quer dizer e concordo, se for isso...
    O facto de querer a casa em serie e numa forma geométrica perfeita fez com que tenha espaços demasiado grandes onde nao havia necessidade, a zona da mesa e da cozinha por exemplo, por consequência tem 7.40m de largura que na verdade nao precisava, mas como disse acima o conceito assim obriga!
    Concordam com este comentário: CMartin

0.1133 seg. NEW