Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um sistema de ar condicionado Daikin multi split com máquinas interiores de condutas.

    Numa das divisões o aparelho interior tem um funcionamento que sempre estranhei, mas que sempre assumi como normal. Fico é na dúvida se será assim tão normal quanto isso.
    Basicamente o que sucede é que ligo o AC em modo de aquecimento e depois daqueles procedimento inicial de liga e desliga, quando a máquina interior começa a trabalhar e a difundir ar quente, passado algum tempo pára (está a trabalhar durante 3 a 4 minutos). Daí a mais 5 ou 6 minutos volta a ligar e assim sucessivamente.

    Note-se que cada vez que a máquina pára não está na temperatura regulada, embora enquanto trabalha a máquina difunde ar quente.

    Poderá ser algum problema?
    • SrR
    • 9 dezembro 2020

     # 2

    As grelhas das maquina estao afastadas?
  2.  # 3

    Colocado por: NortenhoPoderá ser algum problema?
    falha de caudal e ou gas refrigerante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  3.  # 4

    @jorgealves, mas nesse caso o comportamento não devia ser o mesmo em todas as máquinas do mesmo split? Tenho 3 máquinas penduradas no mesmo aparelho exterior, mas só uma tem este comportamento (além de que faz o frio ou calor enquanto está a trabalhar).
  4.  # 5

    modelos das int?
    se bem que aposto que sao FD**
    qual a dimensão da conduta de insuflação?
  5.  # 6

    Colocado por: SrRAs grelhas das maquina estao afastadas?


    Refere-se às máquinas exteriores? Estão afastadas uma da outra (até acho que estão a 90 graus uma em relação à outra).
  6.  # 7

    Colocado por: jorgealvesmodelos das int?
    se bem que aposto que sao FD**
    qual a dimensão da conduta de insuflação?


    Sim, são da gama FDXMxxF3V1B.

    Em relação às condutas, sinceramente não faço ideia das respetivas dimensões.
  7.  # 8

    modelo completo das int e ext? localização geografica?
  8.  # 9

    No interior tenho 3 unidades interiores FDXM35F3 (uma na sala, outra na cozinha e outra na suite) e 3 unidades FDXM25F3 (nos restantes dois quartos e no escritório).
    No exterior tenho duas unidades 3MXM68N2V1B, uma a servir 2x FDXM35F3 + 1x FDXM25F3 e a outra a servir 1x FDXM35F3 e 2x FDXM25F3.

    Zona de Braga.
  9.  # 10

    Já agora, o circuito de gás é independente de máquina interior para máquina interior, ou é partilhado por todas as máquinas interiores ligadas à mesma máquina exterior?

    Eu acho estranho que ao fim de dois anos e com cerca de 300h de funcionamento (que é o que está indicado no menu de manutenção no controlo do AC) seja necessário recarregar o gás, mas a verdade é que também não percebo muito do tema :)
  10.  # 11

    Nortenho e chegou a falar disso ao seu instalador?
    Quanto investiu no seu sistema de AC por condutas?
  11.  # 12

    @Sirruper, casa chave na mão, embora tenha acompanhado a construção. O sistema já estava incluído no valor acordado.
  12.  # 13

    Colocado por: NortenhoEu acho estranho que ao fim de dois anos e com cerca de 300h de funcionamento (que é o que está indicado no menu de manutenção no controlo do AC) seja necessário recarregar o gás, mas a verdade é que também não percebo muito do tema :)
    não acontecia desde novo?

    Colocado por: Nortenhosempre estranhei, mas que sempre assumi como norma
  13.  # 14

    Colocado por: NortenhoJá agora, o circuito de gás é independente de máquina interior para máquina interior, ou é partilhado por todas as máquinas interiores ligadas à mesma máquina exterior?
    o circuito é unico para todo o sistema ligado na exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  14.  # 15

    Eu tenho a ideia que sempre teve este comportamento, mas não consigo dizer que foi desde o primeiro dia. Como é na divisão que menos uso se deu ao ar condicionado (300h de uso em mais de 2 anos), nunca dei grande importância ao comportamento.
    Entretanto estive a espreitar o menu de informação de manutenção e tem lá o erro U0, que de facto está relacionado com falta de gás. Verifiquei em todos os comandos e tenho essa informação no topo do ecrã nesse menu em todos os comandos (incluindo os que estão ligados a outra máquina exterior que não a que serve a unidade problemática), à exceção de uma máquina interior que está ligada ao mesmo split desta que trabalha intermitentemente.
    Se o circuito é único dentro das máquinas que partilham a mesma unidade exterior, não deveriam ter todas o mesmo erro? E não é estranho que o erro esteja a ocorrer simultaneamente com ambas as máquinas exteriores?

    Fico por isso na dúvida se não poderá ser a eletrónica baralhada. Há alguma forma de limpar este erro U0 para testar se surge novamente?
  15.  # 16

    qual a distancia de tubagem entre cada unidade interior e cada ext?

    se é erro que esta desde o arranque é motivada por não terem corrigido a carga de gás original como é obrigatório pois as unidades só vêm com gás para fazer 30 metros no total de todas as linhas.

    ps: também pode ser originado pela distancia estre unidades ser maior do que o possivél.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  16.  # 17

    A unidade mais afastada deverá estar a uns 16m e as duas outras que estão ligadas ao mesmo split estarão a uns 12m de distância cada uma (medidas muito por alto). Isto ultrapassa, por isso, o limite dos 30m de que falou.

    Os três aparelhos dos quartos, que estão todos na mesma máquina exterior, estão a mais ou menos 12m, 9m e 8m, conforme o quarto, pelo que neste caso até nem ultrapassa o limite.

    No entanto refiro novamente que no conjunto com a maior distância à máquina é onde está a máquina interior sem qualquer mensagem de erro U0 (precisamente a que está mais afastada de todas).

    Seja como for, vou ter de ter isto visto por um técnico, mas se entretanto houvesse forma de limpar o tal erro U0 para perceber se se manifesta de novo, era o ideal. Alguma dica quanto ao modo de fazer isso?
  17.  # 18

    Bem, entretanto lá descobri como limpar o erro: dentro do menu de "Informação de manutenção" (onde aparece afixada a mensagem de erro) basta carregar durante uns segundos no botão On/Off que o erro sai daí.

    Vamos ver como isto se comporta nos próximos dias.
  18.  # 19

    Bem, depois de limpar o erro em todos os comandos e de deixar um dos A/C a funcionar, eis que surgiu um novo erro: E3 (supostamente pressão a mais num componente). No entanto a divisão onde o A/C esteve a trabalhar estava quente e à temperatura solicitada (25ºC).

    Estive a ler um manual de manutenção da Daikin e o fluxograma para este erro sugere verificar um filtro qualquer na máquina exterior, pois pode estar entupido. Naturalmente que não me vou por a mexer nisto, mas pergunto se este erro E3 poderá ter alguma relação com o erro U0, isto é, induzir a deteção de falta de gás quando na realidade é "apenas" sujidade no circuito.
  19.  # 20

    Colocado por: NortenhoEstive a ler um manual de manutenção da Daikin e o fluxograma para este erro sugere verificar um filtro qualquer na máquina exterior
    está a fazer confusão isto é um código de disparo por alta pressão, tendo em consideração UE o rendimento em aquecimento também e baixo indica problemas com vácuo e consequentemente carga de gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
 
0.0208 seg. NEW