Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Registei-me neste site pois vi que era o mais indicado para me ajudarem.

    Ha 2 meses pintei 2 quartos, retirei os radiadores da parede, tirei a agua e fechei a valvula de agua em baixo.
    Voltei a colocar os radiadores mas nao abri logo a agua.
    A minha esposa nestes dias ligou o aquecimento e vi que esses nao aqueciam (duh).
    Abri a torneia de agua mas nao ouvi a encher. Acho que devia se ouvir qq coisa.

    Entretanto disseram-me que devia purgar e andei a fazer isso ontem.
    O problema é que enquanto se liga o aquecimento, na torneira da cozinhanou chuveiro sai agua quente castanha.

    Tenho a caldeira avariada? Devo trocar qq coisa?
    Obrigado e se precisarem ajuda informatica digam já que ajudo.

    Abraço
      IMG_20201210_230503.jpg
  2.  # 2

    Parece-me que tem muita pressao no circuito. Meta isso nos 1.0 a 1.5 Bar e se necessario é aumentar. Isto nao resolve o problema mas essa ordem de pressoes chamou-me logo a atençao.

    Ao abrir a torneira da agua do circuito com todas as purgas fechadas, esta a aumentar a pressao dentro dos radiadores e o ar nao esta a sair. Cuidado que é um circuito fechado e nao deve ter ar la dentro.

    Agua castanha no circuito pode ser ferrugem. Os radiadores sao em ferro fundido pesadoes ou aluminio? Se realmente for ferrugem, voce podera ter as torneiras "entupidas".

    Tambem da para purgar directamente em alguns esquentadores, mas isso ja é recomendo que seja alguem qualificado a fazer.

    Para eu nao estar aqui a escrever novamente tudo, veja este topico, onde um utilisador teve um problema parecido:

    https://forumdacasa.com/discussion/74305/radiadores-aquecimento-central/?Focus=1685945#Comment_1685945

    Mas tendo agua castanha, tem de fazer varios ciclos de purga até sair agua limpa.
  3.  # 3

    Nostradamus.
    Obgd vou ver
  4.  # 4

    Colocado por: gazuzaO problema é que enquanto se liga o aquecimento, na torneira da cozinhanou chuveiro sai agua quente castanha.


    Significa que há passagem do circuito de aquecimento para o circuito das AQS... deve ter alguma fuga interna na caldeira.
    • SrR
    • 11 dezembro 2020 editado

     # 5

    Homem deixou o enchimento da caldeira aberto, feche o passador
    • SrR
    • 11 dezembro 2020

     # 6

    É por isso k sai agua castanha na torneira
    • SrR
    • 11 dezembro 2020

     # 7

    Esqueça andar a limpar a agua suja nos radiadores, ao fazer isso vai introduzir agua nova no circuito, com mais oxigênio e vai promover ainda mais a ferrugem
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 8

    Cm devem ter reparado não percebo muito disto e estou a tentar resolver isto.

    Os meus radiadores sao de alumínio. Só os tirei para pintar bem a sala.

    Vou fazer mais vezes purga. O passador de agua esta na caldeira?

    Como posso baixar a pressão para 1,5?

    Reparei agora que na caldeira os 2 tubos que imagino que sejam para o circuito do aquecimento e outro para agua domestica, têm uma ligeira humidade. Passei o dedo e estava molhado.
      IMG_20201211_211434.jpg
    • SrR
    • 12 dezembro 2020

     # 9

    Colocado por: SrRHomem deixou o enchimento da caldeira aberto, feche o passador
    esse passador do lado direito da caldeira com manipulo preto, rode sempre pra direita ate o fechar, depois va purgando os radiadores ate a pressão baixar ate 1,5bar
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  6.  # 10

    Boa tarde.
    Desculpem a demora
    As vossas dicas ajudaram-me e tenho o sistema purgado, tudo aquecer e a pressão anda à volta do 1 e 1,5.

    Obrigado a todos
 
0.0139 seg. NEW