Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A pessoa a quem eu tratava por pai deixou me uma casa em testamento.
    O problema é eu estar em guerra com o filho dele, sendo eu a parte mais frágil.
    Por causa de atitudes menos corretas da minha parte o filho dele está chateado comigo.
    Mas eu preciso da casa porque senão não tenho onde morar. Eu inclusive estou a pensar em alugar um dos quartos da casa para poder ganhar mais alguma coisa e compor a minha vida que está uma **** devido ao vicio do jogo.
    Quem eu tratava por pai faleceu recentemente. Eu vou na segunda feira levantar cópia do testamento, pois estou com receio que o filho dele faça alguma coisa.
    Que sugerem que se faça? Era importante a casa ficar em meu nome para poder orientar melhor a minha vida e não estar neste impasse.
    Salvo erro quem eu tratava por pai, passou a esse filho,em vivo,uma quinta. Eu acho que isso está em.testamento,no novo. Mas não me recordo.
  2.  # 2

    Advogado
  3.  # 3

    O testamento,da qual vou ter cópia na segunda-feira,salvo erro está na totalidade para mim.
    E só faz referência à casa onde moro e ao carro.
    Desconheço se faz referência ou não à quinta que o filho dele herdou em vivo ou não.
    E salvo erro havia qualquer coisa de uma casa que a pessoa a quem eu tratava por pai,que era noutro sitio (e que eu desconhecia,pois foi herança que ele recebeu salvo erro,mas nem em testamento está).
    Segundo sei,ele quer cumprir o que está no testamento,mas imaginemos que a casa está para mim e ele do nada resolve querer metade da casa?
    Eu gostava de poder entender com ele e fazer chegar a um consenso,o problema é as relações estarem cortadas pelas asneiras que fiz.
    A casa é onde moro,inclusive estou a assumir despesas da luz e da água,apesar de o NIF estar já como herdeiros e estou com receio que cortem luz e água.
    Além do mais eu estou a pensar em alugar um dos quartos,de modo a poder ajudar-me a reorientar a minha vida financeira.
    Eu tenho alguma pressa em resolver tudo,pois tenho uma pessoa interessada em alugar o quarto já no final deste mês.
    Se me puderem ajudar ficava agradecido.
    O testamento sei que estava para mim...e eu ao levantar cópia do mesmo posso passar a casa para meu nome,acho eu,mas o filho dele quererá ser chamado,não sei,mas estando ele chateado comigo e não havendo relações,é praticamente cada um por si.
    Ele a evitar que se saiba da existência do testamento.
    Habilitação de herdeiros vai fazer salvo erro sem mim,segundo sei foi pedido inventário de tudo mas não me pediram dados.
    A única solução que vejo é a minha advogada marcar reunião com ele e tentar-se algo amigável...
    Ele tem pouco interesse na casa,mas nunca se sabe...
  4.  # 4

    O testamento não pode deserdar ninguém pode ficar com tudo mas tem que pagar tornas.

    Vá a um advogado tratar de tudo
  5.  # 5

    Pagar tornas como assim?
    Terei de pagar alguma coisa?
    Que é isso de tornas?
  6.  # 6

    Eu se for o buscar a cópia do testamento,com a mesma poderei fazer alguma coisa nas finanças ou nos registos?
    A minha advogada está a par de tudo.
    Se tiver de pagar tornas terei de pagar tudo aos poucos...
  7.  # 7

    A única solução que vejo é a minha advogada marcar reunião com ele e tentar-se algo amigável...
    Ele tem pouco interesse na casa,mas nunca se sabe...

    É a primeira opção a explorar, sim, na minha humilde opinião.
    Desejo-lhe boa sorte.
  8.  # 8

    Uma pessoa pode fazer um testamento 100% a favor de outra mas se tiver filhos, pais ou um cônjuge sobrevivo essas são herdeiros de uma parte, julgo que 2/3 da herança.
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaUma pessoa pode fazer um testamento 100% a favor de outra mas se tiver filhos, pais ou um cônjuge sobrevivo essas são herdeiros de uma parte, julgo que 2/3 da herança.

    Ou seja,
    em princípio vai ter direito apenas a receber 1/3 do valor da herança.


    E qual a relação entre si e o falecido?

    Esse senhor era casado?
  10.  # 10

    No meu caso 50% pois é filho único.
    Eu na segunda vou levantar o testamento.
    O melhor era haver diálogo e resolvia se tudo a bem.
    Pois a vontade é que a casa seja para mim,onde sempre morei...
    Resta esperar para ver...
  11.  # 11

    E para a receber tem de pagar impostos visto não ser um familiar directo e chegar a acordo com a partilha dos bens com o outro herdeiro legítimo.
  12.  # 12

    Eu quero ficar com a casa.
    Eu de sangue não era nada. Eu fui criado por ele e pela minha avó materna,que já faleceu. A minha avó materna era casada com ele.
  13.  # 13

    Os impostos infelizmente dado eu não ser de muitas posses terá que ser tudo feito as prestações infelizmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMPG
  14.  # 14

    Colocado por: estvmkt. A minha avó materna era casada com ele.

    E fizeram alguma divisão de bens aquando do falecimento da sua Avó?
    Há tios ou mais sobrinhos por parte da sua Avó?
  15.  # 15

    Acho que não foi feito nada.
    Havia um testamento que foi revogado,que dava a ela o usufruto da casa e a mim a propriedade. Mas foi revogado devido a morte dela.
    • RMPG
    • 12 dezembro 2020

     # 16

    Se a sua avó era casada. Pode ter herdado uma parte da herança do senhor. Aí pode ajudar em parte a resolver alguma coisa.
    Agora se for só por testamento que vai herdar a casa aí terá que pagar sempre valores as finanças por herdar algo a que "não tinha direito".. Trate bem disso. Para não ter chatices mais tarde...
    • VCAC
    • 12 dezembro 2020

     # 17

    A mim parece-me que se o filho do sr. a quem o estvmkt sempre chamou de pai decidir contestar o testamento, tem aí material para uns 3 anos ou mais de tribunal... Sem ninguém poder "mexer" nos bens... É melhor não fazer grandes planos para alugar a casa num futuro próximo...
  16.  # 18

    Pelo que me disseram ele cumpre o que está no testamento.
    A única solução é eu pegar no testamento e a minha advogada que se entenda com ele.
  17.  # 19

    O que não sei é se,fora o testamento há uma outra casa da Guarda,pois sei que havia mais uma conta de IMI que o meu "pai" recebia.
    Em tribunal tenho testemunhas a meu favor.
    E eu a alugar o quarto será tudo por fora e eu posso alegar que estou a dar alojamento a uma pessoa amiga.
  18.  # 20

    Se o testamento indicar a quinta ao filho dele o problema está resolvido.
    Mas vou aguardar...
    A minha advogada sabe que ele herdou a quinta com ele vivo...
    O problema é ele querer agir por "maldade".
    E aí bloqueia me tudo com contratos e assim de serviços...
 
0.0118 seg. NEW