Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou com ideias de fazer uma plantação de kiwis, mas mesmo depois de pesquisar surgiram me algumas dúvidas.

    1º- de quantos em quantos metros tenho de colocar postes ou vigas?

    2º - em termos de apoios como funciona ou onde posso encontrar informação?

    Se me poderem ajudar nestas duas questões agradecia.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Portanto. Não entende, nem pesquisou nada sobre o assunto. Mas acha que é um excelente negocio...

    Realmente.
  3.  # 3

    Uma pequena pesquisa dá isto
      kiwi.JPG
  4.  # 4

    Amigo ai no motor de busca, faça uma pesquisa "produção de kiwi em Portugal"

    Vai aparecer muita coisa, leia, estude e informe se.
  5.  # 5

    E é tudo de graça ;)
    • NLuz
    • 13 dezembro 2020

     # 6

    Kiwi tem muita vitamina C.
    Força nisso , quantos mais melhor !!!!

    😁😁😁😁
  6.  # 7

    Só mentes brilhantes!

    Até fico sem palavras para tantas pessoas sem nada que fazer que vêm aqui falar só por falar! Para isso mais valia estarem quietos e calados!

    Mas obrigado a mesma pelo esforço que demonstraram em não dizer nada de jeito!
    • lmcaet
    • 13 dezembro 2020 editado

     # 8

  7.  # 9

    Ivo... Ivo...
  8.  # 10

    Wow...
  9.  # 11

    bem, para os mais entendidos vamos lá:

    1ª que todo deve-se de ter em atenção a localização onde se pretende proceder a plantação! Não deve ser o local muito exposto a ventos mas com uma boa exposição solar. Não deve ser um local onde as geadas sejam muito intensas para não estragar as plantas. o ph do solo deve ser neutro.

    2º - deve escolher qual o sistema que pretende implementar: em bergota(ou pergota ou lá como se diz) que apesar de dar uma maior produção torna-se mais trabalhoso na altura da poda e da colheita, e nota-se uma quebra na qualidade. por outro lado, se se fizer uma plantação em cruzeta ou bardo, apesar de produzir menos a qualidade dos kiwis sobe, alem de que a poda e a colheita ficam mais fáceis.

    3º - um sistema de rega adequada! os kiwis são uma planta que necessita de muita água, cerca de 60 a 100 litros de água por dia. Apesar de me dizerem que o sistema de gota-a-gota poderia ser eficaz, o mais utilizado é o sistema de micro-aspersores.

    meus amigos, falam sem saber... tenho pesquisado, tenho visto imensos videos no youtube, mas existem dúvidas que não encontro um concenso, pois uns dizem que é alhos e outros é bogalhos...

    o problema é que um gajo faz duas perguntas, e vocês em vez de ajudar vêm para aqui mandar postas de pescada para o ar e ainda se acham os maiores... só aqui vem comentar quem quer... se quiserem ajudar muito bem, não querem podiam estar caladinhos...

    meia duzia de comentarios e nenhuma informação de jeito!
  10.  # 12

    Já leu a literatura técnica? Faça-o, estude, tire as suas conclusões...

    Aqui duvido que encontre mestres em produção de kiwi.
  11.  # 13

    Eu cá sou um mestre é a comer kiwis lol


    Colocado por: Pedro BarradasJá leu a literatura técnica? Faça-o, estude, tire as suas conclusões...

    Aqui duvido que encontre mestres em produção de kiwi.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  12.  # 14

    Colocado por: carlosj39Eu cá sou um mestre é a comer kiwis lol



    Nesta altura estou mais forte nos dióspiros, este ano foi fraco nos kiwis 😛
    • NLuz
    • 13 dezembro 2020

     # 15

    Quanto é o kilo ?
    Fico com uma caixinha
  13.  # 16

    Colocado por: NLuzQuanto é o kilo ?
    Fico com uma caixinha

    Aqui só se fazem trocas 😁
  14.  # 17

    Já agora só dar aqui uma mão ao Ivo.

    Já escolheu a espécie que vai ter Ivo?
    Vai plantar para ter no terreno ou vai ser para vender?
    Espera contratar mão de obra para a poda/apanha ou vai fazer sozinho?
  15.  # 18

    O kilo de kiwis normais anda entre os 3,5 e os 4 euros, depois há uns kiwi premium que andam pelos 7 eur o kilo, eu onde compro normais gosto mais do que alguns premium que já comi.

    Colocado por: NLuzQuanto é o kilo ?
    Fico com uma caixinha
  16.  # 19

    Vai falar com algumas associações de produtores. No norte há imensas.
  17.  # 20

    Tem muita agua disponivel no terreno?
    Tenho um amigo que tem duas plantações e nos anos bons tira mais de 40t. Acho que vende aquilo a menos de 1€.
    É o trabalho dele a tempo inteiro. Aquilo é preciso dedicacao e trabalho.
 
0.0212 seg. NEW