Iniciar sessão ou registar-se
    • Ak47
    • 13 dezembro 2020 editado

# 1

Boas malta,
    Venho aqui pedir a vossa opinião e as vossas críticas!
    Então é assim, eu vivo numa casa a 10 anos com os meus pais, de dois tios meus, ou seja uma parte da casa é da minha tia e outra parte é do meu tio.
    Agora surgiu a oportunidade de comprar a casa porque a minha tia está a precisar de dinheiro, visto estar em divórcio com o seu marido!
    Por um avaliador amigo que cá veio, ele disse-nos que a casa valia na ordem dos 70mil a 80mil, e visto que os meus pais, pelo menos o meu pai não pode participar no crédito habitação porque tem dívidas, e a minha mãe já liquidou as dela, isto decorrente de uma empresa que tínhamos, decidimos então ser só eu a entrar na compra da casa!
    Eu tenho 23 anos e ainda não estou efetivo, só a meio do próximo ano, mas sempre posso pedir ao patrão se acharem que é relevante a folha do estatuto na empresa a dizer que vou ficar efetivo, porque o próprio já me disse que ia ficar, e também para já só estou a receber 635€!
    Já pesquisei que o CA tem o plano crédito habitação para jovens e como é o meu banco vai ser o primeiro a que vou!
    Tenho mais de 10mil euros para dar de entrada, mas apenas pretendia das os 10mil para ficar com o resto para as burocracias!
    Como o vou fazer sozinho vou indicar a minha mãe que tem 53 anos como fiadora! Apesar do único valor que ela tenha ser o ordenado!
    Não sei se significará alguma coisa para o banco, que serei eu a comprar mas a casa será para 3 pessoas, visto que se não comprarmos a casa vamos ter de pagar renda.
    Qual é a vossa opinião acham que consigo?
    Outra hipótese que talvez possamos pensar é fazer o empréstimo em meu nome é da minha mãe, tendo eu 23 e ela 53, o empréstimos no máximo seria de 22 porque um dos proponentes não pode ter mais de 75 anos no final, ambos ganhamos o ordenado minimo, mas também temos o meu pai que apesar de ter dívidas tem um ordenado de 1800/1900 por mês, ou seja o nossos ordenados juntos “eu e a minha mãe” seria apenas para o empréstimo, e para fazer pé de meia, pois o ordenado do meu pai cobre todas as nossas despesas!
    De referir que nesta hipótese muito dificilmente teríamos fiador!
    Qual acham que seria a melhor hipótese e se acham que há alguma melhor?
    E já agora gostaria de saber se alguém sabe se é possível comprar só a parte da casa a um e depois comprar a parte ao outro! Mas isto mesmo sendo só a última hipótese. Isto era a casa dos meus avós e nas partilhas cada um dos dois ficou com metade!
    Desde já agradeço a todos o que responderem
    Obrigado
    • ktm333
    • 14 dezembro 2020 editado

# 2

Colocado por: Ak47Qual é a vossa opinião acham que consigo?

O meu caso, 21 anos, efetivo, ganhava o ordenado minimo da altura que eram 557€, o valor da casa era o mesmo 70k€, mas o mais importante para o banco foi ter os 10% para a entrada, e sobrar para as burocracias, e como viram que consegui juntar dinheiro, e que iria comprar a casa, não seria para a perder... Não tenho fiador, foi pedido por eles(CGD, o meu banco) mas foi um pedido meu, ou era sem ou procurava outro banco!
    Portanto sim, consegue, tendo os 10% e se procurar bem consegue boas condições, não fique só por um banco.. ;)
    Concordam com este comentário: snm85
  1.  # 3

Colocado por: ktm333ou era sem ou procurava outro banco!

Eles devem ter medo de perder clientes.

Ora, a casa era do banco?
  2.  # 4

Qual o valor que os seus tios estão a pedir pela casa?
    • RCF
    • 14 dezembro 2020

# 5

Colocado por: Ak47Qual é a vossa opinião acham que consigo?
    Outra hipótese

Só o Banco lhe pode responder a isso.
    Só o Banco lhe pode dizer se consegue e qual das hipóteses será a mais favorável.
    Comece por aí, por contactar o Banco.
    Mas, estou em crer que consegue. Se o valor é apenas de 70/80K, tendo cerca de 10K para entrada e apresentando fiador (a sua mãe), creio ser perfeitamente possível.

Colocado por: Ak47Tenho mais de 10mil euros para dar de entrada, mas apenas pretendia das os 10mil para ficar com o resto para as burocracias!

As burocracias terão um valor reduzido. Por esse valor, a compra é isenta de IMT.

Colocado por: Ak47Não sei se significará alguma coisa para o banco, que serei eu a comprar mas a casa será para 3 pessoas

Ficando a casa apenas em seu nome, para o Banco é completamente irrelevante se lá vai viver sozinho, com os pais ou com meia dúzia de amigos...
  3.  # 6

Não pode é meter a sua mãe ou o seu pai ao barulho. Não só porque provavelmente o regime de casamento deles fará com que as dívidas sejam comuns, mas também o facto de o seu pai ter esse salário e mesmo assim continuar com dívidas é muito mau prenúncio. O mesmo vale quanto a eles serem elegíveis para fiadores.

A declaração de intenções do seu empregador de nada vale. Ou é efetivo e tem essa situação exposta a nível de justificativos salariais o o banco lhe vão pedir ou a sustentabilidade do empréstimo é posta em causa.
    Para valores desse calibre e com a sua idade o valor da prestação para o prazo máximo de 45 anos não deve ultrapassar os 200€, o que acaba por também encaixar na sua taxa máxima de esforço.
    • ktm333
    • 14 dezembro 2020 editado

# 7

Colocado por: MariaseveraEles devem ter medo de perder clientes.
    Ora, a casa era do banco?

Clientes com algum dinheiro, e bom historial, acredito que sim ;)
    Não, não era imóvel do banco, nem o credito pertencia à mesma instituição...
    • Ak47
    • 14 dezembro 2020

# 8

Colocado por: Vítor MagalhãesQual o valor que os seus tios estão a pedir pela casa?

O valor pedido por eles, é o valor da avaliação, que é exatamente te 74.460mil/€, ou seja metade disto para cada um!
    No meu caso seria pedir este valor, mas dar de entrada ate mesmo os 14.460mil/€, para ficar a pagar os restantes 60mil/€.
  4.  # 9

Colocado por: Ak47
    O valor pedido por eles, é o valor da avaliação, que é exatamente te 74.460mil/€, ou seja metade disto para cada um!
    No meu caso seria pedir este valor, mas dar de entrada ate mesmo os 14.460mil/€, para ficar a pagar os restantes 60mil/€.

Não se esqueça que o banco empresta até 90% do valor mais baixo entre o valor pedido pelo vendedor e a avaliação "contratada" pelo banco.
    • Ak47
    • 14 dezembro 2020

# 10

Colocado por: KduvidasNão pode é meter a sua mãe ou o seu pai ao barulho. Não só porque provavelmente o regime de casamento deles fará com que as dívidas sejam comuns, mas também o facto de o seu pai ter esse salário e mesmo assim continuar com dívidas é muito mau prenúncio. O mesmo vale quanto a eles serem elegíveis para fiadores.

A declaração de intenções do seu empregador de nada vale. Ou é efetivo e tem essa situação exposta a nível de justificativos salariais o o banco lhe vão pedir ou a sustentabilidade do empréstimo é posta em causa.
    Para valores desse calibre e com a sua idade o valor da prestação para o prazo máximo de 45 anos não deve ultrapassar os 200€, o que acaba por também encaixar na sua taxa máxima de esforço.

Os meus pais não são casados, apenas são juntos!
    O meu pai, tem uma dívida apenas, de mais de 10 anos atrás, mas por incrível que pareça não estão a fazer penhora do ordenado nem fizeram de nada, apenas soubemos dessa dívida devido a termos pesquisado no mapa de responsabilidades.
    • Ak47
    • 14 dezembro 2020

# 11

Colocado por: Vítor Magalhães

Não se esqueça que o banco empresta até 90% do valor mais baixo entre o valor pedido pelo vendedor e a avaliação "contratada" pelo banco.

Sim, eu sei! A casa já foi avaliada por um avaliador, mas se o avaliador do banco avaliar por menos, eles vendem por esse valor, pois a intenção deles é desfazer se dá casa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • Ak47
    • 14 dezembro 2020

# 12

Colocado por: KduvidasNão pode é meter a sua mãe ou o seu pai ao barulho. Não só porque provavelmente o regime de casamento deles fará com que as dívidas sejam comuns, mas também o facto de o seu pai ter esse salário e mesmo assim continuar com dívidas é muito mau prenúncio. O mesmo vale quanto a eles serem elegíveis para fiadores.

Então acha que nestas condições é quase impossível conseguir empréstimo?
  5.  # 13

Não. Eu não disse isso.
    Embora Com todas essas nuances do pai que não é casado nas tem dívidas mas não tem penhoras...?! mãe que pode servir de fiadora, etc...
    Contrato de trabalho que não é efetivo, mas vai ser, etc...
    Isto é uma miscelânea que qualquer departamento de crédito vai esmiuçar como lhe compete.
    P exemplo. Se o pai não é casado, tem dívida mas não tem penhora, o que é que ele interessa para o caso?
    Se o salário da mãe está livre de ónus, pode ser fiadora até determinada fluidez. Ok.
    Se o seu contrato for efetivo/estável e o banco assim considerar, a taxa de esforço é de 30% sobre o salário bruto anual.
    Para 60k deve ter uma prestação abaixo dia 25% desses rendimentos portanto não vejo porque não há-de conseguir.
    Agora. Tem é de ser mais objetivo naquilovque decidir fazer, falar com os tipos do banco e se for o caso dar início ao processo.
    Tudo o resto são conjecturas.
  6.  # 14

Colocado por: Vítor Magalhães

90% porquê? Porque cumpre alguma exceção?
    Há dias falei com uma pessoa de um banco, e informou que é raro o empréstimo passar dos 80%.
  7.  # 15

Colocado por: casinhaDaAvo
    90% porquê? Porque cumpre alguma exceção?
    Há dias falei com uma pessoa de um banco, e informou que é raro o empréstimo passar dos 80%.

Neste momento tanto o NB como a CGD emprestam até 90%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  8.  # 16

Há pouco tempo analisei também a possibilidade de comprar casa nesse valor.

A CGD foi o primeiro e único banco a que fui só para ficar com uma ideia. Nunca faria o empréstimo aí, pois penso que consigo melhores condições noutros bancos.

Faziam o empréstimo sem fiador mas porque estou efectivo. Se não estiveres efectivo tens de ter fiador. Também tenho um ordenado relativamente maior que o teu mas penso que para esses valores não deve haver grande problema.
  9.  # 17

No meu caso em concreto a CGD oferecia melhores condições que o NB.
    Notas: Não tenho conta aberta na CGD e tenho o vencimento domiciliado no NB.
    • Ak47
    • 15 dezembro 2020

# 18

Colocado por: Vítor MagalhãesNo meu caso em concreto a CGD oferecia melhores condições que o NB.
    Notas: Não tenho conta aberta na CGD e tenho o vencimento domiciliado no NB.

Já agora consegue me indicar se o valor dos seguros já está incluído na prestação ou ainda acresce esse valor?
  10.  # 19

Colocado por: Ak47
    Já agora consegue me indicar se o valor dos seguros já está incluído na prestação ou ainda acresce esse valor?

Valores dos seguros incluídos.
  11.  # 20

Preocupe-se em arranjar o crédito. Seguros para esse valor e um tipo da sua idade não custam mensalmente mais do que um almoço...

0.0199 seg. NEW