Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O construtor vai fazer a moradia com aquecimento central completo mais pré-instalação de AC para possibilitar mais tarde (quando e se eu quizer) colocar AC. Isto não é uma duplicação de despesas ? O dinheiro gasto no aquecimento central (caldeira, radiadores e tubagens) não daria para ele acabar o AC dado que ele gasta também na pré instalação (segundo ele cerca de 1500 euros).
  2.  # 2

Eu preferiria AC a qualquer outro sistema de climatização. Mas isso sou eu que gosto de conforto durante o ano inteiro.
  3.  # 3

Na minha casa também tenho aquecimento central e AC
  4.  # 4

Mas o AC não torna desnecessário o Aq. Central ? Para quê a duplicação ?
    • eu
    • 11 novembro 2009

# 5

O AC no modo de aquecimento não é um método tão confortável como um aquecimento central, porque:
    -Produz correntes de ar;
    -É barulhento;
  5.  # 6

Eu sinceramente não penso assim. Há apenas coisas básicas a respeitar na sua instalação: nas máquinas exteriores ter cuidado com o local/qualidade da instalação quanto aos ruídos. Nas interiores, evitar que o fluxo de ar fique dirigido para locais de estar, p. ex. sofás, mesas, cabeceiras de cama, etc, de qq modo este fluxo de ar é parcialmente regulável.

Por exemplo, nos dias frios de Inverno, antes de me deitar, programo o AC para se ligar das 7h00 às 8h00 (Tenho tarifa bi-horária diária - vazio das 22h00 às 8h00). Levanto-me às 7h20, já com o quarto quentinho, e uso a desvantagem da corrente de ar quente para trocar de roupa duma forma muito confortável...

Barulhento? 22 db é barulho? Não me parece. Tenho AC Mitsubishi inverter 9000 btu.
  6.  # 7

Colocado por: jolupriIsto não é uma duplicação de despesas ? O dinheiro gasto no aquecimento central (caldeira, radiadores e tubagens) não daria para ele acabar o AC dado que ele gasta também na pré instalação (segundo ele cerca de 1500 euros).

Proponha-lhe isso. Que "desvie" os gastos no aquecimento central para a instalação total dos AC. O que faltar (se faltar...) você completa.
    Se viver em zona que precise de climatizar no verão com frio, era sem duvida isso que eu aconselharia. Se por outro lado só precisa de aquecimento, então aí se calhar ficaria com o aquecimento central... Agora colocar os dois é que me parece um disparate.
    • eu
    • 12 novembro 2009

# 8

Colocado por: nunoneiva75Eu sinceramente não penso assim. Há apenas coisas básicas a respeitar na sua instalação: nas máquinas exteriores ter cuidado com o local/qualidade da instalação quanto aos ruídos. Nas interiores, evitar que o fluxo de ar fique dirigido para locais de estar, p. ex. sofás, mesas, cabeceiras de cama, etc, de qq modo este fluxo de ar é parcialmente regulável.

Por exemplo, nos dias frios de Inverno, antes de me deitar, programo o AC para se ligar das 7h00 às 8h00 (Tenho tarifa bi-horária diária - vazio das 22h00 às 8h00). Levanto-me às 7h20, já com o quarto quentinho, e uso a desvantagem da corrente de ar quente para trocar de roupa duma forma muito confortável...

Barulhento? 22 db é barulho? Não me parece. Tenho AC Mitsubishi inverter 9000 btu.

Para esse tipo de utilização não é de facto desconfortável. Aliás, para fazer um aquecimento rápido de uma divisão, o AC é a melhor solução.

Mas por exemplo, para manter a casa quente de forma permanente (incluindo durante toda a noite), é menos adequado que um piso radiante.

Eu também tenho AC no apartamento e uso-o para aquecimento. Gosto da economia e da rapidez de aquecimento, mas as correntes de ar são muito desagradáveis...
  7.  # 9

hoje em dia já não se usa aquecimento central... muito menos a água!?
  8.  # 10

Colocado por: bruno9hoje em dia já não se usa aquecimento central... muito menos a água!?

Quer esclarecer essa sua afirmação?
    Qual é que lhe parece o método mais usado para aquecimento central?
  9.  # 11

tambem estou a construir uma moradia, e depois de muito pesquisar, cheguei á conclusão que o melhor investimento é na utilização de materiais de muito boa qualidade térmica, para não termos necessidade de nenhum sistema de aquecimento/arrefecimento. claro que é impossivel manter a casa sempre a temperturas agradaveis, mas serão sempre casos pontuais, sendo o AC o mais indicado, não fazendo sentido a instalação de outros sistemas, principalmente um aquecimento a água, porque tem elevado custo energético, para não falar do prejuizo para o meio ambiente.
  10.  # 12

Colocado por: bruno9tambem estou a construir uma moradia, e depois de muito pesquisar, cheguei á conclusão que o melhor investimento é na utilização de materiais de muito boa qualidade térmica, para não termos necessidade de nenhum sistema de aquecimento/arrefecimento. claro que é impossivel manter a casa sempre a temperturas agradaveis, mas serão sempre casos pontuais, sendo o AC o mais indicado, não fazendo sentido a instalação de outros sistemas, principalmente um aquecimento a água, porque tem elevado custo energético, para não falar do prejuizo para o meio ambiente.

Bruno, espero que more num sitio bem ameno, senão essa teoria vai furar...
    Quanto a não fazer sentido outros sistemas que não o AC, porque? Elevado custo energético?? Será que uma bomba ar-água consome assim tanto mais que um AC?? Olhe que não... Olhe que não.... Diferenças minimas!
    Ah, e quanto a ecologia, sempre é mais "ecológico" um sistema bomba de ar-água + ventiloconvectores que os AC...
    Porque? Porque não existem os liquidos frigogénicos...
    Acho que deveria pesquisar mais um pouco...
  11.  # 13

e já agora, não será também uma diferença abismal de A/C para uma bomba ar-agua???
  12.  # 14

quer comparar os custos da instalação/manutenção?! esses sistemas de que fala são para quem não sabe o que fazer ao dinheiro, tente falar com alguem que tenha esse sistema, e veja a factura mensal. para manter a casa a temperaturas agradaveis, esse sistema tem de trabalhar 24h por dia... o que eu vou fazer com esse dinheiro é colocar capoto com 6 cm, aluminio com rutura térmica etc... estes sim são bons investimentos, porque reduzem a necessidade de aquecimento/arrefecimento.
  13.  # 15

Colocado por: bruno9quer comparar os custos da instalação/manutenção?!

Sim, a instalação é mais cara dos ventiloconvectores. Mas se os AC forem bons aparelho de boas marcas, a diferença não é a que julga...
    Colocado por: bruno9esses sistemas de que fala são para quem não sabe o que fazer ao dinheiro, tente falar com alguem que tenha esse sistema, e veja a factura mensal. para manter a casa a temperaturas agradaveis, esse sistema tem de trabalhar 24h por dia...

Claramente o bruno tem de ler mais umas coisas... O funcionamento dos ventiloconvectores é absolutamente igual a um AC! Porque diz que tem de estar ligado 24h por dia?? Não está a confundir com o piso radiante?? Vai para aí muita confusão...
    Quanto à factura mensal, já lhe expliquei que há bombas de calor ar-água com rendimentos muito semelhantes (isto a comparar os melhores de cada!) aos AC. As diferenças são mínimas.
  14.  # 16

qual a média de um bom aparelho de AC para climatizar uma divisão de por exemplo 15m2? e qual o valor com ventiloconvectores?
  15.  # 17

Quero ver esses AC ligados quando as tarifas de electricidade forem por aí acima devido aos custos de produção.
  16.  # 18

em vez de estarem para aí a dizer que isto é bom porque sim... sejam praticos e deixem de falar em questões hipotéticas, baseadas em estudos feitos por quem quer vender o seu produto. faça as contas da instalação de ventiloconventores + bomba de calor seja a ar-ar, ar-agua etc... vs AC. eu falo do que sei, já que sou canalizador, e o investimento que se vai fazer não compensa mesmo nada, tenho conhecidos meus que instalaram esse sistema, e agora estão a instalar aparelhos de AC, mudar os aluminios das janelas, a colocar capoto e a anular o sistema de aquecimento. tenho um amigo meu que construiu a casa como eu vou construir, e usa o AC uma semana por ano. não falo por falar, é a realidade. de momento, o unico investimento que compensa é o aquecimento de aguas sanitárias, atravez de painel solar, seja termosifão, ou circulação forçada, este investimento tem muito baixo consumo energético, e em cerca de 4 anos tem-se o retorno do investimento.
  17.  # 19

Colocado por: bruno9utilização de materiais de muito boa qualidade térmica, para não termos necessidade de nenhum sistema de aquecimento/arrefecimento

Por enquanto, admiro a crença. No seu primeiro inverno vou admirar o estoicismo.
  18.  # 20

quando quiser pode visitar a casa do meu amigo... pode ser um dia de inverno muito frio, sou da zona do Porto

0.0141 seg. NEW