Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Mais, a especialização que pressupõe uma melhoria de qualidade, naturalmente também reperesenta um custo.

Há uns anos, um carpinteiro tratava de tudo que fosse madeira numa casa. Hoje em dia, a cozinha é delegada a outro, por vezes a lacagem é outro também, etc...

Um pedreiro trazia a grua, os andaimes, o contentor, o WC, o betão... Coisas que com o tempo vão sendo subcontratadas...

No final, tudo isso conta.
  2.  # 182

Colocado por: DR1982É importante referir que em caso de problemas é mais complicado acionar a garantia porque podem começar com o jogo da empurra
    Em caso de problemas da caixilharia ja sei que não posso ir ter com o empreiteiro. Sim, existe esses revés. Mas a empresa dos caixilhos também é obrigada a dar garantia. Vamos ver como corre.
    Concordam com este comentário: DR1982
  3.  # 183

Colocado por: HAL_9000Em caso de problemas da caixilharia ja sei que não posso ir ter com o empreiteiro. Sim, existe esses revés. Mas a empresa dos caixilhos também é obrigada a dar garantia. Vamos ver como corre.

Até acho que é mais seguro assim, quanto mais intervenientes/ intermediários, mais jogo do empurra.

Já passou por aqui uma história, que o instalador não foi fazer a reparação em garantia, porque o empreiteiro lhe ficou a dever € de uma outra obra, o DO sem culpa, nem era da obra dele, ficou sem garantia. Se tivesse comprado a caixilharia diretamente, tinha poupado € que estavam sob o seu controlo para qualquer reparação, para além de não ter de ser um dano colateral na relação entre o empreiteiro e a empresa de caixilharia, tendo um relação jurídica direta tem mais hipótese de acionar a garantia, já se o empreiteiro falir...
  4.  # 184

É preciso ressalvar que ao que parece a coisa nao é completamente legal construir por adjudicação direta, em caso de fiscalização pode dar pro torto, creio
  5.  # 185

RUIOLI

a ver se percebo, então a caixilharia foi adjudicada ao empreiteiro e ele por sua vez contrata um caixilheiro, ora se depois houve lugar a reparação dentro da garantia e o empreiteiro já não se entende com o aplicador então o DO não tem nada a ver com isso, o empreiteiro que arranje outro aplicador para ir lá fazer a reparação , ou não ??
    portanto cuidado tambem ao estar ai a fazer a apologia das adjudicações diretas e a desvalorizar as empreitadas chave na mão.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  6.  # 186

Colocado por: N Miguel Oliveiraestá a pagar também o tempo de fazer os outros 9 orçamentos/visitas/reuniões/telefonemas/emails que essa empresa fez (a outros 9 clientes)
    Certo, tem razão. Contudo inicialmente apenas pedi 3, e todos eles vieram com a média dos tais 950-1000 eur/m2. Eu achei despropositado, por duas razões: na zona, os ordenados praticados não justificam esse preço. A casa em si é um retângulo perfeito de piso térreo, invenções arquitetónicas zero , não estavam contabilizados arranjos exteriores, nem tão pouco tenho piso radiante.
    Perante isto pedi mais 6 orçamentos. Sei que foram demasiados, sei que é ingrato para quem orçamenta, mas eu estava a tentar defender a minha posição. Se fosse hoje faria o mapa de quantidades, na altura e dada a tradicionalidade da casa, não achei necessário.

Colocado por: N Miguel Oliveiralém disso, se você se enganar ou tiver chatices, se não respeitar o projecto térmico, etc. etc... é você o responsável. Se alguém o faz por si, não pode nem deve cobrar o mero preço de custo.
    Sim tem razão, contudo enviei as características da caixilharia para o engenheiro da térmica, não vou colocar nada em casa que não seja aprovado por ele. No fim se não passar, alguém vai ter um problema (EU), mas se fosse o empreiteiro a colocar, o problema iria ser meu na mesma.

Colocado por: N Miguel OliveiraPor alguma razão ele cobrará 5k€, e essa razão é porque haverá quem o pague.
    Também porque muitos DO ganham mais trabalhando e delegando serviços com certa garantia, que na poupança do "faça você mesmo".
    De acordo, eu estava preparado para pagar até + 15% sobre os orçamentos que recebi, mais que isso achei exagerado.
    Obviamente se eu fosse Juiz, ou o CEO de uma grande empresa, não andava com estas avarias. Mas nesse caso nem questionava os orçamentos. Ele cobra 5K, porque sabe que a concorrência faz exatamente o mesmo, e o DO por norma é um pato bravo chato para caramba, então olha cobra-se por ter de o aturar :)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, nbastos
  7.  # 187

Colocado por: marco1portanto cuidado tambem ao estar ai a fazer a apologia das adjudicações diretas e a desvalorizar as empreitadas chave na mão
    Eu preferiria sempre adjudicar tudo apenas ao empreiteiro por isso mesmo. Apenas faço a adjudicação direta, porque para mim 5000 euros é dinheiro.
    Contudo como o Marco1 sabe, também existem empreiteiros que por vezes não querem assumir a ****...da que fizeram (sobretudo se a asneira sair cara), e colocam o DO numa posição muito difícil, de ter de recorrer à justiça e ver-se o problema arrastar ás vezes anos. Nesse sentido entendo o que o RUIOLI diz, ás vezes é mais fácil tratar diretamente com a empresa dos caixilhos em questão.

No fundo, no fundo, também temos de ter é sorte nos profissionais com quem trabalhamos.
    Concordam com este comentário: NLuz
  8.  # 188

Colocado por: DR1982É preciso ressalvar que ao que parece a coisa nao é completamente legal construir por adjudicação direta, em caso de fiscalização pode dar pro torto, creio

Já pedi para porem aqui a legislação que diz isso e nada... As obras em que participei e algumas (poucas) em que participo agora, grandes multinacionais globais, contratos de empreitada com quase tantas páginas como os Lusíadas, com advogados (de grandes escritórios de advogados nacionais e internacionais) a supervisionar tudo, a arranjar dificuldades jurídicas em todo lado, todas elas tiveram/ têm partes por administração direta, devem andar todos a dormir, ou então descobriram o alçapão legal que permite fazer isso. Em algumas dessas obras já passou por lá a ACT, IMOPPI (na altura chamava-se assim), sempre pediram os contratos de empreitada, era explicito que tínhamos duas ou três entidades adjudicantes e depois estas tinham (ou não) os seus subempreiteiros.

Mas OK, continuo à espera dessa tal legislação...
    Concordam com este comentário: nbastos
    • RUIOLI
    • 21 dezembro 2020 editado

# 189

Colocado por: marco1a ver se percebo, então a caixilharia foi adjudicada ao empreiteiro e ele por sua vez contrata um caixilheiro, ora se depois houve lugar a reparação dentro da garantia e o empreiteiro já não se entende com o aplicador então o DO não tem nada a ver com isso, o empreiteiro que arranje outro aplicador para ir lá fazer a reparação , ou não ??
    portanto cuidado tambem ao estar ai a fazer a apologia das adjudicações diretas e a desvalorizar as empreitadas chave na mão.

e vice versa!

Pelos vistos o empreiteiro já tinha falido, mas a empresa de caixilharia não...
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • NLuz
    • 21 dezembro 2020

# 190

Eu num apartamento que estou a remodelar "dei" a obra a uma empresa que me faz tudo, à excepção da caixilharia que dei a outra empresa que gosto e já me tinham feito outra obra.

As janelas atrasaram tudo, pois quando vieram instalar as mesmas um painel não veio, e são fabricadas na Bélgica....
    Ou seja tudo atrasou.

E foi apenas uma empreitada fora, se fosse mais....
    Um DO que queira uma obra feita e gerir todas as empreitadas, e não seja do ramo está desgraçado.
    Tem um ataque cardíaco antes da casa pronta
  9.  # 191

Colocado por: RUIOLIPelos vistos o empreiteiro já tinha falido, mas a empresa de caixilharia não...

Compreendo que se possa dificultar, levantando problemas com a instalação, etc.

Mas afinal... a garantia é dada ao produto ou ao comprador?
    Se adjudicar directamente e depois vender a casa, o novo proprietário já não tem garantia?
    Não parece fazer sentido.

edit: claro que se o problema estiver na instalação e o empreiteiro tiver falido, a responsabilidade não é do produto e o DO fica a arder. Nesta perspectiva, a aposta na longevidade dos empreiteiros pode ser arriscada :(
  10.  # 192

Colocado por: NLuzUm DO que queira uma obra feita e gerir todas as empreitadas, e não seja do ramo está desgraçado.

Por isso cada um, de acordo com as suas capacidades, disponibilidades, alternativas de rendimento faz a escolha que melhor cumpre os seus objetivos.

Até porque quem é mais experiente a gerir obras, sabe identificar as atividades críticas e constrói o planeamento em função das mesmas, até mesmo substituindo importações por produção nacional para evitar esses situações.

Será que não acontecia o mesmo se fosse uma subempreitada do empreiteiro geral?
    Concordam com este comentário: NLuz, viarq, Dav82
    • NLuz
    • 21 dezembro 2020

# 193

Colocado por: RUIOLI

Concordam com este comentário:NLuz

Não temos bola de cristal, mas claro que pode acontecer.

Houve um boom de encomendas de janelas à conta do programa de Eficiência Energética do Governo. Encomendas a mais da capacidade normal as vezes alguma coisa corre menos bem.
  11.  # 194

Colocado por: HAL_9000então olha cobra-se por ter de o aturar :)

O que menos faltam são razões para adicionar mais uma margem de segurança (€), sobretudo quando quem paga na verdade é o banco e não o DO que está ali à frente. E ainda mais com projectos de licenciamento apenas.

Relembro, que por vezes, em certas empreitadas, há contratos a fazer de modo a precaver as partes, acessoria de advogados, etc. etc... Lá fora via muito isso, e sim, é mais um custo a somar ao preço para se construir.

Já em PT, é normal que nos meios mais remotos isso não exista sequer... Também porque nem sempre sabemos os direitos que temos como DO, com garantias e afins...
  12.  # 195

Quantos cá, não adbicam da garantia para pagar sem IVA? No final tudo conta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • DR1982
    • 21 dezembro 2020 editado

# 196

Colocado por: RUIOLI

Por isso cada um, de acordo com as suas capacidades, disponibilidades, alternativas de rendimento faz a escolha que melhor cumpre os seus objetivos.

Até porque quem é mais experiente a gerir obras, sabe identificar as atividades críticas e constrói o planeamento em função das mesmas, até mesmo substituindo importações por produção nacional para evitar esses situações.

Concordam com este comentário:NLuz
    O problema é Que neste caso sendo o DO
    a adjudicar uma especialidade o empreiteiro pode imputar lhe custos com possiveis prejuizos que possa ter com o atraso de alguma das especialidades adjudicadas pelo DO, imagine numa moradia as janelas atrasam e impossibilitam a colocação do capoto por exemplo, quem paga caso onempreiteiro nao tenha onde meter o pessoal que tinha destinado para esse trabalho? E se até ja tinha alugado os andaimes para aquela data, como faz?
  13.  # 197

Colocado por: N Miguel OliveiraQuantos cá, não adbicam da garantia para pagar sem IVA? No final tudo conta
    Convenhamos que 23k de IVA por cada 100 mil, também dá para corrigir muita asneira.

Mas tenho a ideia que os empreiteiros agora já não entram nessa jogada de cortar no IVA. Pelo menos os que falei, faturam praticamente o IVA todo.
  14.  # 198

Colocado por: HAL_9000Mas tenho a ideia que os empreiteiros agora já não entram nessa jogada de cortar no IVA. Pelo menos os que falei, faturam praticamente o IVA todo.

E bem.
    Concordam com este comentário: NLuz, eu, Joao Dias
  15.  # 199

Sim concordo, mas acho que 23% na construção de habitação própria é manifestamente exagerado. Se eu gastar 200 mil na casa, dou + 46 ao sócio para ele ir investir mal muitas vezes (TAP e afins).
    Mas pronto, abdiquei do piso radiante, mas ao menos cumpro fiscalmente.
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 200

Colocado por: DR1982E se até ja tinha alugado os andaimes para aquela data, como faz?

Além disso é o trabalho a dobrar de montar/desmontar sejam andaimes, gruas, ferramentas, etc...
    A montagem e transporte está diluido no preço geralmente, não podemos esperar que pedir uma grua uma segunda vez por poucos dias, custe o mesmo que na primeira vez.

Mas esses erros de gestão não são exclusivos dos DO, pode acontecer ao DT também, fruto do clima, covids e afins... Se não há margem para isso em tempo de muito trabalho...

0.0480 seg. NEW