Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: PalhavaNão contado com o valor do terreno

É irrelevante.
  2.  # 222

Colocado por: PalhavaÉ irrelevante.

Será?
    Quem constrói 10 moradias em banda, além da terra, certamente pagou pelas estradas e demais infraestruturas do loteamento, digo eu.

Colocado por: N Miguel OliveiraO maior erro dessa informação é ocultar/ignorar o contexto de cada caso.
  3.  # 223

Colocado por: Picareta
    Um exercício infantil
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

https://www.google.com/amp/s/www.jornaldenegocios.pt/opiniao/amp/diz_me_manuela_quanto_ganhas_tu
  4.  # 224

Colocado por: N Miguel OliveiraE muito bem. Estranho seria esperarmos que quem faz essa gestão, esses contratos e burocracias, quem "se atravessa" não cobrasse pelos riscos e imprevistos inerentes ao cargo. Agora se esse "gestor" (DT, empreiteiro geral) cobra o mesmo pelo serviço que faz um desses tais advogados, mais parece um oportunista que outra coisa qualquer.

Os honorários dos advogados são os mesmos, com muitas ou poucas obras, faz parte do "pacote" de assessoria jurídica para Portugal, em todo o mundo este DO trabalha assim. Coisas jurídicas e burocráticas são tratadas por advogados, na zona cinzenta, os advogados contactam as entidades fiscalizadoras para esclarecer, na dúvida, risco minimo.

Portanto, se sempre fizemos obras com adjudicação direta a 3 entidades executantes que trabalham no estaleiro ao mesmo tempo, a primeira obra deve estar a fazer 20 anos, passando por tantos advogados, tantos empreiteiros, tantas fiscalizações, tantas entidades inspetoras/fiscalizadoras, ficava agora espantado se isso fosse ilegal.

O preço dos consultores tem um preço base estabelecido em 2007 e tem sido atualizado à taxa anual de acordo com o índice de preços ao consumidor (bens e serviços), ou seja uns 14% desde 2007, este ano deve ser negativo, provavelmente bastante negativo... mas toda a gente está confortável, é uma metodologia sólida, evita abusos de parte a parte, ou seja, esmagamento de preços ou especulações.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 225

Colocado por: PalhavaGostaria de propor o seguinte exercício:
    Não contado com o valor do terreno qual a proporção gastos/lucro num conjunto de 10 moradias geminadas iguais ,todas do mesmo dono construtor e todas vendidas quando acabadas.
    A-com 3 paga as 10 e 7 são lucro
    B-com 5 paga as 10 e 5 são lucro
    C-com 7 paga as 10 e 3 são lucro

Ou outra proporção?
    Concordam com este comentário:NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION
    Concordam com este comentário: NLuz
      6d92355ee03009eebab7d3cfae0d1806arq~2.jpg
  6.  # 226

Colocado por: PalhavaOutra pergunta:

Em cada m2 de construção nova quanto é o valor do lucro do construtor?

Se considerar que o m2 tem o valor de 1000€ hoje em dia.

Em 2016 uma arquitecta disse-me que o valor era 800€ em Lisboa.
    Ou seja em 4 anos subiu 200 €..

Outra resposta:

Em média o lucro anda pela casa dos 0 %

A quantidade de obras que dão lucro anda ela por ela com as que dão prejuízo.

As construtoras vivem para pagar os custos indiretos, os salários do pessoal e a remuneração do sócio gerente. Nada mais.

Ninguém se mete na construção para ganhar dinheiro. Para isso abriam empresas de tecnologia e software.

A não ser que expandam o negócio para Angola e Moçambique, lá sim dá para ganhar dinheiro a construir. Em Portugal os preços estão todos esmagados.
  7.  # 227

O problema que reparo agora no preço de algumas construções é que o imóvel pode ficar mais caro do que vale..adjudiquei a minha obra em 2016, e não chegou a 600€/m2 e englobou já materiais acima da média de qualidade..recentemente o mesmo empreiteiro deu orçamento a uma pessoa conhecida para uma casa idêntica à minha e pediu + 70mil€..
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Dav82, Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  8.  # 228

Colocado por: alam_ficar mais caro do que vale.

Em termos de valor no mercado imobiliário?

A localização é um factor decisivo.

A 5 minutos da cidade uma casa igual tem um valor diferente daquela que fica onde Judas perdeu nas notas.

Mas não será que os construtores nos grandes centros urbanos e Algarve são mais careiros que os de meios mais pequenos ou no interior do País?
  9.  # 229

Colocado por: marteloescopro

Outra resposta:

Em média o lucro anda pela casa dos 0 %

As construtoras vivem para pagar os custos indiretos, os salários do pessoal e a remuneração do sócio gerente. Nada mais.

Ninguém se mete na construção para ganhar dinheiro. Para isso abriam empresas de tecnologia e software.

A não ser que expandam o negócio para Angola e Moçambique, lá sim dá para ganhar dinheiro a construir. Em Portugal os preços estão todos esmagados.

Eu não sou entendido.

Mas só trabalhar por trabalhar?

E o Mercedes? E as mariscadas? A ida ao Vale de Santarém? Como se pagam?

Ganhar ganham. Agora como o gerem é que são outros 500.
  10.  # 230

Colocado por: PalhavaEu não sou entendido.

Não é entendido, mas sabe bem onde é que os empreiteiros gastam o dinheiro.

Colocado por: PalhavaE o Mercedes? E as mariscadas? A ida ao Vale de Santarém? Como se pagam?

Gostava que os donos de obra que por aqui andam, e são muitos, se pronunciassem sobre os automóveis e alimentação dos seus empreiteiros, para sabermos se isso é mesmo assim, ou se é um mito.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 231

Colocado por: PicaretaGostava que os donos de obra que por aqui andam, e são muitos, se pronunciassem sobre os automóveis e alimentação dos seus empreiteiros, para sabermos se isso é mesmo assim, ou se é um mito.

Eu não sou dono de obra, mas aqui à frente de minha casa anda um empreiteiro que anda num mercedes com mais de 30 anos, e o almoço vem na marmita.
  12.  # 232

Colocado por: Picaretaanda num mercedes com mais de 30 anos

Nem que fosse um topo de gama. Tem tanto direito em ter um bom carro ou a comer marisco, como outro profissional qualquer.

Por vezes dá a impressão que a malta só vê uma de duas coisas: se tem é porque é trafulha/oportunista, se não tem é porque não tem trabalho porque presta um mau serviço.

Se há muito trabalho, para quê fazer caridade?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, TicMic
  13.  # 233

Colocado por: PicaretaNão é entendido, mas sabe bem onde é que os empreiteiros gastam o dinheiro.

Lol!!!!!!!!

Colocado por: marteloescoproEm média o lucro anda pela casa dos 0 %

Será mesmo assim?

Quando uma obra corre mal e supostamente daria prejuízo, a malta já está calejada para cobrar mais.
  14.  # 234

Colocado por: PalhavaA ida ao Vale de Santarém

Gostaria de ir comemorar quando o Covid acabar!
  15.  # 235

Colocado por: PalhavaA localização é um factor decisivo.

A 5 minutos da cidade uma casa igual tem um valor diferente daquela que fica onde Judas perdeu as botas.

Uma casa às vezes só tem valor para a pessoa que a constrói. Se a pusesse à venda ninguém lhe pegava.
    •  
      RRoxx
    • 23 dezembro 2020

# 236

Oh palhava, se ser empreiteiro é tão bom, abra uma empresa e dedique-se.

Aí já pode ir comer marisco e ir as meninas as vezes que quiser.

Até lá, deixe de dizer disparates.
    Concordam com este comentário: viarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  16.  # 237

Colocado por: PalhavaUma casa às vezes só tem valor para a pessoa que a constrói. Se a pusesse à venda ninguém lhe pegava.

esse é um facto. tenho a perfeita noção que a casa que estou a construir, no sitio onde estou a construir, que não a conseguiria vender pelo preço que me custa. E esta deve ser uma realidade de muita gente que constrói, por isso é que quando as coisas correm mal fica complicado vender a casa sem perder algum dinheiro.

quando aos carros e mariscadas do empreiteiro, já tinha referido que o meu anda num renault 21, já é carrito para os 30 anos.

quanto ao vale da santarém, não posso.... sou um homem casado, bolas.
  17.  # 238

Realmente este tópico desde que nasceu trazia logo uma esteira engraçada...
    A partir de ser altura começam-se a colocar aqui questões e a tirar ilações que não têm nenhum sentido com o título (o qual por si só é um não tema) e que procuram “descobrir o segredo do negócio” como se isso fosse relevante para quem está fora dele e desmascaráveis por dá cá aquela palha...
    Não faz mesmo sentido nenhum!

Ser construtor civil é uma arte como outra qualquer, poderá ter maior ou menor riscos, pela sua natureza envolver valores mais elevados do que ter um quiosque, situar-se um mercado mais volátil, etc...
    Mas não deixa de funcionar como qq outro negócio onde a oferta e procura ditam as suas leis e onde existem toda a categoria e qualidade de “atores”.

Dito isto, o que é que interessa se o o empreiteiro ganha 20 ou 50% numa determinada obra e perde 10 ou 30 noutra...? Ou se é o melhor ator e ganha sempre os 50 ou mais...
    A conclusão é sempre a mesma. Ninguém abre um negócio e entra numa atividade para perder dinheiro. Esta é que é a verdade universal! Se há diferença negativa entre o deve e o haver, o resultado é esse “ator” mudar de área.
    Se há diferença muito positiva é esse ator poder levar uma vida faustosa.
    No geral ninguém tem nada a ver com isso e em nada interfere no que interessa, que é “o negocio”.

Estar a discutir o sexo dos anjos à espera de encontrar um qualquer hermafrodita que encaixa do estereótipo que cada um tem da função, como quem descobre o segredo para todas as semanas ganhar consecutivamente o Euromilhões, é algo que não vai acontecer.
    No dia em que isso acontecesse por esta simples via, nada nesta “bola” faria sentido.

Tudo tem o seu ponto de equilíbrio e o seu momento de desequilíbrio. É assim a vida.

Conclusão. É muito pouco evolutivo, perder tempo com discussões estéreis.

Está é a minha opinião. Tomei-vos aqui um tempinho mas acho que foi por uma boa causa.
    Tenham todos um bom Natal na medida do possível!!
    Concordam com este comentário: eu, N Miguel Oliveira, Dav82, Joao Dias, HAL_9000, viarq, RUIOLI
    •  
      NTORION
    • 23 dezembro 2020 editado

# 239

Colocado por: KduvidasRealmente este tópico desde que nasceu trazia logo uma esteira engraçada...
    A partir de ser altura começam-se a colocar aqui questões e a tirar ilações que não têm nenhum sentido com o título (o qual por si só é um não tema) e que procuram “descobrir o segredo do negócio” como se isso fosse relevante para quem está fora dele e desmascaráveis por dá cá aquela palha...
    Não faz mesmo sentido nenhum!

Ser construtor civil é uma arte como outra qualquer, poderá ter maior ou menor riscos, pela sua natureza envolver valores mais elevados do que ter um quiosque, situar-se um mercado mais volátil, etc...
    Mas não deixa de funcionar como qq outro negócio onde a oferta e procura ditam as suas leis e onde existem toda a categoria e qualidade de “atores”.

Dito isto, o que é que interessa se o o empreiteiro ganha 20 ou 50% numa determinada obra e perde 10 ou 30 noutra...? Ou se é o melhor ator e ganha sempre os 50 ou mais...
    A conclusão é sempre a mesma. Ninguém abre um negócio e entra numa atividade para perder dinheiro. Esta é que é a verdade universal! Se há diferença negativa entre o deve e o haver, o resultado é esse “ator” mudar de área.
    Se há diferença muito positiva é esse ator poder levar uma vida faustosa.
    No geral ninguém tem nada a ver com isso e em nada interfere no que interessa, que é “o negocio”.

Estar a discutir o sexo dos anjos à espera de encontrar um qualquer hermafrodita que encaixa do estereótipo que cada um tem da função, como quem descobre o segredo para todas as semanas ganhar consecutivamente o Euromilhões, é algo que não vai acontecer.
    No dia em que isso acontecesse por esta simples via, nada nesta “bola” faria sentido.

Tudo tem o seu ponto de equilíbrio e o seu momento de desequilíbrio. É assim a vida.

Conclusão.É muito pouco evolutivo, perder tempo com discussões estéreis.

Está é a minha opinião. Tomei-vos aqui um tempinho mas acho que foi por uma boa causa.
    Tenham todos um bom Natal na medida do possível!!
    Concordam com este comentário:eu,N Miguel Oliveira,Dav82,Joao Dias,HAL_9000,viarq

Sinceramente nem sei pq se discute o lucro de 1 empreiteiro, é o que for, ninguém abre uma empresa para ganhar menos do q se fosse empregado por conta de outrém, contudo, maior parte das vezes é o que acontece (principalmente se contabilizar todas as horas trabalhadas).
    Se dá assim tanto dinheiro, pq será que 90% das empresas fecham nos primeiros 10 anos de vida?
    A construção, como outro negócio qq, se for perceptível que dá muito lucro, vão aparecer muitas empresas novas, essas empresas ao longo do tempo vão esmagar o preço da oferta, e volta a formar-se 1 novo preço de equilíbrio no mercado.

Provavelmente, é nesta altura de vacas gordas, q a maioria dos empreiteiros/empresarios, cava a sua sepultura, qd deviam estar a preparar um aumento da concorrência e diminuição da procura, estão a fazer exactamente o contrário, seja a adquirir equipamento desnecessário, ou q n se vai conseguir pagar pela utilização/produtividade gerada, ou pela contratação de mdo q n vai conseguir dispensar sem custos no futuro, ou pela aquisição de outros bens q até nada importam para a produtividade.

Pessoalmente, e vejo na minha obra, o que me custa é o empreiteiro desperdiçar lucro fácil por falta de planeamento. Nem eu fico bem servido a 100%, nem ele ganha o que poderia... por isso é q já referi noutros comentários, para o DO, a época das vacas gordas é a pior.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, ricardo.rodrigues, Joao Dias
  18.  # 240

Colocado por: NTORIONPessoalmente, e vejo na minha obra, o que me custa é o empreiteiro desperdiçar lucro fácil por falta de planeamento. Nem eu fico bem servido a 100%, nem ele ganha o que poderia... por isso é q já referi noutros comentários, para o DO, a época das vacas gordas é a pior.

Esse é o problema, resolver as ineficiências próprias cobrando mais ao cliente... em tempo de vacas gordas resulta, mas fora desse tempo leva ao que aconteceu na crise anterior, muitas falências. A anterior crise teria sido uma boa oportunidade para as empresas repensarem processos e otimizarem os mesmos...
    Concordam com este comentário: NTORION

0.0521 seg. NEW