Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: NTORION

Não sou entendido na construção, mas a minha levou ambos.
    No
    Meu caso leva apenas ensoleiramento a menos que o terreno engane muito, mas nos próximos dias ja irei saber porque ja se vai levat o terreno ao firme
  2.  # 82

Colocado por: PalhavaDepois há os empreiteiros que ganham por cima do trabalho específico do canalizador, dos alumínios, das portas...

Dos orçamentos que recolhi é sempre a dobrar em todos os trabalhos entregues fora!
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  3.  # 83

Colocado por: Dav82

Dos orçamentos que recolhi é sempre a dobrar em todos os trabalhos entregues fora!
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Normal, atualmente nao se querem chatear com as especialidades se nao for para ganhar dinheiro a serio
  4.  # 84

Colocado por: HAL_9000Digo que a construção está cara, tendo por base o número de anos que eu tenho de trabalhar para a pagar

Colocado por: HAL_9000Um familiar meu em 2007 fez uma casa

Colocado por: NTORIONEstá cara, pq há muita procura para pouca oferta, o empreiteiro dá o preço que entende que vai conseguir construir contratando sub empreiteiros, pq já sabe que nem tem tempo de fazer a obra, aliás, nem precisa de planear, pode fazer asneiras, não planear o trabalho, que mesmo a assim tem lucro. Ou seja, nem precisa de optimizar o seu trabalho, se há uns anos já n o faziam, agora ainda menos.

Colocado por: RUIOLITirem as vossas conclusões...

Pois, foi o que pensei. Acho que tudo é uma questão de perspectiva. Pois se se usa 2005-2015 como a "base de comparação", como exemplo de boas práticas, de pagamentos justos, etc... o mais provável é que se ache caro construir agora. Normal.

Sinceramente não acho cara, o que acho é que nos habituamos durante anos e anos a disfrutar do "espezinhamento" de um sector rico em ordenados baixíssimos para o esforço físico que requer, para as máquinas e veículos necessários, onde proliferou o trabalho negro, os IVAs sem pagar, a autoconstrução, etc, etc... Pois se em vez de compararmo-nos com há 10-15 anos, nos comparemos com outros países, veremos que a construção era baratíssima, continuando a meu ver sendo barata, só que menos.

Não podemos ficar contentes com os aumentos dos ordenados mínimos, com a maior taxa de escolaridade da população, com a possibilidade de que cada um estude e trabalhe no que sonhou, com a possibilidade de construir casa maior que os nossos pais ou avós... e estranhar o aumento dos preços, ao mesmo tempo.

Depois é a velha relação da oferta e da procura. OK, a construção custa o dobro, mas o trolha não custa o dobro. OK, o problema é que quando um trolha não aceitava o trabalho havia logo dois ou três em fila... malta que entretanto emigrou. Agora, nem é a questão de pagar-lhe o dobro, é tão simplesmente que faltando esse, não há ninguém na fila para lhe ocupar o lugar. A subcontratação adicionou mais um elo na corrente, e esse elo, trabalha de borla? Qual é o espanto?

O que acho é mesmo isso, é uma questão de perspetiva. Tudo bem, hoje serão precisos mais anos a trabalhar para pagar uma casa, mas quantos desses anos vão para juros, seguros de vida, etc?

Os meus pais construíram 300m2 nos anos 90, sem crédito. Trabalharam e pouparam antes para gastar depois.
    As rendas que pagaram durante esses tempos de poupança, deveriam ser contabilizadas também? Nesse esforço?
    Hoje em dia, primeiro constrói-se e depois trabalha-se para pagar.
    Mas até estar pago, talvez se troque mais vezes de carro, se viaje mais, que há 20-30 anos.
    Concordam com este comentário: myhouse235
  5.  # 85

Colocado por: Dav82

Concordam com este comentário:RUIOLI

E certamente não pagam impostos sobre essa adjudicação.
  6.  # 86

Queria construir 160m2 em dois pisos 80+80.Suponho que 160k possa ser o suficiente.
    Já tenho o terreno.
    Não sei como fazer lucro com estes preços de construção.
    Como será o regime fiscal mais vantajoso?
    Devo criar uma empresa do âmbito de desenvolvimento de projectos imobiliários e adjudicar a empreitada ou construir como particular?
  7.  # 87

Que divisoes quer fazer em 160m2 brutos?
  8.  # 88

Colocado por: DR1982Que divisoes quer fazer em 160m2 brutos?

Piso 0
    Sala/cozinha openspace e 1WC
    Piso 1
    2 ou 3 quartos e 1 ou 2 WCs
    Piso 2
    terraco com churrasqueira e solário

(80 é a área de implantação admissível)

Não há garagem subterrânea.
  9.  # 89

Um outro exemplo, que pouco vale, mas cá vai:
    Na imagem, um livro com 32 exemplos de habitação coletiva acessível 2006-2009, há exemplos de Espanha, França, China, Argentina, Eslovénia, Estónia, Holanda, etc... e um português. Curiosamente o português é o 2º mais barato da lista do preço por m2 (461€/m2).

Comparando com outros países e para o preço que se paga, bem que podíamos-mos sentir afortunados, por podermos desfrutar de áreas mais amplas, envidraçados grandes, bastante construção em betão, garagem para 2-3 carros, etc... e por um clima extraordinário, que além do mais, nos sai de borla.

Desde há quinze anos, vocês que acham, as casas medem o mesmo? As janelas medem o mesmo? Havia ITED em qualquer "barraco"?
    Os WCs como eram? É que é verdade que muitos materiais custam o mesmo agora, a diferença é que muitos deles já ninguém os quer. Que formato tinha um azulejo comum de WC em 2000? E agora? Com jeito ainda o encontra à venda, mas abaixo de 60x60 já é difícil vender... Por vezes sinto que vivo num país rico a pedir, mas pobre a pagar.
      b.jpg
  10.  # 90

Colocado por: N Miguel OliveiraPor vezes sinto que vivo num país rico a pedir, mas pobre a pagar.

É a realidade.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, eu
  11.  # 91

Colocado por: PalhavaMas isso não convém aos empreiteiros.

São sempre uns safados, uns abusados...
    Eu só não percebo é porque é que se os empreiteiros ganham dinheiro tão fácil, não há mais gente a dedicar-se a isso.
    Talvez acabasse a falta de mão de obra.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • DR1982
    • 19 dezembro 2020 editado

# 92

Colocado por: N Miguel Oliveira

São sempre uns safados, uns abusados...
    Eu só não percebo é porque é que se os empreiteiros ganham dinheiro tão fácil, não há mais gente a dedicar-se a isso.
    Talvez acabasse a falta de mão de obra.
    É inegável que têm enchido bem a bolsa nos ultimos tempos, por ca trocam de carrão a cada 2 ou 3 meses, por isso nao vamos ter pena deles!
    Nao me diga que a margem de lucro atual d eum empreiteiro nao é confortável, ainda ha uns posts atras deixei o meu exemplo, 80k mais iva para apenas betao é abuso!
  12.  # 93

Colocado por: DR1982É inegável que têm enchido bem a bolsa nos ultimos tempos, por ca trocam de carrão a cada 2 ou 3 meses, por isso nao vamos ter pena deles!
    Nao me diga que a margem de lucro atual d eum empreiteiro nao é confortável, ainda ha uns posts atras deixei o meu exemplo, 80k mais iva para apenas betao é abuso!

E porque é que não faz o mesmo?
    • RUIOLI

# 94

Colocado por: N Miguel OliveiraE porque é que não faz o mesmo?

Ter um alvará do IMPIC não é assim tão difícil e caro, quem tiver bons contatos na área da construção, vale a pena pedir o alvará e fazer a sua casa como ENI... eu já pensei nisso, só não é a minha primeira opção porque tenho uma particularidade que me tira uma das vantagens que tenho em mãos
    • DR1982

# 95

E porque é que não faz o mesmo?
    Nao tenho conhecimentos para ser empreiteiro, sei pregar pregos e mal
  13.  # 96

Colocado por: RUIOLI

Ter um alvará do IMPIC não é assim tão difícil e caro, quem tiver bons contatos na área da construção, vale a pena pedir o alvará e fazer a sua casa como ENI... eu já pensei nisso, só não é a minha primeira opção porque tenho uma particularidade que me tira uma das vantagens que tenho em mãos
    Mas nao é so o alvará que é preciso, creio que nao seja assim tao simples...
  14.  # 97

Colocado por: DR1982Nao me diga que a margem de lucro atual d eum empreiteiro nao é confortável,

Mas e porque não deverá de sê-lo?
    Para que aconteça como em 2006-2011?
    Que não se souberam precaver, investir, actualizar, cobravam a preço de custo quase (o que consideramos o antigo normal), e na primeira rabanada de vento, foi tudo ao charco? Porque razão os outros deverão exigir menos pelos seus serviços, ao passo que eu reclamo melhores condições?

Nem todos são maus e desonestos, só espero que boa parte dos que tiram partido da fase boa ("cara"), amealhem e sejam os que investem depois, que constroem os blocos de apartamentos, as casas em banda, etc, etc...

Se o carrão lhe faz confusão, porque lhe entrega o serviço?
    É que já parecemos o ministro holandês, que dizia que cá só se gasta em "mulheres e vinho".
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 98

Colocado por: DR1982Mas nao é so o alvará que é preciso, creio que nao seja assim tao simples...

- Mod. A1: Requerimento de ingresso, assinalar a classe que pretende, devidamente preenchido, datado e assinado pela pessoa singular;

- Mod. A5: Declaração de idoneidade comercial, devidamente preenchido, datado e assinado pela pessoa singular;

- Declaração de Início de Atividade / Declaração de Alteração / Reinício de Atividade: Fotocópia simples, domicílio fiscal conforme o indicado no requerimento. Quando tiver ocorrido alterações à atividade, deverá ser apresentada fotocópia da correspondente Declaração de Alterações;

- Apresentação para confirmação de dados do Cartão de Cidadão,

ou

do documento de identificação civil (BI ou Título de Residência) e do Cartão de Identificação Fiscal (NIF) da pessoa singular

- Certificado do registo criminal de pessoa singular, válido à data da entrada no IMPIC, I.P., ou nas Associações com protocolo;

- Declaração da entidade seguradora, comprovando a posse do seguro de acidentes de trabalho (Minuta do IMPIC, I.P.), na qual conste a atividade adequada à área de trabalhos que se pretende executar;

Qual é a parte difícil?
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  16.  # 99

Mas e porque não deverá de sê-lo?
    Para que aconteça como em 2006-2011?
    Que não se souberam precaver, investir, actualizar, cobravam a preço de custo quase (o que consideramos o antigo normal), e na primeira rabanada de vento, foi tudo ao charco? Porque razão os outros deverão exigir menos pelos seus serviços, ao passo que eu reclamo melhores condições?

Nem todos são maus e desonestos, só espero que boa parte dos que tiram partido da fase boa ("cara"), amealhem e sejam os que investem depois, que constroem os blocos de apartamentos, as casas em banda, etc, etc...

Se o carrão lhe faz confusão, porque lhe entrega o serviço?
    É que já parecemos o ministro holandês, que dizia que cá só se gasta em "mulheres e vinho".
    A mim o carrao nao me faz confusao nenhuma, apenas é um indicador que as margens de lucro sao bastante boas!
    Porque a mao de obra, o trabalhador nao ganha assim tanto a mais que ha uns tempos atras, a construção esta mais cara porque o empreiteiro quer ganhar muito mais
    Concordam com este comentário: myhouse235, Dav82
  17.  # 100

Colocado por: RUIOLIporque tenho uma particularidade

Mais valias e reinvestimento?

0.0332 seg. NEW