Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: RUIOLI

- Mod. A1: Requerimento de ingresso, assinalar a classe que pretende, devidamente preenchido, datado e assinado pela pessoa singular;

- Mod. A5: Declaração de idoneidade comercial, devidamente preenchido, datado e assinado pela pessoa singular;

- Declaração de Início de Atividade / Declaração de Alteração / Reinício de Atividade: Fotocópia simples, domicílio fiscal conforme o indicado no requerimento. Quando tiver ocorrido alterações à atividade, deverá ser apresentada fotocópia da correspondente Declaração de Alterações;

- Apresentação para confirmação de dados do Cartão de Cidadão,

ou

do documento de identificação civil (BI ou Título de Residência) e do Cartão de Identificação Fiscal (NIF) da pessoa singular

- Certificado do registo criminal de pessoa singular, válido à data da entrada no IMPIC, I.P., ou nas Associações com protocolo;

- Declaração da entidade seguradora, comprovando a posse do seguro de acidentes de trabalho (Minuta do IMPIC, I.P.), na qual conste a atividade adequada à área de trabalhos que se pretende executar;

Qual é a parte difícil?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

Também se pode morar na casa pertencente à empresa e pagar uma renda?

(Somos obrigados a fazer pela vida.)
  2.  # 102

Colocado por: PalhavaMais valias e reinvestimento?

Profissional, exclusividade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  3.  # 103

Colocado por: DR1982A mim o carrao nao me faz confusao nenhuma, apenas é um indicador que as margens de lucro sao bastante boas!
    Porque a mao de obra, o trabalhador nao ganha assim tanto a mais que ha uns tempos atras, a construção esta mais cara porque o empreiteiro quer ganhar muito mais

Está a ver, em vez de ir para a Suíça, tem é que abrir uma empresa aí na sua terra.
    Cobra 90% que cobram os seus vizinhos, e tem a vida feita.

Fazer contas pelos serviços dos outros é sempre muito fácil.
    Concordam com este comentário: viarq
  4.  # 104

Colocado por: N Miguel Oliveira

São sempre uns safados, uns abusados...
    Eu só não percebo é porque é que se os empreiteiros ganham dinheiro tão fácil, não há mais gente a dedicar-se a isso.
    Talvez acabasse a falta de mão de obra.

Uns nasceram para mandar e outros para serem mandados.

Tenho um conhecido que é pedreiro. Sabe fazer tudo. Não se lança sozinho.
    Acho que tem receio.
    Na minha opinião ele não precisava do patrão para nada...mas provavelmente não tem capacidade para tratar de papeladas e burocracias.

Contactos para arranjar obras e remodelações há-os aos montes.
    Nunca estão parados.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 105

Colocado por: PalhavaUns nasceram para mandar e outros para serem mandados.

E outra grande verdade é: nunca sirvas a quem serviu.
  6.  # 106

Está a ver, em vez de ir para a Suíça, tem é que abrir uma empresa aí na sua terra.
    Cobra 90% que cobram os seus vizinhos, e tem a vida feita.

Fazer contas pelos serviços dos outros é sempre muito fácil.
    Ja lhe disse que nao abria porque nao tenho conhecimentos para ser empreiteiro nem perfil para pato bravo!
    Mas nao é preciso muito para perceber o porque da construção estar tao cara, bem fazem eles em pedir, tolo é quem lhes adjudica!
    Eu se tiver quem me pague 10 nao trabalho por 5, nao estou a dizer que os empreiteiros estão errados, simplesmente disse que o motivo pelo qual a construção esta tao cara é esse, os patrões quererem ganhar muito mais do que ha uns tempos atras.
  7.  # 107

No imediato dificilmente se vai baixar muito na componente mão de obra.

Onde se pode baixar:
    - Na realização do projeto, pede-se uma casa para 100 k€ e depois de terminado o projeto já está em 180 k€, há muitos relatos aqui no FdC;
    - Nos intermediários:
    -se for o projetista que tem um amigo empreiteiro com quem costuma trabalhar, pimba! Vai receber comissão;
    -nos materiais com maior impacto financeiro, que não envolvam muito trabalho a gerir: betão, aço, equipamentos sanitários, revestimentos;
    -nas subempreitadas com maior impacto financeiro, que não envolvam muito trabalho a gerir: caixilharia, carpintaria, serralharia.

Mexer em muito mais que isto, também se faz, mas já implica uma relação beneficio/ tempo e ou risco menor...
  8.  # 108

Colocado por: PalhavaDepois há os empreiteiros que ganham por cima do trabalho específico do canalizador, dos alumínios, das portas...

Mas não é o empreiteiro que contrata, gere, dá serventia, abre e fecha roços/valas, se responsabiliza e assume o alvará de construção pelo trabalho dos subempreiteiros de especialidades? Não é ele quem assume a gestão do plano de segurança e do plano de resíduos de toda a empreitada?

Todo esse trabalho administrativo tem custos, como tal é legítimo que ele coloque a sua margem de lucro por cima da margem do subempreiteiro.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Joao Dias, Picareta
  9.  # 109

Colocado por: Palhava
    Uns nasceram para mandar e outros para serem mandados.

Tenho um conhecido que é pedreiro. Sabe fazer tudo. Não se lança sozinho.
    Acho que tem receio.
    Na minha opinião ele não precisava do patrão para nada...mas provavelmente não tem capacidade para tratar de papeladas e burocracias.

Contactos para arranjar obras e remodelações há-os aos montes.
    Nunca estão parados.

A maior parte dos profissionais são como esse seu amigo. Sabem fazer tudo, porém não têm um contabilista no escritório para tratar da contabilidade, não têm um engenheiro para fazer medições, visitas comerciais e orçamentos, não têm um técnico de segurança para implementar as medidas de segurança em obra, não têm um administrativo para aprovisionar materiais, não têm um arquiteto para fazer desenhos de preparação, não têm um mecânico para a manutenção das máquinas, ...

É mais fácil trabalhar para quem trata de isso tudo e só se preocupar com o seu ofício.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 110

Já trabalhei para uma empresa subempreiteiro de especialidades. Agora trabalho para um empreiteiro geral.

Agora é que valorizo o trabalho descansado que tinha dantes: não ter de aturar Donos de Obra, Fiscalização, licenças camarárias, EDP, Águas, operadoras de telecomunicações, ACT,...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  11.  # 111

Colocado por: marteloescoproé legítimo que ele coloque a sua margem de lucro por cima da margem do subempreiteiro.

Quando estamos a ser levados como já me aconteceu em largas centenas de euros custa aceitar.
  12.  # 112

Ninguém é obrigado a nada.
    Muito menos a construir de raíz.
    Estamos é mal, mas muito mal habituados.
    Quer com os preços, quer com os créditos, quer com as condições de trabalho.
    É sempre mais fácil queixarmo-nos que tudo está caro quando somos compradores.
    Mas quando prestámos um serviço ou fornecemos um produto, seja ele qual fôr, achamos sempre que poderíamos ter melhores condições.

Interessante é que ao vender a casa que construiu, poucos serão os que cobrarão o que ela custou.
    Será o mercado a ditar esse preço. Aqui é igual. A meu ver, nada ter que ver com "o empreiteiro do carrão quer é ganhar muito mais do que merece".
    Concordam com este comentário: viarq, Joao Dias, pguilherme
    • RUIOLI
    • 19 dezembro 2020 editado

# 113

Colocado por: N Miguel OliveiraInteressante é que ao vender a casa que construiu, poucos serão os que cobrarão o que ela custou.

Alguns menos, a maioria mais. Mas nesse caso, cá estará o amigo estado a reduzir essa "injustiça"...
  13.  # 114

Colocado por: RUIOLI

Alguns menos, a maioria mais. Mas nesse caso, cá estará o amigo estado a reduzir essa "injustiça"...

O estado fica sempre a ganhar.
    É o nosso sócio que não trabalha e a quem somos obrigados a dar dividendos.
    Agora pagar o mínimo de taxas e impostos é onde está o ganho.
    E há formas legais de o fazer.
    Quero aprender é como.
  14.  # 115

Também já soube de uma situação em que o empreiteiro ganhava pondo material mais fraco em qualidade.
    Mais areia na mistura com o cimento.
    Usava tubos velhos com soldaduras manhosas...
    Poupam em coisas que nem lembra a ninguém para haver problemas no futuro quando já bateram asas para longe.
  15.  # 116

Colocado por: N Miguel OliveiraA meu ver, nada ter que ver com "o empreiteiro do carrão quer é ganhar muito mais do que merece".
    Onde é que eu disse que quer ganhar muito mais do que merece?
    Eu disse sim que o patrão agora quer ganhar muito mais do que queria ganhar ha uns anos atras, porque se os materiais estao praticamente aos mesmos preços, e se os empregados ganham praticamente o mesmo a diferença esta onde?
    Se nao é na margem de lucro do patrao é onde?
  16.  # 117

Colocado por: DR1982Onde é que eu disse que quer ganhar muito maisdo que merece?
    Eu disse sim que o patrão agora quer ganhar muito mais do que queria ganhar ha uns anos atras, porque se os materiais estao praticamente aos mesmos preços, e se os empregados ganham praticamente o mesmo a diferença esta onde?
    Se nao é na margem de lucro do patrao é onde?

Mas então se é merecida agora, não o era antes também?

É o que eu digo, tomamos como exemplo, como normal, um tempo longe de ser perfeito.
  17.  # 118

Colocado por: DR1982os materiais estao praticamente aos mesmos preços

Certo, mas e os materiais são os mesmos?

Basta olhar para as fachadas, que distingue a época pelo tamanho dos vãos, pela performance dos caixilhos, etc.

Toma-se como normal hoje o que era excepção há 10-15 anos atrás.

E o gasoleo para trazer esses materiais, custa o mesmo?
  18.  # 119

Mas então se é merecida agora, não o era antes também?

É o que eu digo, tomamos como exemplo, como normal, um tempo longe de ser perfeito.
    A questao nao é se antes era merecido e agora não, A questao é que ha uns anos ninguem se safava a praticar esses preços, agora com tanta procura podem dar se ao luxo de pedir quase o que querem...
    Nao quer dizer que mereça ou deixe de merecer, se eles pedem 100 e tem quem lhos dê burros seriam em pedir apenas 50.
  19.  # 120

Aqui em Lisboa os empregados também estão a ganhar mais, há 5 ou 6 anos arranjava se serventes a 25/30€ ao dia, nos dias de hoje é difícil arranjar a 50/60€ dia.

0.0389 seg. NEW