Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: N Miguel Oliveira

Certo, mas e os materiais são os mesmos?

Basta olhar para as fachadas, que distingue a época pelo tamanho dos vãos, pela performance dos caixilhos, etc.

Toma-se como normal hoje o que era excepção há 10-15 anos atrás.

E o gasoleo para trazer esses materiais, custa o mesmo?
    Eu nao falo de preços de 10-15 anos, falo de preços de ha 3 ou 4 anos atras, desde essa data a diferença ainda nao é assim tao grande a nivel do que se constroi ou usa nas casas, mas os preços são.
    Por ca diria que aumentaram uns 50% desde essa data, esse aumento é o que? A margem de lucro dos patrões envolvidos na obra, neste caso o carpinteiro leva mais do que levava assim como o serralheiro o eletricista, o picheleiro, o gajo do pladur e por ai fora... sendo assim o empreiteiro geral tem de levar mais e tambem nao vai ter a mesma margem de lucro que tinha, óbvio...
    Isso tudo junto dá no que se vê
  2.  # 122

Colocado por: Dav82Aqui em Lisboa os empregados também estão a ganhar mais, há 5 ou 6 anos arranjava se serventes a 25/30€ ao dia, nos dias de hoje é difícil arranjar a 50/60€ dia.

Quem paga a Segurança Social.
    O patrão ou os funcionários?
    • viarq
    • 19 dezembro 2020 editado

# 123

Colocado por: DR1982A questao é que ha uns anos ninguem se safava a praticar esses preços

aqui há uns anos as casas era muito menos complexas de construir, por exemplos, caixilhos não custavam nem tinham a qualidade de hoje em dia.

Mas como já foi referido, quando existe muita procura, quem fornece os serviços pode pedir o que realmente acha que é o justo, até aumentar a margem de lucro se assim entender.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 124

Colocado por: DR1982podem dar se ao luxo de pedir quase o que querem...

Tal como antes, qualquer um podia dar-se ao luxo de fazer a casa que quisesse, os empreiteiros baixavam as calças na perspectiva de angariar as obras.
    Porque carga de água haveriam de fazer o mesmo agora? Seria no mínimo estúpido.

Com jeito, já se possam permitir em contratar adequadamente, evitar tanta gente ao negro, não fugir tanto aos impostos... Renovar o camião com 30 anos, etc. etc... ou poupar para aguentar a crise seguinte...

Passamos a vida a queixarmo-nos disto e daquilo nas obras, parece que não se percebe que pouco ou nada se faz sem dinheiro.
    Concordam com este comentário: viarq
  4.  # 125

Tal como antes, qualquer um podia dar-se ao luxo de fazer a casa que quisesse, os empreiteiros baixavam as calças na perspectiva de angariar as obras.
    Porque carga de água haveriam de fazer o mesmo agora? Seria no mínimo estúpido.

Com jeito, já se possam permitir em contratar adequadamente, evitar tanta gente ao negro, não fugir tanto aos impostos... Renovar o camião com 30 anos, etc. etc... ou poupar para aguentar a crise seguinte...

Passamos a vida a queixarmo-nos disto e daquilo nas obras, parece que não se percebe que pouco ou nada se faz sem dinheiro.
    Concordam com este comentário:viarq
    Repare que ate agora eu nao critiquei o que os patrões estao a fazer, se foi isso que percebeu entendeu mal.
    Nao estou a dizer que deviam pedir menos, alias ja disse que seriam burros se o fizessem, apenas estou a constatar um facto!

A construção esta mais cara porque os patrões aumentaram as margens de lucro face à procura que têm, nada mais normal!
  5.  # 126

Então construtor que vende directamente os fogos é de longe o melhor negócio em relação a um pequeno investidor que manda construir para vender.Não?
  6.  # 127

Colocado por: PalhavaTambém se pode morar na casa pertencente à empresa e pagar uma renda?

(Somos obrigados a fazer pela vida.)

Isso não sei, gosto de fazer a melhor optimização fiscal dentro do que a lei permite.
  7.  # 128

Colocado por: DR1982
    A construção esta mais cara porque os patrões aumentaram as margens de lucro face à procura que têm, nada mais normal!

E os antigos construtores clássicos já se reformaram ou perderam tudo na última crise da troika.

Como é o perfil do empresário da construção actual?
    Tem mais estudos e formação ou a escola da vida ainda é a mais importante?
  8.  # 129

Colocado por: PalhavaEntão construtor que vende directamente os fogos é de longe o melhor negócio em relação a um pequeno investidor que manda construir para vender.Não?

Claro! Mas como disse ali atrás, é super fácil obter uma alvará de construção, a partir daí, para o bem e o mal, é um Construtor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 130

As grandes construtoras que fazem construção civil para particulares são boas?
    San José
    Sonangil...
  10.  # 131

Colocado por: PalhavaComo é o perfil do empresário da construção actual?

Há de tudo, porventura há mais empresas no segmento que aqui falamos, com mais estrutura que depois recorre a subempreitadas para tudo, até já há mediadores de obras...
  11.  # 132

Colocado por: RUIOLI

Há de tudo, porventura há mais empresas no segmento que aqui falamos, com mais estrutura que depois recorre a subempreitadas para tudo, até já há mediadores de obras...
    E essa gente toda tem de ser paga, como é obvio e justo! É como uma camisola, se a conseguir comprar na fábrica provavelmente sai mais barato
  12.  # 133

Colocado por: DR1982Eu nao falo de preços de 10-15 anos, falo de preços de ha 3 ou 4 anos atras, desde essa data a diferença ainda nao é assim tao grande a nivel do que se constroi ou usa nas casas, mas os preços são.
    Por ca diria que aumentaram uns 50% desde essa data, esse aumento é o que?

DR, há 3-4 anos precisávamos do DR em Portugal.
    O DR foi para a Suíça.
    O ex-patrão do DR, além de perder um trabalhador surgiram-lhe mais obras.
    O ex-patrão além de não encontrar um DR2, teve que ir incentivando outro tipo qualquer a vir fazer o serviço, pagando X€ a mais e perdendo tempo a formar este novo tipo, e a corrigir as asneiras que este fez. Ou em alternativa dispara um preço qualquer, e depois lá se desenrasca.
    Para as obras menos interessantes, dispara um valor bem alto, com a intenção de "se é para fazer, que valha a pena"... ou subcontrata e ganha o dele (pelo tempo e risco inerentes)... ou se perde a obra, "afinal também nem me interessava muito e não"...

Senão, liga ao DR para voltar ao emprego antigo porque já sabe como trabalha, o qual lhe responde "mas acha que eu com o salário suíço que tenho, vou regressar a PT a menos que valha muito a pena?"

O que surpreende é remoermos tanto quando a relação oferta/procura é-nos desfavorável.
    Se é o seu caso, simplesmente aguarde pelo próximo ciclo.
  13.  # 134

Eu encaro a construção de uma moradia para viver não como um investimento mas como um sorvedouro de dinheiro. Prefiro viver num apartamento mais modesto e fazer os meus negócios.
    Um dia quando me reformar logo se vê.
    Concordam com este comentário: DonaRute, mica
  14.  # 135

Colocado por: DR1982A construção esta mais cara porque

Ah... agora foi explicito... é que:

A construção estar mais cara, mais dispendiosa, é a coisa mais natural do mundo, como quase tudo diga-se.

Outra coisa é dizer que a "Construção está cara". O que não é o mesmo.

Para mim não está cara. Esteve foi barata durante tantos anos, que considerou-se isso como sendo normal.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 136

Colocado por: DR1982E essa gente toda tem de ser paga, como é obvio e justo! É como uma camisola, se a conseguir comprar na fábrica provavelmente sai mais barato

Ninguém disse que não, conheço empresas com estrutura como esta e são bem competitivas, pois optimizaram a produtividade. Estava só a constatar um facto. Já a parte dos mediadores de obras, dispenso...
    Concordam com este comentário: DR1982
  16.  # 137

DR, há 3-4 anos precisávamos do DR em Portugal.
    O DR foi para a Suíça.
    O ex-patrão do DR, além de perder um trabalhador surgiram-lhe mais obras.
    O ex-patrão além de não encontrar um DR2, teve que ir incentivando outro tipo qualquer a vir fazer o serviço, pagando X€ a mais e perdendo tempo a formar este novo tipo, e a corrigir as asneiras que este fez. Ou em alternativa dispara um preço qualquer, e depois lá se desenrasca.
    Para as obras menos interessantes, dispara um valor bem alto, com a intenção de "se é para fazer, que valha a pena"... ou subcontrata e ganha o dele (pelo tempo e risco inerentes)... ou se perde a obra, "afinal também nem me interessava muito e não"...

Senão, liga ao DR para voltar ao emprego antigo porque já sabe como trabalha, o qual lhe responde "mas acha que eu com o salário suíço que tenho, vou regressar a PT a menos que valha muito a pena?"

O que surpreende é remoermos tanto quando a relação oferta/procura é-nos desfavorável.
    Se é o seu caso, simplesmente aguarde pelo próximo ciclo.
    Ja sai de Portugal antes da ultima crise, por isso a culpa nao foi minha:)

Como disse acima nao acho bem nem mal o que esta a acontecer, é o que é, nao foi minha intenção criticar o que os patroes estao a fazer mas sim identificar o motivo pelo qual a construção esta mais cara!

Quanto ao resto, na verdade a coisa esta mais cara do que eu imaginava, mas nada de preocupante, ha sempre a possibilidade de reformular o projeto ou entao eu ainda tenho outra vantagem que é arregaçar as mangas e pegar no martelo em Portugal :)
  17.  # 138

Colocado por: N Miguel Oliveirasimplesmente aguarde pelo próximo ciclo.

Já está ai, vamos ver até quando e onde vai...
  18.  # 139

Colocado por: RUIOLI

Já está ai, vamos ver até quando e onde vai...

Em Junho quando acabar a segunda fase do Covid veremos como a coisa vai ficar.
  19.  # 140

Colocado por: alexpEm Junho quando acabar a segunda fase do Covid veremos como a coisa vai ficar.

Ou quando as moratórias acabarem...
    Concordam com este comentário: Dav82, Joao Dias

0.0395 seg. NEW