Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

não acredito, só vendo as contas finais.
    Concordam com este comentário: Palhava
    •  
      NTORION
    • 16 dezembro 2020 editado

# 2

Colocado por: PalhavaHá lotes a menos de 30 km de Lisboa a menos de 50K com projectos aprovados?

De momento não sei, há 2/3 anos havia. 30km ainda é qq coisa.

Colocado por: PalhavaÉ estranho que fique mais barato construir uma moradia do que comprar um apartamento novo na mesma localização.

Não é estranho se pensar no custo do capital, quem constrói/promove, entre adquirir terreno, fazer e aprovar projetos, construir e vender, quanto tempo passa? No mínimo 3 anos, um ROI aceitável neste setor é pelo menos de 15% (ano!). Ainda que o maior capital seja necessário na fase de construção, nos 3 anos referidos é um custo considerável.

Além de que hj em dia este tipo de construção deve ser quase toda por sub empreiteiros, q não anda barato. A juntar a isso tem de somar a gestão da obra, segurança...

Depois os apartamentos novos, normalmente hj em dia já têm alguns acabamentos para encher o olho, que tb encarecem e valorizam o imóvel.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  2.  # 3

Colocado por: PalhavaÉ estranho que fique mais barato construir uma moradia do que comprar um apartamento novo na mesma localização.

tem menos intermediários e menos custos. Não fico admirado.

quem constrói um bloco de apartamento, tem o custo imediato da sua construção, mas não sabe quando irá ter o lucro da sua venda. Depois sobre esse lucro irá pagar impostos ao estado, os ordenados aos funcionários e tem que fazer publicidade para vender os apartamentos, etc, etc.

e esses custos todos ficaram tão elevados, que já não lhe compensa fazer 20 apartamentos para vender a 75k cada, prefere fazer apenas 10 e vende-los a 150k cada que fica com mais lucro.
    • RUIOLI
    • 16 dezembro 2020 editado

# 4

Colocado por: pauloagsantose esses custos todos ficaram tão elevados, que já não lhe compensa fazer 20 apartamentos para vender a 75k cada, prefere fazer apenas 10 e vende-los a 150k cada que fica com mais lucro.

Exatamente, muitos aprenderam com o que aconteceu em 2012, que o mais importante não era o volume de negócios mas sim o lucro. Construir em grande escala trás economia de escala, mas ao inundar o mercado com produto, desvaloriza o mesmo, para além do risco de não vender no tempo planeado.

Por falar em risco, o COVID veio mostrar que os planos de aproveitamento do ciclo económico podem sair todos furados, supostamente sem COVID, o valor das casas ia subir (n.º de vendas e preços) nos próximos anos, reduzindo bastante o risco do período de vendas derrapar, com o COVID as nuvens negras andam aí, só não está a chover porque há um delay e as moratórias a ajudar...
  3.  # 5

Terrenos

Até à 5ª pagina tem terrenos urbanos a menos de 50K
    • RCF
    • 16 dezembro 2020

# 6

Colocado por: spereiraEu vou fazer obras de remodelação em casa e dei a "empreitada" toda a uma empresa, ou seja, eles é que compram os materiais (eu escolho dentro da gama que me mostrarem) posso beneficiar dessa redução do iva ou não? é que no orçamento que me enviam colocam lá o valor e depois por baixo vem a informação - acresce Iva em vigor mas não fala da taxa...

Sim, pode.
    A taxa em vigor, por se tratar de área de reabilitação urbana, será 6%.
    Ainda assim, recomendo que esclareça isso com o empreiteiro. Por vezes, pode não dar jeito ao empreiteiro. Ele vai ter de comprar os materiais à taxa de 23% e você a ele apenas os vai pagar à taxa de 6%. Claro que o empreiteiro não terá qualquer prejuízo, pois ele fará depois o acerto com as Finanças, quando tiver de lhes pagar o IVA. No entanto, esse acerto será mais tarde e ele, especialmente se não tiver mais obras onde cobre a 23%, pode não estar disposto a ficar sem o valor do IVA por algum tempo (que até pode nem ficar, pois provavelmente você vai pagar-lhe primeiro a ele do que ele pagará ao fornecedor dele). Mas, convém esclarecer com ele essa questão, para evitar surpresas.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spereira
    • RCF
    • 16 dezembro 2020

# 7

Na mesma localização será difícil… próximo sim, mas na mesma localização, será muito difícil. Não é habitual existirem terrenos para construção de moradias no meio de prédios de apartamentos. E, muitas vezes, basta andar 500 ou 1000 metros para o lado, para o valor descer ou subir consideravelmente. E essa subida ou descida terá a sua razão de ser…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  4.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesTerrenos

Realmente há!
    É procurar bem.

E também há com vistas para o Tejo.
  5.  # 9

Colocado por: RUIOLIT1 a 160 K, portanto T3... e é dos mais baratos que tenho visto nesta zona
    https://casalresidence.pt/?fbclid=IwAR3HYYJ73WEju3plurneGF4Kwq6O8OPkLXuLJfGzJxtNyERmcHErcwdh5tg
    Concordam com este comentário:NLuz
    "Esqueceram-se" foi de dizer que aquilo de Odivelas tem 0 !!!
  6.  # 10

Colocado por: PauloJSantos"Esqueceram-se" foi de dizer que aquilo de Odivelas tem 0 !!!

É em Odivelas, mesmo mesmo na pontinha :)
  7.  # 11

Colocado por: RUIOLI

É em Odivelas, mesmo mesmo na pontinha :)
    Wu sei, mas essa de "Odivelas" .. é como as que estão a 2/3km das Colinas do Cruzeiro e, na publicidade vem o "junto" às colinas do Cruzeiro...
    Esse empreendimento está mais perto do limite de Lisboa do que da cidade de Odivelas. E está a 2m do UBBO, se algum dia se lebrarem de abrir na rotunda imcompleta há anos a ligação :) e ainda têm de despejar(ou expropriar) quem ali mora nessa futura passagem. E fazer a "ponte" entre a rotunda e a Rua da Liberdade :)
  8.  # 12

Colocado por: PauloJSantosse algum dia se lebrarem de abrir na rotunda imcompleta há anos a ligação :) e ainda têm de despejar(ou expropriar) quem ali mora nessa futura passagem. E fazer a "ponte" entre a rotunda e a Rua da Liberdade :)

Ainda não percebi qual a dificuldade de fazer aquela ligação, seja o que for que necessite de ser feito, já lá vão 10 anos desde a abertura do Dolce Vita...

De onde estou a morar agora, vejo essa obra, está a andar a bom ritmo, construção da FCM o que dá algumas garantias, em termos de estrutura está 5 estrelas
  9.  # 13

Colocado por: PauloJSantosaquilo de Odivelas tem 0 !!!

Como assim?
    Não há apartamentos novos?

Daquilo que conheço já nem Ramada ou Famões está em conta.

Só talvez Caneças e Casal de Cambra.
  10.  # 14

Colocado por: Palhava

Como assim?
    Não há apartamentos novos?

Daquilo que conheço já nem Ramada ou Famões está em conta.

Só talvez Caneças e Casal de Cambra.
    Estava a me referir à localização (Casal do Rato) ser "Odivelas"...
    É bom para quem quer vender (eu vendi há 3 anos) :) e, no meu antigo prédio já se vendeu outro igual ao meu por +30k do que eu tinha vendido !!
    Preços de Lisboa chegam aos arredores e, cada vez mais longe !!
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  11.  # 15

Colocado por: PauloJSantosEstava a me referir à localização (Casal do Rato)

O que se passa com aquele prédio junto à paragem?
  12.  # 16

Colocado por: eu

É de facto estranho, mas é verdade !
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

eu por 3xplo pelo valor d3 construção que dei .jamais compraria uma casa assim nem de longe sequer. a juntar um terreno com 2740m2 que foi um autêntico achado a 15m de Lisboa.
  13.  # 17

Colocado por: pauloagsantosfazer 20 apartamentos para vender a 75k cada, prefere fazer apenas 10 e vende-los a 150k cada que fica com mais lucro.

Ou seja, já não é o preço do terreno que faz os apartamentos serem mais caros ou baratos.

E as cooperativas de construção ainda as há?

Em Portimão a câmara municipal desenvolveu uma urbanização a custos controlados para os locais poderem ter casa própria não aos preços turísticos. Há mais casos no País?

E a EPUL (julgo que foi extinta) ou sucedânea vai fazer alguma coisa em breve?
  14.  # 18

Ou seja, já não é o preço do terreno que faz os apartamentos serem mais caros ou baratos.

Nem que o terreno seja dado de graça, compensaria a um empreiteiro em certas localidades desenvolver um projecto de construção.
  15.  # 19

Há lotes a menos de 30 km de Lisboa a menos de 50K com projectos aprovados?

Não, nem parecido. Completamente utópico.
    A resposta continuaria a ser não se a sua pergunta fosse para 100K em vez de 50K.
    E se por acaso aparecer alguma coisa é daqueles lotes onde o "jardim" tem 15m2 para por uma mesa e 6 cadeiras. Lotes com 180m2/200m2. Não mais
  16.  # 20

Colocado por: Vítor MagalhãesTerrenos

Mas o Palhava falou "com projecto aprovado". Os lotes em venda judicial têm regra geral os projectos caducados na melhor das hipóteses

0.0344 seg. NEW