Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Às vezes detesto o desenho deste Fórum. Perdem-se resposta com uma facilidade...... FD Já pensou num em PHP?

    Têm duas hipoteses

    1 - Forra térmica
    Tijolo de 3 cm que se coloca por cima dos elementos de betão, ficando á face com a alvenaria exterior. Obriga a colocar um tijolo de 15 no exterior, balançando 4cm para fora do betão

    2 - Sistema ETICS
    Muito melhor que a paredes dupla. Embota no papel a parede dupla funciona bem, na prática são muito mal executadas, mas obriga a mexer nas dimensões da cantarias


    Pergunta ordinária:
    Não existe por aí um projecto?

    Estas questões revelam coisas muito preocupantes. Quando isto se anda a resolver em obra, é mesmo, muito mau sinal. Nunca se pode chegar a essa fase de obra com esse tipo de dúvidas. Eu chamo a isso, as crónicas de um tragédia (financeira e não só) anunciada

    Um exemplo:

    Ambas as soluções, que lhe dei, tem implicações com outros elementos de construção. No caso da cantaria, além das dimensões, dependerem dos revestimentos aplicados o desenho delas, dependem do tipo e série da caixilharia que vai colocar, da existência ou não de estores e se são monobloco ou de caixa, por exemplo.

    Na fase de obra em que você está, as cantarias já deviam estar encomendas, porque como demoram 2 a 3 semanas a entregar, nesse período você
    pode fazer as alvenarias (essa floresta de prumos vai sendo retirando) e quando estas estivessem prontas, assenta as cantarias e os rebocos eram logo rematados em condições.

    Mas se não sabe que caixilharia vai comprar, como é que faz? Monta agora e depois desmonta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
  2.  # 82

    Colocado por: PauloCorreiaÀs vezes detesto o desenho deste Fórum. Perdem-se resposta com uma facilidade...... FD Já pensou num em PHP?

    Têm duas hipoteses

    1 - Forra térmica
    Tijolo de 3 cm que se coloca por cima dos elementos de betão, ficando á face com a alvenaria exterior. Obriga a colocar um tijolo de 15 no exterior, balançando 4cm para fora do betão

    2 - Sistema ETICS
    Muito melhor que a paredes dupla. Embota no papel a parede dupla funciona bem, na prática são muito mal executadas, mas obriga a mexer nas dimensões da cantarias


    Pergunta ordinária:
    Não existe por aí um projecto?

    Estas questões revelam coisas muito preocupantes. Quando isto se anda a resolver em obra, é mesmo, muito mau sinal. Nunca se pode chegar a essa fase de obra com esse tipo de dúvidas. Eu chamo a isso, as crónicas de um tragédia (financeira e não só) anunciada

    Um exemplo:

    Ambas as soluções, que lhe dei, tem implicações com outros elementos de construção. No caso da cantaria, além das dimensões, dependerem dos revestimentos aplicados o desenho delas, dependem do tipo e série da caixilharia que vai colocar, da existência ou não de estores e se são monobloco ou de caixa, por exemplo.

    Na fase de obra em que você está, as cantarias já deviam estar encomendas, porque como demoram 2 a 3 semanas a entregar, nesse período você
    pode fazer as alvenarias (essa floresta de prumos vai sendo retirando) e quando estas estivessem prontas, assenta as cantarias e os rebocos eram logo rematados em condições.

    Mas se não sabe que caixilharia vai comprar, como é que faz? Monta agora e depois desmonta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:afsantos


    Bom dia Paulo pronto a solução apresentada e contemplada no projecto para o revestimento dos elementos de betão era mesmo esse tijolo térmico de forra, a ser construida da forma como foi referenciada, contudo como isto vai ter mais face exterior em betão fiquei com algum receio do tijolo termico não ser a melhor solução, pois muito sinceramente não sei até que ponto aquilo vai servir de isolamento termico :(

    As caixilharias já estão todas definidas, vão ser em PVC, em relação às cantarias vai ter somente pedra nas soleiras das portas e peitoris ( . ) ( . ) nas janelas :) e ah não vou colocar estores, espero bem não me arrepender, vou colocar veda luzes no interior.

    um abraço Paulo e obrigado pelo teu comentário.

    Filipe
  3.  # 83

    As forras térmicas, como isolamento térmico, não são grande coisa, até porque se destinam a anular ponter térmicas e não própriamente a isolar.

    Como as áreas de betão aumentaram, aumentam as dificuldades em fixar quer o reboco quer as forras. Se reparou disse-lhe para balancar 4cm quando a forra tem 3cm. O centimetro restante, será colocar reboco de nodo a fixar a forra, mas existe um problema que você terá de cair em cima do empreiteiro e verificar o que ele faz.

    O betão é muito liso e é dificil de criar aderência, sendo necessário aplicar no salpisco um aditivo de aderência e salpiscar como deve ser as faces do betão e só depois aplicar o revestimento. O aditivo nem é caro, eles não gostam é de sair do habitual e ainda menos gostam de aplicar salpisco, mas é dos aspecto que considero fundamentais na boa execução, senão aquilo cedo ou tarde começa a soltar-se.

    Não leve a mal o resto daquele comentário, mas foi uma forma de lhe demonstrar as implicações que existem em estar a mexer nas soluções originais quando elas existem, obviamente. È que só agora é que você vai começar a gastar dinheiro e pequenos erros, custam muito caro.

    Cumps
    • kami
    • 29 agosto 2008

     # 84

    Boas

    Em relação ao não colocar estores... caso as janelas tenham exposição directa ao sol, sem palas de sombreamento... prepare-se pq aquilo é capaz de aquecer... isso que vai pôr são os chamados black-out.... penso eu...

    Eu também no inicio (à cerca de 1 ano) pensava em não colocar estores... pq não ficava tão bem esteticamente... gostava muito de colocar as janelas até ao tecto.... mas hoje... o projecto já está mais maduro (depois de horas nos fóruns) e os estores vão de certeza em detrimento da estética. No inicio pensei em estores orientáveis... mas depois infelizmente... constatei que aquilo não é para a minha carteira... por isso vai levar com estores electricos de aluminio com isolante no interior.

    O efeito dos black-outs é sempre melhor que não ter nada... mas já ouvi relatos de pessoas que tem aquelas famosas casas e apartamentos com os estores pela parte de dentro da casa(mesmo efeito dos black-out)... e todos referem que por vezes aquece qd o sol bate directamente.
    Outra questão prende-se com o efeito prático da coisa... ou seja... os estores podem estar quase fechados (apenas com os buracos...) e ter as janelas abertas... e posso andar nú pela casa... com black-out ou estores pelo interior... tenho de me vestir para poder ir fechar ou abrir as janelas...
    ... para não falar que se forem janelas que não sejam de correr... essa situação já nem sequer se coloca... pois nunca dá para ter as janelas abertas e os black-out/estores fechados!

    O conselho que lhe dou... é colocar estores se puder...
    se não puder... pelo menos deixe electricidade em cada janela... para mais tarde poder colocar os estores "brisa solar"... pois caso necessite... não exigem caixa de estore!

    Cumps

    Kami
  4.  # 85

    Kami obrigado pelos conselhos em relação aos estores de facto é uma situação que me levanta algumas duvidas.... quer dizer eu estou contra a colocação dos estores, a minha mulher é que quer á força colocar e, eu não sei se estou minimamente com vontade de a ouvir por uma vida inteira "eu não te disse que era melhores meteres estores bla bla bla bla".

    Vou ficar somente com 3 janelas onde o sol bate lá na sua maxima força, pois umas estão a norte e outras vão estar protegidas por um alpendre de tem 2.5 metros de amplitude.

    O que é isso mesmo dos Estores brisa solar????

    um abraço
  5.  # 86

    Boas,

    São estores exteriores de lamelas orientáveis.
    Funcionam bastante bem em termos térmicos ( só o facto ed impedirem que o sol bata directamente...) e têm para mim uma grande vantagem. As lamelas orientáveis, que permite de uma forma muito agradavel e eficaz controlar a quantidade de luz que entra na divisão.
    Veja "Cruzfer", "Brisa solar, ALUPAC), etc...

    Cump.
    • kami
    • 30 agosto 2008

     # 87

    Boas

    São estores exteriores de lamelas orientáveis.
    Funcionam bastante bem em termos térmicos ( só o facto ed impedirem que o sol bata directamente...) e têm para mim uma grande vantagem. As lamelas orientáveis, que permite de uma forma muito agradavel e eficaz controlar a quantidade de luz que entra na divisão.
    Veja "Cruzfer", "Brisa solar, ALUPAC), etc...


    Certíssimo!

    Eu no inicio estava a pensar nesses estores brisa solar (por causa das lamelas orientáveis)... mas entretanto descobri os fóruns e começei a andar com remorsos... pois estes estores apesar de serem muito eficazes para o calor... para os dias de Inverso... já não são tanto assim...

    Foi então que numa feira no Porto encontrei a solução para os meus problemas (pensava eu)... descobri uns estores que fechados eram iguais aos estores normais (bons para calor e frio)... e também tinham a função de lamelas orientáveis!!! Andei alguns meses no paraíso... até falar com uns instaladores que me fizeram o seguinte raciocinio para os preços dos diferentes tipos de estores:

    Estores simples = Y
    Estores brisa solar = 2 x Y
    Estores com laminas orientáveis = 4 x Y

    Isto de uma forma grossa... mas que não deve fugir muito disso

    Conclusão: Vou colocar estores simples de aluminio... que tem isolamento no interior... que até são mais baratos do que estores de aluminio anti roubo (aluminio mais grosso) que não têm isolamento no interior... até porque acredito... que se alguém for para roubar... rouba de qq maneira! Antes prefiro investir num sistema de alarme! E se não houver guito... meto lá um boby... lol

    Cumps

    Kami
  6.  # 88

    Colocado por: kamiBoas

    São estores exteriores de lamelas orientáveis.
    Funcionam bastante bem em termos térmicos ( só o facto ed impedirem que o sol bata directamente...) e têm para mim uma grande vantagem. As lamelas orientáveis, que permite de uma forma muito agradavel e eficaz controlar a quantidade de luz que entra na divisão.
    Veja "Cruzfer", "Brisa solar, ALUPAC), etc...


    Certíssimo!

    Eu no inicio estava a pensar nesses estores brisa solar (por causa das lamelas orientáveis)... mas entretanto descobri os fóruns e começei a andar com remorsos... pois estes estores apesar de serem muito eficazes para o calor... para os dias de Inverso... já não são tanto assim...

    Foi então que numa feira no Porto encontrei a solução para os meus problemas (pensava eu)... descobri uns estores que fechados eram iguais aos estores normais (bons para calor e frio)... e também tinham a função de lamelas orientáveis!!! Andei alguns meses no paraíso... até falar com uns instaladores que me fizeram o seguinte raciocinio para os preços dos diferentes tipos de estores:

    Estores simples = Y
    Estores brisa solar = 2 x Y
    Estores com laminas orientáveis = 4 x Y

    Isto de uma forma grossa... mas que não deve fugir muito disso

    Conclusão: Vou colocar estores simples de aluminio... que tem isolamento no interior... que até são mais baratos do que estores de aluminio anti roubo (aluminio mais grosso) que não têm isolamento no interior... até porque acredito... que se alguém for para roubar... rouba de qq maneira! Antes prefiro investir num sistema de alarme! E se não houver guito... meto lá um boby... lol

    Cumps

    Kami


    Kami podes colocar aqui a marca dos estores que vais meter só para eu dar uma olhada!

    um abraço
    • kami
    • 30 agosto 2008

     # 89

    Boas

    Ainda não estou assim tão avançado... para já andei apenas a sondar o que havia... e agora que já sei o que quero... é que vou pedir orçamentos a todas os vendedores que eu sonhar que existem nas redondezas e não só... pois todas as casas que visitei (em exposições) tinham basicamente o mesmo tipo de estores...

    Vamos a ver qual a que faz mais barato...com as mesmas caracteristicas... lol

    Mesmo assim ainda vou pedir orçamentos nas diferentes casas para os estores dos meus sonhos... só para perder de vez a mania... lololololol... até 25 % a mais... se calhar ainda perdia a cabeça...lolol

    De qq maneira... pode consultar este site (uma das casas em que irei pedir orçamento): www.represtor.com

    Os estores que em principio irei colocar serão do tipo "FC 55" que têm neste site.

    Cumps

    Kami
  7.  # 90

    Boas,

    Tenho habitação em construção com parede dupla : tijolo 15cm+cx ar 4cm c/wallmate 3com+tijolo 11cm (interior).
    Penso vir a colocar no exterior "capoto" 4cm, mas no interior a dúvida é: reboco tradicional (resistente; durável) ou "pladur" colado ao tijolo com ou sem lã de rocha nos panos em contacto com exterior??

    Há um fornecedor interessado em colocar-me revestimento exterior, em troca com o "Capoto", cujo material é uma cal térmica com capacidades térmicas muito próximas do "capoto".

    Já ouvi opiniões com prós e contras para ambos os lados.
    Procuro apenas a melhor solução prot.térmica/durabilidade/preço.

    Espero conseguir que algum amigo com mais experiência que eu me ajude.

    Mill Obrigados
  8.  # 91

    Colocado por: visousaTenho habitação em construção com parede dupla : tijolo 15cm+cx ar 4cm c/wallmate 3com+tijolo 11cm (interior).
    Penso vir a colocar no exterior "capoto" 4cm, mas no interior a dúvida é: reboco tradicional (resistente; durável) ou "pladur" colado ao tijolo com ou sem lã de rocha nos panos em contacto com exterior??


    Tem 4cm de XPS entre panos, vai colocar isolamento exterior (normalmente EPS) de 4cm, e ainda está a pensar colocar lã de rocha pelo interior??!!
    Aonde vive? Acho que está um pouco "obcecado" com o isolamento...

    Cump
  9.  # 92

    Boas,

    Caro Azevedo, de facto dou muita importância ao isolamento térmico e tb acho que a lã de rocha é dispensável.
    Prefiro investir bem agora e dispensar a climatização sem sentido.
    Gostaria de saber mesmo até que ponto também não seria dispensável o "capoto" por troca com reboco da tal cal térmica (com boas propriedades hidrófugas e térmicas) que ainda não sei grandes detalhes e provas dadas em obra edificada.
    Já ouviram falar?

    M/cumps
    •  
      alv
    • 18 novembro 2008

     # 93

    Vivam!
    Caro Visousa, como vê por aqui toda a gente opina e eu sou mais um, mas uma coisa é certa, embora eu seja um ferveroso adepto da construção de interiores integralmente em Pladur, não deixe que em sua casa forrem o interior com Pladur colado com mametes de pasta de agarre!
    Eu também acho que o que tem com um bom reboco exterior e com um estuque interior é suficiente, mas se entende melhorar, então a minha opinião fundamentada com muita obra feita, e ultimamente com muita pestana gasta graças ao novo regulamento de térmica, embora em contra corrente, então utilize o pladur pelo interior com isolamento, mas não se esqueça dos tectos e paredes de compartimentação. Agora Pladur colado, nunca, a menos que utilize o Pladurterm que é um transformado de placa de gesso laminado que traz colado de fábrica uma placa de EPS.
    "Fassam" parte.
  10.  # 94

    Caro Kami,

    Optei tb por não colocar estores exteriores e tenho um grande vão de 4,7m x 2,8m virado a nascente cuja pala é pouco para proteger como deveria.
    Serão essas laminas "Brisa SOlar" uma boa solução?
    M/cumps
  11.  # 95

    Eu irei fazer o interior todo em pladur, penso que é uma boa solução térmica e acústica, quanto ao tijolo exterior vou colocar tijolo térmico, não sabem informar se será muito mais caro que o normal???


    Quando falam em capoto em que consiste, qial o preço do m2.

    Cumprimentos
  12.  # 96

    Quando falam em capoto em que consiste, qial o preço do m2.


    Já ouvi preços a partir dos 30€m2.

    Já me deram preços de 50€ m2 (material e serviços) e 100€m2 (material, serviços de implementação à parte). Esta diferença de preço, é para a mesma quantidade e os mesmos materiais... cálculo que o segundo depois tenha desconto de 60%...) ahah

    Coisas da Casa
  13.  # 97

    Ois outra vez,

    Agora o ALV deixa-me ainda mais intrigado: para colocar pladur nos interiores é recomendável estucar as paredes? Pensei que fosse aplicado sobre o tijolo...

    M/c
  14.  # 98

    As caixas de sestore se forem colocadas na parte exterior da casa irão prporcionar um melhor isolamento acústico é correcta esta ideia, será mais dispendiosa.


    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 19 novembro 2008

     # 99

    Vivam!
    O que recomendo, quando a opção fôr a construção de interiores integrais em Pladur,é que nas paredes exteriores, quando se usa apenas um pano de alvenaria exterior, além de um bom reboco pelo exterior, que se faça um reboco só afagado á talocha, por uma questão de estabilidade e de colmatação das juntas.
    As primeiras obras que fiz á mais de viste anos os construtores não executávam o reboco interior, e por vezes as juntas estavam tão mal feitas que o sol passava por elas. Aí o que passámos fazer um reboco pelo interior para que pelo menos as juntas ficasssem bem rematadas, até porque é mais fácil dar um reboco ainda que pobre que estar a rejuntar cada junta uma a uma. Era a este reboco que falava.
    "Fassam" parte.
    • VMC
    • 19 novembro 2008

     # 100

    Aconselho bloco formado por janela e estore integrado. Está tudo integrado. ocupa menos espaço e térmicamente e acusticamente funcionará melhor.
 
0.0299 seg. NEW