Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Gostaria de algumas opiniões relacionada a este tema. Eu o ano passado comprei uma moradia em bom estado e decimos esperar 1 ano para ver o que era melhor investir na casa com o passar do tempo.
    Sem dúvida que é no isolamento térmico porque a casa no inverno fica muito fria e entra ar por todos os cantos da casa. No verão até é agradável a casa e raramente precisamos de ligar o ar condicionado para ficar mais frio. Não é daquelas casas frias no inverno e quentes no verão.
    Uma das nossas decisões era começar a investir numa porta para o exterior em pvc porque neste momento é em madeira. As janelas são em aluminio mas não sei se tem algum tipo de corte. Não percebo muito disso mas sei que é um das coisas importantes para investir. Um dos nossos receios é que quando formos mudar as janelas comecemos a ganhar humidade de condensação na casa. Nós vivemos ao lado de um rio e já reparamos que quando estamos com as janelas abertas para arejar a casa às vezes a humidade é tanta lá fora que cria humidade dentro de casa. A humidade chega aos 90%. Se tivermos as janelas fechadas e com as portas dos quartos abertas ela areja sozinha e não cria condensação nas janelas. Apenas fica na parte de fora das janelas.
    O mais curioso após a minha pesquisa reparei que melhorar o telhado é das coisas mais importantes e não tinha noção disso. Será melhor investir primeiro no sótão ou nas janelas?
    Também já veio aqui um técnico ver a temperatura das paredes e elas tinham a mesma temperatura pela casa toda. Resumindo não tenho perda de calor para o exterior.
    Estou na dúvida no que investir primeiro. O plafound para o primeiro investimento ronda os 8/10 mil euros em obras.
    Pode haver outro tipo de melhoramentos que eu desconheça e por esse motivo por favor digam-me.
    Grato para quem me possa ajudar. Se for preciso vir cá um técnico para analisar a casa por favor digam me que não tenho problemas em gastar dinheiro. Prefiro investir corretamente do que gastar e depois não servir para nada. Vivo na zona do grande porto.

    Cumprimentos a todos e boas festas.
  2.  # 2

    Olá José.
    Estou na mesma situação do que a sua (remodelação de uma casa após um ano a viver nela) e já perdi a conta às preciosas horas de leitura de tópicos aqui no FdC. Vai ver que irá encontrar muita informação útil, que lhe permitirá fazer escolhas mais acertadas e poupar muito dinheiro.
    Se suas janelas não tiverem nenhuma "borracha" a meio do aro então não têm corte térmico, como as minhas neste momento.
    Quanto ao telhado, têm sótão? Se sim, é habitável ou só para arrumos?
    Obrigado e boa festas também para si.
      IMG_20201220_231039.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: josecerejoOlá a todos,

    Gostaria de algumas opiniões relacionada a este tema. Eu o ano passado comprei uma moradia em bom estado e decimos esperar 1 ano para ver o que era melhor investir na casa com o passar do tempo.
    Sem dúvida que é no isolamento térmico porque a casa no inverno fica muito fria e entra ar por todos os cantos da casa. No verão até é agradável a casa e raramente precisamos de ligar o ar condicionado para ficar mais frio. Não é daquelas casas frias no inverno e quentes no verão.
    Uma das nossas decisões era começar a investir numa porta para o exterior em pvc porque neste momento é em madeira. As janelas são em aluminio mas não sei se tem algum tipo de corte. Não percebo muito disso mas sei que é um das coisas importantes para investir. Um dos nossos receios é que quando formos mudar as janelas comecemos a ganhar humidade de condensação na casa. Nós vivemos ao lado de um rio e já reparamos que quando estamos com as janelas abertas para arejar a casa às vezes a humidade é tanta lá fora que cria humidade dentro de casa. A humidade chega aos 90%. Se tivermos as janelas fechadas e com as portas dos quartos abertas ela areja sozinha e não cria condensação nas janelas. Apenas fica na parte de fora das janelas.
    O mais curioso após a minha pesquisa reparei que melhorar o telhado é das coisas mais importantes e não tinha noção disso. Será melhor investir primeiro no sótão ou nas janelas?
    Também já veio aqui um técnico ver a temperatura das paredes e elas tinham a mesma temperatura pela casa toda. Resumindo não tenho perda de calor para o exterior.
    Estou na dúvida no que investir primeiro. O plafound para o primeiro investimento ronda os 8/10 mil euros em obras.
    Pode haver outro tipo de melhoramentos que eu desconheça e por esse motivo por favor digam-me.
    Grato para quem me possa ajudar. Se for preciso vir cá um técnico para analisar a casa por favor digam me que não tenho problemas em gastar dinheiro. Prefiro investir corretamente do que gastar e depois não servir para nada. Vivo na zona do grande porto.

    Cumprimentos a todos e boas festas.
    Caro José, o seu raciocínio está certíssimo.
    Se a casa não tem qualquer tipo de isolamento térmico, o telhado deve ser a sua prioridade. Da mesma forma as caixilharias preferencialmente em PVC têm melhor desempenho é grande influência no ambiente interno da casa.
    Nenhuma destas intervenções irá provocar o efeito que receia a nível de condensações.
    Infelizmente estas 2 intervenções devem esgostar-lhe o orçamento 😏 mas ambas valem a pena.
    Posteriormente, após uma nova análise em função do que alterar, poderá decidir se necessita investir em Etics pelo exterior, ou alguma intervenção específica pelo interior, pois nada disto colidirá com o que fizer agora.
    •  
      GMCQ
    • 21 dezembro 2020

     # 4

    Colocado por: josecerejoOlá a todos,

    Gostaria de algumas opiniões relacionada a este tema. Eu o ano passado comprei uma moradia em bom estado e decimos esperar 1 ano para ver o que era melhor investir na casa com o passar do tempo.
    Sem dúvida que é no isolamento térmico porque a casa no inverno fica muito fria e entra ar por todos os cantos da casa. No verão até é agradável a casa e raramente precisamos de ligar o ar condicionado para ficar mais frio. Não é daquelas casas frias no inverno e quentes no verão.
    Uma das nossas decisões era começar a investir numa porta para o exterior em pvc porque neste momento é em madeira. As janelas são em aluminio mas não sei se tem algum tipo de corte. Não percebo muito disso mas sei que é um das coisas importantes para investir. Um dos nossos receios é que quando formos mudar as janelas comecemos a ganhar humidade de condensação na casa. Nós vivemos ao lado de um rio e já reparamos que quando estamos com as janelas abertas para arejar a casa às vezes a humidade é tanta lá fora que cria humidade dentro de casa. A humidade chega aos 90%. Se tivermos as janelas fechadas e com as portas dos quartos abertas ela areja sozinha e não cria condensação nas janelas. Apenas fica na parte de fora das janelas.
    O mais curioso após a minha pesquisa reparei que melhorar o telhado é das coisas mais importantes e não tinha noção disso. Será melhor investir primeiro no sótão ou nas janelas?
    Também já veio aqui um técnico ver a temperatura das paredes e elas tinham a mesma temperatura pela casa toda. Resumindo não tenho perda de calor para o exterior.
    Estou na dúvida no que investir primeiro. O plafound para o primeiro investimento ronda os 8/10 mil euros em obras.
    Pode haver outro tipo de melhoramentos que eu desconheça e por esse motivo por favor digam-me.
    Grato para quem me possa ajudar. Se for preciso vir cá um técnico para analisar a casa por favor digam me que não tenho problemas em gastar dinheiro. Prefiro investir corretamente do que gastar e depois não servir para nada. Vivo na zona do grande porto.

    Cumprimentos a todos e boas festas.


    O que pensa fazer no telhado? será no interior e também telhas? O seu sotão será habitável ou só arrumos?

    Estou numa situação semelhante, já deveria ter começado as obras mas devido ao mau tempo, talvez fique para o ano. Tenho é mais uma variante que a sua, a minha casa digamos que seja geminada. Mas o telhado, interiormente não está divido, ou seja, existe a divisória mas esta náo tem nenhuma parede a separar. Então tenho também (além do isolamento) essa dita parede de separação a fazer. :)
  4.  # 5

    Só mais uma nota. No tocante ao telhado/sótão e dependendo das condições, poderá ser mais eficaz atuar diretamente sobre a laje de teto do que no telhado propriamente dito. Ou pode haver necessidade de intervir nos dois (telhado e laje), mas como digo depende das condições existentes.
  5.  # 6

    Se suas janelas não tiverem nenhuma "borracha" a meio do aro então não têm corte térmico, como as minhas neste momento.
    Quanto ao telhado, têm sótão? Se sim, é habitável ou só para arrumos?


    Obrigado. Eu penso que as minhas janelas não têm qualquer tipo de borracha.
    Em relação ao sótão só serve para arrumos. Tenho as telhas, mosaicos, praticamente os restos que sobraram dos antigos donos. O telhado está em bom estado e não é preciso qualquer tipo de renovação.


    Colocado por: KduvidasSó mais uma nota. No tocante ao telhado/sótão e dependendo das condições, poderá ser mais eficaz atuar diretamente sobre a laje de teto do que no telhado propriamente dito. Ou pode haver necessidade de intervir nos dois (telhado e laje), mas como digo depende das condições existentes.


    Eu já vi alguns tópicos e não me importo de inserir por cima do teto porque nunca vou utilizar o sótão. Ao pôr o laje consigo usar na mesma para arrumos? Não tem muita tralha mas não queria retirar o que já está lá. Não sei muito sobre termos técnicos mas também li sobra lã rocha que até é bom para incêndios e tudo.

    Resumindo onde preciso de investir primeiro o dinheiro é no telhado, janelas e na porta. Era o que estava a pensar.
    Houve um senhor que comentou com estas mudanças não haverá condensação. Eu já li alguns tópicos que poderia criar. Caso crie o que é preciso fazer para haver mais circulação de ar?

    Obrigado a todos.
  6.  # 7

    Se não tem condensação neste momento, não é com o isolamento da laje e mudança de caixilharia que vai passar a ter.
    Só lhe dou um conselho. A fazer, faça como deve de ser e de uma vez. Não ande a fazer remendos, com soluções provisórias ou pouco eficazes. Invista bem o seu dinheiro.
  7.  # 8

    Colocado por: KduvidasSe não tem condensação neste momento, não é com o isolamento da laje e mudança de caixilharia que vai passar a ter.
    Só lhe dou um conselho. A fazer, faça como deve de ser e de uma vez. Não ande a fazer remendos, com soluções provisórias ou pouco eficazes. Invista bem o seu dinheiro.


    Pode ser pode sendo janelas muito estanques..
  8.  # 9

    Colocado por: RicardoPorto

    Pode ser pode sendo janelas muito estanques..
    Com paredes de alvenaria sem Etics, a casa continua a ter muito por onde respirar e se a continuar a arejar como até aqui...
    Eu não deixaria de fazer essa substituição, pois os ganhos são substanciais.
  9.  # 10

    Colocado por: KduvidasCom paredes de alvenaria sem Etics, a casa continua a ter muito por onde respirar e se a continuar a arejar como até aqui...
    Eu não deixaria de fazer essa substituição, pois os ganhos são substanciais.


    KDuvidas, e aplicando apenas o barramento armado que compõe o sistema etics com a finalidade de tapar apenas fissuras, a casa continua com as paredes "respiráveis"?!
  10.  # 11

    A diferença de preço não justifica fazer só o barramento.

    Promova um bom isolamento para não ter zonas frias e evitar condensações
    Concordam com este comentário: Kduvidas, Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Dado
  11.  # 12

    Se eu tiver a dormir no quarto e se dormir com a porta fechada ai sim cria condensação no quarto mas se tiver com a porta aberta não cria qualquer tipo de humidade.
    O meu objectivo é fazer tudo de uma vez nem que tenha de ficar mais 1 ano sem fazer as obras. Mas caso comece a ganhar humidade com a mudança da caixilharia e das janelas o que devo pensar fazer? Já vi algo sobre a murprotec que é uma empresa que tem um sistema de ventilação que faz com que a casa esteja sempre a arejar mas 7 mil euros achei demasiado caro para algo que o meu ar condicionado faz também apenas não está ligado 24h. Deve haver outro tipo de soluções para forçar a casa a arejar. A minha mulher gosta de abrir as janelas. So não abrimos quando está muito humidade na parte de fora da casa. Com estes isolamentos a humidade dentro da casa vai baixar?
  12.  # 13

    A murprotec gosta é de vender ao preço do ouro!

    Veja aqui no fórum vmc. É melhor sistema de ventilação automático que pode ter
    • viarq
    • 21 dezembro 2020 editado

     # 14

    Colocado por: RicardoPorto

    Pode ser pode sendo janelas muito estanques..


    o que que é isso de janelas muito estanques? idealmente as janelas deveram ser completamente estanques, infelizmente a maioria está muito longe disso.

    Colocado por: josecerejoCom estes isolamentos a humidade dentro da casa vai baixar?


    para controlar a humidade dentro de casa, tem de controlar as fontes de humidade e isso o isolamento não faz. Idealmente ter extração nas WC (especialmente para banhos), bom extrator na cozinha, não secar roupa dentro de casa, etc.
  13.  # 15

    Colocado por: Ana_Dado

    KDuvidas, e aplicando apenas o barramento armado que compõe o sistema etics com a finalidade de tapar apenas fissuras, a casa continua com as paredes "respiráveis"?!
    Ana, nessa área não tenho conhecimentos para poder opinar com à vontade (não trabalho exteriores). Nessa vertente e do que me vou apercebendo é que um barramento feito com a finalidade que a Ana descreve é específico para isso e provavelmente resulta, mas não deixa de ser um trabalho incompleto no que ao conceito de isolamento diz respeito (o conceito de Etics), como aliás refere e bem o RicardoPorto!
    Assim “a olho” eu diria que é gastar metade do dinheiro para ter 1/4 do resultado.
    Mas como lhe digo, em termos de prática aplicada não estou à vontade para comentar soluções exteriores.
    NB: Também já presenciei situações em que um Etics mal aplicado acabou por fissurar. Mal aplicado na minha opinião...😂😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Dado
  14.  # 16

    Ana, só para concluir a resposta à sua questão, acho que existem aditivos para conferir maior capacidade de isolamento sobre humidades à massa de barramento. Portanto teoricamente é possível dar coesão às fachadas no que respeita às fissuras e isolar, mas nunca ao nível de um sistemas Etics.
    O que quer dizer que também teoricamente a casa mantém alguma capacidade de respirar.
    Mas a partir daqui já posso estar a asneirar e é algo de que não gosto.
    Espero ter sido útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Dado
  15.  # 17

    Eu sei que o barramento por si só não compensa, monetariamente falando, quer a nível térmico, mas a minha casa não nasceu para etics, envolvia perder certos traços dos quais não quero abrir mão, e verdade seja dita, os Verões lá em casa passam-se muito bem sem qualquer recurso a arrefecimento e no Inverno aquecendo a casa também estamos muito confortáveis.
  16.  # 18

    Colocado por: josecerejo

    Obrigado. Eu penso que as minhas janelas não têm qualquer tipo de borracha.
    Em relação ao sótão só serve para arrumos. Tenho as telhas, mosaicos, praticamente os restos que sobraram dos antigos donos. O telhado está em bom estado e não é preciso qualquer tipo de renovação.




    Eu já vi alguns tópicos e não me importo de inserir por cima do teto porque nunca vou utilizar o sótão. Ao pôr o laje consigo usar na mesma para arrumos? Não tem muita tralha mas não queria retirar o que já está lá. Não sei muito sobre termos técnicos mas também li sobra lã rocha que até é bom para incêndios e tudo.

    Resumindo onde preciso de investir primeiro o dinheiro é no telhado, janelas e na porta. Era o que estava a pensar.
    Houve um senhor que comentou com estas mudanças não haverá condensação. Eu já li alguns tópicos que poderia criar. Caso crie o que é preciso fazer para haver mais circulação de ar?

    Obrigado a todos.

    Se o sótão é só para arrumos, pode colocar o isolamento por cima da laje, sim. É o melhor investimento custo/benefício que poderá fazer.
    Como é para ser "pisado", pode colocar XPS ou EPS e por cima placas de OSB por exemplo. Tem muitos tópicos por aqui sobre isso.
    Quanto às janelas, existe muita informação útil aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/61701/1/guia-para-escolha-de-vidros/
    https://forumdacasa.com/discussion/49738/1/presto-esclarecimentos-sobre-series-de-aluminio-caixilharia/
    https://forumdacasa.com/discussion/28509/1/melhor-vidro-termico/
    Depois destas 2 intervenções (e só depois na minha opinião) é que poderá verificar se a ventilação natural, o abrir das janelas, é suficiente ou não.
    Boas obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ, josecerejo
  17.  # 19

    Colocado por: lmcaet
    Se o sótão é só para arrumos, pode colocar o isolamento por cima da laje, sim. É o melhor investimento custo/benefício que poderá fazer.
    Como é para ser "pisado", pode colocar XPS ou EPS e por cima placas de OSB por exemplo. Tem muitos tópicos por aqui sobre isso.
    Quanto às janelas, existe muita informação útil aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/61701/1/guia-para-escolha-de-vidros/
    https://forumdacasa.com/discussion/49738/1/presto-esclarecimentos-sobre-series-de-aluminio-caixilharia/
    https://forumdacasa.com/discussion/28509/1/melhor-vidro-termico/
    Depois destas 2 intervenções (e só depois na minha opinião) é que poderá verificar se a ventilação natural, o abrir das janelas, é suficiente ou não.
    Boas obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ,josecerejo


    Eu até estive a ver este video da leroy a mostrar como se isola o sótão e é muito intuitivo. Para quem estiver interessado em fazer sozinho até parece ser bastante intuitivo. Deixo o link em baixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=_DMQBR_XKOc&feature=emb_title

    Não parece ser nada dificil apesar de este ser colocado no telhado e não por cima da laje. Vou dar uma vista de olhos nesses links que me enviou em relação às janelas para ver se chego a uma conclusão. Muito obrigado a todos.
  18.  # 20

    Colocado por: josecerejoEu até estive a ver este video da leroy a mostrar como se isola o sótão e é muito intuitivo. Para quem estiver interessado em fazer sozinho até parece ser bastante intuitivo. Deixo o link em baixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=_DMQBR_XKOc&feature=emb_title

    E QUAIS AS CASAS EM PORTUGAL QUE TEM O SOTÃO ASSIM? è que a estrutura e composição base das nossas coberturas, nada ou pouco tem a haver com o exemplo do vídeo.

    è um video que não é grande exemplo.pode ser porreiro lá para as Franças ;)
 
0.0226 seg. NEW