Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ssoal tudo bem!

Tenho aqui um problema em maos que nao è para brincar,queria montar um fogão de sala na minha casa conversando com um amigo me disse que tem que se saber montar porque se não for bem feito o fumo em vez de sair pela chaminè sai para dentro da sala!

Me disse que para cada fogão tinha uma medida , e que era preciso ter em conta isto senao ia ter problema com o fumo !

Algem sabe como se constroi estes fogões da sala, como as medidas as tecnicas de contrução de saida de fumo etc??

Eu tenho um amigo que tem um , e o dele não tem problema com o fumo o fumo sai tudo pela chaminè na sala nao se nota cheiro ninhum a fumo, mas nao foi ele que o montou!

Se algem poder ajudar agradeço,pois um artista quer 850€ só por montar o fagao de sala, fora material
    Um abraço
  2.  # 2

Veja neste tópico...
    https://forumdacasa.com/discussion/4687/construir-lareira-em-alvenaria-que-medidas/
    Coloquei um quadro de referência para construção de lareiras.
  3.  # 3

Não percebi. Você quer construir uma lareira DE RAIZ?

É que esses 850€ devem ser só para construir a chaminé no exterior!

Se for só para montar um recuperador de calor é outra coisa...

Quanto a não haver cheiro nenhum, das duas uma: ou eu tenho um olfacto muito sensível, ou as pessoas que gostam de lareiras ficam cegas (/sem olfacto). Quem de feio gosta, bonito lhe parece.
    Sempre que entro numa casa com lareira, cheiro-o logo. Mesmo nas casas com recuperador de calor, sente-se um cheiro na sala.

O que eu «gosto» nas lareiras são as instruções dadas por uns «peritos» franceses:
    « Não se deve acender a lareira quando as condições (atmosféricas, suponho eu) forem adversas »
    E que condições são essas? perguntamos nós.
    E eles respondem (mais ou menos isto...):
    « as condições consideram-se adversas quando levam a haver retornos de fumo pela casa dentro»

LOLOL, pescadinha de rabo na boca!

Isto é, sempre que houver retornos de fumo, podemos dizer que é por as «condições serem adversas» (ventos com rajadas, tectos baixos, inversões térmicas, ninhos de cegonha, etc.), e não é por a lareira funcionar mal, não !
    Aliás, ela funciona perfeitamente, não CoF-CoF deita Cof-Cof fumo nenhum Cof-cof ! :-)

PS: atenção que eu montei DUZIAS de lareiras (com pescoço de cavalo, cinzeiro, registo e todas as nove-horas que *não* são necessárias para as que levam recuperador de calor).
  4.  # 4

Pessoal obrigado por ajudar!

O que realmente eu queria era as medidas para construir a lareira de sala de raiz sim (isto è para interior da casa "sala") e foi o colega pedro enviou no PDF que eu procurava , agora se funciona ou nao teri de ver depois ,mas o projecto esta muinto bem ilustrado!

Quanto aos materias a usar segundo me disseram tem que ser material refletarios algem tem conhecimento dos mesmos ?

A parte prontal estou a pensar em ser em granito, tem muita oferta aqui na minha zona depois è so montar por dentro com tijolo-burro com as respectivas medidas para a sida dos fumos seja feitta com sucesso!

È claro que estou muito confuso ainda por isso dicas e suguestoes ideias truques de pessoas experientes são bem vindas

Tenho um amigo tem uma na sua sala e pode estar as condições atmosféricas que estiver aqui funciona bem, claro que pode haver um pouco de cheiro mas nada significante!

Por ultimo , quanto a recuperador de calor tenho ouvido falar que nao resulta nada outros pouca adianta, se alguem queiser comentar e deixar suas opinioes,pode estar a vontade!
    Um abraço
  5.  # 5

um recuperador não resulta???? disparate, monte lá um até sem ser dos mais caros e feche a porta da sala e vai ver que em meia hora no máximo terá uma sala bem quentinha e com pouca lenha.
    • naar
    • 13 novembro 2009

# 6

Boas,

Eu aconselho a, se quer muito uma lareira deixar isso com uma empresa da especialidade, peça vários orçamentos pode ser que encontre algo a preço acessível!

Repare, mesmo as lareiras montadas por profissionais com moldes de pescoço de cavalo mais que testados por vezes dão problemas, quanto mais uma construída por um "curioso", sem desprimor pela sua capacidade, claro!

Se pensa que uma sala com lareira fica isenta de fumos isso é impossível! Se gosta do cheiro, força!

Para mim a minha lareira é apenas para colocar o leite e as bolachas para o Pai Natal; Não gosto muito de odores, nem de fumo, (nem de fritos - este é de outro tópico)

Atenção se houver crianças pequenas (cuidado com os acidentes!)

Cump.
  6.  # 7

pois é naar

as crianças, eu agora estou com esse "problema" pois a criança já tem um ano e já vai para todo o lado sózinho e o raio do vidro do recuperador aquece de tal forma que queima mesmo, ainda nem liguei por isso e já ando a pensar em alternativas.
  7.  # 8

As lareiras, para funcionar têm de ter uma entrada de ar para compensar a quantidade de ar quente+fumo que sai pela chaminé.

Como a entrada de ar vem inevitavelmente DO EXTERIOR, o que pode acontecer é que quando acende a lareira, a zona em frente da lareira fica mais quente pela irradiação, mas o ar (da sala e/ou do resto da casa) FICA MAIS FRIO, porque é substituído pelo ar que veio do exterior.

Um recuperador de calor não sofre tanto do mesmo problema.

Pelo sim, pelo não, devia-se ligar um tubinho directamente do exterior até à boca da lareira (para compensar o ar que sai pela chaminé).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

Pessoal obrigado pelos comentarios ajudam muito!

Eu sou sim um curioso e devo dizer que como os €€ aqui nao são muito abundantes, tenho ganhado muito com a minha curiosidade e claro com ajuda dos forum sem isso nao tentava se quer uma pequena aventura !

Amigo luis voce falou em tubinho para a boca da lareira realmente nao percebi bem,por exemplo como vai ligar o tubo de lado por baixo,que medidas pode exemplificar melho um pouco??

Quanto as crianças as minhas jà sao grandes acho que jà nao vai dar dores de cabeça!

Marco eu sei que as coisa por vezes nao são como nos pensamos mesmo com os especilaista, agora mesmo assim eu tento primeiro eu, porque veja só a minha maquina de cafe avariou eu foi a casa onde a comprei e como estava fora de garantia só por abrir ver a avaria eram logo 50€ e depois mais peças e a maquina ja nao è nova, entao eu decidi nao reparar vinda para casa, falei com minha mulher e disse que ia desmontar para ver se via laguma coisa se anormal e ver se consegia fazer alguma coisa,caso nao conseguise ia para o lixo, assim foi abri a maquina medi a saida da corente nao havia depareime com um fusivel queimado troquei por outro que me custou uns sentimos e a mquina esta a trabalhar nolmaol a 3 anos ! esta a ver a diferenca, entre esta muitas mais a maquina de pressao a avaria custou 6€ num condensador e queriam-me 150€ na melhor da epoteses

Pessoal isto foi so um desabafo
    Um abraço
  9.  # 10

deve estar a responder ao naar não??

eu só aconselhei ( para alêm do meu pequeno problema) que o recuperador é uma boa solução.
  10.  # 11

Marco peço desculpa ! fiz confusão
    • naar
    • 13 novembro 2009

# 12

Colocado por: marco1deve estar a responder ao naar não??

eu só aconselhei ( para alêm do meu pequeno problema) que o recuperador é uma boa solução.

Essa era para mim :)

Ao fiasgardone:

Eu só avisei espero não ter levado a mal :)

De qualquer forma, mãos á obra, já vi que é corajoso:).

Olhe eu então quando compro um carro nunca quero ver o motor, digo sempre que só estou a comprar do capô para trás, lol

Depois venha aqui postar uma foto e dizer-nos em quanto é que lhe ficou a lareira, ok?

Cump.

Ao marco1:

Tem sempre a opção de não ligar o recuperador, :(

Se o Pediatra do seu filho lhe disser o mesmo que o do meu, o marco1 passa o tempo a ouvir:

Não come, mas ri, não ri?? - deixe lá que isso passa!
    Não quer dormir cedo? - deixe lá que isso passa!
    Não para quieto? - deixe lá que isso passa!
    Está magrinho? - anda bem disposto, não anda? - deixe lá que isso passa!

E quando saímos do consultório só nos diz uma coisa à despedida! CUIDADO COM OS ACIDENTES. Até daqui a seis meses!

É off-topic, mas nunca é demais lembrar.

0.0181 seg. NEW