Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Deve ser isto que me anda a gastar muito (depósito de AQS) 🤔
      20210110_140507.jpg
    • MHS
    • 10 janeiro 2021

     # 242

    Colocado por: callinasIsto já parece o "quem gastou mais "
    Afinal as BC não eram poupadinhas?

    Lool
    Acho q estamos a calibrar consumos vs usos vs (qualidade) isolamentos para ficar em paz com a conta da edp/outros de janeiro.
    Parece-me q a BC tem de ser vista num balanço anual, face às alternativas e, com consideração dos perfis/necessidades de uso. E com expectativas realistas face ao que por vezes se anuncia de encontro ao santo gral. É bom, mas é o q é!
    Concordam com este comentário: fernandojsdias
    • MHS
    • 10 janeiro 2021

     # 243

    Colocado por: SirruperParece que afinal as bc de calor nao fazem milagres no inverno.
    E no verao pouco sao necessarias e em climas extremos vai acontecer o mesmo. Nada.
    Depois o argumento fica que é mais confortavel. E no fim fica um sistema para aqs com apoio de paineis solares e agora ate metem uns paineis fotovoltaicos para reduzir o consumo.
    Isto ate dá vontade de rir.
    Para nao falar dos erros e parametros que aparecem pelo meio e estragam a alegria.

    Os FV nao apoiamm so a BC. Mas uma vez mais vai dos usos/perfil de consumo. No meu caso trabalho a partir de casa (desde sempre)e tenho regularmenete gente em casa, pareceu-me boa opcao, em particular na versao/dimensao da pouca manutencao. Mas acredito q haja muitos casos que o AC seja bom e noutros q lareira tb va de encontro as necessidades e gostos. A partilha aqui tem sido no sentido referido por alguns users, dotar de informação quem a procura e receber o mesmo. Nao defendo nenhuma solucao em particular como a a adequada para todos os "males"!
  2.  # 244

    Colocado por: SirruperParece que afinal as bc de calor nao fazem milagres no inverno.
    E no verao pouco sao necessarias e em climas extremos vai acontecer o mesmo. Nada.
    Depois o argumento fica que é mais confortavel. E no fim fica um sistema para aqs com apoio de paineis solares e agora ate metem uns paineis fotovoltaicos para reduzir o consumo.
    Isto ate dá vontade de rir.
    Para nao falar dos erros e parametros que aparecem pelo meio e estragam a alegria.

    Milagres não fazem, pois só aquecem, arrefecem e produzem AQS, também só foram inventadas para fazer só isso.
    • SrR
    • 10 janeiro 2021

     # 245

    Colocado por: SirruperParece que afinal as bc de calor nao fazem milagres no inverno.
    E no verao pouco sao necessarias e em climas extremos vai acontecer o mesmo. Nada.
    Depois o argumento fica que é mais confortavel. E no fim fica um sistema para aqs com apoio de paineis solares e agora ate metem uns paineis fotovoltaicos para reduzir o consumo.
    Isto ate dá vontade de rir.
    Para nao falar dos erros e parametros que aparecem pelo meio e estragam a alegria.
    as bombas de calor nao definem as necessidades de uma casa
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 246

    Colocado por: SrRas bombas de calor nao definem as necessidades de uma casa

    Tem toda a razao.
    Entao porque é que aqui no forum da casa só se fala em bombas de calor?
    Quando corre mal o problema é da instalacao e do instalador e da marca.
    As pessoas sonham em ter uma casa. A vida nao é fácil. Se nao tiraram um curso sobre construção a coisa facilmente vai correr mal.
    Depois a culpa é do DO que foi escolher os profissionais baratos e maus.
    No que respeita a BC venho lendo aqui que muitas pessoas pedem assistencia aos tecnicos das marcas e é difícil. Ou porque nao respondem, ou porque nao resolvem.
    As marcas querem muitas pessoas a vender e a instalar. Dá formacao, mas depois nao controla o que se faz no pós-venda.
    Quando contactamos a marca para assistencia, e a marca recomenda um tecnico, ele tem de ser competente. Caso o feedback do cliente é uma nao resolucao ou falta de resposta, esse tecnico deveria sair da lista.
    Mas ja li por aqui alguns a gabaram-se das dezenas que vendem. Porque como qualquer comercial e instalador, são mot€vados a tal.
    Agora é preciso haver responsabilidade por parte das marcas em controlar a qualidade dos tecnicos que as representam.
    Bastou vir um friosinho e isto ja está a descambar.
    É triste assistir a isto.
    Depois vendem que isto gasta 50€/mes. Gastar gasta, mas é de abril a junho, quando é preciso para aqs.
    Concordam com este comentário: Participante, NLuz, Jcontente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  4.  # 247

    Colocado por: SirruperParece que afinal as bc de calor nao fazem milagres no inverno.
    E no verao pouco sao necessarias e em climas extremos vai acontecer o mesmo. Nada.
    Depois o argumento fica que é mais confortavel. E no fim fica um sistema para aqs com apoio de paineis solares e agora ate metem uns paineis fotovoltaicos para reduzir o consumo.
    Isto ate dá vontade de rir.
    Para nao falar dos erros e parametros que aparecem pelo meio e estragam a alegria.
    a unica conclusão que retiro é que continua a existir muita banha da cobra a ser despejada nos imoveis sem critério nem responsabilidade começando na envolvente termica, estanquicidade ao ar e no final paga-se demasiado para ter algum conforto.
    • MHS
    • 10 janeiro 2021

     # 248

    Concordo com ambos, sirruper e jorgealves, mas temos aqui exemplos de construcao com diferentes solucoes de isolamento e ate ventilacao e os consumos em pico de solicitacao parecem ser sempre grandes qq q seja o sistema de climatização. Qd temos em areas "grandes" o q vou lendo e q mesmo lenha e gas (com as particularidades que tem associadas) se somarmos ao consumo basal da casa a fatura total nao sera assim tao diferente. Ou posicionamo-nos num forum "biased" ou as minhas interpretações são insuficientes ou erradas que n é de excluir!
  5.  # 249

    100-150€ num mês em que as temperaturas exteriores andam nos -2 a 10 acham muito?
    Eu acho muito é pagar 100€ para ter um par de aquecedores a óleo ligados que só "aquecem" duas divisões.
    Para quem tem filhos sabe bem que não vai deixar o quarto dos miúdos em modo frigorífico!
  6.  # 250

    Sinceramente acredito que existe muita banha da cobra, sem dúvida, mas parece-me que também são sistemas bastantes complicados, com muitas configurações e muitos parâmetros que tem de ser dominados e certamente que existem ainda poucas pessoas a dominar o assunto...
    Já agora conhecem alguém zona norte, Porto arredores que domine este assunto?
    Hoje finalmente "vesti" o deposito de inércia para ver se encontro diferenças... coloquei colado ao tanque uma tela de 6mm e depois ainda tinha aqui lá de rocha que coloquei a envolver o tanque, aproveitei e com a mesma tela isolei os tubos... vamos ver se se nota alguma coisa.
    vou ver se partilho umas fotos de como ficou, pode ser que ajude mais pessoas com o mesmo problema, assim como me ajudaram espero ajudar outras, é esse o intuito destes foruns!
    Só tenho pena de não ter tirado fotos durante o processo, só vou partilhar o final.
    Concordam com este comentário: MHS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MHS
    • MHS
    • 10 janeiro 2021

     # 251

    Colocado por: rjmpires100-150€ num mês em que as temperaturas exteriores andam nos -2 a 10 acham muito?
    Eu acho muito é pagar 100€ para ter um par de aquecedores a óleo ligados que só "aquecem" duas divisões.
    Para quem tem filhos sabe bem que não vai deixar o quarto dos miúdos em modo frigorífico!

    Nao acho muito mas os consumos kwh que têm sido reportados para esta quinzena acho q aproximarao mais dos 250€. No final do mes vemos! No entanto a discussao n se situava some te no valor €, tb era sobre se considerando os diferentes isolamentos reportados n será uma fatalidade ter consumos energeticos elevados areas 2
    aprox 200m2), isto é, n se me aparece uma alternativa evidente
    • MHS
    • 10 janeiro 2021

     # 252

    Nao excluindo contudo que ha casos de menor dime sionaento, instalacao, configuracao e anomalias.
    Mas vou vendo com "normal" 300kwh (de BC) em 10 dias por esta altura para os tais 200m2 com agregado de 3 ou 4 pessoas.
    Concordam com este comentário: fernandojsdias
  7.  # 253

    Colocado por: MHS
    Nao acho muito mas os consumos kwh que têm sido reportados para esta quinzena acho q aproximarao mais dos 250€. No final do mes vemos! No entanto a discussao n se situava some te no valor €, tb era sobre se considerando os diferentes isolamentos reportados n será uma fatalidade ter consumos energeticos elevados areas 2
    aprox 200m2), isto é, n se me aparece uma alternativa evidente

    Independentemente do isolamento, que acaba por ser subjetivo, qual é o sistema de aquecimento central mais económico para manter toda a área da casa climatizada 24/7?
    Concordam com este comentário: MHS
    • SrR
    • 10 janeiro 2021

     # 254

    Colocado por: rjmpires
    Independentemente do isolamento, que acaba por ser subjetivo, qual é o sistema de aquecimento central mais económico para manter toda a área da casa climatizada 24/7?
    Concordam com este comentário:MHS
    é aquele em que a " combustível " seja ao preço da uva mijona, pellets? Lenha? Electricidade? Gas? Gasóleo? Como para a grande maioria nao é nenhum destes a solução passa a meu ver por diminuir ao maximo as necessidades da casa e utilizar sistemas que rentabelizem ao maximo o combustivel utilizado.
    Concordam com este comentário: MHS, jorgealves
  8.  # 255

    Destuando um pouco da discussão que se está a ter nesre tópico, e voltando à minha problemática dos 78kwh/dia, acho mesmo que se trata da resistência do depósito de AQS.

    Aproveitei o sol de hoje e desliguei a resistência logo de manhã, ficando somente a fazer AQS pelos painéis solares. Desde as 8h até agora tenho 25kwh consumidos, tendo em conta que está gente em casa o dia todo, houve televisões, forno, microondas, exaustor, máquina da roupa lavou 2x.
  9.  # 256

    Mas deveríamos ver era consumos diários.
    Isto lá para o fim do mês já amainou para a maioria do pessoal.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  10.  # 257

    Colocado por: callinasMas deveríamos ver era consumos diários.
    Isto lá para o fim do mês já amainou para a maioria do pessoal.
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Os exemplos de AC e Salamandras a pellets que conheço têm consumos bastante superiores aos meus, e para terem um consumo parecido apenas podem ligar umas horas por dia e o "resultado final" não tem nada a ver.
    Há que comparar o comparável.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 258

    Colocado por: NunoCruzDestuando um pouco da discussão que se está a ter nesre tópico, e voltando à minha problemática dos 78kwh/dia, acho mesmo que se trata da resistência do depósito de AQS.

    Aproveitei o sol de hoje e desliguei a resistência logo de manhã, ficando somente a fazer AQS pelos painéis solares. Desde as 8h até agora tenho 25kwh consumidos, tendo em conta que está gente em casa o dia todo, houve televisões, forno, microondas, exaustor, máquina da roupa lavou 2x.

    Mas qual é o setpoint de temperatura que definiu para a resistência?
    Coloque um relógio nisso.. às tantas está com um problema similar ao de uma utilizadora que abriu também um tópico aqui no fórum.

    https://forumdacasa.com/discussion/74874/1/consumo-electrico-anormalmente-elevado/
  12.  # 259

    No meu caso a bomba não é utilizada para aquecimento de águas sanitárias, tenho um painel e um termo acumulador com resistência, já desliguei para medir e tem diferença claro, está controlado por relogio! no meu caso é mesmo a bomba a dar problemas!
    • MHS
    • 10 janeiro 2021

     # 260

    Entao quer o NunoCruz, quer o fernandojsdias ja fizeram o despiste. Agora é ver se algum tecnico os pode ajudar. Sorry pela discussao um pouco offtopic, na realidade evoluiu de perceber o q seria um consumo "anormal"!
 
0.0570 seg. NEW