Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Então vao penhorar um bem que tem hipoteca outro banco?

    Não percebo da área mas não faz muito sentido para mim.

    Porque paga um credito na totalidade se só é dona de metade? Devia ter assumido o crédito na totalidade ao separar-se
    • Jo.80
    • 30 dezembro 2020 editado

     # 2

    Colocado por: RicardoPortoEntão vao penhorar um bem que tem hipoteca outro banco?

    Não percebo da área mas não faz muito sentido para mim.

    Porque paga um credito na totalidade se só é dona de metade? Devia ter assumido o crédito na totalidade ao separar-se


    Continuei a residir com os meus filhos na casa e a pagar a prestação ao banco
  2.  # 3

    Colocado por: callinasA dívida de 69 mil é da casa ou outra coisa qualquer?


    A dívida dos 69000€ corresponde ao valor ainda em dívida do crédito habitação
  3.  # 4

    Colocado por: NelhasQue confusão que vai para aqui.

    Pessoal,

    Existe ou não divida do Crédito Habitação?
    Não é isso que o POST diz.

    Diz que não há.
    Que a divida é de outra coisa.

    Deixem primeiro a forista esclarecer.



    Relativamente ao CH continua a ser pago e está regularizado.

    A dívida que levou à penhora é relativa a um crédito pessoal efectuado pelo meu ex companheiro
  4.  # 5

    Colocado por: Jo.80Boa tarde, agradeço desde já e peço desculpa pelas dúvidas visto não estar realmente dentro do assunto.

    Eu e o meu ex companheiro (nunca fomos casados) temos em comum um imóvel onde habito com os meus filhos e pago o crédito habitação.
    Devido a uma dívida perante uma agência credora a parte dele ficou penhorada e colocada à venda por um solicitador. A divida ao banco é na sua toralidade de 69000€ surgiu um interessado que fez uma proposta de 49000. Não tenho hipotese de considerar comprar a parte do meu ex conpanheiro apesar de ter tido direito à preferência da compra.
    Questões :

    1 - o banco é o primeiro a receber o valor do crédito habitação?
    2 - Posso continuar a viver na habitação visto ser morada de família permanente?
    3 - terei de pagar a totalidade do emprestimo?
    4 - o meu ex companheiro continuará com o nome no empréstimo?

    Obrigado a quem possa responder


    Boa noite

    1. O credor hipotecário tem que reclamar os créditos no processo executivo - o que normalmente acontece - e por isso vai receber primeiro.
    2. Sim, pode. Provavelmente quem comprar vai instaurar uma ação de divisão de coisa comum, pelo que terá de de lhe vender a sua metade, comprar a dele, ou vender a terceiros a totalidade.
    3. Não. O banco vai recalcular a divida.
    4. Não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jo.80
  5.  # 6

    Colocado por: claudio.alfaiate

    Boa noite

    1. O credor hipotecário tem que reclamar os créditos no processo executivo - o que normalmente acontece - e por isso vai receber primeiro.
    2. Sim, pode. Provavelmente quem comprar vai instaurar uma ação de divisão de coisa comum, pelo que terá de de lhe vender a sua metade, comprar a dele, ou vender a terceiros a totalidade.
    3. Não. O banco vai recalcular a divida.
    4. Não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jo.80


    Resumindo ele perde a sua 1/2 da casa provavelmente o dinheiro não chega para pagar a dívida que levou à penhora e eu levo com um co proprietário que provavelmente me irá fazer a vida negra. Nunca pensei que alguém comprasse metade de um imóvel a não ser o próprio banco.
  6.  # 7

    Colocado por: Jo.80dinheiro não chega para pagar a dívida


    Mas o que aconteceu com ele para ter dívidas tão avultadas?

    Veja esta discussão:

    https://forumdacasa.com/discussion/63383/2/penhora-50-imovel/#Item_14
  7.  # 8

    Colocado por: Palhava

    Mas o que aconteceu com ele para ter dívidas tão avultadas?

    Veja esta discussão:

    https://forumdacasa.com/discussion/63383/2/penhora-50-imovel/#Item_14


    Obrigado já tinha visto essa discussão.

    A dívida correspondente ao crédito pessoal julgo ter um valor de 10000€ mais o valor que o Encarregado de venda pede...

    Não o pagou não faço ideia dos motivos
  8.  # 9

    Se a dívida é de 10 mil como se penhora um bem de 150 mil ?
    Assim é porreiro, pega-se num bem quem custa 150, penhora-se metade , que só precisa de ser comprado por 10 mil
  9.  # 10

    Que profissional poderia ajudar a usar Jo.80? Um advogado?

    É dramático alguém pagar o crédito da casa há anos (não sabemos se o ex-companheiro contribuiu com algum valor) e correr o risco de ver-se privada da mesma.

    A informação que tenho é que o valor em excesso pago pelo comprador da penhora em relação às dívida é dada ao indivíduo penhorado ou neste caso é para o banco onde está o crédito habitação?

    E não deviam penhorar apenas a percentagem que já está paga ao banco?Pois possivelmente parte dos 69 mil euros também entraram na metade penhorada.

    Imaginemos que o apartamento foi comprado por 100 mil euros e faltam 69mil euros para pagar. O indivíduo em falta ficará a lucrar.
  10.  # 11

    Mas mal houve a separação que medidas deveriam ter sido tomadas pela Jo.80 para salvaguardar os seus interesses?

    Outra situação que se podia colocar era não ter condições para segundo o banco conseguir suportar o empréstimo sozinha por causa da taxa de esforço.
  11.  # 12

    Colocado por: callinasSe a dívida é de 10 mil como se penhora um bem de 150 mil ?

    Porque o indivíduo penhorado não tinha outros itens onde pudessem ir buscar.
  12.  # 13

    Cartas devem ter chegado para avisar à morada fiscal do penhorado.
  13.  # 14

    E se ela não quiser vender nem comprar ? Existe essa possibilidade sequer? Eu nem sabia que se podia comprar metade de uma casa de facto existe de tudo
  14.  # 15

    Colocado por: PalhavaMas mal houve a separação que medidas deveriam ter sido tomadas pela Jo.80 para salvaguardar os seus interesses?

    Outra situação que se podia colocar era não ter condições para segundo o banco conseguir suportar o empréstimo sozinha por causa da taxa de esforço.


    Exatamente não tenho taxa de esforço neste momento que me possiblite a conpra
    • Jo.80
    • 1 janeiro 2021 editado

     # 16

    Sim as cartas de tribunal foram para a morada fiscal do meu ex companheiro. Só tive conhecimento muito mais tarde.

    E por "estupidez" nunca pensei que alguém tivesse interesse em adquirir 1/2 de um imóvel, já consegui perceber que deve ser uma óptima oportunidade para investidores.


    Irei procurar a ajuda de um advogado.

    Coloquei a questão para ter algumas "luzes". Provavelmente poderia alguém do forum ter passado por uma situação idêntica.

    Desde o momento da "separação" que suporto a divida do CH sozinha... Provavelmente conseguiria colocar tudo em meu nome daqui a 2 ou 3 anos de momento não me é possível a taxa de esforço não me permite.

    Agradeço a todos os que têm entrado na discussão de modo a ajudar
  15.  # 17

    Veja se consegue um credito pessoal para liquidar a dívida do seu ex se ainda for a tempo e tirar o nome dele do crédito
  16.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoVeja se consegue um credito pessoal para liquidar a dívida do seu ex se ainda for a tempo e tirar o nome dele do crédito


    Ricardo importa-se de me enviar e-mail dado que gostaria de entrar em contacto consigo. Obrigada
 
0.0233 seg. NEW