Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Era para ter comprado um terreno no Alentejo em 2020, mas com o Covid as coisas adiaram-se. Espero poder ir a Portugal este ano e começar a procurar o terreno certo.

    Entretanto cá em casa começámos a desenhar um esboço de como poderia ser a casa. Nao sou arquitecto nem pretendo ser mas gostava de perceber qual a melhor maneira de abordar arquitectos quando temos uma idea do que queremos, é util, ou nem por isso?

    Para os arquitectos do forum, é preferível ver uns esboços do cliente ou é de evitar?
  2.  # 2

    Olhe .
    - sem bonecos.
    Escreva uma lista de intenções. ( gosto de acordar com o sol. gosto de estar na sala e ver o por do sol; quero um openspace. preciso de ter sala para meter uma mesa que caibam 20 pessoas sentadas, quero estar na sal e ver a ver a piscina, a cozinha quero uma janela que me permita ver quem passa na rua, etc...)
    nas reuniões com o arqutiecto também se falara de como viverão na casa, hábiots, etc...
    - arranje um skrapbook de imagens, daquilo que gostariam de ver... mas não se fixxem a nada.
    Depois logo se ve.. o terreno, as regras de implantação e outras, as vistas, a localização, etc. tudo influencia o projecto
    alentejo , onde?
    Concordam com este comentário: viarq, mmarinho, N Miguel Oliveira, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  3.  # 3

    A parte do sitio, como pus noutro post ainda está por decidir, nós temos muita flexibilidade nesse aspecto, tenho tendencia ao distrito de Evora que só por si é enorme. Tentei ver online mas ou os anuncios sao velhos e os terrenos já foram vendidos ou as imobiliárias sao terríveis para obter informação, por isso vou esperar até poder ir a Portugal e logo decidimos.

    Perguntei por esse seu ultimo ponto, tendo uma ideia do que se quer construir influencia o terreno a comprar. Por exemplo até posso gostar muito de um terreno mas devido a uma serie de coisas só poder construir um tipo de casa que nao vai de encontro ao que se quer.
    Tambem tenho intenção de envolver um arquitecto durante o processo de escolher o terreno.
  4.  # 4

    Se fora de zonas urbanas. atenção... que é complicado fazer uma casa de raiz. Alem da terreno com areas minimas ( generosas), terá de provar ter actividade agricola, etc... isto genericamente, sem contar com areas condicionadas ( RAN/REN) e ainda o plano Municipal de defesa da Floresta contra incêndios...

    Tome atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dp_oliv
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasSe fora de zonas urbanas. atenção... que é complicado fazer uma casa de raiz. Alem da terreno com areas minimas ( generosas), terá de provar ter actividade agricola, etc... isto genericamente, sem contar com areas condicionadas ( RAN/REN) e ainda o plano Municipal de defesa da Floresta contra incêndios...

    Tome atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dp_oliv


    Pois isso sao tudo coisas que espero perceber melhor quando estiver em Portugal. A ideia inicial era pelo menos dois hectares de terreno, já vi vários com ruina, mas saber se posso expandir ou construir noutra parte do terreno isso sao tudo coisas que vou procurar saber quando estiver em PT. Tenho tentado informar-me o mais possivel.
  6.  # 6

    sem desenhos, fale antes da vivência que pretende, dos seus hábitos, de localizaç~ão, programa.. possivelmente 'estilo' ou nao. .. os desenhos são por vezes contraproducentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dp_oliv
  7.  # 7

    Colocado por: dp_olivPara os arquitectos do forum, é preferível ver uns esboços do cliente ou é de evitar?


    Olá.
    De evitar.
    Até os pode fazer, mas depois não os leve ao Arquitecto. Só atrapalham.
    Na verdade só os guardo por respeito, senão iam directos para o lixo :)

    Pense em "como quer viver"... você, o seu cônjuge, os seus filhos... do que gostam e do que não gostam.
    Pensem também no que querem da casa daqui a 15 anos, 30, etc...
    Fale, escreva... mas não desenhe.
  8.  # 8

    Entao e nao mostram umas imagens de casas que gostam?
  9.  # 9

    Colocado por: DR1982Entao e nao mostram umas imagens de casas que gostam?

    Só se for para projetos feitos pela moça amiga lá do gabinete x
    Na escolha do arquiteto o DO já sabe que não vai selecionar aquele que faz casas lavadinhas quando quer que a sua seja cheia de rococós.
    Uma da condicionantes na escolha de um arquiteto é o DO identificar-se ou não com o traço
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 10

    Colocado por: DR1982Entao e nao mostram umas imagens de casas que gostam?

    Isso sim, devem levar claro.

    Colocado por: zedasilvaUma da condicionantes na escolha de um arquiteto é o DO identificar-se ou não com o traço

    Em parte sim, por outro lado não. O traço é sobretudo dado pelo lugar e pelas vontades (gostos) do Dono de Obra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  11.  # 11

    Colocado por: DR1982Entao e nao mostram umas imagens de casas que gostam?
    isso é diferente de apresentar uma planta da casa.. isso até gosto de ver pois pode-se tirar algo de lá mas na verdade nao me agarro muito às imagens. 99% das vezes essas imagens/estilo/qualidade de acabamento etc são incompatíveis com os orçamentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dp_oliv
  12.  # 12

    Colocado por: N Miguel OliveiraO traço é sobretudo dado pelo lugar e pelas vontades (gostos) do Dono de Obra.

    O traço ganha-se e apura-se com o tempo.
    Um arquiteto de traço limpido certamente que tem muita dificuldade em projetar uma Casa das velhas Gordas
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dp_oliv
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaO traço ganha-se e apura-se com o tempo.
    concordo, é como o desenho se nao treinar este nao evolui
  14.  # 14

    Colocado por: antonylemosé como o desenho se nao treinar este nao evolui

    Verdade!
    Saudades das aulas de modelo nu. Já conseguia desenhar umas mamocas sem babar a folha toda.
    Agora acho que não passava das sobrancelhas.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  15.  # 15

    Colocado por: dp_oliv

    Pois isso sao tudo coisas que espero perceber melhor quando estiver em Portugal. A ideia inicial era pelo menos dois hectares de terreno, já vi vários com ruina, mas saber se posso expandir ou construir noutra parte do terreno isso sao tudo coisas que vou procurar saber quando estiver em PT. Tenho tentado informar-me o mais possivel.

    Ora aqui está um homem de quem já gosto! 2 hectares no alentejo para fazer um monte em condições! Só há 2 arquitetos que poderá contratar, o Pedro Barradas e um recomendado por ele com um nome estranho mas que faz coisas maravilhosas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dp_oliv
  16.  # 16

    Lololol... E sem velhas gordas, sff...
  17.  # 17

    Tá bem, mas se for desenhar um monte alentejano e não puser uns contrafortes decentes não é a mesma coisa. Faça com jovens esculturais em vez das velhas gordas, pronto.
  18.  # 18

    Eu não meto nos projectos elementos somente por razões pseudo-Esteticas. Tem de fazer um outro sentido, uma boa razão de ser... 😇
    Concordam com este comentário: Bondi, viarq
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Verdade!
    Saudades das aulas de modelo nu. Já conseguia desenhar umas mamocas sem babar a folha toda.
    Agora acho que não passava das sobrancelhas.


    Este senhor só me faz rir! 😂
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 20

    Eu tive 2 anos disso na Sociedade de Belas Artes... Foi muito bom... Mas custou, depois das aulas, no secundário(12ano), ir 2x/ semana à noite para frente de um cavalete com papel A2...😇😁

    Também havia modelos masculinos, não era só mamocas....
 
0.0227 seg. NEW