Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Lembro-me de passar por Padrão de Moreira a caminho de Vila do Conde

    Há opções a preço mais baixo.

    A Remax comigo foi sempre problemas.

    https://www.remax.pt/imoveis/venda-apartamento-t3-maia-moreira/120781153-32
  2.  # 22

    Esposende tem construção nova muito a acessível


    Em Famalicão também
  3.  # 23

    A minha maior dúvida é mesmo a estratégia a seguir: se comprar apartamento a curto prazo, ou amealhar durante mais alguns anos para uma moradia.
  4.  # 24

    Colocado por: lusomanA minha maior dúvida é mesmo a estratégia a seguir: se comprar apartamento a curto prazo, ou amealhar durante mais alguns anos para uma moradia.

    Neste momento: poupe! Mas vá estando atendo às casas que aparecem nas zonas que gosta mais.
    Na minha opiniao: Uma moradia é muito melhor do que um Apartamento.
    Apartamento só se fosse no último piso, (sem vizinhos por cima!).
    A boa localização é o principal.
  5.  # 25

    Com jeitinho até um t0 chega
  6.  # 26

    Se só se quiser mudar uma vez aguarde.

    Mas se quiser fazer crescer os seus proventos na aventura imobiliária:
    Compre um apartamento de transição.
    Até pode um dia arrendar e ter um rendimento extra se não o decidir vender para reinvestir na moradia final.
    Terá provavelmente gastos na actualização do apartamento se não estiver habitável.

    Quanto a mim pagar renda é sempre perder dinheiro sobretudo porque ainda é um valor substancial.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  7.  # 27

    Acho um erro não recorrer ao crédito para habitação própria permanente.

    O crédito ao consumo é no geral má prática, mas não devemos generalizar.

    Estás a perder mais dinheiro a pagar rendas do que aquilo que pagarias em juros, aliás, provavelmente até pagas mais de renda do que sequer pagarias em prestação.

    Ou seja, se comprares agora habitação com recurso a crédito passas a gastar menos dinheiro e ainda acumulas património.

    Além disso suponho que esse dinheiro que estás a juntar para a compra da casa nem sequer está investido no mercado, portanto até deves estar a perder dinheiro face à inflação.

    E repara que o imobiliário tende a valorizar também, portanto o que poderias comprar agora por um dado preço, daqui a uns anos já vais precisar de mais dinheiro. Estás numa corrida contra o tempo: estás a juntar dinheiro, mas cada vez as casas estão mais caras.

    Portanto a estratégia de adiar a compra até teres dinheiro parece-me má:

    * estás a ter gastos em rendas
    * estás a perder contra a valorização do mercado imobiliário ao teres o teu dinheiro parado no banco
    * estás a perder a possibilidade de alavancar um investimento no mercado imobiliário a juros muito baixos

    Eu mesmo que tivesse 115 mil euros de capitais próprios, compraria já casa pagando o mínimo possível de entrada, e o resto investiria na bolsa.
    Concordam com este comentário: mtavares, desofiapedro
  8.  # 28

    Acho um erro não recorrer ao crédito para habitação própria permanente.

    O crédito ao consumo é no geral má prática, mas não devemos generalizar.

    Estás a perder mais dinheiro a pagar rendas do que aquilo que pagarias em juros, aliás, provavelmente até pagas mais de renda do que sequer pagarias em prestação.


    Concordo. Comprei a minha casa aos 38 por uma combinação de factores, incluindo a minha aversão pessoal ao crédito. Em retrospetiva foi tonto, porque andei quase 20 anos a pagar casas sem criar património. A prestação da hipoteca + mais as despesas de propriedade na maior parte dos casos fica equivalente ao preço do arrendamento. Falo com a experiência de quem comprou a casa que arrendava previamente, por isso posso fazer a comparação directa. Depois há a vantagem de termos a garantia de estabilidade do valor da prestação para o futuro, enquanto que arrendando no longo prazo estamos expostos à especulação e flutuação do mercado.

    Se ainda assim quiser evitar o empréstimo, eu optaria por comprar já um apartamento mais pequeno.
    Pode sempre vender mais tarde para financiar a vivenda. Se o mercado subir entretanto está protegido pelo investimento que fez (que irá rentabilizar). Mesmo que mercado caia um pouco, dificilmente perde dinheiro tendo em conta que vai poupar todos os anos nas rendas.

    Guardar os 115Ks numa altura em que os juros nem cobrem a inflação, parece-me a pior (e mais arriscada) opção.
    Concordam com este comentário: mtavares, ferreiraj125, desofiapedro
  9.  # 29

    115K em "el contado" a vendedores sem intermédito de imobiliárias dá para muita coisa. Não falta quem queira escriturar por valor mais baixo e isso não é possivel com recurso a CH.
    Isto para dizer que os 115K chegam e sobram para comprar uma moradia pronta a habitar ou com necessidade de pouca intervenção.
    Eu não compraria apartamento, a não ser que fosse para depois rentabilizar.

    Exemplos!
    Concordam com este comentário: mtavares
  10.  # 30

    Obrigado pelas vossas contribuições.

    Só acrescentar que eu não tenho o capital parado, está investido no mercado financeiro de forma passiva com rendimento superior à inflação, mas em instrumentos de elevada liquidez.

    Comprar uma moradia a necessitar de obras também é algo que pondero, não tenho é experiência nenhuma na reabilitação de imóveis.
  11.  # 31

    Colocado por: ferreiraj125Acho um erro não recorrer ao crédito para habitação própria permanente.

    O crédito ao consumo é no geral má prática, mas não devemos generalizar.

    Estás a perder mais dinheiro a pagar rendas do que aquilo que pagarias em juros, aliás, provavelmente até pagas mais de renda do que sequer pagarias em prestação.

    Ou seja, se comprares agora habitação com recurso a crédito passas a gastar menos dinheiro e ainda acumulas património.

    Além disso suponho que esse dinheiro que estás a juntar para a compra da casa nem sequer está investido no mercado, portanto até deves estar a perder dinheiro face à inflação.

    E repara que o imobiliário tende a valorizar também, portanto o que poderias comprar agora por um dado preço, daqui a uns anos já vais precisar de mais dinheiro. Estás numa corrida contra o tempo: estás a juntar dinheiro, mas cada vez as casas estão mais caras.

    Portanto a estratégia de adiar a compra até teres dinheiro parece-me má:

    * estás a ter gastos em rendas
    * estás a perder contra a valorização do mercado imobiliário ao teres o teu dinheiro parado no banco
    * estás a perder a possibilidade de alavancar um investimento no mercado imobiliário a juros muito baixos

    Eu mesmo que tivesse 115 mil euros de capitais próprios, compraria já casa pagando o mínimo possível de entrada, e o resto investiria na bolsa.
    Concordam com este comentário:mtavares



    certo. o problema é mesmo a variabilidade da euribor a médio/longo prazo, mas se houver capital de lado basta abater a dívida quando as taxas começarem a subir.
  12.  # 32

  13.  # 33

    Se quiser ver uma recuperação em Esmoriz Ovar, e outra no Porto , combina-se um dia.
  14.  # 34

    Colocado por: mtavaresSe quiser ver uma recuperação em Esmoriz Ovar, e outra no Porto , combina-se um dia.
    em que empresa trabalha?
  15.  # 35

    Colocado por: Vítor Magalhães115K em "el contado" a vendedores sem intermédito de imobiliárias dá para muita coisa. Não falta quem queira escriturar por valor mais baixo e isso não é possivel com recurso a CH.
    Isto para dizer que os 115K chegam e sobram para comprar uma moradia pronta a habitar ou com necessidade de pouca intervenção.
    Eu não compraria apartamento, a não ser que fosse para depois rentabilizar.
    Exemplos!
    Concordam com este comentário:mtavares

    E também pode comprar em leilão!
    Colocado por: buraburamono


    certo. o problema é mesmo a variabilidade da euribor a médio/longo prazo, mas se houver capital de lado basta abater a dívida quando as taxas começarem a subir.

    Sim, se for taxa variável pode sempre amortizar por 0,5%, ou pode ter taxa fixa e esse problema não se põe.
  16.  # 36

    Com 115k comprava duas casas desse mesmo valor.

    Dava duas entradas de 60k, arrendava uma e morava na outra. Com sorte o valor da arrendada paga o crédito das duas.

    Pelos dois créditos, actualmente, pagará cerca de 500/600€.

    Fica esta ideia a pensar.
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  17.  # 37

    Bolas, com 115k dá para comprar uma casa velha e restaurar?
    E se for a cair aos bocados?
    Mandar abaixo, projeto, tudo de novo... Compensa!?
  18.  # 38

    Colocado por: casinhaDaAvo
    Mandar abaixo, projeto, tudo de novo... Compensa!?
    Se for com recurso a CH, sim.
  19.  # 39

    Colocado por: RodasrCom 115k comprava duas casas desse mesmo valor.

    Dava duas entradas de 60k, arrendava uma e morava na outra. Com sorte o valor da arrendada paga o crédito das duas.

    Pelos dois créditos, actualmente, pagará cerca de 500/600€.

    Fica esta ideia a pensar.
    Concordam com este comentário:Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

    E quando estiver tudo pago pode comprar uma moradia a pronto.
  20.  # 40

    Colocado por: Rodasr
    Pelos dois créditos, actualmente, pagará cerca de 500/600€.


    Mas o lusoman não quer ou não pode ter créditos.
    Não disse a razão, mas perguntar ofende?
 
0.0178 seg. NEW