Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mondego, mais uma vez obrigada pelo esclarecimento. Eu como lhe disse escolhi a madeira pela tonalidade. Gosto do tom do tuary. dentro desta tonalidade que outra madeira me aconselha?

    Obrigada,
    Rita
  2.  # 22

    Boas,

    Para aplicar sobre piso radiante, uma boa solução são os "flutuantes" de madeira. Ou seja, um piso estratificado, normalmente com 3 camadas, em que a superior é de madeira nobre ( 2 a 4mm por exemplo).
    O aspecto é o mesmo da madeira "maciça" pois essa ultima camada é madeira normalíssima, mas as outras duas camadas dão-lhe uma estabilidade dimensional superior. Podem ser polidos tal como qualquer piso maciço (2 a 3 vezes dependendo da espessura da ultima camada).
    Este piso pode ser colado (será que deve?? algumas marcas dizem que sim...),deixando assim de ser flutuante, e tem coeficientes de transmissão termica dentro dos valores indicados para um bom funcionamento por piso radiante. (inferiores a 0,15m2 K\W)
    O contra? Normalmente de facto tem preços que podem ser um pouco elevados, mas também depende das marcas.
    Para terem uma ideia, procurem: Listone Giordano, Kahrs, Bohen, Tarkett, Karelia, Meister, Lusoparquete, etc, etc...

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  3.  # 23

    Boa tarde,
    estive a ler o blog e tenho uma experiência para partilhar, que penso ser bastante útil. Conclui a minha casa em Março de 2007.
    A àrea da casa é de 260m2.
    Coloquei piso radiante eléctrico e soalho de madeira maçico penso que de 12 ou 14 mm. O nome do soalho é Tatajuba.
    O sistema esteve ligado na temperatura de 21 g durante todo o dia, se bem me recordo entre inicio de Novembro e finais de Março.
    A factura deste ano´foi de cerca de € 2000. Informo que somos 3 em casa e tenho tudo eléctrico. Não há gáz para nada.
    Placa de indução, forno frigorifico e arca, tudo.

    Relativamente ao conforto, é 5 estrelas, está-se muito bem em casa. Apenas mantive um quarto desligado e fechado pq não tem qq uso.
    Sugeriram-me manter sempre a mesma temperatura pq se baixarmos, quando se eleva, o esforço para atingir a desejada é o mesmo que sempre igual. Não sei até que ponto é verdade, mas estou tentada a experimentar programar baixar de dia( não há ninguem em casa) e talvez aumentar á noite.
    O mesmo conselho tive para o termoacumulador, penso tambem testar nova situação.
    Relativamente a madeira, talvez sim faça mais resistencia ao calor? mas tambem mantem mais tempo.
    Importantissimo, e estou perfeitamente de acrodo, é necessario bom isolamento de paredes, portas e janelas e tb atenção ao tempo que permanecem abertas.
    A madeira está colada, foi de resto comprada em Lisboa, numa firma que veio confirmar a humidade da lage antes de mandar a madeira e garantiu que esta vinha mais seca do que habitualmente, pq era para colocar com aquecimento.
    è de facto um conforto, quer pela madeira quer pelo aquecimento. As facturas são sempre elevadas para manter casa quente, não sei se fiz a melhor opção, mas na altura pareceu que sim. Importa tb dizer que este sistema custa cerca de 5000 € e o sistema de água fica mais do dobro. Portante o excedente dá para algum tempo de electrecidade. Outroo problema é pagar contador trifásico nesta situação que é perto de 50 €/mês para bi horario.
    ùnico senão, é a madeira ter feito algumas lombas lá por casa. que tem de ser rectificadas. mas isto nao tem a ver com o aquecimento mas sim com o facto da casa ser nova, e ter húmidades próprias da construção. A única coisa que mudava, seria colocar nos 1ºs 4/6 anos, um chão barato, tipo aki (5/7 €) e só despois de casa bem seca colocar o chao que tenho, que de resto adoro. Informo que a casa esteve cerca de 2 meses com aquecimento ligado com 3 desumificadores antes de colocar chão. mesmo assim, o resultado foi este. Tenho madeira em td a casa mas isso não faz diferença, as lombas localizaram-se em sittios que nada tem a ver com humidade produzida por nós mas, sim da exposição das lages à chuva, aquando da construção.
    Mais uma sugestão se for chão maciço como o meu e tábuas com vários comprimentos, aconselho a não colar pq ela fica naturalmente encostada ao chao e evita o que me aconteceu uma lomba nas 3/4 tábuas e as 1/2 ficarem coladas. se não colar, ele resvala naturalmente para debaixo do rodapé, ocupando o espaço deixado, já para o efeito.
    Desculpem o extenso, da conversa, mas acho importante, a opinião de quem sente e não tem interesse no assunto, a não ser evitar que o mm aconteça a outros. Há que ter paciência como eu e manter a calma.
    Desejo sinceramente ter ajudado.
    Gina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  4.  # 24

    Boas,

    Gina, o soalho de que fala (12 ou 14 mm) é maciço mesmo ou daqueles "estratificados" de 3 camadas em que a superior ( 3 a 4mm) é de madeira nobre? (tipo Kahrs, Karelia, Tarkett, etc, etc)
    É que me parece muito fino para ser madeira maciça...
    Já agora como foi instalado? Assentado sobre ripas? Colado? Flutuante?

    É que também vou colocar piso radiante (hidráulico) e madeira, e agradeço as informações que poder dar.
    Para já estou inclinado para uma solução com flutuante de madeira Tarkett, de 14mm, mas as minhas dúvidas prendem-se com a instalação. Já li em alguns fabricantes que colado a transmissão de calor se faz melhor, mas outros fabricantes aconselham a colocação flutuante. Isto implica a aplicação de algum tipo de "película" entre a laje e a madeira, o que atrapalha ainda mais a transmissão térmica...

    Cump
    • kami
    • 29 agosto 2008

     # 25

    Boas

    Pedro

    Eu também pretendo colocar piso radiante hidráulico e o que me foi dito numa feira foi que existem peliculas proprias para isso, ou seja, que não causam tanta resistência à passagem do calor como as que são normalmente aplicadas...!

    Já agora... como vai aquecer o seu piso radiante?

    Cumps

    Kami
  5.  # 26

    Boas,

    Kami, vou colocar bomba de calor ar-água.
    É uma Ophely da Airpac (género da Altherma da Daikin)
    Foi um assunto pelo qual me interessei muito, e pesquisei ainda mais! Não há é claro escolhas perfeitas. Existem vários produtos interessantes, cada um com os seus defeitos e virtudes.
    A opção foi em virtude de a relação preço\prestações ser sem dúvida das melhores, aliada a que o instalador parece de facto conhecer o produto que instala, o que no "mundo" das bombas de calor ar-água não é assim tão comum...

    Quanto a essas "películas" específicas para o piso radiante, pode me deixar alguma indicação de marca ou de produto?

    Cump
    • kami
    • 30 agosto 2008

     # 27

    Boas

    Pedro... infelizmente... não posso dar-lhe essa essa informação... porque ainda não a possuo..
    ...a questão da pelicula foi-me dito.. foi de uma forma informal... numa dessas feiras... mas como ainda não era uma das minhas prioridades na altura... nem sequer reparei, nem liguei quem era o representante... pois pressupus que fosse uma coisa banal e todos os instaladores/vendedores de piso flutuante soubessem...

    Em relação à sua bomba de calor... qt lhe vai custar? Para que área de piso flutuante? Quais os consumos em euros previstos?
    Neste momento estou inclinado para uma caldeira a pellets para qd não tou em casa... e qd tou usar o recuperador de calor (que vai ser a água) para poupar nos pellets... uma vez que tenho lenha de borla (só tenho de a apanhar)... e a experiência do nosso colega forista (forumglobal) Miguel em que gastou 520 euros desde Dezembro até Maio... 24 horas por dia para uma temperatura de 21ºC... mais me leva a optar por essa situação.
    Tenho algum receio com as bombas de calor... em relação a avarias... apesar de não ter experiência nenhuma com elas (nem sei se avariam mais ou menos que os pellets)

    Cumps

    Kami
  6.  # 28

    Boas,

    A bomba de calor interessa-me pois posso aquecer e arrefecer. Vou colocar piso radiante para aquecimento\arrefecimento, c\ pré instalação em 2 ou 3 pontos na casa para ventiloconvectores, caso se verifique que o arrefecimento pelo piso não é suficiente para o conforto. Com um aparelho resolvo a climatização.
    O preço da bomba é de cerca de 7.500€ (+ IVA), coma potência de 15,1KW. Não é das mais baratas, nem pouco mais ou menos, mas tem um COP de 4,49 a uma temperatura exterior de 7ºC e com saída de água a 35ºC, o que é um valor muito bom.
    Estes valores estão certificados pela EUROVENT (como muitas outras bombas de calor), ou seja não é só "marketing".
    É uma bomba "inverter" (o que também tem os seus contras, pois tem muito mais electrónica, o que nem sempre é bom para avarias).
    Tem também um sistema de regulação que me interessa, pois não funciona em exclusivo através de um termostato interior. É um sistema de "compensação" através da temperatura exterior, com um sensor de temperatura no exterior e outro no interior.
    O estudo de custos dado por eles era de 400€\ano. Mas fazendo eu umas contas, conto que deva ficar entre os 500 a 600€\ano (espero que sejam eles a ter razão!!)

    Quanto às avarias, é como qualquer bomba de calor. Não conhece ACs montados à "séculos" sem qualquer problema? Assim como também deve conhecer outros que mal se montaram deram "barraca"... É como tudo.

    Mais uma vez lhe lembro que a opção deve-se muito à segurança que o instalador me passou, pois há muitas outras marcas com preços bem interessantes e com produtos também bons, mas que depois quando falava com quem as instalava... Enfim. Quando fico com a ideia que sei mais do assunto do que quem é suposto fazer a instalação... :S

    Se precisar de indicações quanto a bombas disponha.

    Cump.
  7.  # 29

    Boas,

    Pedro Azevedo,

    Quantos ás questões que coloca, a resposta é esta, o chão é mesmo maciço, , foi assente, assim:
    Por cima da lage é aplicada uma película termo reflectora, depois o sistema, que no meu caso e eléctrico, depois uma betonilha, de 2/3 cm que alisa logo o pavimento.
    Depois é colado ali directamente com uma cola de 2 componentes, que permite a passagem de calor.
    No entanto o que eu acho e para evitar a formação de lombas, é que o chão se for maciço e de réguas grandes, fica bastante aconchegado á betonilha, pq eu tenho já algumas partes descoladas, a passagem de calor é igual, aos locais onde está colado.
    Não sei se no caso de pavimento hidráulico, é da mesma forma.

    Cumprimentos
    • kami
    • 1 setembro 2008 editado

     # 30

    Boas

    Pedro... realmente se conseguir esses consumos são muito bons...

    Já somou nas suas contas... o acrescento de potência que vai ter de contratar à EDP para o quadro não ir abaixo? É que normalmente quem vende AC, bombas de calor e piso radiante eléctrico... esquece-se... desse pormenorzinho... Não faço ideia do consumo de uma de uma bomba de calor desse tipo.. mas para aquecer/arrefecer a casa toda... deve consumir qq coizita... ;)

    Mas tenha atenção ao seguinte... :

    ...gosta de ter os pés frios? Eu nem no Verão gosto... começo logo com tosse... cuf.. cuf...cuf...

    ...Se avariar a bomba de calor... fica sem quente, nem frio para TODAS as divisões...

    ...Se bem me lembro... o Pedro vai colocar telhado plano... não vai? Os telhados planos são óptimos para AC monosplit... ficam mesmo por cima do split... permitindo ter o máximo COP possivel... pois não é a mesma coisa ter uma unidade ter uma unidade exterior a 3 metros ou ter a 6/7 metros... apesar de os fabricantes dizerem que funcionam bem... (lembro-me do testemulho do Sr. Figueiral do forum global)

    Com monosplit... as probabilidades de avariarem todos ao mesmo tempo é muito remota... e depois... podem haver divisões devido à sua localização e isolamento (que sendo participante de fóruns activo... não vai descurar de certeza...)... em que no Verão nunca sejam precisas arrefecer... no meu caso vou deixar pré-instalação de AC em todas as divisões e vou passar um Verão na casa e só depois vou colocar aparelhos nas divisões que necessitar (poucas espero)...

    Veja o meu raciocinio:

    Custo do seu sistema sem ventiloconvectores (penso eu): 9000 euros aproximadamente

    Caldeira a pellets: 4000-5000 euros menos dedução de IRS

    Sobram-me 4000-5000 euros... que vão chegar de certeza absoluta para as divisões em que irei precisar de AC... e não fico com toda a minha climatização dependente de uma só máquina!

    Eu sempre que posso ter 2 máquinas... para 2 funções... pelo mesmo preço ou mais barato que uma máquina para 2 funções... opto pelas 2 máquinas... pq se uma avariar sempre tenho a outra... (Ex: máq de lavar roupa e máq de secar roupa)

    Pedro... não leve a mal estes comentários... eu faço um bocado o papel de advogado do diabo... para obrigar as pessoas a manifestarem-se e a raciocinarem... e a fazerem-me raciocinar... porque o que é bom para uns... se calhar não é bom para outros... e o mercado está cheio de soluções para todos os gostos e para todas as carteiras... e eu também estou no mercado à procura da melhor solução para mim!

    Cumps

    Kami
  8.  # 31

    Boas,

    Gosto é que me mostrem outros "lados" da coisa, não que digam AMÉN comigo. :)

    Quanto ao aumento do quadro, não é relevante, até porque é um dos pontos a favor da minha escolha, já que consegue debitar a potência falada sem ser necessária corrente trifásica.

    Quanto aos "pés frios" creio que o Kami está um pouco por fora do funcionamento de um piso radiante... Então também deve achar que em aquecimento sente o chão quente?! Para ter uma ideia a temperatura superficial de um pavimento radiante em aquecimento não ultrapassa os 27/28ºC. Ora se tiver em conta que o seu corpo está a 37ºC...
    Com o frio, o piso não vai descer nunca a sua temperatura superficial abaixo de cerca de 20ºC (os sistemas de controlo não o permitem para evitar condensações) . Parece-lhe uma temperatura desconfortável para ter os pezinhos em cima? A mim não...
    O problema é a eficiência do "arrefecimento", que é cerca de 1\3 do aquecimento. Por isso deixo previsto a colocação de ventiloconvectores caso não atinja o conforto desejado.

    Quanto a ter uma só máquina para tudo, para mim é uma enorme vantagem. É como diz: as soluções adaptam-se a cada um.
    Nunca faço uma compra a pensar no dia em que ela me vai "deixar" mal... E pagar a manutenção de uma máquina é bem diferente de pagar essa manutenção para 6 ou 7...

    Os Acs são muito eficientes, mas em termos de conforto em aquecimento ficam a milhas de distância do piso radiante (o ruído e as movimentações de ar...).
    Piso radiante com bomba de calor para aquecer e ACs para arrefecer?! Parece-me quase brincar à climatização, quando com um só sistema tem a possibilidade de fazer tudo...

    Uma caldeira a pellets estaria sempre fora de hipótese para mim. Por 4 ou 5 mil euros compram-se bombas de calor ar-água com COP muito perto dos 4. A caldeira tem esses rendimentos ou minimamente lá perto?
    Para além de que também arrefece, e mesmo que não queira os "pés frios", basta colocar os ventiloconvectores e poupa uns trocos valentes.

    Cump.

    Cump.
    • kami
    • 2 setembro 2008 editado

     # 32

    Boas

    Gosto é que me mostrem outros "lados" da coisa, não que digam AMÉN comigo. :)


    Concordo a 200%... e sempre que dou a minha opinião é com prazer que vejo outros a darem-me ou não nas orelhas... senão fosse assim não andava por aqui! Todas as opiniões são bem vindas e agradecidas!

    Quanto ao aumento do quadro, não é relevante, até porque é um dos pontos a favor da minha escolha, já que consegue debitar a potência falada sem ser necessária corrente trifásica.


    Já agora qt é o consumo dessa máquina? Dá para ela estar a trabalhar e ter a máq de lavar loiça + placa de indução (deduzo) + luzes + televisão a trabalhar? Que potência vai contratar? Dá para estar a aquecer a casa e fazer ao mesmo tempo bricolage? (as máquinas normalmente consomem muito...)


    Nunca faço uma compra a pensar no dia em que ela me vai "deixar" mal... E pagar a manutenção de uma máquina é bem diferente de pagar essa manutenção para 6 ou 7...

    Aqui já discordo parcialmente consigo... pois eu quando compro gosto de pensar no amanhã... e estar preparado para isso... é por isso que vou colocar um esquentador em série com o sistema solar... o que me está a dar voltas à cabeça para o local onde o meter no projecto... mas eu gosto de estar preparado para o dia em que 4/5 pessoas querem tomar banho praticamente ao mesmo tempo...)...
    ... em relação à questão da manutenção... dou o benefício da dúvida... pq a manutenção de um bicho desses não deve ser o mesmo preço de uma unidade de 9000 BTU ...
    na minha zona... concelho de Soure (Coimbra) chego a ter temperaturas negativas à noite... esse cop é em condições ideais e com 7º...
    ...também porque se para arrefecer o COP baixa para um terço (diz a marca... deve contar que baixe mais que isso... pois se a temperatura não passar dos 20º acho muito dificil arrefecer mesmo qq coisa de jeito... deve arrefecer é a carteira)... qq bomba de calor (ar-ar) é mais eficiente para arrefecer! Se por acaso optar pelos ventiloconvectores (só pelo anterior raciocinio é quase certo...)... então a manutenção desse bicho + ventiloconvectores deve andar ela por ela... (não percebo quase nada de ventiloconvectores... esta atirei ao ar... lol)


    Os Acs são muito eficientes, mas em termos de conforto em aquecimento ficam a milhas de distância do piso radiante (o ruído e as movimentações de ar...).


    Concordo a 200%... por isso também penso no piso radiante para mim... ;)


    Piso radiante com bomba de calor para aquecer e ACs para arrefecer?! Parece-me quase brincar à climatização, quando com um só sistema tem a possibilidade de fazer tudo..


    Eu sou um brincalhão... e se for com o sexo oposto... então sou danado para a brincadeira... lololol


    Uma caldeira a pellets estaria sempre fora de hipótese para mim. Por 4 ou 5 mil euros compram-se bombas de calor ar-água com COP muito perto dos 4. A caldeira tem esses rendimentos ou minimamente lá perto?


    Isto é relativo... porque de que vale ter um rendimento perto dos 4 ou 5... qd o preço final a pagar é semelhante? Ou seja... quero com isto dizer... que o que me interessa no final do ano é ver quanto é que gastei para aquecer/arrefecer a casa! Pois se é verdade que posso ter um COP 4 ou 5... também será verdade que a electricidade é mais cara que os pellets... por isso no final de contas feitas... o que me interessa e se calhar a todos os que não têm pais ricos... é o sistema que me custe menos euros no final do ano... e convém não esquecer... que os carros eléctricos estão a chegar (espero eu pois quero um para mim).... e a procura da eléctricidade vai aumentar... logo... TRAU...TRAU... vamos todos levar na pá... oxalá eu esteja enganado... e a electricidade continue a ser barata...

    Temos um testemunho real da zona de Cantanhede que gastou 520 euros em pellets de Dezembro a Maio para temperaturas de 21º em 24h/24h o que dá uma média de 90 euros por mês... se tivesse iniciado em outubro (altura em que já acendo a lareira) daria cerca de 690 euros/Inverno... e o colega forista... referiu que teve problemas de afinação nos primeiros meses, levando a um aumento do consumo...
    ...e como referiu... apresentaram-lhe a si uma proposta de 400 euros anuais para a bomba de calor(só para aquecimento central deduzo)... o que significa que se tiver sorte... têm uma margem de erro de apenas 50% nesses valores e vai gastar cerca de 600 euros ano... que podem ainda ser mais ou menos... estamos a falar no seu caso hipoteticamente...
    ...mesmo referindo que o aumento do quadro não é relevante... basta que tenha de subir 1 nível de potência contratada em relação a outro sistema de climatização vão ser sempre entre 50 a 100 euros (no mínimo... dependente de quantos niveis tiver de subir) a somar à despesa que lhe prometem (400 euros)...


    Vou-lhe confessar... que quando acabei de ler a sua resposta... fiquei a pensar... isto que o homem disse é tudo verdade... se calhar ando enganado...
    Quando acabei de escrever a resposta... fiquei a pensar... não consigo ser fã de um aparelho para tudo... mas... vamos lá ver se ele me consegue desdobrar isto tudo outra vez e fazer-me perder algum tempo com vendedores de bombas de calor... lolololol

    Cumps

    Kami
    • kami
    • 2 setembro 2008

     # 33

    Boas

    Vamos lá ver... o Sr. piso radiante pode dizer que o hidráulico é mais caro... mas não abuse...

    O orçamento mais caro que tive... ainda sem o discutir (acredito que baixava mais o valor) foi de: 22 000 euros para 250 m2 de piso... já com IVA incluido
    Este orçamento incluía: recuperador de calor a água de 2500 euros + IVA; acumulador combinado de 750/220 litros: 2500 + IVA; 8 colectores solares: 4400 + IVA.... e o resto era do piso radiante + termostatos + sondas + estrutura+mão de obra...etc....etc...

    Para mim a principal vantagem do piso hidráulico tem a ver com a diversidade de fontes de alimentação... no meu caso... tenho lenha quase de borla (tenho de a ir apanhar)... e como tal conto poupar algum dinheiro por aí... pois pelo menos quando tiver em casa vou ter o prazer de ver o lume a arder e ainda aqueço a casa... senão... se calhar até fazia as contas para um piso radiante eléctrico...

    Já agora... para uma casa de 250 m2 de piso a aquecer qual a potência minima contratada aconselhada? E sim... tem de fazer conta com um forno e uma televisão ligadas, ou um aparelho de bricolagem... ou uma máquina de cortar a relva... etc...etc... É impossível viver a pensar que não posso acender uma televisão ou fazer um frango ou um bolo no forno... porque senão o quadro vai abaixo... isso já é descer muito na qualidade de vida!


    Cumps

    Kami
  9.  # 34

    Alguém já ouviu falar de algo tipo controlo de temperatura da casa com um processo geotérmico? Algo tipo tubos debaixo da terra junto à habitação? Podem dar-me mais informação.
  10.  # 35

    Boas,

    Kami, um cop de 4 quer dizer que por cada unidade de energia gasta, são produzidas 4. Ora os pellets devem ter um rendimento no máximo de 0.8 ou 0.9.
    Ou seja uma unidade de energia dos pellets tem de ser mais de 4 vezes mais barata que uma unidade de energia eléctrica... Será??!!
    Ah, e não esqueça o trabalho e tempo (logo dinheiro) de comprar os pellets. ;) A comodidade também tem o seu preço. A electricidade está sempre lá (ou quase!) prontinha a usar...

    Quanto ao rendimento da bomba em temperaturas negativas, posso lhe dizer que tem um COP de 2,62 a -7ºC e um COP de mais de 3 a -1ºC (longe do 1\3 de que falou e mais uma vez chamo a atenção que são valores certificados por entidades independentes).

    Se procura testemunhos reais em bombas de calor, visite o site: http://www.chaleurterre.com/forum/index.php e vá à parte "pompes a chaleur".
    Vai ver lá descritivos de consumos diários, mensais, anuais, etc... Tudo o que quiser. Pode procurar por casos que tenham uma dimensão parecida com a sua.
    Tem lá consumos por inverno muito, muito bons. E em França com clima mais frio.

    Quanto ao consumo, é de cerca de 3,36 Kw. Não sei a potência que tem contratada, mas não me parece nada de extraordinário, que não lhe permita ligar mais uma TV...

    Quanto à manutenção do "bicho": a unidade exterior (da bomba que vou colocar) é absolutamente igual a uma unidade exterior de AC, daquelas com dois ventiladores... Logo não entendo como pode ser mais barato a manutenção de 6 ou 7 unidades exteriores de AC.

    O exemplo que deu de estar "preparado" com o esquentador em série com o solar (mesmo sistema que vou instalar! ;) ), não tem nada a ver com o comprar a pensar nas avarias... Senão quando comprei o meu carro, comprava dois mais baratos para ter um de reserva... Pelo contrário o que fiz foi comprar um maior para quando a família aumentar. Percebe a diferença?

    Com uma só máquina quando tiver um problema fico mais "pendurado"? Fico. Sem dúvida...
    Com 8 ou 9 máquinas (entre ACs, caldeiras, lareira, etc) não aumentam as despesas de manutenção? A complexidade de instalação e o seu custo? O número de furos e furinhos no telhado ou paredes? Os cabos e fios etc , etc....

    Não o quero fazer mudar de ideias, porque já tem tudo alinhavado na sua cabeça, e mais uma vez repito que não há soluções perfeitas. Senão toda a gente escolhia a mesma...

    Cump
  11.  # 36

    Ana Teresa,

    Fala de bombas de calor "geotérmicas". É uma bomba de calor normal, mas faz uso de tubagens enterradas para melhorar os seus rendimentos.
    Bom sistema. Caro. Dificilmente se justifica num país com o nosso clima.
    Pesquise no google. Veja www.waterkotte.pt (apenas um exemplo)

    Cump.
  12.  # 37

    Obrigado pela informação!
    já fui ver, é realmente mto caro!!
    Qual o melhor sistema de aquecer e arrefecer a casa? E mais económico, que aconselham?
    Estou a pensar em piso radiante hidraulico ligado a paineis solares, custos sabe dizer-me?
    • kami
    • 2 setembro 2008

     # 38

    Boas

    Ana Teresa... no meu post anterior... referi um orçamento de piso radiante hidraulico + paineis solares para aquecimento central e águas sanitárias... em que para 250 m2 pediram-me 22000 euros (IVA incluido). Mas atenção que isto é só para aquecimento... Tinha de por outro sistema para arrefecer...

    Cumps

    Kami
  13.  # 39

    Mto obrigado!
    Podem-me fornecer o link para eu pedir orçamentos?
    A minha casa é um pouko maior cerca de 400 m2..... preciso de começar a ver preços para fazer contas á vida (:
    Mais uma vez obrigado!!
    • kami
    • 2 setembro 2008

     # 40

    Boas

    Pedro...

    ... voçê é mesmo perito em me baralhar... e fazer-me pensar... pois ao contrário do que pensa... eu não tenho tudo alinhavado na minha cabeça... ainda à pouco tempo... pensava com toda a certeza do mundo em colocar painéis tubos de vácuo para aquecer a casa... mas neste momento...já tenho dúvidas... e já estou mais inclinado para uma caldeira a pellets... e quem sabe amanhã não vou para uma bomba de calor? Estamos sempre a aprender...
    ...Não quer dizer que não penso nos painéis de vácuo... até penso ... mas a carteira e o risco de não haver sol em alguns dias... e depois precisar de outro apoio... é que me estão a moer os miolos...

    Eu sei o que é o COP... aliás foi das primeiras coisas que aprendi quando começei a ler estes fóruns... pois toda a gente falava em COP... que eu tive logo de ir saber o que era... para perceber o raciocinio das conversas... e mantenho o que disse... o COP para mim não me diz nada... o que interessa é a conta no final do mês... e a que permitir ter a conta mais baixa... é a que serve para mim! Faz falta um testemunho de alguém por cá... com os consumos mensais de uma bomba do género que vai instalar! A lingua de França não é o meu forte...

    Atenção que eu não disse que o COP diminuia para 1/3... quem falou nisso foi o Pedro... para arrefecimento por piso radiante... e eu simplesmente referi... que se têm um COP tão baixo para arrefecimento qualquer bomba de calor ar-ar é mais eficiente.

    É evidente que uma unidade de energia de pellets não custa 4 vezes menos que uma de electricidade... mas também é evidente... que os COP anunciados são para condições ideais e que raramente (para não dizer nunca) são atingidos... senão o orçamento que lhe deram de custos em energia... provavelmente ainda iria ser mais baixo!

    Realmente... 3,36 Kw é menos do que pensava... mas ainda assim já implica ter mais um nível de potência contratada do que teria numa outra situação... porque imagine só a cozinha... com forno ligado... com 2 bicos electricos ligados... com televisão ligada...frigorifico... arca... e enquanto a mulher está a fazer o almoço o amigo Pedro anda a cortar a relva e os miudos a jogar Playstation na sala... e de repente caem umas migalhas na cozinha e a mulher usa ao mesmo tempo o glutão...
    ... mas para isso há solução... basta pôr um mecanismo de segurança que desliga alguns aparelhos automaticamente em caso de sobrecarga....

    Concordo quando diz que tenho mais despesas de manutenção com mais máquinas... já a questão dos custos de instalação é relativo... porque com AC em telhados planos... estes ficam mesmo por baixo das unidades exteriores... reduzindo os custos... no seu caso... é uma bomba de calor tipo multisplit... e o unico orçamento que tive para AC... era mais caro uma unidade exterior para 3 split... do que 3 unidades exteriores para 3 splits... porquê? Por causa da instalação... porque tinha de atravessar por vezes divisões inteiras com cobre... etc....etc...
    Um dos problemas das bombas de calor e dos COP anunciados.. é que realmente esses COP até podem ser quase atingidos nas divisões que estão coladas à bomba de calor... mas em divisões mais afastadas esse COP baixa...

    Um sistema com mais máquinas é deveras mais complexo... mas temos de puxar pelos electricistas e canalizadores... pois numa casa... a diferença total de custos entre um sistema em que eles tenham de puxar um bocado pela cabeça e outro qualquer... não deverá ser assim tão grande... (digo eu...)

    E se tudo correr bem.. se calhar vou precisar de poucos splits de AC pela casa... As únicas janelas que vão levar com sol directo em cima... vão ter estores... e está já projectado para além destes um sistema muito inovador que terei todo o prazer de descrever caso queiram... e que me vai permitir aquecer essas divisões de Inverno e manter as divisões em causa frescas de Verão...

    Já agora... em quanto é que vai ficar a pré-instalação para ventiloconvectores? Tem algumas fotografias dos splits? Os que tenho visto (poucos) parecem ser todos do século passado... por isso também... nunca me interessaram muito...

    E prontos... já me fez ficar a pensar novamente... lololol
    Ainda me vai fazer falar com alguns vendedores de bombas de calor.... e pedir uma simulação de custos para a minha casa...

    Cumps

    Kami
 
0.0271 seg. NEW