Iniciar sessão ou registar-se
    • kami
    • 2 setembro 2008

     # 41

    Boas

    Ana Teresa... eu falei em 250m2 de piso radiante e neste momento já vão ser menos... a sua casa vai ter 400 m2 de área de piso? Ou é área total?

    Os orçamentos que tenho foram todos pedidos directamente em Feiras... não foram pedidos pela net... mas se quiser posso procurar pelo endereço da casa... que fica entre Pombal e Leiria... acho que se chama casa das lareiras... antigamente chamava-se meio-ideal!

    Cumps

    Kami
  1.  # 42

    Boas,

    Kami, são estes "baralhanços" que tornam isto interessante... ;)
    Ora:

    Quanto aos painéis para aquecimento, também já pensei nisso, mas também já desisti. Tenho demasiadas dúvidas e os preços não me têm cativado.

    É óbvio que o que interessa é quanto se paga no final de cada mês! Mas Saber qual o rendimento de um determinado aparelho ajuda a fazer as nossas continhas...
    Pena não se dar com o Francês. O site que lhe indiquei ia lhe tirar todas as dúvidas.
    Pode tentar o google translate para tentar traduzir a página. É certo que vai ficar num português macarrónico, mas pode ser que dê para perceber algo.
    Lá até ensinam com todos os detalhes a como fazermos as contas para saber qual a potência a instalar, pois é o erro mais comum é se dimensionar as bombas de calor MUITO acima das necessidades, com graves consequências para os custos (de instalação e de exploração) e também de durabilidade da bomba de calor.
    Para ter uma ideia pelas contas que fiz eu necessitaria de uma potência de cerca de 14KW, e a generalidade das propostas que tive eram para 17 a 19KW, chegando a ter uma de 25KW!!! Sempre que os questionava de como tinham chegado a esse valores, quase ninguém tinha resposta válida para me dar. Básicamente era a olho, e claro BEM por cima, para ser mais cara a máquina... ;)
    Por isso digo sempre que na instalação de uma bomba de calor ar-água é preciso que o instalador de facto saiba do que fala...

    Quanto à diminuição de 1\3, não falava do COP mas sim da eficiência do piso radiante. Em aquecimento um piso que tenha uma capacidade de aquecimento de cerca de 75W\m2, vai ter uma capacidade de absorver calor ("arrefecer") de cerca de 35W\m2. Por isso é que um piso radiante para aquecimento e arrefecimento é diferente! O piso tem de ser dimensionado para o arrefecimento, logo ficando "sobredimensionado" para o aquecimento. Isto faz-se colocando mais tubo, mais perto um do outro. (dados recolhidos de documentos da Giacomini, saunier duval e Uponor)

    Já lhe disse os COPs nas condições menos ideais, mas volto a repetir: COP de 2,62 a -7ºC (bem frio já!!) e um COP de mais de 3 a -1ºC. Pesquise as temperaturas médias mínimas na sua região e vai ver que não são sequer de -1ºC. (falo da média das mínimas que é o que interessa)

    Claro que queremos saber que sistema é esse que tem imaginado! ;)

    Quando fala dos "splits" fala das unidades interiores (ventiloconvectores)??!! Se é isso, há de muitos tipos. A mais comum mural (a mais usada nos ACs também), mas há de encastrar nos tectos, unidades centrais com tubagem, etc, etc. Creio que a oferta é quase igual aos ACs.

    Cump.
  2.  # 43

    Boas!
    Kto mais leio mais confusa fiko!
    Kami, a minha moradia tem cerca de 400m2 de area coberta, mas tenho de avaliar bem todos os custos, axo ke vou falar com a arquitecta para rever os m2 da moradia....


    Comp.
  3.  # 44

    Ana,

    Tem de ver da área que de facto precisa, avaliar com a sua arquitecta como estão as áreas das diversas divisões.
    Certas divisões demasiado grandes tornam-se desconfortáveis e por vezes pouco funcionais.
    400m2 é muita coisa... Veja bem se necessita disso tudo, pois os custos são sempre a somar!

    Cump.
    • kami
    • 3 setembro 2008

     # 45

    Boas

    Sr. Anonimo18072022A

    Diga-me Kami p.f., no exemplo que deu vai ter o sol ou o recuperador com fontes de energia unicas. Certo?
    Se faltar o sol (ex. à noite) ficará apenas com o recuperador. Certo?


    Sim... mas reparou que este orçamento é com paineis solares... em que tenho lá 4400 euros mais IVA... posso em vez dos paineis usar esses 4400 + IVA e comprar uma caldeira a pellets ou uma bomba de calor...

    Quando falei em 30.000 Euros + IVA estava a dar um exemplo para aquecimento e arrefecimento com piso radiante (aquecimento) e ventiloconvectores (arrefecimento). Logo no seu caso fica mais económico.


    Aqui não faz sentido falar em orçamentos para aquecimento e arrefecimento quando o que está a propor é para apenas aquecimento... dá uma noção errada das coisas... a seu favor...

    De qualquer forma e para o exemplo que deu veja bem a diferença: 4.200 Euros / 22.000 Euros. É de analisar e fazer contas...


    Mais uma vez está de deturpar informação a seu favor... pois o orçamento que forneceu de 4200 euros é para apenas 200 m2 e os 22000 são para 250 m2...

    E não me respondeu à minha pergunta... para uma área de 250 m2... qual a potência que aconselha a contratar à EDP e se para 200 m2 custa 170 euros por mês... quanto custa para 250 m2?

    Cumps

    Kami
    • kami
    • 3 setembro 2008

     # 46

    Boas

    Pedro...

    ... vai ter de me explicar essa dos 14 Kw e de ter um consumo de apenas 3,36 kw no máximo... isso tem a ver com o COP ?

    ... se vai colocar mais tubo... isso não vai encarecer os custos de exploração também?

    ...Quando me referia a splits referia-me precisamente a esses interiores...... quantos m2 vai climatizar? Quanto lhe vai custar fazer a pré-instalação para os ventiloconvectores? É mais cara do que para AC não é?

    ...Quanto ao sistema inovador... tenho todo o prazer de o partilhar consigo e com os demais... mas deduzo que pelo menos voçê já o conheça...

    O problema deste sistema é que requer alguma manutenção e leva alguns anos até ficar optimizado! O sistema trata-se da plantação de árvores de folha caduca!!! LOLOLOLOLOLOOLOL
    ... Essas janelas que referi estarem apenas protegidas com estores vão ficar viradas para uma zona de jardim que não vai servir para mais nada... e vou colocar lá 2 a 3 árvores de folha caduca... que vão fazer sombra de Verão mantendo essas divisões (corredor de acesso a quartos e hall de entrada) frescas e no Inverno quentes... pois já não vão ter folhas e deixam passar o sol... pelo menos tenho tudo pensado assim... só me falta agora tentar saber qual a melhor espécie para colocar... pois dava-me jeito que fosse uma árvore que crescesse rápido, fizesse coroa... e de porte médio... e agradável à vista...

    Cumps

    Kami
  4.  # 47

    Boas,

    Kami, o COP é isso mesmo: A divisão da "potência libertada" pela "potência absorvida".
    Por exemplo um aparelho que forneça 15kw e consuma 5kw tem um COP de 3 (os 15 a dividir por 5). Ok?

    Quanto ao tubo, aumenta é os custos de instalação... De exploração não, pois (pelo menos na teoria!) a temperatura da água até pode ser menor, pois como há mais tubo, o calor ainda se transmite melhor.

    Vou fazer instalação de piso radiante em 250m2, da marca Giacomini.
    Pelo que sei a pré instalação para ventiloconvectores fica ligeiramente mais cara.
    Como lhe disse, tenho ideia de apenas deixar uns 3 pontos na casa para colocar os ventiloconvectores, e anda não tenho orçamento para isso.
    Tive uma vez um para pré-instalação em todas as divisões (sete) por cerca de 3.000€.
    Para estes três, e como o instalador me vai fazer a obra toda vou fazer o "choradinho" para ver se ele junta tudo no bolo, ou se pelo menos não aumenta muito... ;)

    Pois, esse sistema é do melhor em todos os sentidos! Funciona, é barato e fica bonito! ;)
  5.  # 48

    Anonimo18072022A,

    As suas contas estarão correctas no "principio em si", mas não nos números...

    Como o piso eléctrico só aquece, teremos de entrar com preços de piso radiante só para aquecimento.
    Para os 250m2 tive orçamentos muito abaixo dos valores que refere.
    No entanto tem razão que é preciso fazer contas, e que serão precisos bastantes anos para amortizar o investimento...
    Como estou interessado também no arrefecimento, não penso tanto nisso, pois só para aquecer ia pensar muito!

    Cump
  6.  # 49

    Anónimo disse:
    O que dizem sobre Aerotermia para aquecimento com piso radiante? Alguém está informado sobre esta solução?
  7.  # 50

    Boas,

    Para o nosso país considero uma óptima solução.

    Cump.
    • csdc
    • 15 fevereiro 2009

     # 51

    Vou iniciar a contrução de moradia unifamiliar com cerca SM Feira.
    Estou a ponderar a instalação de sistemas de piso radiante hidraulico sob soalho madeira (provavelmente SUCUPIRA) e fui consultar dois carpinteiros que me disseram que não deveria optar por esta combinação porque iria ter problemas mais tarde já que a madeira aumenta ou diminui de tamanho.
    Opinião contrária têm os técnicos do piso radiante que dizem que não há problema.
    Não sei bem em quem acreditar.
    o que acham? Alguem conhece carpinteiros na zona do Porto-Aveiro com experiencia na colocação de soalho de madeira sob piso radiante?
    Agradeço toda a ajuda que me possam dar
  8.  # 52

    não existe qualquer problema, já o fiz mas tem de haver algumas premissas

    a madeira é por si só um isolamento térmico - então tem de isolar muito bem as zonas que não quer aquecer

    colocar os difusores de calor em aluminio

    colocar manga plastica por baixo do pavimento devido a condensação

    e mais umas que não me lembro - fale com a uponor

    ab
    RB
  9.  # 53

    Colocado por: mondegoBoa noite,

    Vou dar a minha opnião como aplicador de pavimentos de madeira a mais de 12 anos.
    Tenho algumas moradias com soalho aplicado sobre o aquecimento por piso radiante ,onde fiz a aplicação,raspagem(afagamento) e envernizamento e tudo correu muito bem.
    1- Não cole madeira ao piso com aquecimento por piso radiante porque quem lhe indicar que não tem problemas,não entende nada,mesmo nada de Pavimentos Maciços.Vai ter muita dor de cabeça e pessoas com pouco gosto no que fazem.
    2-Terá que ter caixa de ar,mesmo que seja mais pequena(4cm)porque só trás vantagens para a casa.Tenha em conta que terá que ter sempre no minimo uma base por baixo do sarrafo nunca inferior a 12-15cm de massa para poder ser aparafusado.

    Boa noite,
    Aconselha portanto que por cima de um piso radiante eléctrico se aplique soalho sobre ripas? Isto porque de facto as empresas que tenho consultado (PR) referem que o pavimento final tanto pode ser colado como pregado.... Tatando-se, como no meu caso, de uma remodelação, colocar PS sob soalho pregado implica um pavimento de muito centímetros, não é verdade? Qual a desvantagem do pavimento de madeira maciça colado? Obrigada!
  10.  # 54

    Boa noite
    Desculpem se estou enganado, mas deixar caixa de ar entre qualquer tipo de piso radiante e o pavimento é um erro pois o ar acaba por ser um isolamento daí o calor demora mais a ir para o ambiente, quanto ao tipo de madeira como já foi dito a trás a folga junto as paredes bem como o tipo de pelicula que colocam entre o cimento e a madeira deve ser perfurante porque se não estamos tambem a meter um isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aprendiz2
  11.  # 55

    Colocado por: semogBoa noite
    Desculpem se estou enganado, mas deixar caixa de ar entre qualquer tipo de piso radiante e o pavimento é um erro pois o ar acaba por ser um isolamento daí o calor demora mais a ir para o ambiente, quanto ao tipo de madeira como já foi dito a trás a folga junto as paredes bem como o tipo de pelicula que colocam entre o cimento e a madeira deve ser perfurante porque se não estamos tambem a meter um isolamento



    Boa noite!
    Não tem que pedir desculpa pois não está enganado!
    Eu só não compreendo que um assunto que já foi tão discutido que haja quem continue a dizer os mesmos erros!!

    Dizem que a madeira é um isolante (a madeira com piso radiante oferece um pouco de mais resistência a aquecer nada mais que isso!!); então e as ditas caixas de ar e películas e etc são o quê????
    • Mac
    • 18 setembro 2011

     # 56

    Estou a pensar mandar colocar o soalho flutuante sobre uma manta geotêxtil espessa em vez da habitual espuma.
    Julgo que deixará passar melhor o calor do PR e cumprirá a sua função de amortecimento do pavimento.
    Gostaria de obter opiniões.
    Obrigado
  12.  # 57

    E um sistema radiante a seco com os difusores? é uma boa opção para madeira so para aquecimento!
  13.  # 58

    o mal é que é um sistema muito mais prejudicial que os outros................................................................á carteira lol
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0228 seg. NEW