Iniciar sessão ou registar-se
    • hugz
    • 6 janeiro 2021

     # 1

    Boas camaradas,

    É o seguinte, tenho um recuperador da Solzaima a água para aquecimento central. A questão é que no primeiro ano apenas utilizei eucalipto, epa foi oferecido pelo meu avo já que tem toneladas armazenadas para consumo próprio e lá foi (foi e foi bem haha)

    Este ano gostaria de começar a combinar 2 tipos de lenha pelo menos. De acordo com um lenhador/vendedor aconselhou-me australiana (tem maior poder calorífico que o eucalipto e a cinza é reduzida) com sobro (não tem casca e queima por muito mais tempo, melhor lenha qualidade/preço que há pelos vistos). Isto para manter uma cerca temperatura nos radiadores sem muitas oscilações digamos assim.

    Qual a vossa experiência com um produto do género?
    Cumprimentos.
  1.  # 2

    vou acompanhar o topico, também gostaria de saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
    • hugz
    • 7 janeiro 2021

     # 3

    Colocado por: invictusvou acompanhar o topico, também gostaria de saber.
    Concordam com este comentário:hugz

    Amigo invictus, também possui um recuperador assim?
  2.  # 4

    Tenho um recuperador sem aquecimento de água, uso uma mistura de eucalipto, carvalho, sobro e azinho.

    Penso que as lenhas mais indicadas são o sobro e o azinho, pois demoram mais tempo a queimar, conseguindo assim gastar menos lenha e ter uma temperatura mais estável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
    • hugz
    • 7 janeiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: simaoguimTenho um recuperador sem aquecimento de água, uso uma mistura de eucalipto, carvalho, sobro e azinho.

    Penso que as lenhas mais indicadas são o sobro e o azinho, pois demoram mais tempo a queimar, conseguindo assim gastar menos lenha e ter uma temperatura mais estável.

    Sim, experimentei sobro e realmente é excelente! Quanto ao azinho o valor da tonelada ainda é em media 30€ a mais que o sobro e ainda mais para o carvalho. Estava esgotado desta vez oops.

    Essa mistura vai acumulando de outras estações ou compra mesmo assim?
  3.  # 6

    Tenho recuperador a agua e o que tenho feito é usado eucalipto. Só antes de me ir deitar coloco 2 ou 3 canhotas de carvalho, de manhã ainda tem brasas e dá para colocar a arder novamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
    • hugz
    • 7 janeiro 2021

     # 7

    Colocado por: paulosTenho recuperador a agua e o que tenho feito é usado eucalipto. Só antes de me ir deitar coloco 2 ou 3 canhotas de carvalho, de manhã ainda tem brasas e dá para colocar a arder novamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hugz
    A verdade é que a minha chaminé (moradia) chupa bem haha e na altura o eucalipto não era a rachão o que ainda fazia arder mais. Foi num instante basicamente. Em termos caloríficos não me parecia dos melhores, principalmente para aquecer os radiadores para o piso de cima.

    Como é a estrutura de sua casa caro paulos?
    • VP17
    • 7 janeiro 2021

     # 8

    Espero que ajude

    lenha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet, Culturista, hugz
    • hugz
    • 7 janeiro 2021 editado

     # 9

    Colocado por: VP17Espero que ajude


    Diria serviço público hehe

    Muito obrigado!

    A linha do eucalipto é questionável, pelo menos por experiência pessoal. Isso estava disponível livremente? Não deixa de ser interessante..
    • paulos
    • 7 janeiro 2021 editado

     # 10

    Colocado por: hugzA verdade é que a minha chaminé (moradia) chupa bem haha e na altura o eucalipto não era a rachão o que ainda fazia arder mais. Foi num instante basicamente. Em termos caloríficos não me parecia dos melhores, principalmente para aquecer os radiadores para o piso de cima.

    Como é a estrutura de sua casa caro paulos?

    Moro num apartamento 150m2 brutos. Tenho um recuperador romotop a aquecer 75 elementos e 2 toalheiros.

    O eucalipto é muito bom para arder e do mais barato. Tem é de estar bem seco. 16% é o ideal.
    Comprei um destes https://www.ebay.com/itm/Handheld-Wood-Moisture-Test-Meter-Digital-LCD-Log-TimberDamp-Tester-Detect-M/324239191053?hash=item4b7e296c0d:g:9G4AAOSwzUVdQ59B e já nenhum lenhador me engana. O meu medidor marca no max 42%, tive um lenhador que me garantia que a lenha estava seca, quando saquei do medidor começou logo a dizer que alguma poderia não estar, pois as que medi estavam a 42% lol, vim embora e ele ficou com cara de cú como se costuma dizer.
    O ideal é termos onde armazenar e comprar antes do verão deste ano para usar no inverno de 2022, assim sim está seca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
    • hugz
    • 7 janeiro 2021 editado

     # 11


    Moro num apartamento 150m2 brutos. Tenho um recuperador romotop a aquecer 75 elementos e 2 toalheiros.

    O eucalipto é muito bom para arder e do mais barato. Tem é de estar bem seco. 16% é o ideal.
    Comprei um desteshttps://www.ebay.com/itm/Handheld-Wood-Moisture-Test-Meter-Digital-LCD-Log-TimberDamp-Tester-Detect-M/324239191053?hash=item4b7e296c0d:g:9G4AAOSwzUVdQ59Be já nenhum lenhador me engana. O meu medidor marca no max 42%, tive um lenhador que me garantia que a lenha estava seca, quando saquei do medidor começou logo a dizer que alguma poderia não estar, pois as que medi estavam a 42% lol, vim embora e ele ficou com cara de cú como se costuma dizer.
    O ideal é termos onde armazenar e comprar antes do verão deste ano para usar no inverno de 2022, assim sim está seca.
    Concordam com este comentário:hugz

    Excelente equipamento! Portanto 42% era aceitável, mas a do lenhador estava acima por teres valores mais "húmidos" correto?

    Muito obrigado desde já, excelente dica.
    • lmcaet
    • 7 janeiro 2021 editado

     # 12

    Colocado por: hugz
    Excelente equipamento! Portanto 42% era aceitável, mas a do lenhador estava acima por teres valores mais "húmidos" correto?

    Muito obrigado desde já, excelente dica.

    Eu percebi que não, que 42% não são aceitáveis, e que esse valor é o máximo que o aparelho regista, e por isso e bem é que o paulos acabou por não comprar essa lenha.
  4.  # 13

    Já existe aqui um tópico muito bom sobre este assunto:
    https://forumdacasa.com/discussion/8555/1/qual-o-tipo-de-lenha-que-usam-na-vossa-lareira-com-recuperador-de-calor/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
  5.  # 14

    O ideal é ter em torno dos 16%, tinha um gráfico com isso humidade vs poder calorifico, mas já andei a procura e não encontro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
  6.  # 15

    O meu recuperador é novo, comecei a usar este ano e até agora tenho usado só eucalipto. O que noto é que faz muito fumo, não sei se é da madeira em si (acho que o eucalipto é mais propenso a isso) ou pelo facto de estar húmida tb.
    Comprei a 100€ a tonelada mas no próximo ano vou experimentar outra, talvez carvalho. Não tenho bem noção dos preços para cada tipo de lenha.. tb não quero uma coisa muito cara senão quase me fica mais barato usar a caldeira a gás e vai desmotivar a ligar isto :)

    No meu caso é um recuperador a água que está a aquecer cerca de 220m2. Gasto em média entre 15 a 20kg/dia, ligo às 17h e fica a queimar até às 22/23h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
    • hugz
    • 7 janeiro 2021

     # 16

    Colocado por: ruimiguelfO meu recuperador é novo, comecei a usar este ano e até agora tenho usado só eucalipto. O que noto é que faz muito fumo, não sei se é da madeira em si (acho que o eucalipto é mais propenso a isso) ou pelo facto de estar húmida tb.
    Comprei a 100€ a tonelada mas no próximo ano vou experimentar outra, talvez carvalho. Não tenho bem noção dos preços para cada tipo de lenha.. tb não quero uma coisa muito cara senão quase me fica mais barato usar a caldeira a gás e vai desmotivar a ligar isto :)

    No meu caso é um recuperador a água que está a aquecer cerca de 220m2. Gasto em média entre 15 a 20kg/dia, ligo às 17h e fica a queimar até às 22/23h.

    A tabela em cima está excelente e bem resumida quanto a essas características da lenha.

    A minha situação é muito semelhante, 2 pisos. Apenas consigo ligar por volta das 18h30 a passar, mas com rapidez chega a uma temperatura aceitável.

    Adoro o efeito calmante do fogo. Quanto ao eucalipto não devo repetir a compra, na australiana consigo ter mais calor, menos fumo e cinza. O preço é ela por ela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  7.  # 17

    O eucalipto faz fumo no inicio se for com canhotas grandes, deve ser com lenha miuda fazer bem brasa e ir aumentando o tamanho.
    Depois de estar a arder bem, só faz fumo se estiver molhada.
    Concordam com este comentário: lmcaet, hugz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf
  8.  # 18

    Colocado por: ruimiguelfO meu recuperador é novo, comecei a usar este ano e até agora tenho usado só eucalipto. O que noto é que faz muito fumo, não sei se é da madeira em si (acho que o eucalipto é mais propenso a isso) ou pelo facto de estar húmida tb.
    Comprei a 100€ a tonelada mas no próximo ano vou experimentar outra, talvez carvalho. Não tenho bem noção dos preços para cada tipo de lenha.. tb não quero uma coisa muito cara senão quase me fica mais barato usar a caldeira a gás e vai desmotivar a ligar isto :)

    No meu caso é um recuperador a água que está a aquecer cerca de 220m2. Gasto em média entre 15 a 20kg/dia, ligo às 17h e fica a queimar até às 22/23h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hugz

    Olá Rui.
    Nesta discussão consegue ter uma ideia dos preços médios antigos e actuais de vários tipos de lenha:
    https://forumdacasa.com/discussion/46947/1/preco-a-que-compram-lenha/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimiguelf, hugz
  9.  # 19

    Colocado por: simaoguimTenho um recuperador sem aquecimento de água, uso uma mistura de eucalipto, carvalho, sobro e azinho.

    Penso que as lenhas mais indicadas são o sobro e o azinho, pois demoram mais tempo a queimar, conseguindo assim gastar menos lenha e ter uma temperatura mais estável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hugz


    Ando a procura de lenha para aquecer a casa. Que tipo aconselha?

    Prefiro uma que não tenha sido cortada de propósito só para lenha (devido a "agressão ecológica", desflorestação, etc.)

    Alguma sugestão? E que tipo de preços posso esperar? Muito obrigado.
  10.  # 20

    Colocado por: paulos

    O ideal é termos onde armazenar e comprar antes do verão deste ano para usar no inverno de 2022, assim sim está seca.


    E não haverá risco de isso chamar muita 'bicharada'? Um dos meus problemas recorrentes é o armazenamento de lenha. Não tenho muito espaço, e consequentemente não sei bem o que fazer. Também não a queria exposta, preferia que estivesse em caixas/baú ou algo, até porque vou ter de a colocar numa cave onde também armazeno comida. Nunca tive problemas com ratos, baratas, ou bichos lá, mas com a lenha não sei o que poderia acontecer. O que aconselha?

    Muito obrigado.
 
0.0241 seg. NEW