Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou aqui com um problema.

Tenho um empreiteiro a quem lhe entreguei a obra por uma proposta que me apresentou em julho.
    Entretanto, e apesar de eu lhe pedir sempre o contrato, ele só mo apresentou agora no final de dezembro, apesar de j+a ter feito umas coisitas na obra e ter adquirido materiais.
    Contudo ele agora apresenta-me um contrato com uma proposta com outros valores e obviamente eu não aceito. Mas ele é teimoso e tb não aceita a proposta que me apresentou antes de eu lhe entregar a obra.
    Não tenho contrato nenhum com ele.
    Se o quiser mandar embora, o que tenho de fazer?
    E posso contratar imediatamente outro empreiteiro?
    A licença já foi levantada e se for outro empreiteiro, como tenho de fazer?

Já agora, ele diz que o m3 de escavação é calculado com o m3 efetivo +20% porque segundo ele a terra escavada aumenta de volume 20%. É assim que se faz as contas, ou om3 de escavação é aquele que é calculado antes da escavação?
  2.  # 2

Colocado por: jfsmoreiraSe o quiser mandar embora, o que tenho de fazer?

Avisar formalmente para retirar todo o material e levantar o estaleiro.

Colocado por: jfsmoreiraE posso contratar imediatamente outro empreiteiro?

Sim.

Colocado por: jfsmoreiraA licença já foi levantada e se for outro empreiteiro, como tenho de fazer?

Na câmara fazer a substituição do empreiteiro e do DT.

Colocado por: jfsmoreiraÉ assim que se faz as contas,

As contas são feitas de harmonia com o que ficou acordado?
    O que está no Caderno de encargos?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaO que está no Caderno de encargos?

"Escavação e desmonte do terreno à cota necessária para a colocação das sapatas e vigas de fundação, piso da moradia e piscina, de acordo com o projecto incluindo transporte a vazadouro (se possível no terreno), regularização e compactação do terreno base e demais trabalhos necessários à execução da empreitada."
    Contudo, não há transporte de terra ( fica toda à volta da casa)

É como por exemplo o enchimento da caixa entre sapatas com brita ( piso térreo). diz:
    "Fornecimento e aplicação de uma caixa de brita (30/50) de 20 cm de espessura, mais 20 cm de rachão em toda a zona da cave, incluindo o material necessário para um perfeito acabamento" valor por m2

Eu considero que a área deve ser apenas a área onde leva a brita, mas o empreiteiro acha que a área deve ser a área total pelo limite dos pilares exteriores ( incluindo as zonas onde leva as sapatas continuas e as sapatas isoladas no interior!
    Isto está correto?
    •  
      RRoxx
    • 7 janeiro 2021

# 4

Isso são assuntos que se discutem antes, não depois.

Quanto ao empolamento, é lícito calcular para volume transportado. Mas mais uma vez, define-se antes. Ou está no descritivo ou está calculado no preço...
  4.  # 5

Colocado por: RRoxxQuanto ao empolamento, é lícito calcular para volume transportado

Que neste caso não se palica pois não houve transporte.

Colocado por: RRoxxOu está no descritivo ou está calculado no preço...

No orçamento do empreiteiro o que está descrito quanto a estes assuntos?
    Concordam com este comentário: RRoxx
  5.  # 6

Colocado por: zedasilvaNo orçamento do empreiteiro o que está descrito quanto a estes assuntos?

Colocado por: jfsmoreiraÉ como por exemplo o enchimento da caixa entre sapatas com brita ( piso térreo). diz:
    "Fornecimento e aplicação de uma caixa de brita (30/50) de 20 cm de espessura, mais 20 cm de rachão em toda a zona da cave, incluindo o material necessário para um perfeito acabamento" valor por m2
  6.  # 7

Colocado por: jfsmoreiraColocado por: jfsmoreiraÉ como por exemplo o enchimento da caixa entre sapatas com brita ( piso térreo). diz:

Nesse caso é fácil de medir. Largura x comprimento desse caixa.
    Não esquecer de verificar se tem mesmo o 20 cm de brita e os 20 de rachão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  7.  # 8

Rua já com ele
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  8.  # 9

Colocado por: zedasilvaNesse caso é fácil de medir. Largura x comprimento desse caixa.

Exactamente o que eu disse, mas o teimoso diz que não é assim... que é pelo limite dos pilares (incluindo assim as sapatas)...que paciência!!!
    Obrigado zedasilva!
  9.  # 10

Colocado por: jfsmoreiramas o teimoso diz que não é assim

Mede-se o material que está aplicado e nada mais que isso.
    •  
      RRoxx
    • 7 janeiro 2021 editado

# 11

Colocado por: zedasilvaNo orçamento do empreiteiro o que está descrito quanto a estes assuntos?

se não está descrito, o tipo ou calculou no preço ou come com batatinhas.

Colocado por: Luis81Rua já com ele

´Que violencia. Pimenta no **** dos outros é refresco?
    • SMBS
    • 7 janeiro 2021

# 12

Se não há contrato assinado. Faça você as suas contas e diz ao homem que paga o valor das suas contas ou nem paga nada. E que tem uma semana para tirar o equipamento todo.
  10.  # 13

Colocado por: jfsmoreira
    "Escavação e desmonte do terreno à cota necessária para a colocação das sapatas e vigas de fundação, piso da moradia e piscina, de acordo com o projecto incluindo transporte a vazadouro (se possível no terreno), regularização e compactação do terreno base e demais trabalhos necessários à execução da empreitada."
    Contudo, não há transporte de terra ( fica toda à volta da casa)

É como por exemplo o enchimento da caixa entre sapatas com brita ( piso térreo). diz:

Eu considero que a área deve ser apenas a área onde leva a brita, mas o empreiteiro acha que a área deve ser a área total pelo limite dos pilares exteriores ( incluindo as zonas onde leva as sapatas continuas e as sapatas isoladas no interior!
    Isto está correto?

Um belo exemplo de que um bom mapa de quantidades, com bons descritivos é uma ferramenta essencial para contrução e nao se ter esse tipo de problemas.
    Normalmente quando é medida o volume de escavação de projeto, deve ser multiplicado pelo coeficiente de empolamento, que para terras anda na casa dos 10%.
  11.  # 14

Colocado por: SMBSSe não há contrato assinado. Faça você as suas contas e diz ao homem que paga o valor das suas contas ou nem paga nada. E que tem uma semana para tirar o equipamento todo.

Calma, isso nao é bem assim...há empreiteiros que já nao é como antigamente que se estavam a marimbar..Agora metem os advogados ( aqueles seres que por mais que saibam que nao tem razao) andam e andam e andam e a obra pode ficar pendurada. As vezes por pouco dinheiro em % em relação ao custo total de uma obra é preferivel resolver a coisa a bem e ceder do que "bater o pé"
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, RRoxx, Olim
  12.  # 15

Colocado por: jfsmoreiraA licença já foi levantada

bem o que está aqui a estragar tudo é isto, quem levantou a licença foi você, ou mesmo que tenha sido outra pessoa foi você que assina os papeis e foi você que pagou as taxas e foi você que indicou que era aquele empreiteiro que ia construir a sua casa.

no meu ponto de vista o empreiteiro tem mais do que provado que você lhe entregou a obra.

mesmo com alguns custos aconselho a não estalar mais o verniz e tentar um acordo de cavalheiros com o empreiteiro para ele sair.

Mesmo que mude de empreiteiro, o outro enquanto tiver faturas por receber ( e existe trabalhos feitos e material comprado para a obra ) não irá libertar a obra.
  13.  # 16

Colocado por: pauloagsantosnão irá libertar a obra.

O empreiteiro apenas tem direito a ser ressarcido daquilo que gastou e/ou eventuais prejuízos que consiga provar ter.
    Não pode impedir a rescisão do contrato pelo simples fato de não o estar a cumprir
  14.  # 17

Colocado por: zedasilvaO empreiteiro apenas tem direito a ser ressarcido daquilo que gastou e/ou eventuais prejuízos que consiga provar ter.
    Não pode impedir a rescisão do contrato pelo simples fato de não o estar a cumprir

claro zé, mas enquanto não chegam a acordo do valor que ele gastou e se os eventuais prejuízos são válidos ou não o estaleiro irá continuar a ser dele e se alguém tirar de lá as coisas ele ainda irá arranjar mais prejuízos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 18

Colocado por: zedasilva
    O empreiteiro apenas tem direito a ser ressarcido daquilo que gastou e/ou eventuais prejuízos que consiga provar ter.

Pois não...mas pode pedir uma indeminização por ter sido lesado. Nao me recordo do termo tecnico...
  16.  # 19

Colocado por: riscosmas pode pedir uma indeminização por ter sido lesado

Pelo que parece, aqui o lesado é o DO pois o empreiteiro orçamentou por um valor e depois de iniciar a obra está a pedir outro.
  17.  # 20

Colocado por: zedasilvaPelo que parece, aqui o lesado é o DO pois o empreiteiro orçamentou por um valor e depois de iniciar a obra está a pedir outro.

onde estao as provas disso? daí dizer que mais vale ceder do que deixar arrastar isto sabe-se lá até aonde...

0.0198 seg. NEW