Gostaria exclusivamente de obter testemunhos de quem vive numa casa LSF e saber concretamente o que tem de mais positivo e de menos.
Não pretendo abrir nenhuma discussão inútil com defensores de outras técnicas construtivas, apenas saber as experiências vividas na construção e, agora, no usufruto da casa.
Depois de terminada, uma construção em LSF é exatamente igual às ditas construções pelo método tradicional. Creio que o Tó Ramos pretende opiniões acerca do conforto térmico e acústico mas isso nada tem a ver com o metodo de construção mas sim com o tipo de isolamento usado.
Também estamos interessados em saber. É um método de construção que ponderamos. Sabemos que existem casas modelos, mas ainda não pesquisamos onde elas se encontram.
Colocado por: Ivo&MartaÉ um método de construção que ponderamos.
Primeira coisa que devem fazer, ter consciência do real motivo que vos leva a ponderar esse método. Em função disso, devem verificar se aquilo que esperam do método corresponde realmente aos vossos anseios.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo&Marta
Para ser mais específico. Já tenho consciência plena do que é o LSF e para completar o ciclo só me falta experiências vividas de quem tem casas neste método construtivo. Assim, agradecia apenas ter conhecimento das vivências concretas,das vantagens e desvantagens que encontraram na prática.
Colocado por: Tó Ramosdesvantagens que encontraram na prática.
Sistema muitas vezes executado por profissionais sem qualquer conhecimento ou experiência do mesmo. Grande dificuldade em encontrar técnicos à altura de executar um bom projeto de estruturas e de o fiscalizar
A ideia que tenho é esta: O LSF é mais rápido na estrutura resistente a nas paredes exteriores, aí uns 3 meses a correr bem... Numa obra de uns 15 a 20 meses...é pouco. E nas infraestruturas demora o mesmo porque tem de esperar que o picheleiro apareça para ligar a banheira, sendo que depois o eletricista se esqueceu da ligação para o sistema de hiromassagem e o picheleiro tem de voltar na semana seguinte mas não pode...e o carpinteiro atrasou-se com os móveis, porque as dobradiças estão esgotadas.... É igual para todos. A eficiência energética do LSF é igual à da construção tradicional, se ambos forem bem feitos. A inércia térmica é pior ou inexistente o que desfavorece um pouco o uso habitacional. No fim...o LSF fica mais caro sem se perceber porquê...
O método construtivo em LSF é igualmente credível, mas é muito mais recente do que a construção tradicional e por isso traz mais dúvidas. Eu estou a ponderar ambas as situações, mas sabendo que vou poupar em tempo construtivo, e não em custo (que é muito semelhante). Olhar para o LSF como forma de reduzir custos face à construção convencional é uma garantia de que a coisa pode dar realmente para o torto. Escolham e conversem com as empresas especializadas nestes projetos da vossa zona, ou proximidades, mas nunca abdiquem de um muito bom isolamento térmico e de muito boas caixilharias... mas isso é essencial independentemente do método construtivo pretendido. Finalmente, num contexto estético, são exatamente iguais... não notam qualquer diferença porque o LSF é só uma alternativa estrutural... o resto é exatamente igual em ambos os estilos e, se cumprirem tudo à risca nas construções, vão ficar sempre satisfeitos!