Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,

    Decidi criar uma discussão apenas voltada para o tema que refiro no titulo, ou seja, qual o funcionamento de uma bomba de calor com temperaturas exteriores negativas.
    Posso dar o meu testemunho (que pode apenas ser configuração errada), eu tenho uma bomba que com depósito de 500L que faz AQS e climatização. Nestes dias de maior geada tenho tido problemas porque às 23h tenho o depósito a 40C (após alguns banhos noturnos) e a BC a trabalhar perfeitamente e o PRH a trabalhar bem. De manhã tenho a casa com temperatura interior fora dos valores pedidos, a BC parada e o depósito com 29C (podem ver imagem em anexo).

    Alguém partilha da mesma experiência com temperaturas negativas de -3 a -5 durante a noite com a máquina exterior exposta à geada? E se não qual o segredo para que tudo funcione bem nestes dias?

    Obrigado.
      BC 29C.jpeg
  2.  # 2

    A sua bomba de calor não deve de estar preparada para temperaturas negativas veja se tem a opção anti gelo para que a bomba não congele
  3.  # 3

    Infelizmente mais um.
    Boa sorte.
  4.  # 4

    Colocado por: NRRibeiroAlguém partilha da mesma experiência com temperaturas negativas de -3 a -5 durante a noite com a máquina exterior exposta à geada?
    só conheço algumas centenas na mesma situação.

    Colocado por: NRRibeiroE se não qual o segredo para que tudo funcione bem nestes dias?
    rever o funcionamento e despistar alguma anomalia no equipamento,

    tem a maquina com temp nas AQS muito baixas, sabendo que a maquina vai precisar de calor no deposito das AQS para descongelar eficientemente deve ver o que se passa com a retenção de calor no deposito eventualmente pode ter um problema na valvula de bypass.
  5.  # 5

    Colocado por: SirruperInfelizmente mais um
    felismente (para o próprio é sem duvida infelizmente pois seria muito melhor se fosse com outro)é só mais um entre milhares mas como aqui só aparecem quando têm problemas......................
  6.  # 6

    tenho algumas instalações com maquinas de 4Kw (quatro) e 6Kw (seis) que cumpriram as funções sem problemas.
  7.  # 7

    Não percebi.... o normal é os equipamentos funcionarem bem mesmo a temperaturas negativas? O não funcionamento nessas condições é anomalia do equipamento ou erro de configuração?
  8.  # 8

    Colocado por: barbeiroNão percebi.... o normal é os equipamentos funcionarem bem mesmo a temperaturas negativas?

    Têm de funcionar bem. Mas gastam mais energia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: barbeiro
  9.  # 9

    Colocado por: barbeiroo normal é os equipamentos funcionarem bem mesmo a temperaturas negativas?
    sim, consumindo mais um pouco mas sempre cumprindo com as funções desejadas.
  10.  # 10

    Colocado por: barbeiroO não funcionamento nessas condições é anomalia do equipamento ou erro de configuração?
    ou erro de projeto ou instalação
  11.  # 11

    Colocado por: Fabioramod84A sua bomba de calor não deve de estar preparada para temperaturas negativas veja se tem a opção anti gelo para que a bomba não congele

    A minha tem opção anti-gelo e está definida para 1C (positivo)

    Colocado por: jorgealvesvalvula de bypass


    O técnico que instalou (que ainda não teve a oportunidade de cá vir) falou nessa possibilidade.

    Para além desse possível problema vejo que nesses 3 dias a máquina não arrancou para repor as AQS quando deveria.

    Outra dúvida: existe necessidade, com temperaturas exteriores até -5C, de ter resistências de apoio para descongelamento da máquina exterior com isso será apenas necessário quando as temperaturas são mais negativas?

    Colocado por: SirruperInfelizmente mais um.
    Boa sorte.

    Comentário infeliz que nada traz para esclarecer quem estiver com uma situação similar.

    Obrigado pelos esclarecimentos.
  12.  # 12

    Colocado por: barbeiroo normal é os equipamentos funcionarem bem mesmo a temperaturas negativas?

    Sim claro, tem de funcionar nestas temperaturas.
      IMG_20210105_2119022.jpg
      IMG_20210106_074715.jpg
      IMG_20210106_231706.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: callinasSim claro, tem de funcionar nestas temperaturas.

    Eu também consigo imagens similares. Vejo que a temperatura mais baixa que tem são -3,5C. Eu não sei a que temperaturas chegou durante a noite até porque até me deitar tudo estava bem mas as temperaturas baixam para níveis que a máquina não está preparada/configurada para lidar corretamente ou tenho, como disse o Jorge, um problema na válvula de 3 vias.
  14.  # 14

    Colocado por: NRRibeirode ter resistências de apoio para descongelamento da máquina exterior
    está a fazer confusão com outras "maquinetas", a sua (que é igual á do user calinas) tem uma resistência de 60w para não acumular gelo no tabuleiro não existindo mais nenhuma, a maquina sem falhas produz calor até -25ºC, sendo que abaixo de -10ºC precisa de resistência no deposito para suporte.
  15.  # 15

    Colocado por: NRRibeiroA minha tem opção anti-gelo e está definida para 1C (positivo)
    essa opção não tem nada a ver com o reportado, pois a opção anti gelo refere-se á temp ambiente interior sendo selecionável entre 1ºC e 15ºC,
  16.  # 16

    Colocado por: NRRibeiroPara além desse possível problema vejo que nesses 3 dias a máquina não arrancou para repor as AQS quando deveria.
    tem as AQS temporizadas? se tiver retire e coloque em tempo total com temp 48ºC max e 40ºC min
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvesessa opção não tem nada a ver com o reportado, pois a opção anti gelo refere-se á temp ambiente interior sendo selecionável entre 1ºC e 15ºC,

    Consigo por temperaturas inferiores a 0C

    Colocado por: jorgealvesestá a fazer confusão com outras "maquinetas", a sua (que é igual á do user calinas) tem uma resistência de 60w para não acumular gelo no tabuleiro

    Pelo que me disse o instalador, depois de consultar a Daikin, a minha não veio com essa resistência instalada porque deixou de vir de série.

    Colocado por: jorgealvestem as AQS temporizadas? se tiver retire e coloque em tempo total com temp 48ºC max e 40ºC min

    Tenho as AQS temporizadas... Como faço para colocar esses limites e deixar de ler os períodos parametrizados?

    Obrigado.
  18.  # 18

    Colocado por: NRRibeiroPelo que me disse o instalador, depois de consultar a Daikin, a minha não veio com essa resistência instalada porque deixou de vir de série.
    de qualquer maneira isto só é usado quando as temperaturas ext atingirem -15ºC.

    Colocado por: NRRibeiroTenho as AQS temporizadas... Como faço para colocar esses limites e deixar de ler os períodos parametrizados?
    cria um programa que faz AQS das 00:00 as 24:00.
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealvescria um programa que faz AQS das 00:00 as 24:00.

    Obrigado mas como consigo definir temperatura mínima?
  20.  # 20

    T AQS 1: coloca 48ºC
 
0.0214 seg. NEW