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    • hugz
    • 8 janeiro 2021

     # 1

    Colocado por: NhmmaiaBom dia, tenho uma carrinha Peugeot 508 sw de 2012 cx automática, e ontem deu um problema, mesmo sabendo que tenho que fazer uma revisão fui a máquina detectar qual era o problema, no qual apareceu que o meu filtro de partículas está sobrecarregado, o que e normal sabendo que o tempo médio de vida e de 160000 e e os kms que a minha carrinha apresenta , agora a maior dúvida que tenho é se mando limpar, colocar um novo, ou simplesmente mandar tirar.. porque sei que mesmo metendo novo vai dar problemas. Obrigado desde já pela ajuda que me possam dar. Um resto de bom dia
    Só uma coisa, tens os valores que a máquina mostrou para o enchimento total do filtro? Cinza em gramas, etc?
  1.  # 2

    Colocado por: pedrovilPara quem tem carros com filtro de partículas o ideal para prolongar a vida útil do mesmo é usar um bom óleo sintético, são mais caros na carteira mas emitem menos fuligem, fica a dica.
    Concordam com este comentário:ricardomendes


    Como é que o óleo do motor emite fuligem?
  2.  # 3

    As camisas dos cilindros são lubrificadas pelo óleo do motor.
    • hugz
    • 8 janeiro 2021 editado

     # 4

    Colocado por: R3volution

    Qual é o programa que usas para ler esses dados?

    Consegues ver pela app VAG.PDF disponível na google store https://play.google.com/store/apps/details?id=com.applagapp.vagdpf&hl=en&gl=US (podes experimentar a versão grátis também). Depois por bluetooh dá-se a magia, não é preciso internet. Aquilo conecta-se ao veículo e voilá consegues ler todos os dados do filtro, capacidade, km's, erg, injetores, oil ash, etc etc. O meu anda sempre lá pendurado, fica escondido e é super pequeno (golf).

    Exemplo de uma leitura: https://www.hypermiler.co.uk/wp-content/uploads/2019/10/Skoda-Octavia-VRS-diesel-DPF-VAG-DPF-app.png

    P.S. Grupo VAG.
  3.  # 5

    Colocado por: ricardomendesAs camisas dos cilindros são lubrificadas pelo óleo do motor.


    Não só, mas também, mas o que é que isso interfere na fuligem provocada pela combustão? A não ser que os segmentos estejam lixados...
  4.  # 6

    Não , no papel só tem que está sobrecarregado o filtro e cada vez que logo a carrinha aparece erro do motor e a luz service sempre ligada
  5.  # 7

    .
      OLEO.jpg
  6.  # 8

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    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, pedrovil
      OLEO1.jpg
  7.  # 9

    Colocado por: ricardomendes.
      OLEO.jpg


    Ricardo, isso não responde à questão do oleo reduzir a fuligem, obviamente que existem oleos especificos para cada tipo de motor e consoante a evolução do mesmo, daí ser importante utilizar SEMPRE o oleo com as especificações recomendadas pelo fabricante. Daí até trocar o óleo por um que "emitem menos fuligem" vai um passo muito grande. Um óleo não emite fuligem.

    Edit: Respondeu antes de mim. Desconhecia por completo essa situação, mas não deixa de fazer pouco sentido usar um oléo que não o recomendado pelo fabricante.
    •  
      aacc
    • 8 janeiro 2021

     # 10

    Colocado por: NBAEsta tecnologia foi uma grande treta, reaproveitar os gases e voltar a colocá-los na câmara de combustão cheios de porcaria dá logo para entupir coletores e válvulas EGR. Para mim é um pápa dinheiro.


    Sorte têm aqueles que sem o saberem ficam com a egr bloqueada na posição de fechada.

    Coisa que eu não tive com um laguna dci, para tira a egr foi preciso parti-la em dois bocados
    para vê-la bloqueada na posição de aberta.

    Isto depois de partir dois turbos!!!
  8.  # 11

    A dica de usar um óleo" melhor " foi do mecânico onde à muitos anos faço as manutençõe o RicardoMendes confirma isso mesmo, o meu obrigado porque não iria conseguir exemplificar melhor
    • eu
    • 8 janeiro 2021

     # 12

    Colocado por: aaccIsto depois de partir dois turbos!!!

    Os turbos do motor 1.9 dCi não partiam por causa da EGR... o sistema de lubrificação do turbo estava mal desenhado.
  9.  # 13

    Colocado por: pedrovilPara quem tem carros com filtro de partículas o ideal para prolongar a vida útil do mesmo é usar um bom óleo sintético, são mais caros na carteira mas emitem menos fuligem, fica a dica.
    Concordam com este comentário:ricardomendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergio_pintas

    Ser sintético ou não nada tem a ver com fuligem emitida nem com filtros de partículas.
    Actualmente só os 10w40 não são totalmente sintéticos.
    O que interessa são as cinzas sulfatadas e enxofre que contém o óleo. Isso mede-se com a norma C1, C2, C3, C4 ou C5 a seguir à SAE de viscosidade.
    O melhor óleo sintético do Mundo se não tiver normas C é mau para os FAP embora possa ser excelente para o motor.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 14

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Não só, mas também, mas o que é que isso interfere na fuligem provocada pela combustão? A não ser que os segmentos estejam lixados...

    Interfere por causa da EGR que reaproveita os gases já queimados e mistura-os com os gases de óleo do respirador do motor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • eu
    • 8 janeiro 2021

     # 15

    Alguns óleos até têm a indicação expressa - DPF
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  11.  # 16

    Ou seja, carro bom é carro sem EGR e sem FAP. Um carro com injeção afinada, filtros mudados a tempo e mapa de combustível original na centralina polui menos que andar aí a regenerar a porcaria dos filtros forçosamente. O resto são tretas dos verdes e lobbys da eletricidade a falar mais alto.
  12.  # 17

    Colocado por: BricoleiroOu seja, carro bom é carro sem EGR e sem FAP. Um carro com injeção afinada, filtros mudados a tempo e mapa de combustível original na centralina polui menos que andar aí a regenerar a porcaria dos filtros forçosamente. O resto são tretas dos verdes e lobbys da eletricidade a falar mais alto.

    Novos agora têm todos isso. Pelo menos tenho essa ideia.
  13.  # 18

    Colocado por: joaomgf
    Novos agora têm todos isso. Pelo menos tenho essa ideia.

    Nos diesel sim, todos têm. Tenho 3 carros a gasóleo, todos até 2007. Por 2 motivos, IUC e burocracias que impuseram aos diesel a partir daí. E cheguei à conclusão que é mais barato mantê-los que trocar por novos.
  14.  # 19

    E a gasolina agora também começam a ter
    • eu
    • 8 janeiro 2021 editado

     # 20

    Colocado por: Bricoleiropolui menos que andar aí a regenerar a porcaria dos filtros forçosamente

    Eu sou de opinião que os filtros de partículas são um mal necessário, pois os diesel pré-DPF eram realmente muito poluidores. Ainda hoje, comparem a experiência de ir atrás de um diesel antigo numa subida ou ir atrás de um diesel moderno.

    E são realmente eficazes, eu tenho dois veículos diesel com DPF e não sai fumo nenhum do escape. Um deles (um A4 com 12 anos) é tão limpinho que após 12 anos, o escape não tem fuligem nenhuma! O metal está brilhante como se fosse novo!

    Quando tinha a Espace 1.9 dCi, aquilo era uma fumarada em aceleração que até tinha pena de quem ia atrás de mim na estrada.
 
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