Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Comprei um apartamento este ano que tem um terraço ao nível térreo no qual negociei com o construtor a instalação de uma churrasqueira.
    A churrasqueira foi colocada mais ou menos 2 semanas antes de fazer a escritura/mudanças.
    No dia seguinte ao fazer as mudanças para o apartamento um vizinho do prédio ao lado veio dizer que a churrasqueira não podia estar ali porque o incomodava e veio com o decreto lei que em que refere que não se pode perturbar os vizinhos , com ruido, vibrações, cheiro...
    Gostava de saber se posso ou não usufruir da churrasqueira legalmente?

Obrigado a todos
  2.  # 2

Cambada de invejosos. Use a churrasqueira à vontade, ele que chame a policia.
  3.  # 3

rjmsilva

talvez esse não seja o melhor espirito, estar-se a c...para os outros e fazer o que lhe dá na gana, isso pode ser um pau de dois bicos.
    Se o projecto não comtempla essa churrasqueira, então não é assim tão simples meter lá uma e os outros condominos podem efectivamente opor-se.
    deve é tentar garantir de alguma forma a correcta exaustão de fumos e procurar um entendimento com os seus vizinhos.
  4.  # 4

O projecto não comtempla de facto a churrasqueira...
    Existe alguma norma/decreto lei que defina isso?
    A churrasqueira está afastada da janela mais próxima deste vizinho sensivelmente uns 5mts...
    De realçar que não foi o condomínio do prédio ao lado que se opos... Apenas o vizinho que está adjacente... Pelo que percebi o resto dos condónimos desse dito prédio não se opoem...
  5.  # 5

Não se opoem porque a churrasqueira não os afecta, obviamente...

Acho graça a este espírito tão nacional de : uma coisa é a lei, outra é o que eu quero fazer...Vai daí vêm-se prédios c\ estendais ridiculos, as pessoas fecham as varandas para "dar mais área à casa" e depois não têm onde estender a roupa e vai daí lá vem o estendal para fora, tira valor ao prédio se alguem quizer vender um apartamento. Outra coisa são esses terraços tão jeitosos, projectados para dar amplidão e acabam cheios de churrasqueiras e divisões pré-fabricadas c\ telhado ondulado. Enfim, uma tristeza...as pessoas nem são boas para si próprias, pois estão a desvalorizar o prédio.

Aplaudo os prédios onde os condóminos realmente não deixam estender a roupa para fora etç, conheço alguns em Lisboa, e a música aí é outra...
  6.  # 6

O decreto lei é o regulamento geral das edificações urbanas que diz que uma estração de fumos deve ter saida 50 cm acima do ponto mais alto da envolvente no raio de 10 m ( artigo 113º ).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  7.  # 7

Colocado por: SMarcelinoBoa tarde,

Comprei um apartamento este ano que tem um terraço ao nível térreo no qual negociei com o construtor a instalação de uma churrasqueira.
    A churrasqueira foi colocada mais ou menos 2 semanas antes de fazer a escritura/mudanças.
    No dia seguinte ao fazer as mudanças para o apartamento um vizinho do prédio ao lado veio dizer que a churrasqueira não podia estar ali porque o incomodava e veio com o decreto lei que em que refere que não se pode perturbar os vizinhos , com ruido, vibrações, cheiro...
    Gostava de saber se posso ou não usufruir da churrasqueira legalmente?

Obrigado a todos

Mesmo que pode-se usufuir desta legalmente não o devia fazer, se o seu vizinho é incomodado, com isso, é por essas e por outras que se criam conflitos desnecessarios.
    • naar
    • 15 novembro 2009

# 8

Colocado por: ParamonteNão se opoem porque a churrasqueira não os afecta, obviamente...

Acho graça a este espírito tão nacional de : uma coisa é a lei, outra é o que eu quero fazer...Vai daí vêm-se prédios c\ estendais ridiculos, as pessoas fecham as varandas para "dar mais área à casa" e depois não têm onde estender a roupa e vai daí lá vem o estendal para fora, tira valor ao prédio se alguem quizer vender um apartamento. Outra coisa são esses terraços tão jeitosos, projectados para dar amplidão e acabam cheios de churrasqueiras e divisões pré-fabricadas c\ telhado ondulado. Enfim, uma tristeza...as pessoas nem são boas para si próprias, pois estão a desvalorizar o prédio.

Aplaudo os prédios onde os condóminos realmente não deixam estender a roupa para fora etç, conheço alguns em Lisboa, e a música aí é outra...

Concordo completamente, mas temos que ir mais atrás, ao projecto:

Como é possível as Câmaras autorizarem construção de Edificios onde nem é projectada uma zona de estendal e depois como nem todas as pessoas gostam de máquinas de secar e essas tb são pequenas para secar tudo e mais alguma coisa lá aparecem as ****équinhas presas nas guardas das varandas e os lençóis a taparem a janela do vizinho de baixo!
    • naar
    • 15 novembro 2009

# 9

Colocado por: SMarcelinoO projecto não comtempla de facto a churrasqueira...
    Existe alguma norma/decreto lei que defina isso?
    A churrasqueira está afastada da janela mais próxima deste vizinho sensivelmente uns 5mts...
    De realçar que não foi o condomínio do prédio ao lado que se opos... Apenas o vizinho que está adjacente... Pelo que percebi o resto dos condónimos desse dito prédio não se opoem...

Mas basta um vizinho se sentir incomodado para o Senhor repensar a situação, ou não? Necessita de maioria de 2/3?

Se fosse comigo a sua opinião de que é só um a queixar-se não colhia, tb não gosto do cheiro do fumo, muito menos se fôr de peixe grelhado. :)

E se o fumo dos seus grelhados ficasse entranhado na minha roupa lavada pendurada no estendal ? Aí então seria muito complicado mesmo!

Colocado por: rjmsilvaCambada de invejosos. Use a churrasqueira à vontade, ele que chame a policia.

Não, Não sou invejoso!, lol

Tenho uma churrasqueira e o meu vizinho do lado tem outra (em lotes de 800m2 cada) e se houver roupa estendida avisamo-nos mutuamente, tipo: (Oh Pah! apanha a roupa que daqui a pouco vai haver churrascada!) e como vê não estamos própriamente colados um ao outro!

Chama-se a isto saber viver em comunidade!
    • naar
    • 15 novembro 2009

# 10

Aproveitamos este tópico para falar tambem dos cães em terraços ou deixamos para a próxima? :))

0.0106 seg. NEW