Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: naar
    Colocado por: sergyioeu??? não sei... ainda só ando a ver soluções de aquecimento para a minha moradia... e olhem que a cada sitio que vou, ouço um conselho diferente.

Acho que vou aqui abrir um tópico só para relatos de gastos com aquecimento, vamos lá a ver no que dá, pelo menos deve dar para as pessoas term uma ideia de quanto vão gastar em aquecimento no Inverno.

Eu pelo que li aqui e noutros sítios cheguei a uma conclusão. O conforto paga-se e não há nenhum sistema barato! :)

Realmente conforto até existe...mas o custo, nem se fala!!!!!!!!!!

Não sei o que se passará?! Tenho o sistema no mínimo; Não sei se tenho isto desregulado, se está a trabalhar mal, mas o que é certo é que em 3 semanas o sistema limpou mais ou menos 100 m3 de gás natural!!!!!!!!!!!

100 m3!!!!!!!!!!!

É fazer a continha!
    • fsc
    • 28 novembro 2009

# 2

um sistema de pavimento radiante é mais económico do que um sistema de radiadores. há literatura que indica haver uma diferença em cerca de 15% menos consumo. o que é coerente com o facto de se eliminar a envolvente do pavimento no balanço energético. se o seu sistema está a gastar tanto após 3 semanas, poderá ser por má utilização, mau dimensionamento, má instalação.
  2.  # 3

O apartamento é este:

planta

O que tem estado ligado é só as partes 3, 4 e 8. Quarto e Sala.

Os termostatos já coloquei em cima.

O sistema é deste género:

sistema
  3.  # 4

hpassos,

Abra a tampa do colector e diga-nos quantos circuitos tem o sistema.
  4.  # 5

Tem 6

1 - Sala (3 e 4)
    2 - Cozinha (2)
    3 - Hall e WC Geral (1, 5 e 6)
    4 - Quarto (7)
    5 - Quarto (8)
    6 - Quarto Suite e WC (9 e 10)

Há também 6 termostatos um em cada dessas divisões (cozinha, sala, hall, quarto1, quarto2, suite)
  5.  # 6

Apenas tem as 3 áreas ligadas? está tudo explicado!

Você não está a ter o máximo proveito do sistema que tem em casa. ligue as áreas todas. Vai ver
    que após alguns dias, os gastos de gás reduzem significativamente.

O que está acontecer, é que você tem diferentes pontos térmicos no pavimento, e como não existem separações térmicas entre pisos, a inércia do piso flutuante dissipasse por toda a área quebrando significativamente as temperaturas de água nos circuitos que estão ligados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hpassos
  6.  # 7

Colocado por: hpassosTem 6

1 - Sala (3 e 4)

é um circuito muito grande! deveria ter levado 2 circuitos. Se tiver espaçamento de 20, so esse circutio, terá mais de 120m lineares de tubo. Quem
    projectou esse sistema deveria andar a dormir.

3 - Hall e WC Geral (1, 5 e 6)

Para Wc com banhos quentes, deveriam ter mais cuidado na separação do circuito com o hall. embora seja uma divisão pequena, é a zona onde será necessário maior temperatura ambiente. No entanto, caso a caixa do colector tenha sido instalado no hall, a tubagem necessária para preenchimento da restante zona não será muita devido à distribuição das passagens de tubagem para as diferentes zonas do edificio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hpassos
  7.  # 8

Obrigado pelas explicações
  8.  # 9

ola a todos, gostaria que me tirassem uma duvida...
    em relação ao piso radiante electrico, qual a melhor solução, cabo de acumulação ou rede ja com os cabos?
    quais as diferenças em termos de eficacia?
  9.  # 10

Depois de seguir as indicações dadas aqui, acho que não consigo baixar as despesas!

Sem duvida que este sistema (piso radiante) trás conforto, mas neste momento tendo isto no mínimo dos mínimos estou a gastar em média 4 m2 por dia de gás natural.

Ou seja: 4 m2 a multiplicar por 30 dias e depois a multiplicar pelo factor de conversão de Kwh (11,567956) dá 1388,1547 unidades.

Depois multiplicar por 0,0586€ (preço que pago por cada kwh) dá a módica quantia de 81,35 euros/mês (o sistema está no mínimo dos mínimos - mais ou menos 17 graus - o conforto não é muito!). Se subir isto para 20 ou 21 graus o consumo duplica!!!

Alguém dá mais umas dicas...?

P.S.: Ricardo.mrd a sala (local 3+4) tem 100 metros de tubo - vi no projecto. Obrigado pelas explicações...
  10.  # 11

Caro hpassos

Falo apenas como utilizador. Tenho um apartamento com 135m2, com 7 radiadores e caldeira a gas.
    O aquecimento está ligado em 2 periodos por dia, 6 horas no total e gasto 100€ por mês de gas nos meses em que este está ligado.
    Apenas para lhe dizer que não considero excessivo um gasto mensal de 80€.
  11.  # 12

Para gastos de consumos "interessantes" só mesmo com caldeira de pellets ou bomba de calor. MAs tb custam bem mais dinheiro a instalar... Isto não é facil....
  12.  # 13

Bem, após algum tempo, medindo e controlando muito bem isto há que admitir que é uma solução mais económica...andava assustado no inicio do inverno!

Os gastos médios que tenho tido são cerca de 150 m3 de gás natural por mês (+-90 euros): tenho a casa toda a uma temperatura média de 18~19 graus (a sala está sempre a 19. De referir que estou numa das zonas mais frias de Portugal a temperatura média durante o dia é de 4~5 graus e durante a noite anda perto do zero.

Devo referir também que este gasto já inclui o gasto de gás com aquecimento de aguas para banhos e cozinha.

Comparando com a casa em que estava antes onde utilizava fogão a gás e só um radiador a óleo para aquecer a sala ou o quarto (era uma casa alugada):
    Gás: 30 euros
    Electricidade: 80 euros
    Total: 110 euros

Agora; com sistema de aquecimento por piso radiante, placa vitrocerâmica, e acumulador de aguas aquecidas pelo painel solar:
    Gás: 90 euros
    Electricidade: 40 euros
    Total: 130 euros
    Convém dizer que na maioria da Primavera, Outono e todo o Verão não gasto gás nenhum, nesta situação - pois normalmente estão sempre quentes 200 litros de agua (aquecimento pelo painel - até agora, há dias que chega aos 35 graus - em dias de sol)

Comparando
    Antes: ~110 euros mês; conforto de 1 a 10: 3/4
    Agora: ~130 euros mês; conforto de 1 a 10: 7/8
    (Isto para uma altura de inverno)

Compensa claramente.

E acho que se afinar isto melhor o consumo ainda vai descer...tenho de continuar a estudar!
  13.  # 14

Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,

Os sistemas de piso radiante são os sistemas que pela forma como disponibilizam a energia no espaço que melhor se aproximam da curva de conforto ideal para o ser humano.
    Devido ao facto de existir uma área de transferência de energia MUITO MAIOR que um sistema com radiadores, e devido à predominância da radiação térmica contra a convecção (predominante nos sistemas por radiadores) consegue-se obter o mesmo conforto com recurso a temperaturas mais baixas. Se num sistema por radiadores necessitarem de 21ºC num sistema por piso radiante 19ºC será quase de certeza suficientes. São logo à partida 9,5% a menos. Existem mais factores mas este é apenas um exemplo.

Quando se liga o aquecimento e não se necessita da temperatura de conforto em todos os compartimentos é de bom senso que se mantenha no entanto nesses compartimentos não utilizados uma temperatura intermédia. Os compartimentos aquecidos irão perder energia para os compartimentos adjacentes comprometendo os consumos e acima de tudo o conforto desejado. Mantendo uma temperatura intermédia reduzirá as perdas para esses compartimentos, uniformizará a temperatura em toda a habitação e contribuirá de igual forma para diminuir os consumos já que a inércia térmica interior não terá diferenças tão grandes.

Cumprimentos.

Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Estou a pensar em colocar piso radiante a água aquecida através de recuperador de calor misto (lenha e pellets), alguém conhece?

O sistema de aquecimento por água quente "Foghet" é um sistema combinado para uso continuo, concebido para dois combustiveis económicos e renováveis: Lenha e Pellets.

O Foghet é um sistema de aquecimento de elevada eficiência com combustão controlada, capaz de aquecer autonomamente uma àrea habitacional de até 270 m2.
    A solução ideal para um aquecimente rápido e seguro; funciona como fonte de calor autonoma e também em combinação com um sistema ja existente.

Foghet Straight Water - Wood / Pellet
    (Lenha/Pellets) Potência Nominal 23.2 / 23.2 kW (Máx. 27.8 / 27.8 kW),
    Potência Transferida à Água 19.2 / 19.2 kW, Eficiência 83.49% / 92.74%, Área Aquecível 270 m2.
      water-heat_jolly-mec_foghet-straight.jpg
  14.  # 15

parece-me ter boas performances!!! para que valor anda uma coisinha dessas? já viu o aparelho ao vivo?
  15.  # 16

Colocado por: sergyioparece-me ter boas performances!!! para que valor anda uma coisinha dessas? já viu o aparelho ao vivo?

Não vi ao vivo, vi num site e achei interessante o 2 em 1, para já procurei outras marcas que fizessem o aquecimento com lenha e pellets e até agora não encontrei mais nada. Ainda não sei o preço mas já enviei um mail para saber. Se quiser dar uma espreitadela o site é este: http://www.ffsolar.com/produtos/index.php?lingua=eng&id=26 e também existe este com explicações mais detalhadas em inglês: http://www.jolly-mec.it/index.php?option=com_content&task=view&id=69&Itemid=111&lang=english
  16.  # 17

Bem, pelos vistos ninguém conhece o brinquedo...
  17.  # 18

Colocado por: sergyioparece-me ter boas performances!!! para que valor anda uma coisinha dessas? já viu o aparelho ao vivo?

Como já sei o valor da "coisinha", aqui vai 7,994€ já com IVA de 12% incluido, o que me diz?
  18.  # 19

Colocado por: CelesteBatista

Como já sei o valor da "coisinha", aqui vai 7,994€ já com IVA de 12% incluido, o que me diz?

Assustador....
  19.  # 20

8000 euros e ainda tinha que acarretar lenha ou pellets e depois limpar...ok está bem

0.0219 seg. NEW