Colocado por: naarColocado por: sergyioeu??? não sei... ainda só ando a ver soluções de aquecimento para a minha moradia... e olhem que a cada sitio que vou, ouço um conselho diferente.
Acho que vou aqui abrir um tópico só para relatos de gastos com aquecimento, vamos lá a ver no que dá, pelo menos deve dar para as pessoas term uma ideia de quanto vão gastar em aquecimento no Inverno.
Eu pelo que li aqui e noutros sítios cheguei a uma conclusão. O conforto paga-se e não há nenhum sistema barato! :)
Colocado por: hpassosTem 6
1 - Sala (3 e 4)
3 - Hall e WC Geral (1, 5 e 6)
Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,
Os sistemas de piso radiante são os sistemas que pela forma como disponibilizam a energia no espaço que melhor se aproximam da curva de conforto ideal para o ser humano.
Devido ao facto de existir uma área de transferência de energia MUITO MAIOR que um sistema com radiadores, e devido à predominância da radiação térmica contra a convecção (predominante nos sistemas por radiadores) consegue-se obter o mesmo conforto com recurso a temperaturas mais baixas. Se num sistema por radiadores necessitarem de 21ºC num sistema por piso radiante 19ºC será quase de certeza suficientes. São logo à partida 9,5% a menos. Existem mais factores mas este é apenas um exemplo.
Quando se liga o aquecimento e não se necessita da temperatura de conforto em todos os compartimentos é de bom senso que se mantenha no entanto nesses compartimentos não utilizados uma temperatura intermédia. Os compartimentos aquecidos irão perder energia para os compartimentos adjacentes comprometendo os consumos e acima de tudo o conforto desejado. Mantendo uma temperatura intermédia reduzirá as perdas para esses compartimentos, uniformizará a temperatura em toda a habitação e contribuirá de igual forma para diminuir os consumos já que a inércia térmica interior não terá diferenças tão grandes.
Cumprimentos.Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao
Colocado por: sergyioparece-me ter boas performances!!! para que valor anda uma coisinha dessas? já viu o aparelho ao vivo?
Colocado por: sergyioparece-me ter boas performances!!! para que valor anda uma coisinha dessas? já viu o aparelho ao vivo?
Colocado por: CelesteBatistaColocado por: sergyioparece-me ter boas performances!!! para que valor anda uma coisinha dessas? já viu o aparelho ao vivo?
Como já sei o valor da "coisinha", aqui vai 7,994€ já com IVA de 12% incluido, o que me diz?