Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: brunoaMas o que acontece é que mal se liga a agua quente, a temperatura desce (presumo que seja pela entrada de agua fria). Com isso os paineis ou a BC vão começar a aquecer a agua. Ou seja, não esgoto nunca a capacidade do depósito. Eu queria que isso fosse assim desde que a fonte de aquecimento fosse os painéis. para a BC bastaria que ela trabalhasse apenas a noite para garantir que no dia seguinte tinha o acumulador cheio com agua à temperatura correta.


    Consegue modelar parcialmente esse comportamento (pelo menos em alguns modelos), através do controlo do valor do parâmetro de Hysteresis, face ao Set Point. No exemplo do manual que postei em https://forumdacasa.com/discussion/42072/28/melhor-bomba-de-calor-para-aqs/#Comment_1737469 pode ver-se que, estando a bomba de calor inativa, porque a temperatura está próxima do set point (parâmetro P01) dá para aumentar (até 10 graus) o correspondente parâmetro de Hysteresis (parâmetro H01). Ou seja se P01 = 50, e H01 = 10, o compressor da bomba de calor só é reativado quando a temperatura desce até os 40º.

    No fundo, "atrasa" a resposta da bomba.

    Nota: nesse manual não explica se o parâmetro H01 é aplicável apenas "abaixo" do set point P01, ou se também é aplicável "acima" do set point. Pela lógica, acredito que seja só para "baixo" (ou seja, a bomba deve inativar-se logo que atinga a temperatura solicitada P01).
  2.  # 222

    Colocado por: ptugaNão consegue temporizar o funcionamento da BC, para o seu padrão de consumo?
    Tenho a minha BC a funcionar das 12h às 18H, se houver sol, o sol faz o serviço, senão ela aquece a água. Mas chegas as 18 sei que tenho sempre a temperatura no depósito por forma a que dê para banhos...etc etc.


    É mesmo a temporização que me faltava. Já sei como fazer. O instalador bem que podia ter explicado... Acabei por lhe ligar e pediu desculpa.
    Nunca lhe aconteceu de manhã não ter água quente com esse horário? Tomando banhos à noite e entrando água fria no sistema, consegue ter água suficientemente quente de manhã? Faz horários distintos no inverno e no verão?
  3.  # 223

    Já agora aproveito para ver se me ajudam. Como conseguirei fazer para que no aquecimento das AQS seja priorizado os painéis solar em detrimento da BC (Mitsubishi PUHZ100 11,2 kW)? Reparei que ainda agora estavam os painéis a trabalhar e a BC também a produzir AQS! Ambos trabalham com sondas separadas, e o instalador diz que não é possível fazer essa gestão. Eu até estava convencido que isso funcionava dessa forma.
  4.  # 224

    Programar a BC para trabalhar no fim do dia, quando o solar já pouco produz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  5.  # 225

    Colocado por: callinasProgramar a BC para trabalhar no fim do dia, quando o solar já pouco produz.


    Ok, então recomenda uma programação diferente Verão /inverno? Inverno trabalhar durante o dia (quando a BC gasta menos) e desligar ao final do dia e no verão começar a trabalhar ao final do dia e desligar quando há sol. Estou a pensar bem?
  6.  # 226

    Alguém quer partilhar a forma como tem a BC programada (horário de funcionamento) para as AQS?
  7.  # 227

    Colocado por: brunoaTomando banhos à noite e entrando água fria no sistema, consegue ter água suficientemente quente de manhã?

    Em princípio não, a menos que tenha um depósito gigante. Depende dos hábitos do banho.
    Se o banho de manhã for uma coisa esporádica, é uma questão de ligar a bomba manualmente algum tempo antes de ser necessária a água quente. Se for regular ter banhos de noite e banhos de manhã, é provavelmente melhor programar 2 horários, ou no seu caso um horário alargado entre o fim da produção dos painéis e a manhã antes da produção dos painéis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultrabasslx
  8.  # 228

    Colocado por: Bruno.Alvesum horário alargado entre o fim da produção dos painéis e a manhã antes da produção dos painéis.


    Os banhos são maioritariamente à noite e mais esporádicos de manhã. A BC gasta mais à noite com temperaturas mais frias. Isso é bastante evidente no inverno e não no verão. Mas no inverno também quase não há produção de AQS pelos painéis, pelo que o melhor será ter a BC a trabalhar desde as 9h ou 10h até as 18h. Assim já terei AQS prontas para os banhos da noite e de manhã ainda deverá dar para usar (vou testar). Senão, coloco a ligar antes dos possíveis banhos da manhã.
    Mas no verão acho que vou alterar, para que trabalhe apenas ao final do dia e/ou manha cedo (das 7h as 8h e das 18h as 20h, por exemplo). Desta forma, se os painéis trabalharem, a BC só dará apoio. Se não trabalharem, produz AQS para os banhos da noite. Estrei a pensar bem?
  9.  # 229

    Colocado por: brunoa

    É mesmo a temporização que me faltava. Já sei como fazer. O instalador bem que podia ter explicado... Acabei por lhe ligar e pediu desculpa.
    Nunca lhe aconteceu de manhã não ter água quente com esse horário? Tomando banhos à noite e entrando água fria no sistema, consegue ter água suficientemente quente de manhã? Faz horários distintos no inverno e no verão?


    Não porque efetivamente não tenho agua fria no depósito. A água gasta em casa passa na serpentina, ou seja é água corrente.
    • brunoa
    • 5 março 2021 editado

     # 230

    Percebo mesmo pouco do assunto. O seu sistema esgota a agua do depósito? Pelo que percebi, no meu, cada vez que abro a agua quente, há entrada de agua fria no depósito. Pelo menos, a temperatura medida pela sonda baixa.
  10.  # 231

    Colocado por: brunoaAlguém quer partilhar a forma como tem a BC programada (horário de funcionamento) para as AQS?

    Como tenho painéis, a minha BC faz AQS das 12h as 20h
  11.  # 232

    Colocado por: callinas
    Como tenho painéis, a minha BC faz AQS das 12h as 20h


    Então assim não era melhor estar desligada nesse horário? Porque pode acontecer de trabalhar junto com os painéis desnecessariamente. Basta a sonda dos painéis pedir temp e da BC também (porque na zona mais acima do acumulador a temp ainda não subiu) para trabalharem em conjunto. Não seria melhor colocar fora do horário solar? Isto no Verão. No Inverno colocar nesse horário em simultâneo com solar.
  12.  # 233

    Colocado por: brunoa

    Então assim não era melhor estar desligada nesse horário? Porque pode acontecer de trabalhar junto com os painéis desnecessariamente. Basta a sonda dos painéis pedir temp e da BC também (porque na zona mais acima do acumulador a temp ainda não subiu) para trabalharem em conjunto. Não seria melhor colocar fora do horário solar? Isto no Verão. No Inverno colocar nesse horário em simultâneo com solar.


    O callinas tem painéis fotovoltaicos, logo a BC está a funcionar durante o dia com a energia produzida pelos painéis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  13.  # 234

    Colocado por: jorgealvesnão.


    Então só da se for uma bomba de calor apenas para AQS
  14.  # 235

    Colocado por: callinas
    Pois tem de ajustar a potência da casa à necessidade que pretende.

    O problema é que para elevar a água por exemplo a 45 graus, tem de elevar a potência da bomba para o valor correspondente e manter esse valor, logo aí a potência do equipamento mantém-se. Acho que não é como a resistência, debita 2 kW sempre.
    O que pode fazer, é programar a bomba para fazer AQS a uma temperatura baixa, depois no período seguinte eleva mais uns graus, e 1 hora antes dos banhos põe ao máximo.Não sei se funcionará, mas alguém já o dirá. Alem disso a temperatura do ar exterior também influencia a potência da bomba. Se durante a noite com muito frio a potência da bomba se eleva a se calhar 1,4 kW, durante um dia de calor, não passará de 0.8 kW.
    Tem várias opções para contornar isso. Instalar baterias, que carregam no período de menor consumo, e descarregam gradualmente quando quiser.


    O que pretende é possível se for bomba de calor apenas para AQS
  15.  # 236

    Colocado por: efsl0O callinas tem painéis fotovoltaicos, logo a BC está a funcionar durante o dia com a energia produzida pelos painéis


    Ok, faz sentido. Eu também devo avançar para fotovoltaicos, uma vez que para além da BC, deverei continuar a trabalhar a partir de casa sempre que possível.
  16.  # 237

    Boas, adequiri recentemente uma nova moradia quem vem equipada com uma bomba de calor Altherma da Daikin. Faz aquecimento e AQS tem um "cilindro" e com apoio de painéis solares para AQS. A casa é relativa nova e bem isolada. Segundo me disseram a bomba deveria estar sempre ligada, mas no final do mês a EDP presenteou-me com uma conta de cerca 350€ para pagar.

    Decidi pegar no livro de instruções e programei para ligar duas horas de manhã e seis no fim do dia para ver se baixo aquele valor, ora bem, dúvidas... muita dúvidas

    Como funciona exactamente estas máquinas?
    Como programei aquele horário, como funciona com aqueles controladores das divisões? Também tenho que os desligar? Deixo ligado no automático? Se deixar ligado no automático com a bomba desligada com os ventiloconvenctores a trabalhar não vai arrefecer a divisão?

    Sei que as máquinas funcionam com um gás qualquer. É preciso recarregar esse gás? Quais são as manutenções anuais preventivas a fazer?

    E principalmente: como deixo de pagar aquele balúrdio por mês sem perder demasiado conforto na casa? 🤦‍♂️
  17.  # 238

    Colocado por: Saf☆bomba de calor Altherma da Daikin
    qual o modelo especifico?
  18.  # 239

    Colocado por: Saf☆Boas, adequiri recentemente uma nova moradia quem vem equipada com uma bomba de calor Altherma da Daikin. Faz aquecimento e AQS tem um "cilindro" e com apoio de painéis solares para AQS. A casa é relativa nova e bem isolada. Segundo me disseram a bomba deveria estar sempre ligada, mas no final do mês a EDP presenteou-me com uma conta de cerca 350€ para pagar.

    Decidi pegar no livro de instruções e programei para ligar duas horas de manhã e seis no fim do dia para ver se baixo aquele valor, ora bem, dúvidas... muita dúvidas

    Como funciona exactamente estas máquinas?
    Como programei aquele horário, como funciona com aqueles controladores das divisões? Também tenho que os desligar? Deixo ligado no automático? Se deixar ligado no automático com a bomba desligada com os ventiloconvenctores a trabalhar não vai arrefecer a divisão?

    Sei que as máquinas funcionam com um gás qualquer. É preciso recarregar esse gás? Quais são as manutenções anuais preventivas a fazer?

    E principalmente: como deixo de pagar aquele balúrdio por mês sem perder demasiado conforto na casa? 🤦‍♂️

    Quantos kWh gastos e em quantos dias?
  19.  # 240

    Tirem-me uma dúvida por favor.

    Tenho uma bomba de calor Daikin EKHH2E200AV3 que uso sempre em modo económico, tenho programado para um temperatura de 54ºC e pesco o ar da caixa de escadas do prédio que nesta altura estará pelos 15ºC e manda o ar frio para a dispensa que sai a 8º

    A bomba demora cerca de 6-7h a aquecer diariamente a água pois cai para ~20-25ºC após os banhos matinais.

    A bomba gastará menos no modo económico estas horas todas ou em automático com a apoio da resistência e menos hora de consumo seria vantajoso ? (não tenho nenhum medidor de consumo senão já tinha dissipado esta dúvida)

    Obrigado
 
0.0655 seg. NEW