Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: Saf☆Boas, adequiri recentemente uma nova moradia quem vem equipada com uma bomba de calor Altherma da Daikin

Além do modelo específico como já disseram, como é feito o aquecimento (radiadores, PRH, ...? vi ventiloconvectores mas tem tudo com esses equipamentos?) e qual o setpoint de temperatura que tem? A temperatura é por divisão ou geral?

É importante ter um medidor para ver as diferenças das mudanças de parametrização sem ter de esperar pela próxima factura.

Colocado por: RicardoPortoA bomba demora cerca de 6-7h a aquecer diariamente a água

Qual é o tamanho do depósito? Eu acho incrível ter um setpoint de 54 graus e demorar 6-7h a aquecer... Tem de se passar algo de errado aí.
    Em relação a usar a resistência ou não, eu diria que não. A BC será sempre mais eficiente porque produz mais calor para a mesma potência eléctrica absorvida.
  2.  # 242

É de 200l

Fui agora ao site da e-redes, e observa-se o comportamento da bomba de quando arranca e quando pára.

.

Eixo vertical kW, eixo horizontal horas das 00h às 23:59
  3.  # 243

Usar a resistência será apenas como último recurso e não de uso recorrente.
    No manual da bomba não têm lá as curvas de eficiência para perceber qual a melhor forma de utilizar a bomba de calor de acordo com os dados que têm?
  4.  # 244

Aqueles picos às 16 e às 18h também são da BC? Ou ela está +- constante nos ~0,6kW durante o tempo de funcionamento?

Tem de se ver nos dados da BC qual é a potência máxima no modo económico. Pode acontecer é que ela não esteja efectivamente a atingir os 54 graus por estar em modo económico (esses ~0,6kW também parecem muito pouco consumo) e aí demorar tanto tempo
  5.  # 245

Desde já agradeço a todos pelo interesse da minha questão. Respondendo a algumas perguntas a máquina é uma Daikin modelo EKHBH016AB, os controladores das divisões são da Daikin também modelo ECFWEB6.

Tenho toalheiros que estão desligados.

Tenho uma bomba circular só para a água quente para quando abrir a torneira sair água quente que também está desligado.

Tenho a temperatura definida na máquina para aquecimento a 35°

Tenhoa temperatura definida na máquina para águas a 45°

Não sei o que é o prh. Tenho os ventiloconvenctores em todas as divisões. A temperatura definida para as divisões está no 20°.
  6.  # 246

Com ventiloconvectores em todas as divisões e apenas 35 graus de setpoint (na água espero) essa conta de energia parece-me brutal.
    Tem de instalar um medidor para acompanhar o trabalho da BC, mesmo.

PRH é piso radiante ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saf☆
  7.  # 247

No primeiro mês a máquina trabalhou 24h/24h durante os 30 dias, por conselho do técnico.

Tinha a água quente para os 40° e sentia a água mais para o morna...
  8.  # 248

Sim 45 graus para AQS até é baixo. Mas a bomba deve passar pouco tempo a fazer AQS digo eu. Passa é muito tempo a fazer AQC e aí o setpoint de 35 graus é muito bom, é baixo, porque os ventiloconvectores o permitem.
    Com essas temperaturas admira-me muito 350€ de energia.

Também pode ser boa ideia olhar para o mercado e procurar outro comercializador, há aí margem para poupar uns trocos. Mas o fundamental claro, é perceber o que a BC está a fazer
  9.  # 249

Com essas definições até diria que o problema da conta não está aí.
  10.  # 250

Colocado por: RicardoPortoA bomba gastará menos no modo económico estas horas todas ou em automático com a apoio da resistência e menos hora de consumo seria vantajoso ? (não tenho nenhum medidor de consumo senão já tinha dissipado esta dúvida)
    gasta muito menos no modo economico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
  11.  # 251

Colocado por: Bruno.AlvesTem de se passar algo de errado aí.
    esta perfeitamente normal pois a potencia termica é somente 750W para uma potencia absorvida de aprox 175W
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
  12.  # 252

Colocado por: Saf☆Tenho uma bomba circular só para a água quente para quando abrir a torneira sair água quente que também está desligado.
    esta ligado em permanencia? ou tem um controlador especifico? qual?
  13.  # 253

Colocado por: jorgealvesesta perfeitamente normal pois a potencia termica é somente 750W para uma potencia absorvida de aprox 175W

OK, então nesse caso os tais 54 graus não estão a ser atingidos. Isso faz sentido
  14.  # 254

Colocado por: Bruno.Alvesentão nesse caso os tais 54 graus não estão a ser atingidos
    onde é que viu isso???
  15.  # 255

Colocado por: Bruno.Alves
    OK, então nesse caso os tais 54 graus não estão a ser atingidos. Isso faz sentido

Pode estar ou não, depende do consumo de água.
  16.  # 256

Estou a assumir. O Ricardo disse que tem o setpoint a 54 graus, assumi que fosse a temperatura da água à saída da bomba, mas se calhar ele refere-se ao depósito. Aí é atingido ao fim de várias horas claro. Mas se for a temperatura à saída da bomba então não pode atingir os 54 graus, senão nunca demoraria várias horas a aquecer o depósito, teria de ser mais rápido.
  17.  # 257

Colocado por: jorgealvesesta ligado em permanencia? ou tem um controlador especifico? qual?

É uma bomba que dá para programar a circulação so da água quente para estar logo disponível. Essa bkmba também está desligada
  18.  # 258

Colocado por: rjmpiresCom essas definições até diria que o problema da conta não está aí.

É verdade que a casa é toda eléctrica, mas todos os aparelho são novos (placa, microndas, forno) o aparelho que para além da bomba tem mais uso é mesmo a placa de vitro e o microndas. O resto acho que é residual (tv, iluminação, etc). Só há um aparelho que estou desconfiado que é o frigo americo, mas mesmo assim não creio que chegasse a esses valores.

Quando comprei a casa tive que mandar reparar a bomba e os consumos anteriores rondavam os 80€ mês. Só quando liguei a bomba é que disparou para aquele valor.
  19.  # 259

Colocado por: Bruno.AlvesCom essas temperaturas admira-me muito 350€ de energia.

Também pode ser boa ideia olhar para o mercado e procurar outro comercializador, há aí margem para poupar uns trocos. Mas o fundamental claro, é perceber o que a BC está a fazer

Sim, tenho mesmo que perceber o que se passa e como isto funciona. Não posso voltar a pagar outro valor igual.
  20.  # 260

Com a casa toda eléctrica pode descontar desses 350€ uns 50-80€ (lá está, o que pagava antes). Mesmo assim é muito alto nesta altura em que já não está tanto frio (num mês mais rigoroso com temperaturas à noite a rondar os 0º parece-me que é perfeitamente possível gastar 200€+ só em aquecimento), mas é mesmo preciso um medidor na alimentação da BC para perceber o que é que está a acontecer.

0.0588 seg. NEW