Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 12 março 2021

# 261

As divisões atingem os 20graus pedidos ou fica ali a moer ate chegar ao pretendido? É que 35graus para vc pode ser pouco o que implica a maquina estar em constante funcionamento
  1.  # 262

Colocado por: SrRAs divisões atingem os 20graus pedidos ou fica ali a moer ate chegar ao pretendido? É que 35graus para vc pode ser pouco o que implica a maquina estar em constante funcionamento

Atinge, demora algum tempo, mas atingue e vai mantendo
  2.  # 263

Colocado por: Saf☆Daikin modelo EKHBH016AB

Essa é a unidade interior. E a exterior? Sabe qual é a potência/modelo?
    edit: e quantos ventiloconvectores são?
  3.  # 264

Acho que a unidade exterior também da Daikin é a R410A, com duas "ventoinhas".

Ventiloconvenctores são sete. Na verdade em norma só seis estão ligados.
  4.  # 265

maquina somente aquecimento para ventilo-convectores?!?!

Colocado por: Bruno.AlvesE a exterior? Sabe qual é a potência/modelo?
    quase de certeza que deve ser o modelo ERHQ016
  5.  # 266

Aquecimento e águas sanitárias
  6.  # 267

O que o Jorge quer dizer é que com ventiloconvectores deves poder fazer aquecimento e arrefecimento para o tempo quente ;-)
    Concordam com este comentário: Saf☆
  7.  # 268

Colocado por: Saf☆Acho que a unidade exterior também da Daikin é a R410A, com duas "ventoinhas".

Tem depósito de inércia? Se tem 2 "ventoinhas" será uma unidade de potência já respeitável.
    Pode estar a acontecer o mesmo que ao meu vizinho
    https://forumdacasa.com/discussion/76875/dicas-de-afinacao-de-bc-em-aqc
  8.  # 269

Se aquilo a que eu chamo de cilindro eum depósito de enercia, então aim, tenho um de 200lts

Bom, agora que já se percebeu o que eu tenho em casa, voltemos às minhas dúvidas inicias:

Qual é a melhor relação preço conforto? Estar constantemente ligado como me foi suguerido ou definir um horário de funcionamento?

Definido um horário de funcionamento, como faço também com os controladores das divisões? Deixo sempre ligado ou também tenho que desligar? Os meus controladores são analógicos. Não dá para programar?

Naqueles dias mesmos frios como tivemos em Janeiro, se definir um horário de funcionamento aumento mais o tempo de trabalho ou aumento a temperatura (está actualmente no 35°).

Manutenções e revisões a ter em conta anualmente?

Cuidados especiais a ter?
  9.  # 270

Colocado por: Saf☆Qual é a melhor relação preço conforto? Estar constantemente ligado como me foi suguerido ou definir um horário de funcionamento?
    com VC´s deve programar para funcionar somente quando preciso, pod eo fazer no proprio controlador da maquina, assim como para o apoio ás AQS.

se não tiver o manual diga.

Colocado por: Saf☆como faço também com os controladores das divisões? Deixo sempre ligado ou também tenho que desligar? Os meus controladores são analógicos. Não dá para programar?
    os controladores de divisão seguem a programação da bomba de calor pelo que podem ficar sempre em ON.

Colocado por: Saf☆se definir um horário de funcionamento aumento mais o tempo de trabalho ou aumento a temperatura (está actualmente no 35°).
    manualmente aumente para os 40ºC ou mesmo 45ºC

Colocado por: Saf☆Manutenções e revisões a ter em conta anualmente?
    limpezas internas e externas, controle de pressão de trabalho circuito hidraulico, controle e limpeza filtro interno do circuito hidraulico, controles de funcionamento e pouco mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saf☆
  10.  # 271

Muito obrigado Sr. Jorge. Tenho o manual, obrigado.
  11.  # 272

Ainda à relação aos controladores, só uma coisa que me deixa na dúvida.
    Disse para deixar os controladores sempre ligados que eles seguem a programação da BC, no entanto o que tenho reparado é que mesmo depois da bomba desligar a ventoinha doa ventiloconvenctores continua ligada.

A minha dúvida é:sabendo que a BC já está desligada e à priori já não circular a água quente, com os ventiloconvenctores a continuar a trabalhar fazendo circular o ar não vai arrefecer o ambiente?
  12.  # 273

Colocado por: Saf☆Ainda à relação aos controladores, só uma coisa que me deixa na dúvida.
    Disse para deixar os controladores sempre ligados que eles seguem a programação da BC, no entanto o que tenho reparado é que mesmo depois da bomba desligar a ventoinha doa ventiloconvenctores continua ligada.

A minha dúvida é:sabendo que a BC já está desligada e à priori já não circular a água quente, com os ventiloconvenctores a continuar a trabalhar fazendo circular o ar não vai arrefecer o ambiente?

Já sei como resolver este problema. Como os controladores não se desligam sozinhos vou instalar um relógio nos disjuntores e programo-os a par com a bomba.
  13.  # 274

Mas agora mais uma dúvida. Tenho tido a água quente aquecida pelo solar (abençoado solar), mas quando o sol se vai reparo que água quente do "cilindro" mantém-se quente com a resistência. Não deveria ser a BC a manter a água quente? Ou a BC só liga quando à necessidade de aquecer uma grande quantidade de água e assim e resistência é sufeciente e mais económica?
  14.  # 275

Provavelmente a resistência devia estar desligada da tomada ou com um setpoint inferior ao da bomba de calor.
  15.  # 276

Colocado por: rjmpiresProvavelmente a resistência devia estar desligada da tomada ou com um setpoint inferior ao da bomba de calor.

Peco desculpa, mas não compreendi.

Devo desligar a resistência?

Qual é a que devo usa? A BC ou mantenho a resistência?

Dá para programar a que temperatura quero que a resistência ligue?
  16.  # 277

Colocado por: Saf☆Devo desligar a resistência?

por programação a resistencia somente deveria entrar em circunstancias muito especiais e esporadicas,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saf☆
  17.  # 278

Colocado por: Saf☆

Peco desculpa, mas não compreendi.

Devo desligar a resistência?

Dá para programar a que temperatura quero que a resistência ligue?

A resistência será apenas usada como último recurso.
    Não sei que equipamentos tem, já colocou aqui alguma foto do seu sistema?
  18.  # 279

Cá estão as fotos da instalação
      20210327_121403.jpg
      20210327_121342.jpg
      20210327_121322.jpg
  19.  # 280

Mais algumas
      20210327_121347.jpg
      20210327_121355.jpg
      20210327_1213472.jpg

0.0767 seg. NEW