Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Bom dia
    Fica aqui o meu contributo do consumo da Bomba de Calor (3 banhos diários + PRH para 180 m2) (284,28KWH) do Mês de Março
    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca
      Capturar.JPG
  2.  # 302

Colocado por: rjmpiresPrimeiro inverno da bicha +/- 350€ para PRH e apoio a AQS, 170m2 litoral alentejano.
    Agora é esperar para ver se vai ter de "fazer frio" ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcfcid,dipeca
      Screenshot_20210405_131520.jpg

Qual o passo da tubagem do prh?
  3.  # 303

entre 7,5 e 15cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  4.  # 304

Colocado por: jorgealvesnunca vi um mapa quadrado ou rectangular ou trapezoidal, lol

Mas os globos são redondos/esféricos. 🤔
    • SrR
    • 6 abril 2021

# 305

A terra é redonda? 🤔
  5.  # 306

Colocado por: SrRA terra é redonda? 🤔

Por acaso também não, mas sempre está mais perto de o ser.
    Concordam com este comentário: SrR
    • SrR
    • 6 abril 2021

# 307

Colocado por: rjmpires
    Por acaso também não, mas sempre está mais perto de o ser.
    Concordam com este comentário:SrR
    mais pro oval digamos, mas anda por ai malta que diz nem oval nem esferico ......
  6.  # 308

Colocado por: SrRmais pro oval digamos, mas anda por ai malta que diz nem oval nem esferico ......

Se gostar do assunto pode até ser um geoide.
    • SrR
    • 6 abril 2021

# 309

Colocado por: rjmpires
    Se gostar do assunto pode até ser um geoide.
    isso nao tem piada, estou com os flat earthers isto é em forma de donut ou de um rosca de pão hehehe
  7.  # 310

Colocado por: SrRisso nao tem piada, estou com os flat earthers isto é em forma de donut ou de um rosca de pão hehehe

Agora caia bem um donutzito 😅
  8.  # 311

O consumo aqui em casa (140m2 PHR + 3 banhos diários com apoio de painéis solares para AQS)
      Screenshot 2021-04-07 at 08.08.48.png
  9.  # 312

Isso é bastante bom. Coisa de 60€ dependendo do tarifário
  10.  # 313

O mês de março foi ameno.

Vocês desligam a BC (de aquecimento apenas) ou deixam ligada com temperaturas baixas durante o verão para esta não consumir muito?
  11.  # 314

Ainda não tenho experiência de passar um verão com a casa habitada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca
  12.  # 315

Colocado por: dipecaO mês de março foi ameno.

Sem dúvida. Mas se eu mantiver a resistência do meu depósito ligada em permanência para os banhos gasto bastante mais que isso. Mantendo o PRH a funcionar (teve de manter, para ter 10kWh em média por dia) acho bastante bom.

De qualquer forma, quem não tiver arrefecimento pela BC acho que terá de a desligar. Temos uns bons 4 meses do ano que faz tanto calor que não imagino manter qualquer ponta de aquecimento adicional.
  13.  # 316

Será boa prática desligar completamente o sistema? Se calhar não tem impacto nenhum na manutenção da bomba de facto...
  14.  # 317

Colocado por: dipecaSerá boa prática desligar completamente o sistema?
    não é um aboa pratica, mas nalgumas instalações "menos bem configuradas" tem que ser.

Colocado por: dipecaSe calhar não tem impacto nenhum na manutenção da bomba de facto.
    uma maquina desligada durante meses é uma maquina com muitos problemas
  15.  # 318

Colocado por: jorgealvesuma maquina desligada durante meses é uma maquina com muitos problemas

Pois, por isso a minha ideia é deixar ligada com o objetivo de temperatura nos 30C e desta forma a máquina passa 99% do tempo em pausa.

Esta semana a máquina acusa 1-2kwh no Shelly.
  16.  # 319

Bom dia,

Estava a pensar colocar futuramente a BC (climatização e AQS) na garagem, sendo que a garagem por ter um desnivel relativamente à moradia irá ter umas grelhas que permitirão fazer a ventilação do desvão sanitario da moradia (como é óbvio para além das grelhas na garagem irá ter mais grelhas à volta da moradia).
    Julgo que assim promovia:
    a circulação de ar no desvão e eliminação de possiveis humidades e
    com o beneficio de o ar no inverno ser mais quente e no verao ser mais frio do que se tiver conduta direto da BC para o exterior - logo menor consumo .

Estarei a pensar mal?
    Veêm algum inconveniente?

Muito obrigado,
  17.  # 320

E depois a humidade em vez de ficar no desvão fica na garagem ou a garagem também têm grelhas para o exterior?

0.0694 seg. NEW