Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bruno.Alves
    OK, aceito. Mas por exemplo a questão colocada pelo colega acima parece-me perfeitamente aceitável: quero aquecer AQS e não o quero fazer à potência máxima da BC: ou porque tenho constrangimentos de potência disponível, ou por outro motivo qualquer. Por exemplo no meu caso, tenho carro eléctrico. Este carrega durante a noite, imaginando que quero aquecer água para tomar banho de manhã, porque não aquecer a água mais devagar em vez de (muito provavelmente) ficar com a casa às escuras enquanto durmo e de manhã não ter água quente nem carro carregado?
    Porque é que não é possível configurar a BC para uma resposta mais lenta?

Pois tem de ajustar a potência da casa à necessidade que pretende.

O problema é que para elevar a água por exemplo a 45 graus, tem de elevar a potência da bomba para o valor correspondente e manter esse valor, logo aí a potência do equipamento mantém-se. Acho que não é como a resistência, debita 2 kW sempre.
    O que pode fazer, é programar a bomba para fazer AQS a uma temperatura baixa, depois no período seguinte eleva mais uns graus, e 1 hora antes dos banhos põe ao máximo. Não sei se funcionará, mas alguém já o dirá. Alem disso a temperatura do ar exterior também influencia a potência da bomba. Se durante a noite com muito frio a potência da bomba se eleva a se calhar 1,4 kW, durante um dia de calor, não passará de 0.8 kW.
    Tem várias opções para contornar isso. Instalar baterias, que carregam no período de menor consumo, e descarregam gradualmente quando quiser.
  2.  # 2

Colocado por: callinasO problema é que para elevar a água por exemplo a 45 graus, tem de elevar a potência da bomba para o valor correspondente e manter esse valor, logo aí a potência do equipamento mantém-se. Acho que não é como a resistência, debita 2 kW sempre.

Não é exactamente verdade. Para elevar a temperatura de uma determinada masse de água, de um determinado valor para outro, precisa de gastar uma determinada energia (kWh).
    https://www.ehow.com.br/calcular-energia-kw-aquecer-litro-agua-como_111791/
    A potência (kW) é a aplicação da energia (kWh) ao longo do tempo (h --> kWh/h = kW). Por isso (por exemplo) se precisarmos de gastar 5kWh para aquecer o depósito, podemos usar 5kW durante 1h, 10kW durante meia hora ou 1kW durante 5h (ou qualquer outra variação ehehehehe).
    Obviamente desconsiderando perdas ao longo do tempo, eficiência da bomba em regimes diferentes, etc ;-)

edit: qualquer controlador chinoca para controlo de resistências de aquecimento faz isto de caras. E quando a temperatura se aproxima do setpoint reduzem gradualmente a potência por causa da inércia térmica para evitar o overshoot, etc. Faz-me muita confusão este funcionamento aparentemente tão "básico" das BC...
  3.  # 3

Não é exactamente verdade. Para elevar a temperatura de uma determinada masse de água, de um determinado valor para outro, precisa de gastar uma determinada energia (kWh).
    https://www.ehow.com.br/calcular-energia-kw-aquecer-litro-agua-como_111791/
    A potência é a aplicação da energia ao longo do tempo. Por isso (por exemplo) se precisarmos de gastar 5kWh para aquecer o depósito, podemos usar 5kW durante 1h, 10kW durante meia hora ou 1kW durante 5h (ou qualquer outra variação ehehehehe).
    Obviamente desconsiderando perdas ao longo do tempo, eficiência da bomba em regimes diferentes, etc ;-)

Isso é verdade num sistema fechado.
    O callinas talvez estivesse a falar de AQS instantâneas.. imagine que está a tomar banho e a água passa de 45 para 40 graus no sítio da medição, a bomba de calor arranca para compensar essa perda, e vai fazê-lo de forma a que não deixe baixar dessa temperatura, portanto tem de o fazer a uma temperatura mais alta e num espaço curto de tempo, logo, consome mais energia.
    Se estivermos a falar num sistema fechado e parado.. sim.. tanto faz aquecer a 1KWh como 2kWh.. não se pode é estar a retirar água quente e a colocar água fria, senão faz pouco efeito o trabalho da bomba.

Resumindo.. depende da situação 😁
  4.  # 4

Colocado por: rjmpiresimagine que está a tomar banho e a água passa de 45 para 40 graus no sítio da medição, a bomba de calor arranca para compensar essa perda, e vai fazê-lo de forma a que não deixe baixar dessa temperatura, portanto tem de o fazer a uma temperatura mais alta e num espaço curto de tempo, logo, consome mais energia.

Certo, faz todo o sentido. No meu caso esse tipo de funcionamento não se coloca, e arriscava a dizer que a maioria das pessoas que têm depósitos de centenas de litros de água também não.
    Eu actualmente aqueço a água dos banhos com lenha (e estou a estudar colocar uma BC). Aquecemos a água, tomamos banho e amanhã aquecemos outra vez.
    O que eu quero fazer é deixar a BC aquecer o depósito durante o dia quando a temperatura exterior é mais alta, isto porque o meu depósito "esgota-se" com os banhos, logo não ganho nada em manter a água quente 24h/dia e alimentar as perdas. À noite tomamos banho. Se quiser tomar banho de manhã (bicicleta ehehehehe), aqueço durante a noite onde pode entrar em conflito com o VE, logo quero aquecer a água devagar, tenho tempo porque estou a dormir :-)
    Em qualquer dos casos, não tenho grande interesse em aquecer a água muito depressa, nem manter o depósito quente o dia inteiro. Daí estar com esta "imagem" do sistema fechado ;-)

Essa função de aquecer rapidamente ou manter o depósito quente faz de facto sentido por exemplo quando há visitas. Mas para isso há a função Boost, certo?

Edit: numa situação em que a BC faça AQS + AQC (como será o meu caso) aí sim queremos aquecer o depósito tão rapidamente quanto possível para não fazer cair a temperatura do AQC demasiado. Mas tenho que acreditar que esta configuração de cenários é possível, custa-me a imaginar um funcionamento tão básico.
  5.  # 5

Ora aqui está uma questão interessante. Eu tenho depósito de AQS e num dia em que os painéis solares não funcionam, é a BC a aquecer. Mas sempre que tomo banho, a água desce alguns graus e a BC começa logo a trabalhar para aquecer a água. Ou seja, nunca deixa esgotar o depósito. Isso é bom por um lado (água quente sempre), mas por outro gasta bem mais energia. Isso não é possível de ser controlado? Deixar esgotar o depósito até começar a trabalhar?
    •  
      aacc
    • 4 março 2021

# 6

Colocado por: Bruno.AlvesFaz-me muita confusão este funcionamento aparentemente tão "básico" das BC...

E eu a pensar que era engenharia espacial.
  6.  # 7

Colocado por: brunoaOra aqui está uma questão interessante. Eu tenho depósito de AQS e num dia em que os painéis solares não funcionam, é a BC a aquecer. Mas sempre que tomo banho, a água desce alguns graus e a BC começa logo a trabalhar para aquecer a água. Ou seja, nunca deixa esgotar o depósito. Isso é bom por um lado (água quente sempre), mas por outro gasta bem mais energia. Isso não é possível de ser controlado? Deixar esgotar o depósito até começar a trabalhar?

Não consegue temporizar o funcionamento da BC, para o seu padrão de consumo?
    Tenho a minha BC a funcionar das 12h às 18H, se houver sol, o sol faz o serviço, senão ela aquece a água. Mas chegas as 18 sei que tenho sempre a temperatura no depósito por forma a que dê para banhos...etc etc.
  7.  # 8

Colocado por: aaccE eu a pensar que era engenharia espacial.

Não percebi. Havia alguma argumentação válida nessa resposta?

Estou a tentar perceber como é que funciona uma BC e porque é que (aparentemente) não faz coisas que são elementares noutros controladores de temperatura. Isto é um fórum, parece-me um sítio bom para discutir e aprender coisas sobre as quais temos interesse. Engenharia espacial não, não é um dos meus interesses actuais.
    • brunoa
    • 4 março 2021 editado

# 9

Colocado por: ptugaNão consegue temporizar o funcionamento da BC, para o seu padrão de consumo?
    Tenho a minha BC a funcionar das 12h às 18H, se houver sol, o sol faz o serviço, senão ela aquece a água. Mas chegas as 18 sei que tenho sempre a temperatura no depósito por forma a que dê para banhos...etc etc.

Da forma que está, dá prioridade aos paineis solares. Se estiver sol, são estes que aquecem a agua. Mas o que acontece é que mal se liga a agua quente, a temperatura desce (presumo que seja pela entrada de agua fria). Com isso os paineis ou a BC vão começar a aquecer a agua. Ou seja, não esgoto nunca a capacidade do depósito. Eu queria que isso fosse assim desde que a fonte de aquecimento fosse os painéis. para a BC bastaria que ela trabalhasse apenas a noite para garantir que no dia seguinte tinha o acumulador cheio com agua à temperatura correta.
  8.  # 10

Colocado por: brunoaOra aqui está uma questão interessante. Eu tenho depósito de AQS e num dia em que os painéis solares não funcionam, é a BC a aquecer. Mas sempre que tomo banho, a água desce alguns graus e a BC começa logo a trabalhar para aquecer a água. Ou seja, nunca deixa esgotar o depósito. Isso é bom por um lado (água quente sempre), mas por outro gasta bem mais energia. Isso não é possível de ser controlado? Deixar esgotar o depósito até começar a trabalhar?

Regula o termoestato para a temperatura pretendida, e temporiza a bomba para trabalhar das horas X às Y, ou temporiza o próprio termoestato.
    Dependo do sistema, há solução.

Certo, faz todo o sentido. No meu caso esse tipo de funcionamento não se coloca, e arriscava a dizer que a maioria das pessoas que têm depósitos de centenas de litros de água também não.
    Eu actualmente aqueço a água dos banhos com lenha (e estou a estudar colocar uma BC). Aquecemos a água, tomamos banho e amanhã aquecemos outra vez.
    O que eu quero fazer é deixar a BC aquecer o depósito durante o dia quando a temperatura exterior é mais alta, isto porque o meu depósito "esgota-se" com os banhos, logo não ganho nada em manter a água quente 24h/dia e alimentar as perdas. À noite tomamos banho. Se quiser tomar banho de manhã (bicicleta ehehehehe), aqueço durante a noite onde pode entrar em conflito com o VE, logo quero aquecer a água devagar, tenho tempo porque estou a dormir :-)
    Em qualquer dos casos, não tenho grande interesse em aquecer a água muito depressa, nem manter o depósito quente o dia inteiro. Daí estar com esta "imagem" do sistema fechado ;-)

Essa função de aquecer rapidamente ou manter o depósito quente faz de facto sentido por exemplo quando há visitas. Mas para isso há a função Boost, certo?

Edit: numa situação em que a BC faça AQS + AQC (como será o meu caso) aí sim queremos aquecer o depósito tão rapidamente quanto possível para não fazer cair a temperatura do AQC demasiado. Mas tenho que acreditar que esta configuração de cenários é possível, custa-me a imaginar um funcionamento tão básico.

Acho que não entendeu o princípio de funcionamento do aquecimento da minha bomba de calor para AQS, a serpentina de aquecimento está um pouco a cima do meio do depósito, apenas aquece se o solar não o fizer.
    Há vários tipos de acumuladores, sistemas e circuitos.. cada um com as suas vantagens/desvantagens.
    •  
      aacc
    • 4 março 2021

# 11

Estou a tentar perceber como é que funciona uma BC e porque é que (aparentemente) não faz coisas que são elementares noutros controladores de temperatura. Isto é um fórum, parece-me um sítio bom para discutir e aprender coisas sobre as quais temos interesse. Engenharia espacial não, não é um dos meus interesses actuais.

Não me interprete mal, no meu ponto de vista, o que está a tentar fazer até é muito interessante.
  9.  # 12

Colocado por: rjmpiresAcho que não entendeu o princípio de funcionamento do aquecimento da minha bomba de calor para AQS, a serpentina de aquecimento está um pouco a cima do meio do depósito, apenas aquece se o solar não o fizer.
    Há vários tipos de acumuladores, sistemas e circuitos.. cada um com as suas vantagens/desvantagens.

Sim, de todo não estava a pensar nisso :-)

De qualquer forma a minha questão/dúvida não tem a ver com o tipo de aplicação dada à BC, acho que é mais ou menos transversal: independentemente de fazer AQC ou AQS, com ou sem painéis e com ou sem inércia, tenho curiosidade em perceber qual é a diferença fundamental na BC que não lhe permita fazer esta regulação da potência/velocidade de resposta.
  10.  # 13

Sim, de todo não estava a pensar nisso :-)

De qualquer forma a minha questão/dúvida não tem a ver com o tipo de aplicação dada à BC, acho que é mais ou menos transversal: independentemente de fazer AQC ou AQS, com ou sem painéis e com ou sem inércia, tenho curiosidade em perceber qual é a diferença fundamental na BC que não lhe permita fazer esta regulação da potência/velocidade de resposta.

A minha pode faze-lo de acordo com a temperatura exterior, temperatura pedida para o piso, temperatura das AQS e também consigo programar na centralina 3 modos (em casa, noite, fora de casa) em que dá para regular esses parâmetros de acordo com o dia da semana e hora do dia.
  11.  # 14

Essa modelação é interessante até para aproveitar melhor a produção do fotovoltaico, se for um consumo menor num período maior, não sei se a ligação smartgrid ajuda nisso
  12.  # 15

Depende, há bombas de calor que trabalham em função do que os painéis produzem.
    Aqui o dificuldade é o modo como esta a ver o problema. Pois se calhar deve apostar num carregador para o carro que carregue o carro em função da potência gasta na casa, e não estar preocupado com a pontência que a BC absorve. Só assim consegue fazer a gestão da casa, tendo em conta picos de consumo, por exemplo arranque BC, arranque da arca, arranque do frigorífico, etc
    Embora agora slogan, seja os carros eléctricos a carregar as casa =)
    https://jalopnik.com/your-nissan-leaf-may-soon-charge-your-house-1836311220
  13.  # 16

Colocado por: rjmpiresA minha pode faze-lo de acordo com a temperatura exterior, temperatura pedida para o piso, temperatura das AQS e também consigo programar na centralina 3 modos (em casa, noite, fora de casa) em que dá para regular esses parâmetros de acordo com o dia da semana e hora do dia.

OK, boa. Mas isso acaba por não ir de encontro ao que eu estava a dizer, são boas opções sem dúvidas mas que te permitem definir algumas coisas em relação à temperatura desejada, não tanto a como a BC chega a essa temperatura ;-)
    Acho que o exemplo mais simples (que foi o que tentei explicar acima) seria pensar numa BC a fazer AQS (sem paineis, etc). Ter a hipótese de escolher aquecer o depósito com menos potência e demorar mais tempo.

Colocado por: callinasapostar num carregador para o carro que carregue o carro em função da potência gasta na casa

Já tenho :-) E dá um jeitaço sem dúvida.

A minha dúvida é menos de ordem prática e mais no sentido de perceber porque é que funciona assim. Como disse acima, qualquer controlador de temperatura permite este tipo de regulação, velocidade de resposta, etc. Só gostava de tentar perceber porque é que as BC (aparentemente) não o permitem.
  14.  # 17

OK, boa. Mas isso acaba por não ir de encontro ao que eu estava a dizer, são boas opções sem dúvidas mas que te permitem definir algumas coisas em relação à temperatura desejada, não tanto a como a BC chega a essa temperatura ;-)
    Acho que o exemplo mais simples (que foi o que tentei explicar acima) seria pensar numa BC a fazer AQS (sem paineis, etc). Ter a hipótese de escolher aquecer o depósito com menos potência e demorar mais tempo.

Já tenho :-) E dá um jeitaço sem dúvida.

A minha dúvida é menos de ordem prática e mais no sentido de perceber porque é que funciona assim. Como disse acima, qualquer controlador de temperatura permite este tipo de regulação, velocidade de resposta, etc. Só gostava de tentar perceber porque é que as BC (aparentemente) não o permitem.

Usando uma curva de temperatura e baixando o setpoint a bomba de calor para AQS vai elevar menos a temperatura e consumir menos, a questão principal prende-se com o facto de que esta bomba de calor não é exclusiva para AQS. Talvez as de AQS o façam da forma como diz, eu não conheço o funcionamento de nenhuma.
    Na centralina só consigo mexer em valores de temperatura, limites e horários.. a gestão da potência é automática.
    • SrR
    • 4 março 2021

# 18

Ligam amo deposito das aqs ao circuito de aquecimento da bomba de calor, diminuem ao delta t e ja faz o k pretende
    • SrR
    • 4 março 2021

# 19

Ou seja engana a bomba de calor
  15.  # 20

A minha bomba faz aquecimento e AQS. É possível limitar o ponto mais alta da curva , se é que assim se diz, mas depois também limito a BC para o aquecimento ou arrefecimento.
    Se o Jorge Alves passar por aqui é capaz de explicar .
    Na resistência limita com potenciómetro a resistência ou potência da mesma . Na BC não funciona da mesma forma, penso eu.

A questão que fala, já também eu me questionei. A BC fazer Aqs em 2 horas em vez de aquecer logo tudo em 30 minutos
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves

0.0467 seg. NEW